O Entusiasmo não deixa o Trabalho Cansar

Em vários dos cursos, palestras e workshops que ministro, ouço frases simples e ao mesmo tempo fantásticas. Esta frase que é título deste texto: “O entusiasmo não deixa o trabalho cansar” ouvi de um jovem senhor de 64 anos (Sr Antonio), que trabalha com muito entusiasmo. Ele proferiu esta frase enquanto fazia um de nossos treinamentos aplicados em sua empresa.

Este já era o Treinamento de número quatro e ele o praticava com o mesmo entusiasmo de todos os outros colaboradores da sua empresa que tinham idade menos avançada. Participava ativamente das dinâmicas, comentava alguns episódios que sua vasta experiência de vida profissional lhe proporciona, fazia perguntas como qualquer aluno que quer continuar aprendendo. Em fim, parecia até que estava fazendo o primeiro treinamento de sua vida. O entusiasmo não lhe deixa cansar.

Sou feliz e ciente em saber que os nossos treinamentos são dinâmicos, alegres e divertidos. Passamos muito conteúdo e nos apresentamos como se estivéssemos em um show. Tudo bem, isso é verdade! Mas o “espetáculo” é apresentado da mesma maneira para todos os presentes. Por que vemos um colaborador, já com idade mais avançada, feliz, alegre e entusiasmado? Vemos também, é claro, 80 ou 90% dos colaboradores com o mesmo entusiasmo, mas isso é normal por causa dos eventos, dinâmicas, filmes que projetamos e modéstia parte por minha apresentação calorosa e também entusiasmada. No entanto o que me fascina é um “senhor” que, já com uma carga horária bem vasta de treinamentos, está ali empolgado e participando ativamente. Um dia ele no contexto de uma de suas falas inclui esta frase muito verdadeira e profunda: “O Entusiasmo não deixa o trabalho cansar”.

É Verdade meu sábio e experiente amigo Antonio. Quando estamos de férias ou passeando com entusiasmo não nos cansamos tão rapidamente assim; quando estamos assistindo a um bom filme com entusiasmo, não nos cansamos; quando estamos “namorando” com entusiasmo, não nos cansamos; quando estamos lendo um livro ou um texto com entusiasmo, não nos cansamos; por fim o entusiasmo em qualquer atividade é um energético implacável.

Caro amigo leitor o entusiasmo é natural de cada indivíduo e é alcançado de acordo com cada atividade que mais lhe fascina ou agrada fazer. No entanto devemos desenvolver este energético para o trabalho da mesma maneira que podemos nos desenvolver com exercícios físicos ou intelectuais. Vamos ver alguns pontos que justificam e faz ser interessante e inteligente nos entusiasmar e desenvolver este energético no trabalho:

O primeiro ponto que chamo a atenção quanto à importância do entusiasmo no trabalho é a própria frase do Sr Antonio, ou seja, este entusiasmo não vai lhe deixar cansar; o segundo ponto importante é você se lembrar que o teu supervisor, coordenador, chefe direto ou até mesmo o diretor da empresa, notará este prazer e entusiasmo que naturalmente trasborda de quem o põe em prática no trabalho; o terceiro ponto é que quem trabalha com entusiasmo, traspassa isto não só para os clientes internos (nossos colegas de trabalho), mas também para aqueles que são nossos verdadeiros patrões, os clientes externos propriamente ditos. Estes percebem naturalmente que você os atende com prazer e voltarão na empresa e te procurarão, é bom lembrar que são eles que pagam o teu salário.

Por fim há um ponto que considero o mais importante de todos: Agradeça por ter o teu Trabalho. Se você não é feliz no que faz, procure mudar de atividade o quanto antes, se você acha que o problema é com sua empresa e não com a sua função, e você percebe que há muitos colegas no trabalho que pensam o mesmo, tentem juntos mudar a vossa empresa. Caso você não consiga mudar a sua empresa, mude-se de empresa. Agora, se você não conseguir mudar-se de empresa, por qualquer motivo que seja, trabalhe com entusiasmo na empresa em que você está. Então lembre-se: você não é um escravo, você não está impedido de sair de lá, no entanto se hoje ela é a única empresa em que você pode trabalhar, ela é a Melhor Empresa pra você trabalhar, então trabalhe com entusiasmo ou solicite um acordo pra sair ou peça sua demissão.

Por fim o mais importante desta frase está imanente nela mesma: “O Entusiasmo não deixa o Trabalho Cansar”. Não obstante vou completar dizendo: o entusiasmo aplicado no trabalho nos proporciona um aprendizado constante e o aprendizado sem dúvidas é a única coisa que levamos sempre conosco.

Abraços do Benito Pepe

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

6 comentários em “O Entusiasmo não deixa o Trabalho Cansar

  • em
    Permalink

    Olá Benito Pepe, quando fazemos o que amamos. Nos entusiasmamos naturalmente. Por isso procuro fazer o que amo e amar o que faço. Carlos Santos.

  • em
    Permalink

    É isso mesmo Carlos Santos. Fazer o que ama e amar o que faz, falou tudo!
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    É meu camarada, a gente tem que desaparecer, para quando aparecer ser novidade, mas não é este o meu caso, estou fazendo uma reforma na minha casa e, obra de pobre tem que ser devagar, se não fica pela metade. Sobre o texto “ O entusiasmo não deixa o trabalho cansar”. Bom, para mim, basta o significado da palavra entusiasmo, para mandar este verbo “ cansar às favas” vejamos! ( Do grego—Em+theos, literalmente em Deus..Originalmente significa inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente pode ser entendida como estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma conseqüente coragem. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como estado de espírito otimista. E aquele que vive com otimismo, convive com coragem em todas circunstância da vida. Por piores que lhe pareçam as dificuldades, teremos que ter a certeza de que podemos supera-las com a força e o entusiasmo que provém do nosso intimo. Deus está dentro de cada um de nós, pronto a dar-nos, ânimo e incentivo. Temos que confiar na bondade do Pai,que jamais nos desampara. Veja bem meu amigo; o entusiasmo é uma força que vem de dentro para fora, e esta força jamais poderá deixar-se abater pelo cansaço, pois o sujeito que se diz cansado, com certeza é um fraco de espírito. Espero ter contribuído com este comentário para o incentivo dos que pensam que estão cansados, e na verdade estão tão somente sem entusiasmo. No mais meu camarada aquele saudoso abraço do amigo J.M.Dias. ( N.B. para mim é muito confortante ser cobrado para contribuir com comentários para este SITE, onde tantas pessoas sábias também fazem seus comentário, obrigado)

  • em
    Permalink

    Fala meu camarada JM Dias! Que bom tê-lo novamente comentando meus textos por aqui… Você é muito bem vindo mesmo! e também porque deixa ótimos comentários que complementam de maneira magnífica meus textos.

    Um desses complementos você fez muito bem ao lembrar a etimologia da Palavra “Entusiasmo” que vem do grego e quer dizer esta força interior que vem de Deus! Com Deus ou em Deus, etc. gostei muito e especificamente da parte em que você diz: “Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor.”

    Por fim meu grande amigo de longos anos, muito obrigado! Suas mensagens foram de ótimo nível e hoje me caem como uma luva…

    Abraços do Amigo de sempre Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Seu artigo, como sempre é muito bom. Só temos que tomar cuidado (e não digo isso a você, mas a muitos consultores desavisados!) que alegrar, entusiasmar não é sinônimo de motivar e muito mesmo condição para deflagrar diretamente aumento de produtividade. Isto porque a produtividade envolve uma teia muito maior de variáveis intervenientes, tais como: qualidade nas performances; aplicação de conhecimentos especializados no dia-a-dia, assim como pertencer a lideranças adequadas, estimulantes e reforçadoras: reconhecimento, redirecionamento de desempenhos, instruções constantes e programadas, somados a gratificações materiais e etc.
    Mais uma vez, o entusiasmo de uma equipe é um fator que, também, depende da qualidade do comando do líder. Afinal, vivemos em estado de condicionamento, isto é, respondemos a todo instante aos apêlos dos eventos do meio ambiente e, portanto, das ações humanas!
    Angela paes!

  • em
    Permalink

    Olá Angela Paes, obrigado pelo feedback, fico lisonjeado por tua admiração por meus artigos. E quero te agradecer por completar tão sabiamente este texto com este teu comentário. Valeu!

    No mais só preciso esclarecer que o aspecto que pretendi enfatizar neste texto foi uma simples e profunda frase dita por um colaborador: “O entusiasmo não deixa o trabalho cansar”, em outras palavras acho que o Sr Antonio queria dizer que quando fazia nossos treinamentos e sentindo-se entusiasmado não via o tempo passar, além do mais o mesmo ocorria no seu trabalho, trabalho este que ele demonstra fazer com prazer e entusiasmo.

    Por fim espero teus sábios comentários em outros textos, ok?

    Abraços do Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.