O Poder do Foco é mostrado através de uma Lente que foca diretamente no que se deve ter atenção

O Poder do Foco, Percepção Seletiva e o Sistema de Ativação Reticular

Este texto que segue e que tenho orgulho em publicar, faz parte da monografia do meu amigo e colega prof. Leandro Marcelino de Lima. Poderíamos também intitular este trecho como “atenção seletiva”, com a leitura atenta você perceberá porque, para isso tenha foco na leitura. Vamos ao texto: O Poder do Foco, Percepção Seletiva e o Sistema de Ativação Reticular

O assunto do foco e da atenção vem sendo objeto de estudos tanto da Psicologia como da Neurociência Cognitiva, dentre outras disciplinas (LIMA, 2005). Os mecanismos responsáveis pelo controle da atenção possibilitam a interação do indivíduo com o meio ao seu redor de forma organizada, voluntária e involuntária. Tais mecanismos têm relação direta com os processos de ensino e aprendizagem uma vez que estes solicitam certos níveis de atenção para que os estudantes alcancem seus objetivos.

Segundo Ferraz (2005 citando JAMES, 1890, p. 375), a atenção pode ser entendida conforme a citação abaixo:

“Todos sabem o que é a atenção. É a ação de tomar posse realizada pelo espírito, de forma clara e vívida, de um entre outros vários objetos ou séries de pensamentos simultaneamente possíveis. Focalização, concentração da consciência são sua essência. Implica o afastamento de algumas coisas para ocupar-se efetivamente de outras, e é em condição que tem seu contrário real no estado confuso, ofuscado e desregrado, que em francês se chama distraction e em alemão Zerstreutheit.”

A partir da citação acima, observa-se que o ato de concentrar a atenção em algo, focar, requer a ação de realizar “o afastamento de algumas coisas para ocupar-se efetivamente de outras”, assim como as pessoas fazem quando querem estudar e se isolam em um quarto fechado, querem namorar e vão para um lugar reservado e aconchegante, querem trabalhar seu lado espiritual e buscam um ambiente propício para isso, querem crescer na vida e melhorar seus rendimentos financeiros e buscam cursos e livros a respeito, dentre inúmeros outros exemplos. Todas estas situações servem ao princípio de selecionar os estímulos e informações que se deseja, afastar-se de fontes de distrações externas e concentrar a atenção, manter o foco em algo em especial, algo que realmente seja desejado, a fim de se obter um melhor resultado.

Quando se fala em “selecionar o que se deseja” entende-se uma ação de filtragem de estímulos e informações que serão ou não percebidas pelos nossos sentidos. Essa função de selecionar o que a pessoa notará ou não conscientemente, compete a estrutura cerebral conhecida como Sistema de Ativação Reticular (SAR), que atua com uma espécie de filtro que só nos permite perceber as informações e estímulos que estão no foco da nossa atenção, que são importantes para o nosso intuito. Essa estrutura também atua como um potencializador que amplia, amplifica a nossa percepção para tudo aquilo que está relacionado com o objeto do nosso desejo principal ou foco de atenção, orientando o nosso comportamento e evidenciando a importância de se manter em mente bons estímulos e influências positivas (LIMA, 2005; ROBBINS, 1993).

Um exemplo clássico da atuação do SAR é aquele de quando uma pessoa, por exemplo, compra um carro ou apenas começa a desejar muito adquiri-lo e como que num passe de mágica, de repente começa a ver pessoas e mais pessoas passando com aquele veículo da mesma forma, cores e detalhes que ela também deseja. Será mesmo que de uma hora pra outra aquele veículo entrou pra moda e todas as pessoas deram um jeito de comprá-lo ou será que a mudança ocorreu na sua forma de ver as coisas ao seu redor?

A resposta está na segunda opção. Foi o foco de atenção, a percepção do indivíduo que se alterou quando o mesmo começou a desejar aquele objeto em particular e então atribuiu maior importância ao mesmo. Neste momento, o SAR recebeu a mensagem de que deveria selecionar predominantemente as informações referentes aquele objeto e relegar a um segundo plano tudo que não se relacionasse com o mesmo, ou pudesse de alguma forma contribuir positivamente para sua conquista. Ou seja, o objeto agora em foco sempre esteve lá, as pessoas sempre passavam pelo indivíduo com ele, mas como não era importante, como não estava no foco, a pessoa simplesmente não os via.

Para o processo de Coaching e o de ensino e aprendizagem no geral é especialmente importante compreender tais mecanismos descritos acima, porque muitas vezes todo um processo educativo pode ficar comprometido simplesmente porque o aprendiz não levou em conta a importância de ter um foco definido e de concentrar sua atenção nele, ou então porque o ambiente não proporcionou ao mesmo a desejada filtragem de estímulos e informações que poderiam favorecê-lo em seu desenvolvimento.

Entende-se então com isso, que não só para o processo de Coaching, mas para tudo na vida, aquilo em que concentramos a nossa atenção e o nosso foco se fará mais presente em nosso dia-a-dia, influenciando diretamente nas nossas possibilidades de ação e comportamento. Uma pessoa que direciona seu foco para acontecimentos ruins, por exemplo, estará levando seu SAR a ampliar sua percepção para este tipo de ocorrência e influenciando a pessoa a ver o mundo ao seu redor de uma forma negativa.

Da mesma forma, seu crescimento pessoal também está sob a igual influencia e relação, de modo que a medida que esta direcionar predominantemente seu foco de atenção para as fontes de estímulos, informações, orientações, estratégias, pessoas, atividades, coisas e fatos que possam contribuir positivamente para o seu crescimento e desenvolvimento, mais recursos e oportunidades começarão a ser notados por essa pessoa, ampliando suas possibilidades de escolha e podendo acelerar seu processo de crescimento como um todo.

            “Aquilo que prende a atenção determina a ação.”

William James

Por:

            Professor Leandro Marcelino de Lima, extraído de sua monografia de graduação intitulada: Coaching – Construindo um modelo mental de sucesso: A Educação Física em prol do Desenvolvimento do Potencial Humano (março/2011).

Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Espero que tenham apreciado o texto: O Poder do Foco, Percepção Seletiva e o Sistema de Ativação Reticular.

Abraços do Benito Pepe

Referências bibliográficas

LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciências e Cognição. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. v. 06; p. 113-122. 2005. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v06/m24554.pdf. Acessado em: 11/03/2011.

FERRAZ, Gustavo Cruz. Consciência e atenção: Algumas considerações acerca das abordagens de William James e Aron Gurwitsch. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2005.

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

10 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Andréa
12 anos atrás

Parabéns..adorei seu texto!.. você.. foi bem inteligente.. com suas palavras…

12 anos atrás

Olá minha querida Andrea. Muito obrigado pelos parabéns e elogios. Fico feliz com sua visita e comentário. Continue acompanhando as publicações do site, pois tem sempre um artigo muito interessante a sua espera. Um forte abraço e seja sempre bem vinda!

Valeria
12 anos atrás

Estimado amigo,estou impressionada com o conteúdo e teor das explicações! Parabéns! Vc sempre muito articulado e esclarecido…enfim,amei!

12 anos atrás

Minha grande amiga Valéria, que bom receber sua visita e comentário. Muito obrigado por suas palavras e parabéns. Fique a vontade para visitar sempre o site. Estaremos sempre postando artigos interessantes e relacionados a tudo que dialogamos a tempos.

José Maria Dias
12 anos atrás

Senhor professor Leandro:
Não tenho o prazer de conhece-lo, quero lhe dá os meus parabéns pelo enrequecimento no site do meu amigo Benito com o seu inteligentissimo texto.
Na minha modesta opinião, o foco da atenção de um individuo, leva-o à uma vida regrada ou não, para mim a percepção depende destes dois fatores para um dia a dia normal ou não. Criar e manter um estilo de vida saudável, é focalisar em sí mesmo toda sua atenção. Abandonar antigos hábitos ruins, pode ser desafiador, e até mesmo pequenas mudanças em geral exigem forte motivação.
Para mim, o individuo é exatamente o que define o seu foco de atenção para consigo mesmo, pois ninguém jamais poderá alimentar-se por ele.
Foi um prazer ler o seu texto, e um grande abraço para o senhor e para o meu amigo Benito.
J.M.dias

10
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima