Pessoas em uma ambiente de trabalho se cumprimentando, mostram as relações interpessoais no Ambiente de Trabalho.

Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho

Este é um dos temas mais importantes quando se fala em administração, em primeiro lugar porque qualquer empresa comercial, fábrica, clube, igreja, universidade, enfim qualquer instituição é formada por pessoas e tem um ambiente de trabalho. Por isso lembrar da importância das Relações Interpessoais e do Ambiente de Trabalho devem ser pautas abordadas e revisitadas por todo gestor.

Como sabemos toda Instituição é formada por Pessoas e tem um Ambiente de Trabalho, então precisamos sintonizar estes dois fatores: as pessoas e o ambiente onde elas trabalham. Sabemos que um influencia o outro, ou seja, tanto as pessoas influenciam o ambiente de trabalho, quanto este influencia as pessoas.

Dessa maneira o gestor deve ter muita atenção às relações interpessoais no seu local de trabalho e deve procurar proporcionar um ambiente de trabalho agradável para seu time. Podemos pensar em nossa equipe de trabalho como um time de futebol, por exemplo.

Vamos imaginar…

Imaginemos então o nosso time indo jogar bola ou mesmo treinar em um campo sem muita qualidade, o gramado com alguns buracos, fora de nível e algumas pedras pelo caminho… será que eles vão poder jogar bem? Claro que não seria da mesma maneira se nossa equipe fosse jogar bola em um lindo e plano gramado, um campo de futebol cuidado colabora para uma bela partida não é mesmo?

Da mesma maneira vamos agora imaginar que os nossos colaboradores, nossos jogadores, antes e durante o jogo estivessem em atrito, em discussão. Será que iriam jogar e render da mesma forma? É obvio que não. Bem, visto estes dois pontos simples um bom ambiente de trabalho físico e um bom ambiente de trabalho social, então fizemos uma distinção no ambiente de trabalho, estamos lembrando que existe um ambiente físico e um social.

Gosto de fazer a analogia com um jogo de tabuleiro, xadrez por exemplo. Claro que um tabuleiro elegante e agradável, e com um lindo designe estimula o jogador. No entanto preciso agora fazer uma ressalva muito importante, de nada valerá este lindo e agradável tabuleiro se não tivermos as peças: o Rei, a Rainha, os Bispos etc. ou seja o mais importante sem dúvida são as peças ou melhor, as pessoas, sem elas o jogo não ocorre.

Preciso dizer que este é um dos temas que mais me agradam em administração, por isso tenho alguns artigos e trabalhos acadêmicos falando sobre esse assunto. Então decidi fazer um compêndio com alguns desses artigos, trabalhos acadêmicos, e algumas fábulas que apresento em Palestras e Cursos que ministro onde são abordados esse objeto.

Veja abaixo alguns exemplos com meus textos abordando tais temas

Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (endomarketing)

Esta foi uma monografia apresentada em uma Pós graduação em Marketing. Segue o Resumo:

Duas mulheres trabalhando em arranjos de flores de maneira que demonstram estar felizes em uma pequena empresa

Este estudo objetivou investigar se as condições do ambiente de trabalho nas pequenas empresas, podem influir no comportamento das pessoas, implicando no marketing interno ou endomarketing, e como se daria esta influência no resultado da empresa. Faz uma distinção entre o ambiente físico e o social. Conceitua pequenas empresas. Estuda as condições ambientais tanto as físicas como as sociais. Verifica como a qualidade de vida se reflete nas relações interpessoais, pondera as questões intrapessoais, aprecia as diversas inteligências humanas. (…)

O presente estudo constatou que os ambientes físico e social no trabalho acabam se entrelaçando, de modo que um pode influir no outro, consequentemente as relações interpessoais dentro da empresa e o endomarketing se refletem fortemente nos clientes externos que vivenciam desta forma a realidade vivida dentro da empresa.

Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Pequenas empresas, Administração, Marketing, Marketing interno, Endomarketing.

Ambiente de trabalho e as relações interpessoais

Este foi um dos primeiros textos em que abordei esse tema, foi um projeto de pesquisa apresentado em uma Pós Graduação em Administração Estratégica de Empresas.

De maneira resumida o trabalho procurava explorar a questão da influência ou não do ambiente de trabalho no relacionamento interpessoal e no resultado da instituição. Uma das questões era exatamente essa: O ambiente reflete no ser humano?

Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping Center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro. A limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou em um casamento formal. Poderíamos dar tantos outros exemplos. (…)

A Importância do Relacionamento Empresarial e do Tempo

Quando falamos em relacionamento estamos nos referindo a troca de informações, experiências, prazeres e dificuldades, entre tantas e tantas outras situações que os relacionamentos nos propiciam. Quando se fala de Relacionamento Empresarial não é diferente.

Precisamos saber utilizar e organizar o nosso tempo (…) Com nosso tempo bem administrado e dedicado ao cliente (tanto aos externos quanto aos internos), podemos customizar melhor nossos produtos e serviços a fim de, além de atender bem nossos clientes, poder encantá-los.

Há vários outros textos em que abordo esse tema relacionado a Ambiente de Trabalho. E um dos questionamentos que fazemos é: Um Bom Ambiente de Trabalho é Fruto da Sorte?  Ou somos nós que o fazemos? Bem, vamos agora falar um pouquinho sobre Fábulas.

Fábulas relacionadas a Empresas

Apresento em Palestras e Treinamentos algumas fábulas que falam sobre essa questão do Ambiente de Trabalho e das Relações Interpessoais. Uma delas é A Fábula do Rato e uma Analogia com o Ambiente de Trabalho. Nesta fábula faço uma analogia entre as relações interpessoais e a necessidade da colaboração no ambiente de trabalho, no final do texto (Fábula do Rato) você pode assistir a um pequeno vídeo gravado em uma de minhas apresentações, se preferir assista diretamente no YouTube clicando aqui.

Tenho outros artigos fazendo analogias através de fábulas que as uso para reflexão. Você as pode ler, são muito interessantes e estão direta ou indiretamente ligadas ao Ambiente de Trabalho e as Relações Interpessoais, tais como:

Construindo pontes ao invés de muros;

A fábula da Perereca e o Mastro;

A fábula do Vendedor de cachorro-quente;

Quatro Cegos e a Avaliação de um Elefante, como cada um o vê?

Entre outras.

Por Fim…

Você deve estar perguntando, será que o Benito Pepe tem um Treinamento com esse tema? É claro que tenho um Treinamento especificamente dedicado a esse tema.

Treinamento Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho

Este é um dos Treinamentos e Palestras que mais gosto de ministrar pois nota-se uma mudança radical e positiva no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais, já após o primeiro encontro, é fantástico e gratificante poder observar os resultados no ambiente de trabalho o que muito nos satisfaz.

Neste Treinamento Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho, apresentamos um pouco do histórico do Ambiente de Trabalho comparando alguns períodos laborais tais como a época da Revolução Industrial, o antes e o pós-guerra (onde surgem com mais intensidade os programas de qualidade) e logicamente enfatizamos nosso momento na contemporaneidade.

Caro leitor é isso! Espero que tenha gostado deste Compêndio que fiz e possa aproveita-lo em sua vida e em sua organização. A propósito deixo aqui um questionamento e gostaria muito de ter sua resposta:

Você concorda que o Ambiente de Trabalho influi nas Relações Interpessoais e o contrário também pode ocorrer, ou seja, o Ambiente Social influir no Ambiente Físico? Você teria algum exemplo? Nos conte aí ok?
0
Deixe seu comentário!x

Abraço, Benito Pepe

5 3 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
ALESSANDRO DE SANTANA MOREIRA DE SOUZA
3 anos atrás

Excelente tema e uma abordagem bem didática. Parabéns ao autor, por nos presentear com este importante assunto para discussão na área de Gestão!

Benito Pepe
3 anos atrás

Olá Alessandro, obrigado pelo carinhoso comentário.

Este Tema é de fato muito importante, mas não há ninguém que o domine plenamente, pois há fatores intrapessoais, que muitas vezes estão fora do alcance do gestor, que pode, quando muito, tentar garimpa-lo cuidadosa e delicadamente.

Grande abraço, Benito Pepe

2
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima