Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro

O  dia dos Mortos, é uma tradição que é milenar. Este é um dos cultos mais antigos e que esteve presente em quase todas as religiões, em especial nas mais antigas. A princípio era ligado aos cultos agrários e de fertilidade. Para os mais antigos, os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados com vistas à ressurreição.

O binômio: morte-fertilidade, explica a primitiva celebração de Finados com banquetes perto dos túmulos. Essa associação levou o homem primitivo a implorar a proteção dos mortos para as colheitas e plantações. Na antiguidade greco-romana, o culto das almas (manes) era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates, baseado na mesma crença, afirmou que os espíritos dos defuntos “fazem germinar e crescer as sementes”. Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa, mas o dia de Finados só  foi oficialmente instituído pela Igreja Católica no século X e denominado, na liturgia, omnium fidelium defunctorum (“de todos os fiéis defuntos”). Com o passar do tempo, a comemoração ultrapassou seu exclusivo aspecto religioso, para revelar uma feição emotiva: a saudade de quem perdeu entes queridos. Hoje se celebra este dia dizendo: “saudades sim! tristeza não!”

Para os católicos, dizer que quando uma pessoa morre tudo acabou não é verdade. Os católicos crêem que o testemunho de vida daquele que morreu fica como luz acesa no coração de quem continua a peregrinação. Para tanto, eles acendem velas no Dia de Finados, buscando celebrar e perpetuar a luz do falecido.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, 1º de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem em santidade, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de mais de dois mil anos.

Curiosidades neste dia ou quanto a este dia:

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo. Os mexicanos fazem uma verdadeira festa nesse dia e preparam um grande banquete. Segundo a tradição mexicana, nos dias 1º e 2 de novembro, Deus deixa os mortos virem visitar os seus familiares que ainda estão na Terra. Ao mesmo tempo, os mortos têm a oportunidade de comer e beber aquilo que mais gostavam. Esse é um dos motivos dos grandes banquetes preparados nas casas mexicanas no Dia de Finados.

Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus. Outra tradição diz que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.

No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos.

Por fim, temos também que no dia de finados, quem realmente aproveita a data são os proprietários de floriculturas, que obtém até mesmo licença de suas prefeituras para montar barracas em frente aos cemitérios. Além das floriculturas, outros comerciantes também lucram com a data, como os carrinhos de lanches, as pessoas que limpam os túmulos, os vendedores de santinhos, terços e velas, e até mesmo os vendedores ambulantes de flores que ficam próximos aos cemitérios.

Bem amigo leitor,  se você é comerciante, fiel, católico, evangélico ou seja lá de qual religião for, ou mesmo se não tem religião e nem fé, ao menos  uma coisa é certa, em princípio, deve estar Vivo para estar lendo este texto…  então comemore a Vida, pois a única certeza que temos nesta vida é a Morte que nos espera. E lembremo-nos com carinho de nossos entes queridos, assim também esperamos ser lembrados.

Abraços do Benito Pepe

Pode te interessar também:

O Tempo está Passando mais Rápido?

A Origem do Universo e da Vida…

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

51 comentários em “Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro

  • em
    Permalink

    este tal dia dos mortos ressalta a dualidade que existe em nos ,ou seja bem e mal .por os que ja morreran tiveran a oportunidade de ver seus erros de uma maneira diferente.é um bom dia para pesquisar .

  • em
    Permalink

    Olá Anderson, obrigado pelo comentário. Além de este dia ser um ótimo dia para pesquisar, é sem dúvida um bom dia para refletirmos a Vida e a Morte, aliás talvez nós sejamos os únicos seres neste planeta que pensamos a Morte, pensamos a pós-vida. Somos seres que pensamos o Ser. Somos seres diferentes, nós somos os estranhos neste Planeta (?)

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    muito bom o sati só que eu estou muito triste pq eu perdi um grade amigo mais que um amigo um grade irmão pra mim=(

    te amo elias descanse em paz meu anjo!

  • em
    Permalink

    Olá Tamires, meus sentimentos. Que teu amigo Elias esteja em paz.

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Porque as pessoas acendem velas no dia de finados para os seus entes queridos falecidos?

  • em
    Permalink

    Olá Antonio, eu não tenho nenhum estudo sobre essa questão das velas no dia de finados, mas sei que este costume também é bem antigo. Sabemos que as velas acesas representam luz, e essa luz pode ser uma lembrança da luz que este ente querido nos deixou na Terra, pode também, como alguns pensam, “dar” luz a alma dessas pessoas. Acho que a melhor lembrança da Vela se dá quando fazemos a analogia com os primeiros cristãos que tinham que rezar e orar dentro de cavernas, escondidos dos Romanos e dos seus perseguidores, ali eles acendiam aquelas tochas e rezavam escondidos (hoje as tochas seriam as velas). Uma outra coisa que acho mais interessante é “marcarmos” simbolicamente o tempo de nossa oração pelo tempo em que a vela permaneça acesa, assim a nossa oração perduraria por um tempo maior representado pela vela acesa. De qualquer maneira há muito mais mistérios quando acendemos uma vela em oração…

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    benito pepe, acredito que todos os seres vivos deste planeta são dotados de consciencia e estão unidos ao ser atraves de uma corrente eterna ao olhar cheirar ,comer ,ouvir ,sentir os seres vivos você pode compartilhar de suas consciencias .Para min o estranho neste planeta é a consciencia dos parasitas da terra que querem extrair as riquezas sem depositar um verdadeiro amor no planeta .Abraço anderson.

  • em
    Permalink

    Olá Anderson, parabéns pelo comentário. Você tem razão, os “estranhos” neste planeta são esses “parasitas”, e o problema é que esse número é muito alto e significativo. Quando eu chamo de “estranhos” estou me referindo a “diferentes”, quando eu falo que os homens são os animais estranhos é porque eles não seguem a mesma “linha” dos demais animais. De qualquer maneira a tua colocação foi excelente, gostei muito e continue assim, postando comentários de alto nível e que ajudam a pensar…

    Para você entender o sentido mais amplo de “diferentes” veja o texto: O Homem e a Natureza; uma Dádiva? Um Acaso? E o Ocaso? No link>> http://www.benitopepe.com.br/2009/10/15/o-homem-e-a-natureza-uma-dadiva-um-acaso-e-o-ocaso/

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Prezado Pepe

    Sou estudante de teatro em Belém e vou iniciar uma pesquisa sobre o dia de finados em um município aqui do Pará, para o meu mestrado.
    Achei muito interessante o seu artigo sobre o assunto. O que eu gostaria, se você pudesse, era de informações sobre bibliografia que fale do assunto inclusive sobre o México.
    Ficaria muito agradecido se você pudesse me indicar algum autor.

    No mais saudações, Alvaro

  • em
    Permalink

    Caro Álvaro

    Você me faz relembrar este belo estado do Pará, pude estar aí em uma Semana Santa há alguns anos atrás e fui até Salinas, no caminho passei por praias à beira de rios (momentos inesquecíveis).

    Bem, quanto a pesquisa para o teu Mestrado, acho que possivelmente o material e a bibliografia que tive para a feitura deste artigo infelizmente não deve te ajudar. Eu sempre estudei e estudo sobre religião, isso desde minha adolescência, portanto muita coisa eu já sabia de memória, também pesquisei na própria Internet, é claro que lendo muito, tanto em Sites brasileiros como estrangeiros (principalmente em espanhol), mas em nenhum achei citada a tão importante bibliografia. Sempre quando tenho uma bibliografia faço questão de postar no final de meus textos, mas neste caso eu não as tive, posso te ajudar dizendo que alguns sites eram de Igrejas, outros eram sites comuns. Li também na enciclopédia Barsa e Mirador, e outros livros, mas que não merecem referências para um trabalho de nível de Mestrado.

    Você pode citar meu site se achar pertinente (muitas pessoas o fazem) ou busque na Internet algum site de alguma Igreja oficial e cite-o. No mais estou pronto para outras colaborações que sejam possíveis.

    Um bom Trabalho, Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Meu caro Benito

    Muito obrigado pela sua gentileza de me responder. Fico muito agradecido e com certeza se precisar de alguma informação a mais lhe escreverei. E quando quiser estarei a disposição para alguma coisa que precisar de Belém. um forte abraço
    Alvaro de Souza

  • em
    Permalink

    Ok Alvaro, obrigado! E você também disponha, fique à vontade para qualquer dúvida que eu possa ajudar.

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Boa noite Pepe. Achei seu artigo super interessante, já que desenvolvo uma pesquisa sobre o dia de finados no Brasil. Gostaria de saber se vc pode me ajudar indicando uma bibliografia onde eu possa encontrar o significado dos símbolos do dia de finados – estou encontrando enorme dificuldade nisso. Também gostaria de utilizar e citar seu artigo no meu trabalho, mas para isso, necessito de referência completa, se vc puder me enviar por e-mail tbm, agradecerei muito. Um abraço.

  • em
    Permalink

    Olá Júlia, parabéns pela pesquisa que você desenvolve, boa sorte!! Bem, quanto à bibliografia específica sobre o assunto, infelizmente não tenho, pois desenvolvi este texto encima dos meus conhecimentos e experiência de vida, e viagens, leituras diversas etc. Mas posso te adiantar que revi alguma coisa nas enciclopédias Barsa e em livros do ano, além de outros livros, artigos, programas e reportagens de TV, enfim coisas que fui memorizando com o tempo. Portanto para fechar este texto eu fiz uma busca na minha própria memória.
    Espero ter podido ajudar.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    caro benito pepe a palavra de DEUS ou seja a biblia nao aprova este tipo de celebraçao pois quem ta morto nao pode receber ou fazer alguma coisa para os vivos jo quando perdeu sua familia ele adorou ao senhor ele nao rezou pelos mortos ou acendeu qualquer tipo de tocha para lembrar deles colocaçoes biblicas para tentar justificar o finados nao existe quando for falar alguma coisa da palavra tenha estudo biblico para fazer qualquer tipo de comentario . em matheus a biblia fala sobre o espirito santo nao se pode falar ou seja blasfemar contra o espirito de DEUS pois a palavra diz que para este pecado nao ha salvaçao (perdao) livro de tobias e macabeus nao existe para deus : quando o povo de DEUS ficou preso nas maos de farao a biblia relata que durante 400 anos DEUS nao falou com seu povo neste periodo surgiou os falsos profetas os seis que os catolicos acham que e de DEUS. em primeiro JESUS disse eu sou o caminho a verdade e a vida ninguem vai ao pai a nao ser por mim! JESUS disse deixe que os mortos enterrem seus mortos ou seja quem ja morreu nao merece nenhum tipo de credito ,pois ja esta morto e nao podem mais fazer nada nem mesmo reza alguma pode mudar sua situaçao no novo testamento fala que existe um abismo que separa os salvos dos condenados nao tem como o salvo ir para o inferno nem os condenados ir para o CEU. a palavra do senhor fala que aquele que nao nascer da agua e do espirito nao tem parte com ele aquele que nao aceitar ao senhor JESUS como salvado de sua alma e for batizado nao sera salvo! cro benito pepenao perca seu tempo com este tipo de besteira sobre os mortos aceita as senhor JESUS e seja salvo aceitalo nao e falar eu tenho ele no meu coraçao mais sim fazer sua vontade morrendo sim para o mundo e vivendo no espirito nao na carne, em romanos 8:01 diz nenhuma condenaçao ha para os que estao em CRISTO JESUS pois nao andam segundo a carne mais sim segundo ao espirito . benito sua salvaçao e importante para JESUS nao a perca seja fiel a DEUS pois ele sera fiel com voce;eu nao escrevo pela carne mais sim pelo espirito de DEUS tudo aqui sao fundamentos biblicos ano achologia aquilo que penso! voce e feliz? voce ja aceitou JESUS? voce tem certeza da sua salvaçao? voce e batizado com o espirito santo? se voce e batizado com o espirito santo quais sao seus dons da biblia? cura,revelaçao profecia,ressucitar os mortos qual e fale para mim se existir algum? a palavra de DEUS FALA NO LIVRO DE JOAO ninguem e salvo pela obra para que ninguem se glorie , fazer boas açoes nao salva ninguem pois caridade bondade e obrigaçao dos homens perante a sociedade em isaias 42:08 o senhor diz eu sou o senhor;e este e meu nome a minha gloria pois a outro nao darei,nem o meu louvor as imagens de escultura. a palavra fala maldito e todo aquele que se prosta diante de imagem de escultura pois semelhante a elas se tornem. amaldiçoados por DEUS .nao se esqueça do profeta MOISES no seu livro o senhor fala em EXODO 20:03 nao teras outros DEUSES diante de mim 20:04,05 nao faras imagem de esculturas e nem se encurvem e as sirvas porque DEUS E DEUS zeloso e cuida dos seu escolhidos sera que voce e um? qualquer duvida leia a biblia ela e sua maior arma. um abraço e fique com DEUS.

  • em
    Permalink

    Olá Aloísio, obrigado por seu comentário, volte sempre e deixe comentários à vontade. Quando resolvi postar esses assuntos, foi de propósito para gerar os debates naturais. Aqui fica o teu comentário que respeito, embora não precise concordar com ele. Aliás sempre lembro que há milhares de religiões no mundo não só as cristãs, que a propósito são “divididas” em 33.600 denominações diferentes, sabe por que? Porque elas não concordam entre si e precisam continuar a se separar… até quando? Bem, eu procuro respeitar todas essas milhares de denominações cristãs distintas. E além destas que só fazem parte de 1/3 (33%) das religiões do mundo, isso mesmo! A grande maioria do Planeta não é cristão, 2/3 ou 66% são formados por outras religiões, que também precisamos respeitar.

    Abraços do Benito Pepe e fique com Deus!

  • em
    Permalink

    caro amigo benito pepe nao estou falando sobre religiao pois isto nao salva ninguem vc sabe disto o fato e que reverenciar os mortos isto nao existe na biblia voce como um estudioso sabe bem, somente na india existe mais de duas mil religioes fato e so JESUS salva os mortos devem ser lembrados mais nao reverenciados. este tal dia dos mortos e so para o comercio, a pascoa foi colocada este simbolo porque os grandes fazendeiros de cacau estava com seus produtos presos em armazens antigamente se vendia ovos de galinha para comemorar a pascoa com a crise do cacau e o baixo consumo um genio do mal resolveu fazer ovos de chocolate mais como nao havia e nao existe animal que bote ou coloque ovos de chocolate, lembraram entao do coelho pois ele e o simbolo da fertilidade assim entao se deu inicio a vendas de ovos de chocolate: com este comentario quero dizer que da mesma forma que enventaram o comercio da pascoa foi inventado o dia dos mortos com este mesmo proposito.caro amigo nao tenho estudo mais sei que nao e preciso ser estudado para saber que so se deve adorar JESUS ,pois ele e vida e vida com abundancia nao aos mortos caro benito todas as religioes evangelicas existentes no mundo so falam de JESUS elas concordam entre si pois falar de JESUS assim ensinando a verdade biblica e uma concordancia. ate quando vc vai ter este pensamento? no brasil a religiao que mais cresce sao as evangelicas porque esta sendo pregado a verdade nao a mentira comos faz muitos lideres religiosos dizendo que existe outro mediador a nao ser JESUS a biblia fala nao eu, eu nao sei de nada nao falo pela carne mais sim pelo espirito santo que habita em mim .para que perder tempo com os mortos sendo que JESUS e a vida .o livre harbitrio existe para que se escolha servir JESUS ou o mundo de satanas . vc disse em seu comentario de resposta que existe apenas 1/3 de religioes cristas a biblia fala que o numero de perdidos sera como areia do mar ou seja tem mais de 66 do mundo perdido pelo seu comentario vc esta neste meio perdido?leia apocalipse para saber mais! caro amigo desculpe pelos erros de escrita e falta de acentos pois nao domino bem o computador. eu nao faço criticas apenas mostro a verdade, verdade na biblia pois e a unica verdade na qual podemos confiar. um abraço e fique com DEUS.

  • em
    Permalink

    Olá Aloisio, mais uma vez obrigado pelo teu comentário, quanto aos erros de português nao se preocupe, os primeitos cristão eram praticamente analfabetos e ignorantes e foram ótimos pescadores de homens hehe.

    Bem, quero te agradecer por tua preocupação, te peço que ore muito por mimha alma, isso sim será o melhor. Espero poder esclarecer “conhecimentos” milenares da humanidade que estão, via de regra, independentes de religiões. Temos que ocorrências desse tipo: quanto aos mortos, já ocorrem em povos remotos e precisamos ao menos respeitar as tradiçoes milenares.

    Eu acho sinceramente que quem é Cristão evangélico, precisa aprender a respeitar as diferenças existentes no planeta, e não achar que a única fé correta é a cristã.

    Precisamos lembrar que nós Cristãos cometemos e ainda cometemos as maiores atrocidade no Planeta, e pior em nome de Deus.

    leia o meus texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/12/18/o-mundo-que-se-diz-cristao-e-suas-leis-nao-cristas/

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá, grande Benito: No proximo dia 2 de novembro comemora-se mais um dia de finados, vou deixar o meu comentário com o título.
    TUDO CRESCE PARA A MORTE
    Na verdade, êste mundo não é uma morada perdurável, bem sabemos que é a casa da morte, uma casa que deslisa para o nada. Não caminhes em teus costumes, com orgulho, porque és criado de terra e água. Pode ser que encares com alegre submissão a ordem do teu Senhor…Bem raros, em verdade, são aquêles que acolhem com alegria o que êle predestinou.
    A alma do do adolescente alegra-se de crescer; mas é para a morte que cresce tudo o que é capaz de crescimento. Há, nas pessoas, um mal que se aparecesse exteriormente, impediria qualquer acôrdo entre elas. Felizmente, Deus o cobriu com um manto que o envolve e o esconde. Criai para a morte; construí para a ruína: Todos vós sereis um dia aniquilados. A cada hora, não o vês? as vicissitudes do tempo são uma nuvem em cujo o seio brilha a morte. Ó tu, que constróis neste mundo, aquilo que constróis é construído para um outro. Ó tu que acumulas os bens deste mundo, é para um outro que êles são acumulados. Vejo o homem precipitar-se sôbre cada ocasião, e todo homem terá, um dia, que travar um combate do qual sairá infalivelmente vencido. Abençoado seja Deus por ser o único a possuir o reino! como se satisfariam aqueês que jamais estão satisfeitos? Porque o homem, tão logo alcança um fim, já cobiça um outro.Porque, a ” A riqueza do sábios sua mente; a riqueza do tolo são os seus bens ” E aos mortos que descansem em paz. Um abraço e Deus te abençoe.

  • em
    Permalink

    Olá meu amigo Dias, linda mensagem! Você me fez lembrar de um amigo que, por não ter estudado, e talvez por recalque, dizia para os amigos que estudaram lhe dizendo “eu fiz uma pós nisso outra naquilo etc e tal” e ele dizia “eu fiz quitinetes para alugar”..

    Bem amigo, é isso ai… cada um faz o que lhe dá mais valor na vida, uns buscam o conhecimento, outros buscam o dinheiro, feliz é o homem que consegue conciliar seu tempo espiritual e o material, ambos são necessários neste Planeta, não se poderia viver sem os dois, no entanto há aqueles que só buscam um destes.

    Abraços do Benito Pepe

  • Pingback:Dia de Finados, 2 de Novembro. Saudades sim! Tristeza não! | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos

  • em
    Permalink

    Olá Ilane, acho que você quer dizer que odeia a morte, no entanto como dizia Steve Jobs: “A morte é a melhor invenação para a Vida”
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    saudade do meu primo yuri que morreu

  • em
    Permalink

    Olá Jonny, meus sentimentos. “Saudades sim, tristeza não!” Vide meu texto com este nome .

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    gostaria de saber se os mortos comemoram esse dia taõ triste pros entes queridos se eles almenos estaõ perto

  • em
    Permalink

    Olá Ugor, certamente os nossos entes queridos sempres estarão perto, principalmente quando nossos corações estiverem ligados a eles. Ok?
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    nao há capitulo algum na biblia que fala deste dia, podemos vizitar campas mais individualmente nao existe data especifica para os entequeridos nao esta escrito na biblia, por isso voçes estao a secebrar um dia de idolatria, consagraçao e outras coisas mas antes de selebrar em coletivo esta data faça uma investigaçao em relaçao a origem da mesma

  • em
    Permalink

    nao há capitulo algum na biblia que fala deste dia, podemos vizitar campas mais individualmente nao existe data especifica para os entequeridos nao esta escrito na biblia, por isso voçes estao a selebrar um dia de idolatria, consagraçao e outras coisas mas antes de selebrar em coletivo esta data faça uma investigaçao em relaçao a origem da mesma

  • em
    Permalink

    nao existe capitulo algum escrito na biblia que fala do 2 dos finados podemos visitar os nossos entequeridos mais individualmente isso e uma tradiçao por isso eu aconselho antes de celebrar em coletivo esta data faça uma pesquisa da mesma porque eu acho que celebrar esta data em comum e celebrar consagraçao,idolatria,tradiçoes etc faça uma pesquisa

  • em
    Permalink

    Olá isa, obrigado pelos comentários. Só complemento dizendo que este texto acima é resultado de pesquisas, por favor o leia novamente, ok?
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Bom, eu amei , oo site, o conteudo para meu trabalho de espanhoou , foi otimo muito obrigada achei oo que precisava ><

  • em
    Permalink

    muito legal para o meu trabalho saudades dos meu avo meu primo e o meu tio

  • em
    Permalink

    todo dia eu choro relembrando meu avo e meu idolo chamado mc daleste mais conhecido como daniel pedreira sena pelegrine que saudades deles

  • em
    Permalink

    sei que não podemos fc triste mais não tem como porque saudade e demais e ainda doi muito depois que perdi meu pai acabei morrendo um pouco ele me faiz falta de mais

  • em
    Permalink

    Olá, é isso mesmo Saudade Sim, tristeza não! A certeza que os Cristãos e muitas outras doutrinas religiosas tem é que há uma Vida após esta vida na Terra, ou melhor a verdadeira e eterna vida é a mais bela como se passa com a borboleta que surge após sua metamorfose…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Benito, parabéns pelo artigo.

    Lembramos dos nossos mortos com saudade , respeito todas as religiões quanto este preceito ou dogma como queiram, como bem falaste as doutrinas são baseadas em intepretações feitas pelo homem de livros sagrados para determinadas religiões ou grupos religiosos, a blibia por exemplo norteia a maioria das religiões cristãs (protestantes / catolicos e etc) de acordo com intepretação de cada Pastor, bispo, apóstolo sic !, etc.

  • em
    Permalink

    Benito, tudo bem.

    Creio que esse espaço não seja adequado para se fazer proseletismo, por isso não cito o nome da religião a qual pertenço, como estamos falando sobre o dia dos mortos vou fazer um resumo do que acreditamos e fazemos em referência a eles.
    Acreditamos que quando morremos vamos para um lugar de espera que é diferente para cada um de acordo com o conhecimento adquirido e as obras praticadas nesta vida, mas ainda não é o fim.

    Acreditamos que todos aqueles que passaram por esta terra tem que ter a oportunidade de escolhar entre seguir a verdade (Cristo ) ou permanecer nas trevas, por isso em um determinado local sagrado nós os membros fieis nos batizamos no lugar dos entes queridos que não tiveram a oportunidade em vida é o que chamamos de batismo vicário.

    Tenho outros conhecimentos para compatilhar sobre esse assunto e outros envolvendo religião , pois mesmo sendo um membro fiel da minha religião, acredito que todo conhecimento adquirido nesta vida será de grande valia na vida eterna que teremos após a passagem pela mortalidade.

  • em
    Permalink

    Salve Mestre!
    Belíssima mensagem! Nosso conhecimento geral certamente foi ampliado. Um forte abraço!

  • em
    Permalink

    obrigada me ajudou muito no trabalho do catecismo

  • em
    Permalink

    Olá José Aparecido! obrigado por sua contribuição e exposição de um trecho dessa Doutrina Religiosa, interessante por sinal.

    Quanto a isso te peço a gentileza, se desejar, pode me passar mais dados sobre este tema, ok?

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Caro Alessandro Santana! Salve Mestre!

    Obrigado pelo carinho do comentário. Mas este site/blog na verdade é formado por uma soma de conhecimento diversos e postagens e comentários enriquecedores que aqui são publicados, é a maravilha da Internet 2.0.

    Valeu amigo!

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Valeu Emily! Fico feliz por ter te ajudado no Catecismo, meus filhos estão terminado o catecismo também nesta época e vão fazer a primeira comunhão este ano.

    Abraços, Benito Pepe

  • Pingback:Todos querem ir para o Céu, mas ninguém quer morrer. | Benito Pepe: Palestras e Cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.