Coelho de chocolate cercado por ovos de páscoa. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?

Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?

O texto: “Mas o que é Páscoa?” eu publique originalmente no Site Planetanews.com em 2003. Desde então ele sempre foi um campeão de visitas durante a quaresma, Semana Santa e Páscoa. Foi copiado e publicado em inúmeros sites pela Internet. Agora eu o publico aqui e no final deste texto indico alguns links para outros artigos que escrevi falando sobre esse tema, faço um compêndio desses artigos sobre a Páscoa, Semana Santa, e datas relacionadas. Veja os links e um resumo de cada artigo, o que ele trata e qual a sua relação com os outros textos.

 Mas O que é Páscoa?

Legal que muitos de nós fiquemos felizes com a Semana Santa, com a Páscoa, momentos de nos confraternizar, nos alegrar, de dar e receber ovos de Páscoa… Mas porquê isto? Bem! Para quem ao menos gosta da História e da essência dos fatos e atos ocorridos, vale continuar a leitura.

Já há alguns milênios (3,5) os Judeus já comemoravam a Páscoa. Mas como? Jesus Cristo não havia nem mesmo nascido! É verdade! No início, as comemorações da Páscoa já eram nesta época do ano: Março, Abril (primavera no hemisfério norte) eram para comemorar as colheitas. Era, portanto, a festa das colheitas. A alegria de festejar e “bebemorar” com o sucesso de um período trabalhado e seus frutos (na verdade a festa da colheita era 50 dias após a páscoa).

Muito bem! Mas os nossos Pais religiosos, os Judeus, foram escravizados no Egito (Império naquela época). Ficaram como escravos muitos anos… Até que, com ajuda de Deus, conseguiram sair da escravidão e voltar à terra prometida e foi o que ocorreu por coincidência ou projeto Divino também nesta mesma época da Páscoa e, assim, então, a comemoração dos Judeus passou a ser a da Passagem, do Êxodo, da libertação da terra do Egito.

E agora onde está a Páscoa Cristã? A nossa Páscoa, que é, sem dúvida, a maior Festa e a maior comemoração de todas as festas cristãs, está exatamente neste mesmo período do ano, pois mais uma vez por coincidência ou não ocorre também nesta época.

O Verbo que era a palavra se fez carne e veio habitar entre nós e após um período aqui na terra nos mostrou que nós também somos eternos, pois o que vivemos é uma Páscoa, ou seja, em Hebreu Páscoa quer dizer PASSAGEM assim sendo, Jesus o Cristo, nos mostrou que aqui é apenas um local de passagem e acima de tudo de aprendizagem. Portanto o mais importante não é o que construímos materialmente, mas, sim, o que construímos espiritualmente. Jesus, após ser crucificado e morto (na época da festa da Páscoa judaica, pois ele havia ido até Jerusalém para as comemorações – ele também era Judeu), ele ressuscita no 3º dia e aparece aos seus discípulos algumas vezes.

Portanto nós, os Cristãos, comemoramos esta época do ano como a maior de todas as festas, assim, ela é mais importante que o próprio Natal (Nascimento de Jesus). Apesar de o Calendário Gregoriano contar os anos do nascimento de Cristo, na verdade nós estamos há uns 1970 anos de comemorações de Páscoas Cristãs.

E para quê os Ovos, os coelhos…? O raciocínio é sempre lógico como também muitas vezes é a Fé! Como foi aprendido que a verdadeira Vida é após esta Páscoa (Passagem) assim sendo temos que comemorar a Vida e o que é melhor para simbolizar a vida do que o ovo! E o coelho, é lógico. Como o bichinho procria, não é mesmo? Bem, devemos lembrar também que os fatos e símbolos foram incididos em outro mundo – o chamado mundo velho (berço da humanidade) – e com suas culturas, portanto também é interessante relembrar que tudo em História se deve contemporizar.

A passagem por esta terra, por este planeta, é o que temos consciência neste momento, quanto ao futuro temos a esperança. Páscoa, portanto, é a passagem, mas não a passagem desta vida para outra, mas de toda a passagem por esta vida, com todos os seus anos de conhecimentos, aprendizagens, vivências e experiências. Portanto, a Páscoa é, em suma, a comemoração da VIDA!

Feliz páscoa para você!

 O que é Páscoa? Qual a Origem da Páscoa?

Neste texto eu falo sobre a Páscoa, Quaresma, Semana Santa, como surgiu a festa da páscoa judaica e a cristã, o que significam os símbolos da páscoa, o pentecoste entre outros temas…

 Páscoa é renascer, é Vida Nova! É Passagem.

Aqui procuro resgatar o sentido espiritual da páscoa, enfatizando o viés vertical – homem-céu – e abdicando do sentido puramente secular ou pagão da festa, ou seja, a sua horizontalidade…

 Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

Como é definida a data do carnaval, veremos que a data tem a ver com a data da páscoa. Lembramos a questão astronômica da Lua cheia e a Páscoa, os 40 dias da quaresma…

 O que é carnaval? Qual a Origem do Carnaval?

Uma história do carnaval, sua relação com a data da páscoa, onde e como surgiu o carnaval, o carnaval nas diversas épocas da história desde sua origem no renascimento e em tempos modernos, o carnaval no Brasil, o carnaval carioca, sociedades carnavalescas, escolas de samba…

 Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

7 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
José Maria Dias
12 anos atrás

É meu amigo !
A Páscoa sendo uma festa milenar e uma tradição, logicamente que devemos comemorar e nos confraternizar com trocas de óvos de Páscoa (chocolate) e frazes de Feliz Páscoa, como em Hebreu Páscoa quer dizer passagem, comemora-se coincidêntemente o fim da passagem carnal do Senhor Jesus o Cristo, por este planeta o qual ressucitou no Domingo de Páscoa.
Agora eu te pergunto,? Porque só na Sexta Feira chamada Santa, a humanidade desperta do seu sono profundo para lembrar de um jovem Judeu que durante toda sua vida pregou o Amor, Paz e Fraternidade nos 33 anos da sua passagem por este planeta. Ele tinha o poder de ser o maior rei, no entanto preferiu ser chamado de mestre,por ser sua profissão carpinteiro, quando construía suas obras à golpes de formão e enchó.
Na sua última ceia na sexta feira chamada santa, estava ele sentado à mesa, no meio de 12 homens seis de cada lado, entre aqueles homens que juravam fidelidade ao seu Mestre encontravam-se um traidor que lhe vendeu por doze dinheiros, um covarde que lhe negou três vezes, um hipócrita que só veio acreditar que ele havia ressucitado depois que lhe tocou às feridas que os cravos com que foi pregados aos madeiros deixaram em suas mãos.
Veja bem ! se aquelas pessoas que o seguia,e viam as maravilhas que ele, Jesus fazia, trocaram-no por um facínora chamado (Barrabrás) para
morrer na cruz no monte gólgota.
E tú, Gigante crucificado, que olhas do alto do Gólgota as caravans dos séculos, que ouves o barulho dos povos, que compreende o sonho da eternidade, tú és, sôbre tua cruz manchada de sangue, mais majestoso e mais soberbo que mil reis, com mil tronos e mil reinados. E tú és, entre a agonia e a morte, mais poderoso e mais temível que mil generais, com mil exércitos e mil troféus.
Tú és na tua melancolia, mais alegre que a primavera com suas flôres. Tú és, nas tuas dores, mais sereno que os anjos em seu paraiso. Tú és, na mão do carrascos, mais livre que a luz do sol.
A coroa de espinhos em tua cabeça é mais formosa e mais augusta que a coroa de Buhram, o prego na palma de tua mão é mais imponente que o cetro de Muchtary. E as gôtas de sangue que correm em teus pés são mais brilhantes que as jóias de Astarté.
Perdoa, pois a êsses fracos que se lamentam sôbre ti, em vez de se lamentarem sôbre sí mesmos; perdoa-lhes porque não sabem que vencestes a morte pela morte, e deste a vida aos que estão nos túmulos.
Eu te pergunto meu irmão? Porque a humanidade na Sexta Feira chamada Santa sentam-se a mesa para beber e comer, quando milhões de irmãos dariam tudo para ter, pelo menos ás sobras ou restos que seriam atirados aos cães, no final da festa, quando a humanidade desperta do seu profundo sono, não lembra-se o que comemorou.
É meu camarada, a vida tem que continuar, e uma Feliz Páscoa para voce e todos a que este comentário lerem.

Benito Pepe
12 anos atrás

Olha querido JM Dias, você pergunta: “Porque só na Sexta Feira chamada Santa, a humanidade desperta do seu sono profundo para lembrar de um jovem Judeu….” O problema é que nem nesse dia há pessoas lembrando deste fato e deste grande Mestre, infelizmente a festa está cada vez mais pagã e menos cristã…

Uma pequena correção: a santa ceia deve ter sido antes da 6ª feira (que foi o dia da crucifixão), portanto na 5ª feira, que é quando temos a famosa missa do “lava pés” lembrando o ato de Jesus lavar os pés dos apóstolos mostrando humildade e exemplo para eles.

No mais, parabéns pelo poético e completo comentário!

Abraços do Benito Pepe

Denilson Pereira Gomes
12 anos atrás

páscoa… ( passagem ) quando os hebreus passaram do egito para a terra prometida, atravessando o mar vermelho. também páscoa : passagem de cristo, da vida para morte. simplismente passagem. o resto é condicionamento mental, para colocar os homens em estado de servo ou escravo, como quizer.

Benito Pepe
12 anos atrás

Olá Denilson, obrigado pelo comentário, Páscoa é passagem mesmo! È passagem da vida para a morte como você lembra, mas também e principalmente é passagem da morte para a Vida. Aliás para quem crê a morte também é apenas uma passagem…

Abraços, Benito Pepe

7
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima