Uma pessoa aponta a meta em um quadro em que tem uma seta subindo que indicam A Importância do Planejamento de Carreira para o Sucesso Pessoal e Profissional

A Importância do Planejamento de Carreira para o Sucesso Pessoal e Profissional

Abordo sucintamente neste texto “a Importância do Planejamento de Carreira para o Sucesso Pessoal e Profissional”. Todos nós e em todas as etapas e fases de nossas Vidas devemos pensar em nossa carreira profissional e em nossa Vida Pessoal. Você notará ao ler este artigo que ambos estão inter-relacionados, ou seja, o Sucesso Pessoal depende do Sucesso Profissional e Vice-versa. E é muito importante que ofereçamos atenção a ambos. Boa Leitura e boa prática!

Esta que segue é uma Aplicação Prática que é dividida em 3 (três) partes, conforme veremos abaixo:

1ª parte

Nesta 1ª etapa se pede uma reflexão sobre duas questões, vejamos:

1. Pense quanto a importância do planejamento e estabelecimento de metas para o sucesso nas áreas pessoal e profissional.

Tudo na vida necessita de um bom planejamento, até mesmo o nosso dia a dia é planejado ainda que se apresente de maneira quase que intuitiva. Decidimos a todo momento o que devemos fazer, quando, onde etc. Uma pequena viagem, por exemplo, precisa de um planejamento, planejar é antever o futuro! Aonde queremos chegar. E é a partir desta premissa que procuramos estabelecer as metas, os passos necessários para alcançamos nosso objetivo.

Evidentemente que para termos sucesso em nossa vida pessoal e profissional precisamos cuidar de cada etapa, em cada momento de nossa vida. Exemplo simples para demonstrar a questão das etapas que cursamos é pensar em nossa vida acadêmica a partir das bases necessárias e das trilhas que seguimos.

Primeiro, nossos pais ou responsáveis nos matricularam em uma escola básica, no ensino fundamental, sem essa base não poderíamos ingressar no ensino médio. Neste momento, muitos de nós já tivemos escolhas, no meu caso, por exemplo, optei por fazer o ensino médio em uma escola técnica que foi o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) onde pude fazer o então chamado “segundo grau” juntamente com o curso de Administração (Assistente de administração).

Na mesma sequência do pensamento anterior segue um planejamento. Antecipar o futuro, olhar à frente onde pretendemos chegar e seguir os passos, as metas que precisamos cumprir. Foi o que Graças à Deus pude fazer em minha carreira que se tornou muito mais fácil, no sentido acadêmico, após eu já ter feito o ensino médio em Administração quando pude fazer vários outros pequenos cursos paralelamente (fiz uns 40 cursos no Senac), quando entrei na faculdade tudo foi muito mais simples, e inclusive nas pós-graduações em Administração Estratégica e outra que fiz em Marketing, fluíram naturalmente.

Por isso não há dúvida quanto aos passos e etapas que precisamos cumprir observando como que de um Mirante, o Horizonte, os caminhos que vamos trilhar e ainda percorrer.

2. Planejar o desenvolvimento profissional impacta no desenvolvimento pessoal? De que forma? Reflita…

Quanto ao resultado alcançado a partir do desenvolvimento profissional e seus impactos em nossa vida pessoal não há a menor dúvida:

Tudo o que ocorre hoje é resultado do que fizemos ontem.

É como plantar sementes… os frutos que teremos dependem das sementes que geraram as “árvores que plantamos”, isso é tão óbvio, mas muitos não pensam nisso, só pensam no dia de hoje. Tudo bem que não devemos nos preocupar demais com o dia de amanhã, no entanto há um básico a ser seguido e a nossa carreira profissional está totalmente ligada à nossa Vida Pessoal e Vice-versa.

Uma “forma” molda o que pretendemos..

Dessa maneira, ao pensarmos em nosso desenvolvimento profissional estamos certamente pensando em nosso desenvolvimento pessoal, de que forma? Simples. Vamos pensar na palavra “fôrma”(1) e não na forma, uma “fôrma” é um utensílio que molda algo, uma torta, um bolo, etc. se pensarmos na forma que queremos ter, precisamos pensar nas “fôrmas” que vamos usar. Não podemos ser o que pretendemos ser, se não usarmos as estruturas e os caminhos que necessitamos seguir para alcançar tais objetivos.

Todos os nossos estudos, o que lemos, com quem convivemos, para onde viajamos, os filmes que assistimos, e principalmente os curso e graduações ou especializações que fazemos, nos moldam em quem pretendemos ser enquanto seres humanos, enquanto pessoas, enquanto profissionais.

O desenvolvimento pessoal é muito mais do que carreira, um bom emprego, ou ser um empreendedor corporativo ou mesmo empresário empregador. O Desenvolvimento pessoal é uma realização pessoal e para isso precisamos cumprir com a nossa missão, pois só podemos ser felizes quando fazemos aquilo que amamos fazer e só faz o que ama, quem consegue sentir e identificar suas aptidões, seus talentos, suas competências, enfim sua vocação.

E o sucesso é ser Feliz, e para ser feliz você precisa fazer algo que verdadeiramente goste de fazer, dessa maneira a sua vida profissional vai ser uma alegria e não um fardo.

Segue uma pequena reflexão e um ponto de partida para você fazer uma análise quanto a ser empreendedor, seja corporativo ou empresário.

2ª parte

Vamos pensar agora como um Empreendedor, seja uma pessoa de negócios, ou seja um Empreendedor Corporativo, desta forma analise e responda aos seguintes pontos de seu desenvolvimento pessoal e profissional, Ponha esse modelo em uma planilha e a complete ok:

Analisando a si mesmo(a) Analisando o mercado de acordo com sua carreira
 

Motivação

 

Conhecimentos e Habilidades

Necessidades e expectativas de mercado Recursos disponíveis e parcerias possíveis Oportunidades de Mercado

(visão prévia)

 

O que me agrada? O que me dá prazer em realizar? Com que tipo de atividades me identifico e não me identifico?

 

 

 

Quais são meus pontos fortes? Quais são os aspectos que representam em mim um diferencial competitivo?

 

 

 

O que o mercado precisa que eu posso oferecer?

 

 

 

O que eu já tenho hoje para empreender no meu ofício, na minha carreira?

 

 

 

O que eu visualizo como oportunidades de mercado?

 

 

3ª parte

Continuando… você como um “empreendedor,” deve projetar sua carreira no futuro, seus objetivos, metas. Pede-se que se faça uma linha do tempo, relacionando quais serão as metas estabelecidas para sua vida pessoal e profissional, durante um período de dez anos.

Bem, nossas metas profissionais e pessoais muitas vezes estarão interligadas, pois, praticamente tudo o que fazemos tem um viés mais pessoal. De qualquer maneira, como dissemos antes, as metas pessoais colaboram com as profissionais e vice-versa.

Segue abaixo um modelo de linha do tempo para os próximos 10 anos, cronologicamente, para que você a preencha, anote em uma planilha e vá completando os campos, lembramos que todo planejamento pode e deve ser flexível, em outras palavras, de acordo com as circunstâncias, você poderá alterá-lo e ajusta-lo no futuro, mas pense em algo real, possível e que realmente você deseje ok

Minha Linha do Tempo – Estabelecendo Metas Profissionais e Pessoais

Ano  Metas Profissionais Metas Pessoais

Finalizamos aqui, por enquanto…

E então, conseguiu perceber A Importância do Planejamento de Carreira para o Sucesso Pessoal e Profissional?

Espero que tenha apreciado este texto, e deixe seu comentário ok…
0
Deixe seu comentário!x

Abraços, Benito Pepe

(1) Obs. a Palavra “fôrma” escrita dessa maneira acima com acento, foi somente para evidenciar e distinguir claramente o que pretendíamos dizer, é bom lembrar que não há mais acento nesta palavra ok.

Bibliografia e Referências Bibliográficas

CUBAS, Adriana. Como fazer um Planejamento de Carreira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90LE6HYK8LM Acesso em: janeiro de 2024.

PEPE, Benito. O Feedback na Empresa e em Nossa Vida Pessoal. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2011/04/30/o-feedback-na-empresa-e-em-nossa-vida-pessoal/ Acesso em: janeiro de 2024.

____________. Entrevista sobre Liderança. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2013/05/11/entrevista-sobre-lideranca/ Acesso em: janeiro de 2024.

____________. Empreendedorismo: uma abordagem prática. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2018/05/26/curso-empreendedorismo-uma-abordagem-pratica/ Acesso em janeiro de 2024.

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

0 Comentários
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima