15 de Novembro de 1889. Proclamação da República

15 de Novembro de 1889 Proclamação da República

O nome República vem do latim, res publica, que significa “coisa pública“. Mas será que hoje temos a coisa pública no Brasil? O que é uma republica? Como foi a proclamação da república no Brasil? Quais foram os fatores que levaram à proclamação da república? Um pequeno histórico desse ato,  uma conclusão, são tópicos contidos neste texto. A Proclamação da República ocorrida no Brasil em 15 de novembro de 1889, resultou na derrubada da monarquia, vamos ver os fatos…

O que é República?

República é o regime político em que o chefe de Estado é eleito pelo povo de forma direta ou indireta, por meio de uma assembléia representativa, para cumprir um mandato por “tempo determinado”. A república pode ser parlamentarista, sistema em que o poder se concentra no Parlamento, ou Presidencialista, em que o Chefe de Estado detém também a chefia de governo. Por definição, a organização política republicana está voltada para a gestão do interesse comum da sociedade.  Para ler mais sobre “Republica” clique aqui!

Como foi a Proclamação da República no Brasil?

A Proclamação da República ocorrida no Brasil em 15 de novembro de 1889, resultou na derrubada da monarquia, foi realizada por meio de uma rebelião militar, comandada pelo marechal Deodoro da Fonseca. Um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados por este marechal, deu um golpe de estado sem o uso de violência, depondo o Imperador Dom Pedro II. É bom lembrar que o grupo que “tomou o governo” era formado por membros da Maçonaria, como também se passou quando da independência em 1822 e de tantos outros fatos da história do Brasil.

Mas o que é “proclamar”?  Proclamar é apenas anunciar publicamente algo – no caso, que a Monarquia fora substituída pela República.

Fatores que levaram à proclamação da república

Alguns dos Fatores que levaram à proclamação da república e ao golpe militar, que toma o governo de dom Pedro II, foram: a interferência do Imperador nas questões religiosas, confrontando-se com a Igreja Católica (que mantinha um bom poder); descontentamento dos Militares que se sentiam desprestigiados e sem poder;  descontentamento dos Proprietários Rurais; a Classe Média, que crescia muito na época e era formada por um diverso grupo de pessoas que queriam maior participação na Vida Pública do país, entre eles estavam funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas e comerciantes.

O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O Império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. O Comandante de grande prestígio,  Marechal Deodoro da Fonseca , é convidado para comandar o golpe.

A Monarquia era formada por um tripé, um pé era o Exército, outro era a Igreja e o mais importante era o da Escravidão, quando esses pés começaram a “balançar”, acaba a monarquia no Brasil.

Em um pequeno histórico…

Vemos que os fatores que levaram à proclamação da República no Brasil, estão ligados principalmente a condições Sócio-econômicas, entre elas:

A libertação dos escravos, através da lei Áurea assinada pela princesa Isabel (apenas um ano antes da proclamação da república), foi o abalo final, deixa os “fazendeiros” sem sua mão de obra escrava e sem indenização por parte do governo (império), algo que fora cogitado, é claro que havia muitos fazendeiros que já se utilizavam da mão de obra dos imigrantes, “não escravos”, estes eram republicanos;

Os militares que estavam se sentindo “pobrese sem prestígio, precisavam trabalhar em outras atividades para ter uma vida digna, eles sempre estiveram em posição inferior à dos policiais civis, só que, depois da Guerra do Paraguai, que durou de 1865 a 1870, o Exército passou a exigir mais respeito e a reconhecer sua importância;

Em 1870 começa o primeiro partido republicano no Brasil, ser contra a monarquia, era querer acompanhar as mudanças do mundo, modernizar o Brasil, incentivar a indústria e o trabalho assalariado;

A Igreja também teve forte influência, porque queria liberdade, ela vivia subordinada ao imperador, segundo uma tradição muito antiga, de Portugal, conhecida como padroado.
Então a igreja  passa a apoiar a república a fim de possuir total liberdade.

Depois do golpe militar foi instituído no próprio dia 15 de novembro de 1889 um “Governo Provisório” Republicano,  então o Brasil deixa de ser uma monarquia imperialista e passa a ser uma República. Esse “governo provisório” foi formado, entre outros, pelo próprio Deodoro da Fonseca, executor de uma mudança construída ao longo do tempo.

Mas, depois de tanto tempo, e de um processo lento,  podemos dizer que temos “a coisa pública”? Precisaríamos ter “coisas públicas”…  mas é isso que temos no “Brasil republicano”?

Ter a “coisa pública” não é só ter um “administrador” escolhido pelo povo, é muito mais, é termos as “coisas para o povo” e pelo povo. Mas… nós temos hospitais para o povo? Temos condições para a saúde do povo? Temos escolas de qualidade para o povo? Temos um transporte dessente para o povo?

Quando o Brasil era imperialista e tínhamos um Rei, Dom Pedro I e Dom Pedro II, talvez tivéssemos, proporcionalmente,  mais coisas públicas do que hoje na res publica.

Abraços do Benito Pepe

Veja outro link interessate Relacionado a História:

Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822

0 0 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

146 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
14 anos atrás

Muito boa matéria.

As pessoas acabam esquecendo da nossa história, e é sempre bom relembrá-los.

Parabéns!

Bjs.

Rosana.

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Rosana Madjarof, obrigado pelo carinho do comentário.

Abraço, Benito Pepe

Aislan Malburg Heusi
14 anos atrás

Cadê a conclusão desse texto ?
preciso para um trabalho na escola…
faria o favor de fazer
deu para entender ??? :/

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Aislan, sinto muito desapontá-lo, mas a conclusão para qualquer trabalho, tanto quanto o seu desenvolvimento deve ser feito pelo aluno. Você deve ler vários artigos e textos e tirar as suas próprias conclusões, se é que se possa tirar alguma conclusão para este tema.
A propósito, releia este texto, ou o leia se você não o fez….

Abraço, Benito Pepe

thais martins de morais
14 anos atrás

parabens vcs explicaram muito bem o que e pclamação da república

146
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima