seringas e letras H1N1. Gripe Suína, ou Influenza A (H1N1)

Gripe Suína, ou Influenza A (H1N1)

Não podemos confundir a gripe suína como algo que se pegue comendo a carne de porco, não! não é o caso! Também não podemos confundir a Gripe suína ou gripe A (H1N1) com a febre da vaca a tal da Aftosa, também não é o caso. Mas a pesar do alarme muitas vezes “exagerados” precisamos tomar nossas cautelas com essa gripe que atingiu o hemisfério Norte no inverno passado está atingindo o hemisfério Sul agora e deve retornar no próximo inverno. Abordaremos aqui principalmente a Gripe Suína ou Influenza A (H1N1).

Qualquer gripe mal tratada pode levar à  morte, portanto evite contaminar-se, ou se trate logo quando você ficar com algum sintoma de gripe. Os Sintomas da Gripe Suína são parecidos com os da “gripe comum” são eles incluindo a gripe suína: aparecimento repentino de febre alta, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal. No caso de você apresentar estes sintomas, pela dúvida, procure orientação médica o quanto antes.

Há pessoas que vão ter essa Nova Gripe, vai transmiti-la, mas vai passar por ela como passa por qualquer outra “gripe comum”, os riscos de morte são praticamente os mesmo da gripe comum, os índices de mortandade são muito pequenos.

Esta gripe suína (gripe A),  já é transmitida de pessoa por pessoa, mas não a distâncias razoáveis, não é o caso de você estar a 3 metros de uma pessoa contaminada que só por isso você vai se contaminar, é preciso a pessoa estar próxima a você tossir na sua direção ou te cumprimentar e aí você pode se contaminar.

Portanto uma das cautelas básicas todos sabemos, é lavar as mãos constantemente, há pessoas que criaram este bom hábito só agora, mas esquecem dos conselhos da mamãe que dizia: quando for papá lave as mãozinhas meu filhinho.

Quando se fala em higiene é bom lembrar que ela não previne só a gripe suína, mas uma infinidade de outras doenças que muitas vezes não chegam a se manifestar em você, mas em outras pessoas e vice-versa. Quando nós nos cumprimentamos estamos transmitindo, eventualmente, bactérias ou vírus que possam estar conosco.

Algumas recomendações quanto à prevenção contra a gripe suína, a gripe comum e outras doenças transmitidas por viroses e bactérias dizem:

Evite dar a mão e beijinhos no rosto… se tiver que cumprimentar uma pessoa apertando sua mão, as lave logo em seguida se possível, se não, passe um gel ou álcool. Precisamos lembrar que infelizmente muitas pessoas têm o hábito de ir ao banheiro ou mexer com algo “impuro” e não lavar as mãos nem antes e nem depois, em seguida saem e cumprimentam aos outros apertando sua mão.

Lave as mãos sempre que tiver contato com pessoas que aparentavam estar gripadas ou mesmo resfriadas, e quando possível lave as mãos várias vezes ao dia com a água e sabonete.

Evite passar as mãos no rosto, nos olhos, no nariz e na boca, antes de as ter lavado bem.

Sempre que você tossir ou espirrar coloque um lenço na frente ou faça isso no seu cotovelo de maneira que não tussa ou espirre na direção das pessoas próximas.

Outra recomendação para a prevenção das gripes e resfriados é comer frutas ricas em vitamina C.  A vitamina C é encontrada em  frutas cítricas, em verduras, tomate, cebola, pimentão, melão, abacaxi, kiwi, morango, goiaba, laranja, acerola, limão etc

Um banho de sol em horários adequados pela manha ou pela tarde é sempre salutar e também ajuda a prevenir algumas enfermidades, entre elas as gripes e resfriados. O sol também ajuda a eliminar o vírus.

Uma boa atitude também é fazer exercícios, caminhadas, ou andar de bicicleta, em fim se movimente o movimento é sempre saudável para o físico e para a mente e evita enfermidades.

Provavelmente a vacina acabará com essa gripe, mas virão outras… a humanidade vai convivendo com uma série de doenças que antes eram uma polêmica de debate interminável como foi o caso da AIDS, esta “mexeu” com uma das coisas mais fortes e instintivas no homem: o Sexo. Dessa forma pensava-se que os padrões de comportamento mudariam consideravelmente, parece que isso não ocorreu, vemos ainda muitas jovens grávidas e se estão grávidas é porque não usaram o preservativo.

Será que com o medo da gripe suína que não parece tão assustador como a AIDS foi no seu início, as pessoas vão criar hábitos higiênicos salutares?

Tenha uma boa saúde! E espero que o texto Gripe Suína ou Influenza A (H1N1) tenha ajudado, então deixe seus comentários ok.

Abraços do  Benito Pepe

Veja um link interessante: O que é a Felicidade?

Em 2020 Vivemos a maior Pandemia desde o século Passado e o que Aprendemos com as Pandemias?

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

7 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Uma das  maneiras para a felicidade evite a Gripe Suína… […]

14 anos atrás

Bom ter varios cuidados por que a gripe é coisa seria e nao é brincadeira
lavar bem as maos por que a gripe fica em superficie e evitar por a mao no rosto.
Bom tendo esse cuidado voce ficara livre do contagio dessa gripe.

Benito Pepe
14 anos atrás

Karol, obrigado pelo comentário.

Eu não sou especialista nesses assuntos, mas a Higiene básica é sempre necessária, independe desse surto de gripe suína ou seja lá qual for, a propósito o nome gripe suína seria bem pertinente, quem é mais “porquinho” pega a gripe mais facilmente hehehe.

Abraços do Benito Pepe

carla
14 anos atrás

como nosso pegamos essa gripe A?

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá Carla, se eu entendi bem sua pergunta, você quer saber como se pega essa Gripe….

Essa gripe se pega através da transmissao viral de pessoa para pessoa. Se você não tiver contato com o virus, não pega essa gripe.Porém ainda que você tenha contato com o vírus, mas lave bem as maos e não tenha inspirado o vírus, pode nao se contaminar. Por isso a importancia da higiene.

Abraços do Benito Pepe

7
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima