Ramos que nos lembram o Domingo de Ramos quando Jesus entra em Jerusalém e é saudado com Ramos.

Domingo de Ramos início da Semana Santa

Todo ano celebramos e revivemos uma semana muito especial para os Cristãos do mundo todo, a Semana Santa que se inicia no Domingo de Ramos. Jesus de Nazaré o Cristo, entra em Jerusalém, como Judeu que era, para celebrar a Páscoa Judaica. Ele sabia dos Seus riscos, mas tinha que cumprir Sua Missão.

Essa Semana é Santa, no sentido mais óbvio da palavra: separada, sagrada, consagrada. Tão separada que um bispo português chamado São Martinho, no século VI, indicou que durante a Semana Santa, que na época da Idade Média, todos os dias já eram consagrados ao descanso e às orações, ele propôs então que os dias dessa semana fossem chamados feria, o que significa: dia livre, daí “feriado”. Depois em um concílio regional estende-se isso a todos os dias do ano. Por isso em português não temos os dias da semana com nomes dos astros ou deuses celestes, como ocorrem na maioria das outras línguas.

A entrada de Jesus em Jerusalém – O Domingo de Ramos

Podemos ver, por exemplo em Mateus:

1Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, 2dizendo-lhes: “Ide ao povoado aí em frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Soltai-a e trazei-me. 3E se alguém vos disser alguma coisa, respondereis que o Senhor está precisando deles, mas logo os devolverá”. 4Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5Dizei à Filha de Sião: eis que o teu rei vem a ti, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, filho de uma jumenta. 6Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes ordenara:7trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles as suas vestes. E ele sentou- se em cima. 8A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho. 9As multidões que o precediam e os que o seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus! 10E, entrando em Jerusalém, a cidade inteira agitou-se e dizia: “Quem é este?” 11A isso as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, o de Nazaré da Galiléia”. (Mt. 21, 1-11 -Grifo nosso)

Também em João lemos

12No dia seguinte, a grande multidão que viera para a festa, sabendo que Jesus vinha a Jerusalém, 13tomou ramos de palmeira e saiu ao seu encontro, clamando: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e o rei de Israel!”(João 12, 12-13 – grifo nosso)

Essa semana e a história é bem conhecida, Jesus é ovacionado ao entrar em Jerusalém, depois ele faz a ceia com seus discípulos na Quinta-feira Santa, onde ocorre o Lava Pés, depois é entregue, crucificado, morto e sepultado e no Domingo, primeiro dia da próxima semana, é encontrado o tumulo vazio, Jesus já não estava mais morto. Ressuscitou, mistério da Fé Cristã e base do Cristianismo, como diz Paulo na carta aos Coríntios:

13Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. 14E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé. (I Coríntios, 15, 13-14)

E que tenhamos sempre Semanas Santas!

Seu comentário e/ou acréscimos é muito bem-vindo!

Deixe aqui seu comentário!
2
Deixe aqui seu comentário!x

Abraço, Benito Pepe

Bibliografia e Referências Bibliográficas

Pepe, Benito. Origem dos Nomes dos dias da Semana. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2024/02/17/origem-dos-nomes-dos-dias-da-semana/ Acesso em março de 2024.

Canção Nova. Homília diária. A ressurreição de Jesus é o elemento principal da nossa fé. Disponível em: https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/a-ressurreicao-de-jesus-e-o-elemento-principal-da-nossa-fe/ Acesso em: março de 2024

5 2 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

8 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Alexandre V Andrade
1 mês atrás

Domingo de Ramos início da Semana Santa
O reforço das crenças e práticas cristãs consolidam nas mãos e na alma o amor de Cristo em nosso dia a dia nas relações! Salve!

Att. Alexandre

Benito Pepe
1 mês atrás
Responder a  Alexandre V Andrade

Grande Alexandre!

Que bom ver esse teu comentário! Lindo e profundo…..

Muito obrigado!
Abração, Benito Pepe

Antenor
1 mês atrás

Cada um carrega a sua fé em diferentes maneiras !
Vamos saudar o Rei !

Benito Pepe
1 mês atrás
Responder a  Antenor

Isso mesmo Antenor! Cada um com a sua fé, mas que essa Semana, mudou a história da humanidade, mudou.

Infelizmente muitos a esquecem ou desconhecem.

Obrigado pelo comentário.

Abraços, Benito Pepe

Júlio
1 mês atrás
Feedback no conteúdo do Post Deixe aqui seu comentário!" Leia mais »

Bela descrição. Parabéns Benito

Benito Pepe
1 mês atrás
Responder a  Júlio

Obrigado por comentar Júlio!
Abraços, Benito Pepe

Carlos Henrique
29 dias atrás
Feedback no conteúdo do Post Deixe aqui seu comentário!" Leia mais »

Olá, Benito! Várias descrições importantes, mas uma me chamou a atenção: um dos maiores ensinamentos nas escrituras sagradas foi descrito por ti, o lava pés. Humildade, empatia, amparo com o próximo. E logo do Mestre, após desentendimentos por parte de alguns discípulos.
Sem pestanejar e dando o exemplo, o Mestre “iniciou os trabalhos”.
É algo que devemos ceder diante de um costumeiro orgulho que sempre evidenciamos em algum momento das nossas vidas.
Abração

Benito Pepe
28 dias atrás
Responder a  Carlos Henrique

Certamente Carlos Henrique!
E nesta quinta-feira da Semana Santa, celebramos esta lembrança. Nesta data é instituída a Eucaristia, a Santa Missa, portanto… e ocorre uma das cenas mais marcantes: Jesus lavando os pés dos seus discípulos. Não é pouco para um dia só…

Obrigado pelo comentário!
Abraços, Benito Pepe

8
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima