Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (Endomarketing)

Apresento em tópicos este trabalho acadêmico que fiz na minha Especialização em Marketing. Iniciamos com um Resumo e uma Introdução.
O homem se humilha se castram seus sonhos seu sonho é sua vida e Vida é trabalho e sem o seu trabalho o homem não tem honra e sem a sua honra, se morre, se mata não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz…    (Gonzaguinha)
RESUMO
Este estudo objetivou investigar se as condições do ambiente de trabalho nas pequenas empresas, podem influir no comportamento das pessoas, implicando no marketing interno ou endomarketing, e como se daria esta influência no resultado da empresa. Faz uma distinção entre o ambiente físico e o social. Conceitua pequenas empresas. Estuda as condições ambientais tanto as físicas como as sociais. Verifica como a qualidade de vida se reflete nas relações interpessoais, pondera as questões intrapessoais, aprecia as diversas inteligências humanas. É uma pesquisa descritiva e explicativa. Descritiva, pois visa descrever as condições ambientais existentes nestas empresas, através de uma amostragem. É explicativa, pois visa justificar os fatores que contribuem no relacionamento interpessoal e no marketing interno no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Bibliográfica porque foram realizados levantamentos e investigação sobre vários temas afins. É de campo, porque coletou informações no local, além de entrevistas, aplicação de questionário e observações ambientais. O presente estudo constatou que os ambientes físico e social no trabalho acabam se entrelaçando, de modo que um pode influir no outro, conseqüentemente as relações interpessoais dentro da empresa e o endomarketing se refletem fortemente nos clientes externos que vivenciam desta forma a realidade vivida dentro da empresa.
Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Pequenas empresas, Administração, Marketing, Marketing interno, Endomarketing.
1.1. Introdução
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um casamento formal, um clube, um baile de carnaval, entre tantos outros exemplos.

Mas é claro que não é só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, móveis e utensílios, equipamentos e acessórios, conforto em geral, entre tantos outros fatores.

Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais, no marketing interno e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.

É importante ressaltarmos que as pessoas também possuem personalidades diferentes e um histórico de vida particular, por isso muitas vezes elas podem reagir de formas diversas em um mesmo ambiente.

Falando-se em individualidades, lembremos alguns fatores como: quociente de Inteligência, Inteligência emocional e inteligência espiritual, entre outros quesitos que certamente influem na motivação, na felicidade e no comportamento das pessoas.
Estes diversos fatores podem influir no marketing interno nas empresas, e desta forma, como veremos, influenciar nos relacionamentos com os clientes externos.
No nascer deste século e novo milênio onde as pessoas vivem emaranhadas por tantas informações e necessidade de estar atualizada em todos os sentidos e principalmente profissional, surge o desejo de se ter um ambiente de trabalho o mais agradável possível.

Assim sendo não seria hora de questionarmos alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho? Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisto, porém não há trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisto decidiu-se elaborar esta monografia onde se busca demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho nas pequenas empresas, já podem e devem ir modificando-se, o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse. E como o ambiente de trabalho pode influir nos relacionamentos interpessoais e no marketing interno?
Abraços do Benito Pepe

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

31 thoughts on “Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (Endomarketing)

  • 9 de julho de 2009 em 11:34 PM
    Permalink

    Bom dia Senhor Benito,

    Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação, quero falar sobre marketing interno e externo, em conversa com minha professora ela me disse que eu preciso definir o que eu quero falar, mas eu ainda estou perdida. Vejamos se o senhor pode me ajudar, gostaria de falar sobre a importância da empresa valorizar seus clientes internos para garantir a qualidade e conquistas dos clientes externos. O senhor pode me ajudar, não estou conseguindo acessar seu site. Só consegui ler um artigo os outros estão dando erros e como achei interessante sua colocação, gostaria que o senhor pudesse me ajudar, me enviando seus artigos.

    Obrigada pela ajuda.

    Grata pela atenção

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 11:38 PM
    Permalink

    Olá, tudo bem?

    Bem, quanto a eu te enviar meus artigos ou minha monografia eu sinto muito por não poder fazê-lo, só os tenho no meu próprio site (ainda vou organizá-los para publicar em apostilas).

    Quanto a você ter tido problema para acessa-los solicito que tente novamente, às vezes o movimento está muito grande e apresenta algum problema, então tente novamente, ok?

    Posso sugerir a você que faça um trabalho falando da importância da atenção que se deve dar ao cliente interno a fim de alcançar sucesso com os externos. Esse texto estará focando o endomarketing ou marketing Interno como prefira, dessa maneira seu trabalho poderia ter o seguinte título: "A importância do Marketing Interno (endomarketing) para o sucesso com o cliente externo"; dessa maneira você poderia dar um enfoque no endomarketing linkando com o sucesso externo, ok? seria um paralelo – público interno X público externo.

    Espero ter podido ajudar.

    Abraço do Benito Pepe

    Resposta
  • 24 de julho de 2009 em 10:08 AM
    Permalink

    Prof. Benito, achei muito interessante seu artigo e gostaria de inclui-lo no meu TCC, porém necessito das referências; é possivel envia-lás?

    meu e-mail é: [email protected]

    Resposta
  • Pingback: Componentes do Ambiente e sua organização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.