A Física e a Astronomia de Aristóteles – uma visão geral

Essa é uma sequência do texto: Aristóteles uma Visão Geral de sua Obra e “Doutrina”.

Introdução

Pretendemos neste texto explanar sucintamente sobre a  physis ou “físicatema que desde os seus primórdios  sempre retorna no mundo ocidental, esse assunto não se dá  só na origem da filosofia no mundo grego, mas é retomado em vários períodos da filosofia e da ciência, desde os pré-socráticos, no  período clássico, na modernidade e agora na contemporaneidade com a física quântica; a física sempre esteve em evidência. Falaremos aqui do período clássico especificamente em Aristóteles,  concluiremos com a Astronomia de Aristóteles.

Aristóteles divide o “conhecimento” ou as ciências em três ramos: as “ciências teoréticas” (que buscam o saber em si mesmo) consistem na metafísica, na física,  e na matemática; as “ciências práticas” (buscam o saber para, através dele, alcançar a perfeição moral)  incluem a ética e a política; e as “ciências poiéticas” (são as que tendem a produção de determinada coisa). Aristóteles considerava  a “teologia” como filosofia primeira o que veio a ser classificado posteriormente como “metafísica”, termo que Aristóteles nunca usou, talvez essa palavra tenha surgido quando foram organizadas as obras deste filósofo por Andrônico de Rodes no século I a.C. As obras que não se enquadravam nos seguimentos anteriores e que ficaram depois da física teriam sido chamadas metafísica (meta = depois, além; physis = física). Aquilo que está além da física nos dá “coincidentemente” um amplo sentido.

Mencionamos essa divisão das obras de Aristóteles para esclarecer a distinção que a filosofia primeira, a “teologia” vem a ter em todo o corpus aristotélico, sabemos portanto que as outras, muitas vezes estarão em função desta. Nossa ênfase aloca-se na Física e na Astronomia de Aristóteles, quanto a física o estagirita a considerava a filosofia segunda, mas isso não menosprezava essa ciência muito pelo contrário ele a considerava muito importante,  Abbagnano nos lembra deste ponto quando fala dos fundamentos do Aristotelismo dizendo da:

Importância atribuída por Aristóteles à natureza e o valor e a dignidade das indagações a ela dirigidas. Enquanto Platão pensava que tais indagações só poderiam atingir um grau de probabilidade muito inferior ao conhecimento científico (Tim., 29 c) Aristóteles considerava que nada há na natureza tão insignificante que não valha a pena ser estudado, visto que, em todos os casos, o verdadeiro objeto da pesquisa é a substância das coisas. (2007, p.90)

Quanto a física Abbagnano lembra que

(…) pode-se dizer que nasceu com Aristóteles, que a considerava “a filosofia segunda” e, no grupo das ciências teóricas, distingui-a da teologia e da matemática (Met.,XI, 7, 1064 b 1) (2007, p.536)

Portanto a física de Aristóteles é bem diferente da maneira como foi vista pelos seus predecessores tanto quanto pela forma como  será vista posteriormente e mesmo em nossos dias, e não poderia estar tão distante da “metafísica”, conforme lembra Reale.

Para Aristóteles, porém a física é a ciência das formas e das essências; comparada com a física moderna, a de Aristóteles, mais que ciência, revela-se uma ontologia ou metafísica do sensível. (2004, p.207)

Na próxima postagem falamos mais da:  Física de Aristóteles

Bibliografia e Referências Bibliográficas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AUBENQUE, Pierre. “Aristóteles”, Dicionário dos Filósofos, dir. Denis Huisman, trad. C. Berliner, São Paulo: Martins Fontes, 2001. (pp.61-72)

CASTRO, Suzana de. Três formulações do objeto da Metafísica de Aristóteles………

CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, volume 1. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CHERMAN, Alexandre. Sobre os ombros de gigantes: uma história da física.1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 9.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

______________. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 4.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia, v.1.; tradução de Ivo Storniolo; 2.ed. São Paulo: Paulus, 2004.

ZINGANO, Marco. Platão & Aristóteles: o fascínio da filosofia. 2. ed. São Paulo: Odysseus editora, 2005.

20 comentários em “A Física e a Astronomia de Aristóteles – uma visão geral

• Pingback:Ética, política e Poética – “Ciências Práticas” em Aristóteles | Benito Pepe

Oi.Muito obrigada! Seus trabalhos são todos muito bom. Que Deus te conserve assim, um abraço. Grata M

Olá Maira, obrigado pelo carinhoso comentário e elogio, me incentiva a continuar “trabalhando”.

• Pingback:A Física de Aristóteles | Benito Pepe

vlw isso vai me ajuda muito numa prova!!

Legal Nadlla, fico feliz com isso, depois me diga qual foi o resultado.

Abraço do Benito Pepe

acho que ficou um pouco vago, você pode se aprofundar um pouco mais.

Olá Jéssica, obrigado pela colaboração no meu site/blog. Bem, ao que você se refere? Qual seria o ponto em especial? Pergunto isso porque este texto é mesmo “uma Visão Geral” como eu o chamo no subtítulo. Aguarde e “assine o nosso boletim” que você verá brevemente este texto reformulado e com acréscimos como citações diretamente de Aristóteles.

Olá Lilian, sinto muito você não gostar, mas chamar o texto de uma porcaria é demais não é? Bem, como sempre digo, eu mantenho publicado todos os comentários que venham ao meu Site/blog, só elimino os que contenham palavrões…
    Gostaria de uma contribuição tua, faça um texto bom e mande para eu publicar ok?

Abraço, Benito Pepe

O Grande Mistério da Física Quântica para se Refletir

A Teoria da Relatividade tá furada! A Velocidade da luz é Variável

A equação mais famosa da física E= m.c²,que descreve a conversão de massa em energia e que limita a velocidade da luz como a máxima do universo, parece que furou, gente!

Talvez, no passado, a luz não viajava à velocidade da luz?

OLá Eliude, a velocidade da luz de fato pode ter tido outras velocidades que não a atual, mas isso não contradiz em nada a teoria da relatividade.

Obrigado pelo comentário!

Abraços Benito Pepe

Obrigado meu trabalho é sobre isso mesmo valeu que Deus lhe abençoe. 😉

Valeu caraa ta muito bom seu texto

Olá Alexandre! Fico grato pelo depoimento público, valeu!!
    Abraços, Benito Pepe

Olá Anderson, fico feliz com isso. Obrigado!
    Abraços, Benito Pepe

a fisica e muito importante no nosso dia a dia

Olha Alcimar, é verdade! Mas precisamos lembrar que há pelo menos duas físicas básicas. Uma seria essa do nosso dia a dia e é a mesma que põe os satélites em orbita, faz os aviões voarem e etc. Essa é a de Isaac Newton. Mas há outra “física maior” que seria a física do cosmos, no sentido mais macro, essa é a de Einstein, por exemplo….
    Abraços, Benito Pepe

Adorei o site! Foi muito útil para minha pesquisa obrigada, abraços

Valeu Isabel, obrigado pela gratidão.

Grande abraço,