Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

Atualizado para 2020!

Em 2020 a 3ª feira de Carnaval é dia 25 Fevereiro ou seja 6ª feira logo no dia 21 de Fevereiro começa a festa….

Veja como é definida esta data:

Mais um carnaval que vem passando, e todo ano surge a mesma pergunta: quando é o carnaval este ano? Este fato ocorre porque o Carnaval é uma das festividades que tem a sua data móvel. Então como é definida a data do carnaval? A data do Carnaval é definida a partir da marcação da data da Páscoa que logicamente também tem sua data móvel.

Para se calcular a data da Páscoa é fácil, basta sabermos quando será o primeiro domingo após a Lua Cheia que vem depois do dia “21 de março”, que é quando temos o equinócio de outono no hemisfério sul ou equinócio de primavera no hemisfério norte. Já falamos aqui sobre o equinócio, veja este link.

Depois de marcar a data da Páscoa é só retroceder “47 dias” e teremos a 3ªf. de carnaval o dia para nos “despedirmos da carne”. Até este dia a carne vale, Carnaval… depois façamos uma abstinência de 40 dias, é a quaresma. Na verdade a quaresma (40 dias), acaba uma semana antes do domingo da Páscoa, ou seja é no Domingo de Ramos, que foi quando Jesus chegou em Jerusalém a fim de comemorar a Páscoa Judaica com seus correligionários judeus. A partir deste domingo, chamado domingo de ramos, pois o povo saldou a Jesus com Ramos, provavelmente de Palmeiras, começa a Semana Santa a famosa semana em que Jesus fica em Jerusalém com seus apóstolos, faz a Santa Ceia, celebrando a Páscoa Judaica e depois é pego e crucificado, morto e sepultado e Ressuscita  no Domingo de Páscoa.

Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval?

Abraços do Benito Pepe

Um exemplo do ano de 2010:

/// Em 2010 ///

No ano de 2010 o carnaval foi em 16 de fevereiro. Este foi o dia do carnaval, uma terça feira, como sempre. Mas na prática o carnaval começa bem antes e continua depois… os dias mais intensos e que são considerados feriados para a maioria das pessoas é desde 6ªf. à noite, naquele ano foi o dia 12 de fevereiro e vai até 4ªf. de cinzas dia 17 de fevereiro (em 2010) as 12:00 hs.

O Domingo de Páscoa no ano de 2010, foi em 04 de Abril, que foi o primeiro domingo depois da Lua Cheia após o dia 21 de março. Se você retroceder 47 dias chegará na 3ª f. de Carnaval que foi dia 16 de fevereiro.

Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval?

Abraços do Benito Pepe

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

47 thoughts on “Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

  • Pingback: O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval? | Benito Pepe

  • 12 de fevereiro de 2010 em 2:23 PM
    Permalink

    Boa Tarde!
    Achei mto interessante o seu site. Não conhecia; gostei mto. Assuntos interessantes expostos de forma clara e fácil.
    Parabéns!
    Giovana – Sete Lagoas MG

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2010 em 3:42 PM
    Permalink

    Olá Giovana, obrigado pelo comentário gracioso!! São comentários como os teus que nos incentivam a continuar produzindo bons textos e pesquisas de tal forma que enriqueçam nossos conhecimentos, tanto os meus como os dos amigos leitores.

    Abraços do Benito Pepe, volte sempre, comente os artigos que você leu, ok?

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2010 em 8:57 AM
    Permalink

    eu acho isso muiiiitooooo legal….

    Resposta
  • 11 de setembro de 2010 em 3:41 PM
    Permalink

    Caro Benito: O carnaval já foi uma festa até certo ponto romântica, vejamos;Nos salões repletos de foliões, o pierrô tentava conquistar a colombina o sheik cortejava a odalisca,o jato de lança perfume era lançado na pessoa desejada, assim como os confetes e serpentinas, as proprias músicas carnavalesca tinha o seu tom romântico na melodia e na letra. Hoje infelizmente o carnaval passou a ser uma festa de orgía,profana e cheia de luxúria.Quando acende-se os refletores coloridos no domingo, o sujeito já está travestido de plumas,paêtes e penas coloridas pronto para a viagem ilusória de três dias, causada por um mundo de alucinogenos.Quando no alvorecer da quarta feira, que são apagados os refletores coloridos, o sujeito já vencido pelo cansaço, dorme em qualquer lugar, e quando acorda, que olha em seu derredor so avista cinzas,cinzas de uma ilusão, que se foi junto com o carnaval, e se tinha alguma frustração ela volta a ser realidade, em fim é tudo cinzas. E as jovens, passado alguns dias descobrem que esperam um filho do carnaval, e que o pai tambem virou cinzas.Dizem que o carnaval é uma festa do diabo, eu não sei, só sei que tudo que existe é permitido por DEUS, e o carnaval não é diferente, agora o arbitrio das consequências cada um que aguente. É esta meu amigo a minha opinião.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.