15 de Novembro de 1889. Proclamação da República

O nome República vem do latim, res publica, que significa “coisa pública“. Mas será que hoje temos a coisa pública no Brasil? O que é uma republica? Como foi a proclamação da república no Brasil? Quais foram os fatores que levaram à proclamação da república? Um pequeno histórico desse ato,  uma conclusão, são tópicos contidos neste texto.

O que é República?

República é o regime político em que o chefe de Estado é eleito pelo povo de forma direta ou indireta, por meio de uma assembléia representativa, para cumprir um mandato por “tempo determinado”. A república pode ser parlamentarista, sistema em que o poder se concentra no Parlamento, ou Presidencialista, em que o Chefe de Estado detém também a chefia de governo. Por definição, a organização política republicana está voltada para a gestão do interesse comum da sociedade.  Para ler mais sobre “Republica” clique aqui!

Como foi a Proclamação da República no Brasil?

A Proclamação da República ocorrida no Brasil em 15 de novembro de 1889, resultou na derrubada da monarquia, foi realizada por meio de uma rebelião militar, comandada pelo marechal Deodoro da Fonseca. Um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados por este marechal, deu um golpe de estado sem o uso de violência, depondo o Imperador Dom Pedro II. É bom lembrar que o grupo que “tomou o governo” era formado por membros da Maçonaria, como também se passou quando da independência em 1822 e de tantos outros fatos da história do Brasil.

Mas o que é “proclamar”?  Proclamar é apenas anunciar publicamente algo – no caso, que a Monarquia fora substituída pela República.

Fatores que levaram à proclamação da república

Alguns dos Fatores que levaram à proclamação da república e ao golpe militar, que toma o governo de dom Pedro II, foram: a interferência do Imperador nas questões religiosas, confrontando-se com a Igreja Católica (que mantinha um bom poder); descontentamento dos Militares que se sentiam desprestigiados e sem poder;  descontentamento dos Proprietários Rurais; a Classe Média, que crescia muito na época e era formada por um diverso grupo de pessoas que queriam maior participação na Vida Pública do país, entre eles estavam funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas e comerciantes.

O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O Império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. O Comandante de grande prestígio,  Marechal Deodoro da Fonseca , é convidado para comandar o golpe.

A Monarquia era formada por um tripé, um pé era o Exército, outro era a Igreja e o mais importante era o da Escravidão, quando esses pés começaram a “balançar”, acaba a monarquia no Brasil.

Em um pequeno histórico…

Vemos que os fatores que levaram à proclamação da República no Brasil, estão ligados principalmente a condições Sócio-econômicas, entre elas:

A libertação dos escravos, através da lei Áurea assinada pela princesa Isabel (apenas um ano antes da proclamação da república), foi o abalo final, deixa os “fazendeiros” sem sua mão de obra escrava e sem indenização por parte do governo (império), algo que fora cogitado, é claro que havia muitos fazendeiros que já se utilizavam da mão de obra dos imigrantes, “não escravos”, estes eram republicanos;

Os militares que estavam se sentindo “pobrese sem prestígio, precisavam trabalhar em outras atividades para ter uma vida digna, eles sempre estiveram em posição inferior à dos policiais civis, só que, depois da Guerra do Paraguai, que durou de 1865 a 1870, o Exército passou a exigir mais respeito e a reconhecer sua importância;

Em 1870 começa o primeiro partido republicano no Brasil, ser contra a monarquia, era querer acompanhar as mudanças do mundo, modernizar o Brasil, incentivar a indústria e o trabalho assalariado;

A Igreja também teve forte influência, porque queria liberdade, ela vivia subordinada ao imperador, segundo uma tradição muito antiga, de Portugal, conhecida como padroado.
Então a igreja  passa a apoiar a república a fim de possuir total liberdade.

Depois do golpe militar foi instituído no próprio dia 15 de novembro de 1889 um “Governo Provisório” Republicano,  então o Brasil deixa de ser uma monarquia imperialista e passa a ser uma República. Esse “governo provisório” foi formado, entre outros, pelo próprio Deodoro da Fonseca, executor de uma mudança construída ao longo do tempo.

Mas, depois de tanto tempo, e de um processo lento,  podemos dizer que temos “a coisa pública”? Precisaríamos ter “coisas públicas”…  mas é isso que temos no “Brasil republicano”?

Ter a “coisa pública” não é só ter um “administrador” escolhido pelo povo, é muito mais, é termos as “coisas para o povo” e pelo povo. Mas… nós temos hospitais para o povo? Temos condições para a saúde do povo? Temos escolas de qualidade para o povo? Temos um transporte dessente para o povo?

Quando o Brasil era imperialista e tínhamos um Rei, Dom Pedro I e Dom Pedro II, talvez tivéssemos, proporcionalmente,  mais coisas públicas do que hoje na res publica.

Abraços do Benito Pepe

Veja outro link interessate Relacionado a História:

Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822

Related posts:

  1. República, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889
  2. Dia de Finados, 2 de Novembro. Saudades sim! Tristeza não!
  3. Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro
  4. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?
  5. Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822
  6. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  7. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  8. Texto Completo da “Alegoria da Caverna” contido no Livro “A República” de Platão
  9. A Alegoria da Caverna de Platão – Livro VII da República

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

146 comentários em “15 de Novembro de 1889. Proclamação da República

  • em
    Permalink

    Muito boa matéria.

    As pessoas acabam esquecendo da nossa história, e é sempre bom relembrá-los.

    Parabéns!

    Bjs.

    Rosana.

  • em
    Permalink

    Olá Rosana Madjarof, obrigado pelo carinho do comentário.

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Cadê a conclusão desse texto ?
    preciso para um trabalho na escola…
    faria o favor de fazer
    deu para entender ??? :/

  • em
    Permalink

    Olá Aislan, sinto muito desapontá-lo, mas a conclusão para qualquer trabalho, tanto quanto o seu desenvolvimento deve ser feito pelo aluno. Você deve ler vários artigos e textos e tirar as suas próprias conclusões, se é que se possa tirar alguma conclusão para este tema.
    A propósito, releia este texto, ou o leia se você não o fez….

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    parabens vcs explicaram muito bem o que e pclamação da república

  • em
    Permalink

    Olá Thais, fico feliz que você tenha gostado da “explicação” sobre a Proclamação da República do Brasil, na verdade seria melhor dizer explanação, pois foi esse o meu objetivo. Obrigado pelo carinho do comentário.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    oii essa materia eu to abrendedo

  • em
    Permalink

    Olá Merilyn, Isabela, e Isinha. Obrigado pelo comentário de vocês. Isinha, eu também estou aprendendo esse assunto ehheh.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    olá quero agradecer por essa explicação, achei simples e objetiva, o trabalho do meu filho ficara maravilhoso, muito obrigada…

  • em
    Permalink

    Olá Joyce, obrigado… bom trabalho para o teu filho, depois me diga qual foi a nota.

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu adorei o textoe muito informante pra mim e nota 10

  • em
    Permalink

    Vamos em frente meu amigo: No próximo dia 15 de Novembro de 2010, vamos comemorar exatos 121 anos, da passagem do Brasil, da monarquia para Republica. por volta dos anos 1880, a Monarquia encontrav-se em crise, fazia-se necessário, uma nova forma de governo, era preciso avançar nas questões politicas, sociais e econômicas, bem como os profissionais liberais, artistas e comerciantes, estavam crescendo nos grandes centros urbanos. A cituação agravou-se com a interferência de D.Pedro nos assunto da religião católica. No dia15de Novembrode 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamava a indepedência do brasil, na noite do mesmo dia ele assinava o manifesto,demetindo o conselho de ministro, proclamando a Republica do Brasil, assumindo o governo provisório no posto de presidente do Brasil. Após o governo provisório, o Brasil tinha seu governo escolhido pelo povo. O país saía do sitema monarquico para o democratico.Será que o segundo sistema é melhor que o primeiro? 121 anos já se passaram , onde está o direito pleno do povo brasileiro? Vejamos! o sistema de saúde não existe, a educação é privilegios de poucos, a econômia é manipulada pelos bancos, a segurança é plenamente desputada com o poder paralelo, e o cúmulo do absurdo é voce viver num país que se diz democratico,e ser obrigado a votar para eleger os poderes legislativo e executivo. Aí meu amigo, eu tenho que pedir SENHOR DEUS EM NOME DE JESUS LIBERTE O BRASIL… Um abraço e Deus te abençoe.

  • em
    Permalink

    Olá Dias, Valeu meu camarada, teus comentários estão tão completos que não deixam margem para eu acrescentar mais nada. É isso aí, parabéns! Espero que ajude alguns estudantes que entram no meu site/blog em busca de auxílio para seus trabalhos escolares.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Tenho 17 anos e sou estudante, chamo a data da proclamação da república de a farsa do 15 de novembro, deve-se explicar umas coisas aqui, república não significa democracia senão estaríamos dizendo que a Inglaterra,a Holanda,a Dinamarca,Suécia,Noruega são países anti-democráticos por ser monarquistas o que não é verdade muito pelo contrario são países altamente desenvolvidos e avançados em relação aos outros,o único e real motivo da república foi simplesmente passar o poder das oligarquias fluminenses para as paulistas,o Imperador tentou no final do seu reinado instituir reformas como liberdade de voto e de Fé a todos, autonomia para as províncias,reforma agrária,voto secreto,mas os ‘poderosos’ não queria sua autoridade abalada por isso instauraram a república que não foi senão durante o período de 1889-1930 uma ditadura militar, com a adesão dos políticos paulistas e mineiros que formaram a política do café com leite.

  • em
    Permalink

    Olá Luan, obrigado pelo comentário. Você acrescentou um bom ponto. Valeu!

    Abraços do Benito Pepe

  • Pingback: Republica, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889 | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos

  • em
    Permalink

    Olá Karina, espero que outros leitores complementem esta minha resposta, mas de imediato posso te dizer que naquela época o Brasil entrou em um “mundo” onde quase todos os países estavam optando por este sistema. Além do mais sem a Proclamação da Republica, ela não seria oficializada, ou melhor, não teríamos começado o processo para tal. Agora quanto a dizer qual o melhor regime, e se seria ou não melhor se continuássemos um país com a monarquia, não sei… Para isso é preciso uma análise mais cautelosa. Há poucos anos atrás o Brasil fez um plebiscito para decidir se o povo queria a volta da Monarquia ou não e se fosse monarquia se ela seria Parlamentarista ou não. Bem, o resultado foi manter o nosso regime presidencialista etc.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Lili, se você não gostou muito, é porque gostou um pouco hheheheh
    A proposito, você nao gostou da Proclamação da República, ou do meu texto?

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    isso e muito bom caraca otimo..

  • em
    Permalink

    15 de Novembro comemora-se o pior dia da história brasileira pra mim.

  • em
    Permalink

    Olá José Geraldo, por que você acha isso?
    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá, adorei o texto muito bem explicado, mas não encontrei o conteudo q falta para o meu trabalho. Gostaria de saber porque as mulheres e outros grupos sociais não votavam nesta época? Aguardo resposta obrigado!! Abço!

  • em
    Permalink

    Olá Aline, obrigado pelo comentário e pelo questionamento. È verdade! Mulheres, escravos e outros grupos sociais não votavam naquela época, isso se devia ao fato do “valor de cada grupo”, como eles eram vistos. E também pouco antes da época da proclamação da república do Brasil, era necessário ter certo padrão financeiro para poder votar. No mais você pode verificar mais detalhes na própria internet e principalmente em livros de história. Lembre-se que estávamos em um império, em uma monarquia e em outra época. Pense um pouco e relembre das aulas…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    muito legal adoro história

  • em
    Permalink

    oi benito obrigado pela explicação o meu trabalho que eu fiz com sua explicação fico muito bom e tirei um 5,0 obrigado…
    bjossss

  • em
    Permalink

    valeu me ajudou muinto no trabalho se deus qiser vou tirar um 10 qe deus te abençoe.xauuuuuuuuuuuu

  • em
    Permalink

    Olá Bruna, espero que a escala das notas tenha sido de zero a cinco eheheh

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Davi, espero que você tire mesmo um DEZ, e volte para dizer como foi, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Ola,adorei o texto e vai ficar muito bom no meu trabalho =)
    Valeu mesmo !!

  • em
    Permalink

    e muito interresante a historia …..

  • em
    Permalink

    e muito interresante a historia da proclacao da republica

  • em
    Permalink

    adorei.obrigado abracos……….

  • em
    Permalink

    gostei muito da materia

  • em
    Permalink

    Gostei muito, vou utilizar com meus alunos. Obrigada e abraços.

  • em
    Permalink

    Olá Su, fico feliz quando meus colegas professores vem agradecer aqui no meu Site/blog, Valeu!! Volte sempre e conte sempre comigo quando precisar.

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu gostei muito do texto e espero conseguir uma ótima nota no meu trabalho..porque estou precisando kkkk…bjsss bye!!!!

  • em
    Permalink

    bom ultimamente eu ando muito ruim em história..rsrsrs

  • em
    Permalink

    eu gostei muito desse site,pois eu fiz um belo de um trabalho e tirei tudo daqui mas so pra comprovar historia é um saco mas da mesma fora essa historia da proclamaçao da republica é uma delicia!!!!! e é super facil.

  • em
    Permalink

    Olá Bruna, boa sorte! E obrigado pelo comentário.

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Vitória, obrigado pelo comentário, mas história não é um saco não! O que nós precisamos é saber nossa história. Você não gosta de saber da história da tua família? Então? é assim com nosso país e com as coisas do mundo, é legal agente saber o que aconteceu pra poder entender o que está acontecendo hoje e o que poderá ocorrer, entendeu?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu adorei esse texto ; so podia ser um pouco menor

  • em
    Permalink

    Olá Alessandra, eu acho este texto até pequeno para assunto tão amplo hehe…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    olá Benito Adorei sua matéria. Me formei em pedagogia no ano passado e agora estou atuando com a turma EJA esta matéria me ajudou d++++ a explicar o pq do feriado… Não gosto de história mas esta parte eu adorei……
    Bjus vc é o máximo……

  • em
    Permalink

    oi adorei o seu texto sobre a ploclamacao da republica e resumido! bjs camila silva

  • em
    Permalink

    O ANONIMO DE CIMA FOI EU E QUE ADOREI BYE BYE!!!
    MAS AMEI MESMO BJOS BJOS BJOS E MAIS BJOS BYE BYE!!

  • em
    Permalink

    Olá Melissa, obrigado pelo comentário e parabéns pelo trabalho em sala de aula!! Volte sempre!

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Camila, que bom que você achou o texto resumido, há muitos que o acham grande ehehe

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu adorei esse benedito

  • em
    Permalink

    eu queria descobri pq nos brasileiros comemoramos o dia da proclamação da republica e qual é a importância é pq eu to fazendo um trabalho de escola e eu queria uma resposta

    obrigada !!

  • em
    Permalink

    Olá Emylly, fico lisonjeado com suas palavras. Mas o meu nome é Benito Pepe e nao Benedito que também é xará, tudo bem!

  • em
    Permalink

    Olá Maria, releia com atenção o texto acima sobre exatamente o tema em pauta a “proclamação da república” e tente pensar um pouquinho, ok? Você notará que é um bom motivo pra se comemorar, no entanto os monarquistas e a família imperial brasileira não comemoram a proclamação da república no Brasil.

    Aliás, vou te confessar que tenho uma grande simpatia com a monarquia parlamentarista…

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    legal saber o que eu ja sabia

  • em
    Permalink

    eu queria que foce mais facil ñ gosto de ficar procurando

  • em
    Permalink

    Olá “Anônimo” se você confirmar o teu conhecimento já é bom, não é mesmo?
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Jaqueline, é necessário um pouco de esforço pra aprender não é mesmo?
    As melhores coisas da vida você faz com esforço…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    ha tio deixa nossos comentarios tiooo

  • em
    Permalink

    Olá Aline, eu deixo todos os comentários que são postado aqui, mas quando só tem besteira tenho que tirar, não é memo?

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    caraca meu!!!!
    é muito grande!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • em
    Permalink

    Gostei muito desse texto e que esse texto me ajudou muito beijos ….eu Nati

  • em
    Permalink

    meu é muito bom saber que temos pessoas como você ////?///////////////?/////////////////beijos ;;;;;;eu

  • em
    Permalink

    Valeu Natália. É bom saber que meu texto ajuda as pessoas…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu n tinha gostado mas mostrei para professora e tirei nota maxima e passei a ler todos os comentarios

  • em
    Permalink

    Olá Dani, que bom que voce tirou nota 10, Parabéns!!

    Bem, agora recomenda para os amigos tá bom?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    totalmente demais corcerteza vou tirar dez

  • em
    Permalink

    bom dia gostaria de saber se o senhor poder me ajudar ,pois tem que tem que fazer um comentario sobre mornaquia brasileirale ponto para prova e nao estou consequino fazer aguardo a respota obrigado.,

  • em
    Permalink

    Olá Vania, espero que o meu site/blog possa ajuda-la leia um pouco mais, veja também no seu livro didático, reveja as suas anotações de sala de aula, releia os textos e bom “trabalho”. Pense na escola como o seu trabalho, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    muito bom mesmo, gostei d+ cara, valeu mesmo e me ajudou no que eu queria para um trabalho da faculdade, grande abraço.

  • em
    Permalink

    NOSSA QUE TEXTO CHATO VCS NÃO ACHAM,QUE SACO.

  • em
    Permalink

    BENITO NÃO FIQUE CHATEADO COM O MEU COMENTARIO,MAS VC TAMBEM ME AJUDOU MUITO,PORQUE É PARA AMANHÃ OBRIGADA BEIJOS.

  • em
    Permalink

    BENITO O QUE FOI O GOLPE MILITAR?

  • em
    Permalink

    “Lindinha” procure mais! Quem procura acha heheh
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    mim ajudou muito gostei!

  • em
    Permalink

    eu estou fazendo uma pesquisa para a escola e queria saber o que houve no dia 11 de novembro de 1889?
    que pessoas mais criticavam o governo de D. Pedro°?
    que pessoas formavam o Partido Republicanoe o que desejavam?
    o que aconteceu de importante nos dias 8 e 9 de novembro de 1889?
    o que aconteceu na madrugada do dia15 de novembro de 1889?

    Preciso urgente dessas respostas!!!

  • em
    Permalink

    Olá Stacy, boas perguntas, continue na pesquisa, quem puder ajudar, é só postar aqui…

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu só quero dizer que eu não sei por que é que eu entrei nesse site anão agora eu lembrei foi pq eu pensei que fossem contar a histótia da proclamação da republica eu não quero saber dessas perguntas não

  • em
    Permalink

    enconteri aqui tudo oq eu tava precisando para o trabalho da escola obrigado ne um abraço

  • em
    Permalink

    ta louco que negosso ruim

  • em
    Permalink

    A ideia de Brasil República num primeiro momento foi história pra dormir. Eo direito q a RES REPUBLICA indica? Piadooooooooooooooona mesmo.

  • em
    Permalink

    é muito grande e chato

  • em
    Permalink

    Olá Kailany, agradeço se você fizer um texto mais curto, quem sabe eu possa publica-lo aqui…
    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Obrigada eu fiz o trabalho da escola e ficou muito bom !

  • em
    Permalink

    Ótimo texto, Benito. Parabéns!

    Bom, eu considero que a transição de Monarquia para República foi necessária para o Brasil ser o que é hoje. É claro que ainda temos muito o que crescer, mas atualmente desfrutamos de certos “luxos” jamais vistos no Brasil. Por exemplo, cem anos atrás um jovem de classe média [ou baixa] jamais teria condições de cursar uma faculdade de Medicina ou Direito. Hoje isso é possível, e até normal. É claro que isso não se deve ao fato de sermos uma República, até porque a Inglaterra é altamente desenvolvida. Mas eu creio que se continuássemos com o sistema monárquico, jamais o Brasil se transformaria no que é hoje: uma das maiores economias mundias. A Revolução Industrial, a Proclamação da República, as Guerras Mundiais, a Ditadura Militar, a expansão dos Estados Unidos, e a revolução da década de 60: tudo isso contribuiu e ainda está contribuindo para as mudanças do nosso país…só não sei até onde isso vai dar…rs

  • em
    Permalink

    È isso mesmo Diego! Obrigado pelo comentário! Não só um país, como nós mesmos somos produto de nossa história. Só saberíamos o que iria ocorrer se nossa história fosse diferente…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Adorei essa explicação me ajudou muito viu!!!

  • em
    Permalink

    muito bom, quebrou meu galho..

  • em
    Permalink

    me ajudou na liçao decasa

  • em
    Permalink

    oi benito pepe pra falar a verdade eu gostei do texto é muito interesante eu ganhei 9 no trabalho ,mas nem só por isso vc pode ficar se achando

  • em
    Permalink

    e tambem mandando bjs e abraços pra desconhecidos.

  • em
    Permalink

    obrigada desculpe benito pepe só falei a verdade

  • em
    Permalink

    Valeu Maria Eduarda, não vou fica me achando não tá bom?
    Obrigado pelo carinho do comentário e parabéns pela nota, pena que não foi uma nota 10!
    Sem abraços do Benito Pepe (eu não posso mandar abraços para desconhecidos ehheh)

  • em
    Permalink

    legal bem explicado .Obrigado

  • em
    Permalink

    muito bom adorei o texto muito explicativo vai ajudar muito no trabalho da minha filha…

  • em
    Permalink

    min ajudou munto mesmo munto obrigada

  • em
    Permalink

    Muito Bom Achei Tudo que Eu Consegui Quero Agradecer Para todos

  • em
    Permalink

    Quero Primeiramente a você Benedito pepe… me Ajudou bastante to no 4° e ja sei tudo sobre isso 🙂

  • em
    Permalink

    Olá Seila Fico feliz que tenha encontrado tudo o que precisava, valeu!

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu achei muito bom mais é porque eu queria a resposta eu não achei mas não é ruim ta certo beijos!!!beijo obrigado……..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • em
    Permalink

    que bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! que otimo

  • em
    Permalink

    ainda não achei a resposta

  • em
    Permalink

    Muito bem Carlos Auberto, para se tentar uma boa resposta é preciso começar com uma boa pergunta, ok?

    Abraço,

    Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.