Delimitação, Relevância e Objetivos; Apresentação das Questões de Estudo e dos procedimentos metodológicos; e definição de alguns termos.
Continuando o Texto: Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o marketing interno (endomarketing).
1.2. Delimitação do Estudo
Podemos supor que o ambiente influa em nossos relacionamentos interpessoais e portanto no marketing interno das empresas. Como fora citado anteriormente alguns locais, como exemplos de ambientes e a evidência da modificação de nosso comportamento. Porém este estudo ficará restrito as pequenas empresas da cidade do Rio de Janeiro e procurará demonstrar como os ambientes internos nestas empresas influem nos relacionamentos das pessoas tanto dos clientes internos (os funcionários entre si) quanto nos clientes externos que são os que proporcionam os ganhos e o crescimento das empresas.
Não serão objeto de estudos as empresas que fazem parte de franquias, onde já existe uma clara influência e determinações dadas aos franqueados por orientações dos fabricantes ou detentores das franquias.
1.3. Relevância do Estudo
Neste mundo no século XXI onde a globalização, a informação e, por conseguinte a interação planetária, é ao mesmo tempo uma maravilha do mundo moderno, é também um causador de deveras preocupações e estresse cotidiano, assim a necessidade de se estar informado é um paradoxo, pois da mesma maneira que é uma fonte de enriquecimento em todos os sentidos e especificamente profissional, trás uma carga de preocupações. Então o ambiente de trabalho deve procurar minimizar e adequar esta situação.
1.4. Objetivos
1.4.1. Objetivo Final
Este estudo visa investigar como os ambientes de trabalho podem influir no comportamento dos clientes tanto os internos (influindo no marketing interno) como nos externos e neste caso, como se desenvolvem estas influências, ademais como elas se retratam na empresa.
1.4.2. Objetivos Intermediários
(h) Questionar as arrumações, organizações, localização, climatização, decoração, odores, nível de ruído e conforto em geral dos itens anteriormente comentados, além de fundamentalmente os aspectos sociais no ambiente;
1.5. Questões de Estudo
Para este estudo foram levantadas algumas questões que consideramos importantes para alcançar-se os objetivos deste trabalho, são elas:
1.6. Procedimentos Metodológicos
1.6.1. Tipo de Pesquisa
Quanto aos meios, trata-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Bibliográfica porque foram realizados levantamentos e investigação sobre vários temas tais como: marketing e endomarketing, motivação, inteligências humanas, trabalho e qualidade de vida, arranjo físico e conforto em geral nos ambientes de trabalho. A pesquisa também foi de campo porque coletou informações no local, além de entrevistas, aplicação de questionário e observações ambientais.
1.6.2. Método de Abordagem
Para esta pesquisa utilizou-se o raciocínio de forma indutiva, ou seja, partiu-se de um grupo pequeno para o geral. Também o raciocínio dialético investigando a realidade através do estudo de ações recíprocas. (VERGARA, op. cit.)
1.6.3. Coleta de Dados
Além de observações nos locais de trabalho e entrevistas informais, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, não solicitou-se a identificação do pesquisado. Os questionários foram entregues pessoalmente e aguardou-se o preenchimento para o recolhimento imediato.
1.7. Definição dos Termos
Endomarketing – Palavra brasileira para designar o marketing interno, também se fala marketing para dentro, entre outras nomenclaturas.
Abraços do Benito Pepe
No próximo tópico: Distinção entre os Ambientes: Físico e Social e na Pequena Empresa
[…] Currículo O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa? Delimitação, Relevância e Objetivos; Apresentação das Questões de Estudo e dos procedimentos m… […]
para ser sincera tinha um montao de duvidas mais confesso que depois de ter vitado este site elas foram totalmente esclarecisas. curso gestao de empresas e me sera muito util esta pesquisa se puderem acrescentar mais coisas agradecia.
Olá Palmira, que bom que você tenha tirado muitas das tuas dúvida após visitar meu site, isso é muito bom e justifica o meu trabalho. Bem, quanto a “acrescentar mais coisas” ao que você se refere especificamente?
Abraço, Benito Pepe