Dicas para Trabalhos Escolares, Monografias, TCC

Quando comecei a publicar na Internet, no ano de 2003, pretendia escrever alguns Artigos, por prazer, e para ter um feedback dos amigos, queria também expressar minha opinião sobre temas diversos, aos poucos fui também publicando alguns textos e trabalhos acadêmicos que sempre fiz e faço com prazer, satisfação e acima de tudo com muita dedicação, aliás essa é a primeira dica: faça com prazer e terá um ótimo resultado.

O “trabalho” só é trabalho quando encarado dessa maneira, quando visto como algo para o nosso crescimento e proveito próprio e de outrem, ele passa a ser uma Alegria, uma Edificação, uma Satisfação!

Com meus textos e trabalhos postados, o que eu não esperava é que me tornaria um “consultor acadêmico”. É muito comum alguns visitantes do meu Site/blog pedirem sugestões, dicas, e solicitarem apoio e ajuda em seus trabalhos escolares, em suas monografias, em seu TCC. Então resolvi dar umas dicas gerais que podem ser encontradas aqui mesmo no meu site. Vamos ver algumas delas:

Como disse, a primeira dica é, faça com prazer, encare este “exercício” como algo para o teu desenvolvimento, algo que será uma aprendizagem para toda a tua vida, lembre-se da frase: “A única coisa que se leva da vida é o nosso conhecimento”, então se dedique a fazer bem feito.

A  Escolha do Tema é muitas vezes uma das piores tarefas, inclui decidir-se sobre o que vai “falar”, é preciso subdividi-lo em tópicos para melhor desenvolver o Trabalho. Assim por exemplo, se você pretende falar sobre “Ambiente de trabalho nas pequenas empresa e o Marketing Interno (Endomarketing)”, você pode e deve dividir o trabalho falando em tópicos, assim por exemplo, pode se falar dos Ambientes, tanto o social como o físico, dizer o que é uma empresa e o que é uma pequena empresa, o que é marketing, diferenciá-lo de venda, especificar o marketing interno etc. Outro exemplo de tema: “A filosofia e a Astronomia instâncias em que o thauma aparece” bem, neste caso você poderia falar um pouco sobre a filosofia, sua origem na Grécia, diferenciar filosofia do mito ou falar da passagem do mito à filosofia, falar um pouco sobre a Astronomia, comentar a relação que é vista entre ambas no sentido da “situação” em que temos um espanto um thauma em ambas as “disciplinas”,  pode ser feito um histórico pelos períodos mais marcantes, onde a filosofia e a astronomia se “encontraram”, como em sua origem, depois na modernidade e por fim na contemporaneidade etc.  Bem, estes exemplos que dei foram trabalhos que eu desenvolvi e que podem ser vistos aqui neste site. Para um tema bem desenvolvido é interessante pedir orientação ao teu professor quanto ao que você deve pesquisar e falar.

Feito isso temos que partir para a Bibliografia, quais serão os livros que vamos pesquisar que contenham esses assuntos?; precisamos definir se nossa pesquisa será somente bibliográfica ou terá também um estudo de campo, uma pesquisa com entrevistas, ou com observações etc.

Por fim depois de estudado o tema, a bibliografia consultada e analisada, veja as referências e citações que julgar pertinentes e que resumam, corroborem, endossem, contraponha-se (quando fizer confronto de autores) etc. Se for o caso, endosse ou reflita com a pesquisa de campo ou observacional. Com relação aos livros, uma dica que dou é sempre marcar partes do texto que julgar importante, ou por resumir as ideias do autor, ou por ter relação com teu trabalho, crie esse hábito, isso é interessante para esse e para outros trabalhos e textos que você venha a desenvolver no futuro. Tenha também sempre o índice do livro bem estudado para, quando você quiser algum assunto, lembrar mais facilmente onde encontrá-lo, leia sempre a introdução, prólogo etc. é claro que se você vai fazer uma pesquisa em bibliotecas você não pode marcar os livros, neste caso e no outro também (quando o livro é teu), anote a página onde se encontram as eventuais citações e as transcreva para o computador anotando logo as referências, ou seja: autor, livro página etc.

A Introdução, pode ser iniciada junto com o trabalho, mas ela deve ser flexível e somente no final de todo o trabalho é que ela é definitivamente fechada, aí sim você pode fazer uma boa introdução pois já sabe o que falou em todo o teu trabalho. (portanto a introdução se faz por ultimo, ou pelo menos se completa e se fecha após todo o trabalho estar concluído)

O trabalho pode ser separado por capítulos e cada capítulo subdividido em tópicos. Por fim é feita uma conclusão ou considerações finais, como for o melhor caso.

Espero ter podido contribuir para o desenvolvimento do teu trabalho e lembro que este texto foi feito de maneira bem ampla e geral, é necessário que você leia mais detalhes sobre como fazer as referências bibliográficas, citações etc, fique tranqüilo que isso não é “bicho de sete cabeças”.

De qualquer forma estarei disponível para ajudá-lo em alguma eventual dúvida, lembro que estas dicas são apenas referenciadas pela metodologia que eu adoto, é claro que existem diversas maneiras, bem particularizadas, de se desenvolver um bom  trabalho.

Boa Sorte!

Abraços do Benito Pepe

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

12 comentários em “Dicas para Trabalhos Escolares, Monografias, TCC

  • Pingback:Dedicatória e Agradecimentos | Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Este artigo expõe uma dica muito importante e que tem sido esquecida ou negligenciada: faça porque quer, näo porque te obrigam.

    Muito bom. Parabéns!

  • em
    Permalink

    Olá Marcello, obrigado pelo comentário, é isso mesmo faça por você e para você e consequentemente será útil para outrem.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    ola benito!! acho que preciso de algumas sugestoes.. Estou fazendo meu TCC este semestre, e escolhi o tema: Desenvlovimento de Equipes. Porem nao estou conseguindo achar um problema interessante para meu artigo. Pensei em : como desenvolver equipes em uma empresa ou organizacao familiar. Gostaria de especificar mais o problema, mas nao estou conseguindo direcionar este para nenhum outro tipo de pergunta!! voce tem alguma sugestao? obrigada pela atencao
    carol

  • em
    Permalink

    Olá Carol, esse tema: “Desenvolvimento de Equipes” é bem interessante, acho que você poderia, se for o caso de optar por empresas familiares, enfocar a necessidade de profissionalização dessas empresas e do seu pessoal, tais como, evidenciar a primazia do treinamento da equipe, a questão da imparcialidade no relacionamento, a verificação da meritocidade, ou seja, do mérito e não da proximidade familiar nos cargos… Esse é um dos grandes problemas nas empresas familiares. Muitas pessoas, nessas empresas têm tal cargo, não por seus méritos, mas por sua proximidade familiar com a presidência. Esse é sem dúvida um grande problema para o futuro da empresa quando a alto presidência se vai… Outro problema que você pode levantar também é a questão da hereditariedade, muitas vezes esse “pessoal”, quando não preparado e próximo da gestão, vai à ruína com a morte da presidência, isso por sua inexperiência ou vocação para tal função.

    Por fim te recomendo os Livros: LONGENECKER, Justin G.; MOORE, Carlos W.; PETTY, J. William. Administração de Pequenas Empresas: ênfase na Gerência empresarial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1997.

    E > Comportamento Organizacional de Stephen P. Robbins.
    Você pode ver outros livros que recomendo >> http://www.benitopepe.com.br/livros-recomendo/

    Abraços do Benito Pepe, espero ter podido ajudar.

  • em
    Permalink

    ola Benito,
    preciso desenvolver um trabalho de pesquisa academica – curso o 4º semestre de letras, e gostaria de pesquisar sobre a necessidade de se trabalhar o lado solidário/voluntário das crianças. Pode me ajudar se este tema é sugestivo?Por onde começar? Preciso de seu auxílio urgente. Abraços.

  • em
    Permalink

    Olá Rogério, gostei do tema: “a importância de se trabalhar o lado solidário: o voluntariado das crianças”. Acho que o tema mais que sugestivo, é relevante, aliás, ser relevante é algo imprescindível para um bom trabalho. Acho que para começar você poderia abordar as diversas “instituições” que formam a sociedade, incluindo-se as empresas, o governo, as ONGs, etc e daí você poderia enfocar a importância e se criar um cidadão solidário, aquele que desde sua infância estaria praticando a solidariedade voluntária, o que faria dele no futuro um cidadão voluntário naturalmente.

    No mais peço-te que formule melhor a questão e o que você pretende abordar, se necessário estarei à tua disposição. Espero ter podido contribuir e quero ver teu trabalho final ok?

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Boa Noite Benito, achei muito interessante a sua página. Sou tutora do ensino a distância e estou desenvolvendo minha pesquisa voltada para o tutor presencial, com base na criação de um bom ambiente de colaboração e orientação sobre aspectos técnicos dos recursos disponíveis no ensino EAD para minimizar a evasão escolar (trancamento). Minha dificuldade está em delimitar este tema utilizando a teoria da motivação. Pode me recomendar livros?

  • em
    Permalink

    Boa Noite Benito, desculpe-me por favor, no envio anterior em que não agradeço antecipadamente a sua ajuda.

    Abraços, Maria do Carmo

  • em
    Permalink

    Olá Maria do Carmo, infelizmente este é um assunto que não domino. Procure umas com o teu próprio orientador, certamente ele saberá quais livros te indicar, ok? Boa Sorte!!
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Gostaria, de dicas para monografia sobre neurociência pedagógica. A aprendizagem na pré escola.

  • em
    Permalink

    Olá Marlene, fica aí tua solicitação, infelizmente não é minha área, vamos ver se alguém pode colaborar…
    Abraços, Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.