As fases na Vida de uma pessoa, em várias etapas da Vida.

Fases na Vida de uma Pessoa

Alguns dizem que a vida humana é formada e muda de alguma maneira a cada 7 anos, outros pensam em décadas, outros ainda a dividem em períodos como infância, pré-adolescência, adolescência, maturidade ou idade adulta (talvez a mais longa) e terceira idade. Vamos agora ampliar ainda mais esta faixa de anos e usar o número 30, sim a cada 30 anos novas fases na Vida de uma Pessoa é vivida, vamos ver isso?

Antes vamos abordar sucintamente os períodos supracitados. É bom esclarecer que chamamos de etapas, fases  na vida de uma pessoa e não dissemos etapas da Vida, Fases da Vida ou Períodos da Vida, pois a ideia aqui é evidenciar o que ocorre ou pode ocorrer na vida específica do sujeito, desta pessoa em especial, entendido em cada período.

Como sempre meu objetivo é tentar trazer uma reflexão de maneira que você possa pensar nas etapas da sua vida em especial. E como você as divide até este momento atual da tua vida e como poderia pensar em dividi-la para frente, para o futuro.

A cada 7 anos

Podemos perceber facilmente que de fato há uma grande diferença nessas fases, principalmente quando no início da vida. Percebemos que até 7 aninhos de vida um ser humano de fato é, aparentemente e conscientemente, bem infantil no sentido mais profundo do termo. Não tem maldade, acredita em tudo, e ainda está muito questionador.

Dos 8 aninhos até os 14 anos de idade está em uma fase intermediária de um ciclo que se fecharia aos 21 anos, ou seja, está entre uma maturidade e “consciência mais plena” e uma “infantilidade sendo deixada para trás”. Em outras palavras dos 8 aos 14 anos o ser humano começa a pensar e estudar mais conscientemente, ainda que sem ter uma noção mais forte quanto a importância daquilo que está fazendo e do porquê.

Dos 14 aos 21 anos aí muitos já estão se preocupando mais seriamente quanto a importância dos seus estudos, e aqueles que precisam trabalhar desde muito cedo, têm mais consciência desta importância, não mais como uma criancinha que faz, mas não sabe por que tem que fazer.

Dos 21 anos até os 28 anos, vivemos novas preocupações: formação acadêmica, pensar em trabalho ou uma fonte de renda, isso claro para quem não precisou trabalhar antes e mais cedo, ou por necessita ou porque queria mesmo ou porque a família tinha ou tem um negócio e pela cultura familiar tinham que trabalhar desde cedo.

Dos 28 aos 35 anos a pessoa já estaria construindo um caminho mais delimitado e encontrando-se profissionalmente e muitos já construíram ou estão construindo família. Então, as fases na Vida de uma Pessoa continuam…

De agora em diante deixo que você complemente, pode ser?
0
Deixe seu comentário!x

A cada década (10 em 10 anos)

Separar as nossas fases ou etapas de nossa Vida em décadas pode parecer mais fácil por ser um número redondo. Mas nem sempre é… pense novamente na sua vida que você passou até agora, se você é jovem uma década é muito tempo, não é mesmo?

De qualquer maneira podemos pensar nesta divisão principalmente quanto aos projetos ou futuro que pretendemos. Não vou fazer uma análise aqui em décadas, mas podemos pensar sucintamente. Os que já tem algumas décadas de vida podem perceber e recordar facilmente de cada década completada em sua vida.

Claro que a primeira década poucos lembram da comemoração dos seus 10 aninhos de vida, no entanto certamente lembra-se quando completou os 20 anos redondos, os 30, 40, 50, 60, 70 e por aí vai, uma data como essa redonda é facilmente marcada e lembrada.

Já lembrou destas idades, o que você fazia, como era a sua Vida, como você estava na vida?
0
Deixe seu comentário!x

Vamos agora ver a divisão das fases da vida de um ser humano que é a divisão clássica e ou a mais usual.

Infância, Pré-adolescência, Adolescência, Maturidade e Terceira e Quarta Idades

Estou fazendo um super resumo dessas fases na Vida de uma pessoa, ou períodos, como você está percebendo, correto? No entanto quanto a esta divisão clássica e mais usual eu publiquei um texto: Como saber quantos anos você tem? Qual a sua idade? As três idades: cronológica, biológica e psicológica.

Cito aqui um trecho do que abordo nesse artigo acima mencionado, especificamente quanto a idade cronológica, (depois leia o texto para ver o que falamos da idade biológica e psicológica – também publiquei um vídeo quanto a esse tema – links na bibliografia abaixo). Quanto a idade cronológica:

Alguns ainda a dividem como infância (até 11 anos, incluindo a pré-adolescência de 8 a 11), adolescência (12 aos 20), idade adulta (21 a 59 incluindo o jovem – 21 a 30) e a meia idade (31 a 59), e a terceira idade que iniciaria aos 60 anos e iria até 80 anos, também se fala hoje na quarta idade que segue a partir dos 81 anos.

Para mim isso já está fora do padrão do Novo Ser Humano na terra e dizer que um homem com 60 anos está entrando na terceira idade está, a meu ver, ultrapassado. Hoje vemos pessoas com 70, 80 e até 90 anos em atividades invejáveis.

No tópico que segue falo rapidamente da divisão que pretendo abordar mais especialmente.

A Cada 30 anos

Pensei nessa divisão pelo motivo de ter completado a segunda etapa e entrado na terceira etapa ou fase da Vida, ou seja: a 1ª fase – até 30 anos; a 2ª fase – até 60 anos; a 3ª fase até 90 anos; a 4ª fase até 120 anos…  Lembrando, como já abordei antes, que não considero de maneira nenhuma, em nossos tempos, uma terceira idade como sinônimo de “velhice”, mas que na divisão em trinta fica mesmo como terceira idade, interessante não é mesmo?

Nesta forma de divisão você nota que, evidentemente, as etapas, fases ou períodos como queira chamar, serão em menor número, é a maneira de etapas que apresenta a menor quantidade de divisões, no entanto é também a que apresenta, logicamente, a maior quantidade de anos dentro de cada “momento”.

Naturalmente tenho alguns amigos de convívio que estão entrando, entraram ou já vão entrar nesta 3ª etapa, fase ou período da Vida. Antes de mais nada precisamos dizer que:

O mais importante na Vida não é o tempo que temos de Vida, mas a Vida que temos no nosso Tempo.

Outro ponto que precisamos evidenciar é que se pode e deve fazer uma subdivisão dentro desta escala dos 30-60-90-120… pois o tempo dentro do período é muito grande.

Outra consideração. Alguns de vocês já devem ter ouvido alguém falar em meia idade, você já ouviu? Meia idade? que coisa estranha! Quanto seria a meia idade? Se uma pessoa vivia em outras épocas em que a vida podia terminar aos 30 anos, a meia idade seria 15 anos… como você viu em um trecho acima neste texto, quando se fala em idade cronológica se diz que meia idade é dos 31 aos 59 anos, engraçado não é mesmo?

O que será que querem dizer com esta faixa da meia idade?

0
Deixe seu comentário!x

 

Voltando ao nosso tema… uma particularidade

Estamos destacando os múltiplos de 30, pois como disse estou nesta fase redonda agora e por isso algumas lembranças me vieram à tona. Além de ter mais uma década redonda, tenho um múltiplo de 30.

Além do mais no dia que publico este texto completo 30 anos do início de uma grande mudança que ocorreu na minha vida, isso se deu exatamente há 30 anos. Dessa maneira, no meu caso, ficou algo muito marcante pois até os 30 anos de idade a minha vida teve uma fase bem clara e definida e depois dos 30 anos de idade e até o momento uma outra etapa que, como disse, se iniciou há exatamente 30 anos.

Pense você, caso já tenha ou esteja próximo do múltiplo de 30, como foi ou está sendo essa divisão, esta fase em sua vida.

Claro e lógico, como disse acima, que podem e devem existir as subfases ou subdivisões dentro desses períodos, e aí sim podemos refletir como foi a nossa vida em períodos menores, eu não citei a cada 5 anos, mas podemos pensar assim, como podemos relembrar no caso do 7 em 7 anos. Poderíamos lembrar em cada década, ou como você queira.

Pensando para a frente…

Agora, o mais importante não é só lembrar as fases, etapas ou períodos passados e sim as projeções para as fases futuras, e neste caso, aí as subdivisões podem e devem ser mantidas em menores tempos.

Sim! Quando pensamos no futuro e somos jovens projetamos “longo tempo” ou um tempo razoável como, por exemplo, o tempo de se formar em uma universidade (4 ou 5 ou 6 anos), o tempo de construir um patrimônio e uma família, etc.  Conforme o nosso tempo de Vida cronológica vai avançando, vamos pensando, normalmente, em subdivisões menores, projetamos e pensamos em menos anos… não que estejamos achando que não chegaremos lá na frente em muitos anos a mais de vida, mas porque, via de regra, precisamos e nos preocupamos menos com grandes e longos projetos.

Se formos pensar mais filosoficamente ou teologicamente vamos dizer que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, o hoje nos basta… olhem os pássaros do céu….  segue parte do que diz o nosso Mestre segundo Mt 6, 26-27 e 33-34.

26Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis vós mais do que elas? 27Quem dentre vós, com as suas preocupações, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida? (…)   33Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal.

No entanto sim! Projetos são importantes, planejar um curso, uma viagem ou mesmo um passeio que se vá fazer, sempre nos animam e nos fazem apreender e perceber que devemos cumprir a nossa missão na Vida, todos nós temos uma missão e ela só acaba quando partirmos deste mundo.

Ou quem sabe, não acaba…. O que você acha?

0
Deixe seu comentário!x

Deixe seus comentários.

Como você gostaria de dividir as Etapas, Fases, ou Períodos da Vida, com que número?
0
Deixe seu comentário!x

Outra questão:

E então em que etapa, fase ou período você está?
1
Deixe seu comentário!x

Vou responder seus Comentários assim que possível ok

Abraços, Benito Pepe

 

Referências Bibliográficas e Bibliografia

BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

PEPE, Benito. Como saber quantos anos você tem? Qual a sua idade? As três idades: cronológica, biológica e psicológica. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2018/05/27/como-saber-quantos-anos-voce-tem-qual-a-sua-idade/ Acesso em janeiro de 2024.

Vídeo no YouTube

PEPE, Benito. As idades do ser humano: cronológica, biológica e psicológica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hyNxDnDVI5k Acesso em: janeiro de 2024.

Texto publicado para divulgar no YouTube

PEPE, Benito. As idades do Ser Humano: Cronológica, Biológica e Psicológica. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2021/04/19/as-idades-do-ser-humano-cronologica-biologica-e-psicologica/ Acesso em janeiro de 2024.

5 2 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

4 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Antonio
3 meses atrás

Bom dia meu inusitado amigo Benito.

Como voce sugere, deixei minha preguiça de lado e me desafiei a explor a percepção que tenho sobre o tema.
“As fases da vida”.
Well, há mesmo diversas formas de se dividir cronologicamente a passagem do ser humano.

Gosto de dividir essa odisséia em etapas de 8 anos. (Nem 7 nem 10)… Não que cada voltinha dada pela Terra no Sol possa influenciar nas transformações do Homem, como faz nos vegetais mas, é preciso denominar essas etapas.

Enquanto a terra dá as primeiras 8 voltas no sol, chamamos o periodo de INFANCIA, quando o indivíduo tem a percepcao do mundo e os primeiros contatos com os elementos fisicos e siciais.
Nas 8 voltas seguintes de 8 a 16 anos passa-se pelas PRÉ e ADOLESCÊNCIA,que sao fases tao dificeis de se delimitar onde uma termina e outra começa, que preferi deixá-la juntas. Nelas o indivíduo descobre sua localização no mundo formal e é levado a tomar as primeiras decisões.
Entre a 16a e 24a volta da terra, passa pela JUVENTUDE, quando busca mudanca no status quo, luta pela melhor formação e ascensão social.
De 24 a 32, a fase é da MATURAÇÃO, quando ocorrem as descobertas das habilidades profissiais e aspirações de casamento e a reprodução.
De 32 a 40 voltas vem a MATUTIDADE, quando o Ser emprega toda sua energia na realização de suas convicções. Empreende financeiramente e/ou acomoda-se no mundo corporativo.
De 40 a 48 o indivíduo atinge o ÁPICE, e começa a fesfrutar das suas conquistas ou pagar as consequências dos fracassos.
De 48 a 56 é a fase do ARTÍFICE, quando vira instrutor e quer dividir seu conhecimento, deixar legado e herança.
Depois que a terra dá entre 56 e 64 voltas, ocorre o ADOÇAMENTO, quando o indivíduo amança suas atitudes e se torna dócil. Se faz mais prestativo e acessível.
De 64 a 72 voltas é a hora da RESILIÊNCIA , quando se corrigem os possiveis erros do passado e se conforma com o destino.
Mas…. depois que a Terra completa 72 voltas…ate as 80, pra quem tem a sorte de chegar ate lá, vem a ENTROPIA. É a hora de ir se despedindo e se preparando pro fim iminente.
Se passar daí, o ser humano vira quase uma DIVINDADE. É abandonado por todos de quem nao se faz necessario e adorado por aqueles que dele precisam.

“Desde o vagido do berço ate o movimento do enfermo, buscando uma posição mais cômoda para morrer, o esforço da vida humana é, no leito de agonia, a seleção do agradável.

O ATENEU – Raul Pompéia.

Ismael da Silva Mariano
3 meses atrás
Feedback no conteúdo do Post E então em que etapa, fase ou período você está?" Leia mais »

Está questão levantada neste artigo é muito relevante ,sem dúvida. Eu não gosto da divisão de minha vida por idade,a vida é muito subjetiva e inesperada,cada ser humano desenvolve -se individualmente sem um padrão específico. Basicamente, concordo numa separação entre infância, adolescência, adulto e idoso! O mundo necessita desta divisão para a sociedade funcionar na forma que conhecemos. Penso que o desenvolvimento da pessoa depende fundamentalmente do seu ambiente familiar,vizinhos ,amigos ,religião e escola. Uma criança que viva num ambiente que viaje muito vai se desenvolver mais rapidamente (não é regra…).Vou falar de mim.
Vejo minha faze infantil até uns 10 anos ,vivia em Ilhéus (nasci no Rio e meu pai foi trabalhar lá),lembro que lá me preocupava em brincar e comecei a me interessar pelos estudos ,minha mãe tomava a tabuada..Aos 10 anos cheguei em Santos e aí fui descobrindo mais coisas, ia sozinho para a escola ,jogava bola na praia, cinema sozinho,interesse sexual surgindo,tudo entre 10 e 18 anos ,adolescência! Incluo aí a minha volta ao Rio com 16 anos.Novas descobertas e amizades, aí encontro um grande irmão, o Bento,a amizade com o Benito me proporcionou acesso a coisas que eu não tinha ,passeios de carro,casa na praia da barra,sou grato aos pais do benito que sempre me receberam na sua casa ,eram.passeios muito bons ,tenho saudades….Aí entrei para a faculdade, juventude, tudo mudou ! Preocupações em se estabelecer numa profissão, as farras alcoólicas, e o casamento e os filhos fase adulta te atropela as vezes …..Estou agora com 59 anos ,faço 60 em abril….Olha me sinto na juventude….Minha cabeça está fervendo de tantas ideias …..É tudo uma questão de ter a mente aberta para o que acontece ao seu redor .Uma questão importante no seu desenvolvimento é a fé! Se você tem fé o seu desenvolvimento é mais consistente,você vai entendendo melhor as situações. E é a cada dia ,preciso ter objetivos definidos,mas é a cada dia que vamos construindo a nossa história!

4
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima