Primavera a estação das Flores

Todos os anos há quem espere ansiosamente por esta bela estação, há quem diga que é a mais bela de todas as quatro estações. Nesta época do ano não temos mais o frio intenso do Inverno e ainda não temos o calor do Verão, há um clima ameno, agradável, e acima de tudo florido. É mesmo lindo poder apreciar as flores e o verde dos jardins e das montanhas que ressurgem depois de “congelarem”, é como se o tempo tivesse parado e agora voltado a surgir juntamente com a Vida que estava adormecida ou mesmo “Morta”.

Esta é a  estação do equinócio, como também o é a do Outono. Ambas precedem aos extremos climáticos do planeta, uma ao Inverno, outra ao Verão. Uma, ao intenso frio. A outra, ao intenso calor. O Equinócio é o momento do ano em que o dia dura exatamente o mesmo tempo que a noite, ou seja “12 horas”, isso colabora para termos um clima moderado e agradável. Neste momento do ano que no hemisfério Sul começa em 22 ou 23 de Setembro e vai até  21 ou 22  de Dezembro, e no hemisfério Norte começa em 20 ou 21 de Março e vai até 21 ou 22 junho, temos o Sol mais “próximo do equador”. Quem está nos trópicos  ou mais para os pólos sul ou norte, pode sentir melhor as estações do ano e nesse momento há uma amenidade intermediária ao extremo clima.

Prima Vera… Prima Vera… é como muitos brincam chamando essa estação, como se chamassem a sua amada Prima Vera para brincar… Aliás é um lindo momento para brincar pois se pode ficar exposto ao belo clima em um parque, em uma floresta urbana, como é o caso da “Floresta da Tijuca” no Rio de Janeiro, a maior floresta dentro de uma cidade em todo o Planeta Terra,  a propósito o Rio de Janeiro oferece uma diversidade imensa de lugares naturais com excelente clima nesta época do ano, são parques, praias, bosques, praças, além de diversas florestas e “parques nacionais” em reservas. Portanto se você está em um ponto do planeta que pode aproveitar essa estação do equinócio, seja a primavera do Sul ou o Outono do Norte, aproveite! ela dura pouco…

Quando começa a  estação da Primavera o dia é idêntico à noite, porém a cada dia que passa o dia vai ficando mais longo e a noite mais curta, dessa maneira vamos tendo mais tempo de sol a cada dia até culminarmos com o dia mais longo do ano no Verão, aí teremos o Solstício e o Sol começa a “retornar novamente” até chegar outra vez no outro equinócio, mas agora o de outono e aí vai o processo contrário o dia vai ficando mais curto e a noite mais longa até culminar com a noite mais longa do ano, chegamos no Inverno.

A natureza é linda, nossa viagem nessa Nave espacial também o é, vivamos as estações do ano. Viva a Primavera!!

Curiosidades e informações quanto à Primavera

Neste momento do equinócio pode-se observar com fidelidade os pontos cardeais, sabendo-se que o sol nasce exatamente no ponto Leste e se põe no Oeste localiza-se com precisão o Norte e o Sul. Mas, como vimos, isso só ocorre neste dia, depois o sol vai se dirigindo para o Sul. Dependendo do hemisfério em que nos encontramos teremos uma perspectiva diferente. Se estivermos no Sul observamos o sol vindo em nossa direção se estamos no Norte observamos o sol indo “embora”.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

A primavera é o início da reprodução de muitas espécies vegetais e animais, muitos pássaros “namoram” nessa época.

Veja algumas das plantas que tem destaque nessa época do ano: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Aproveite para visitar as cidades serranas é lindo!!

Abraços do Benito Pepe e lindas flores para você.

Veja os textos:

O Homem e a Natureza; uma Dádiva? Um Acaso? E o Ocaso?

A Nave espacial chamada terra…

Related posts:

  1. Das Estações do Ano a Primavera é uma das mais Belas
  2. A Contagem do Tempo e o Calendário Gregoriano
  3. Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?
  4. O Site/blog do Benito Pepe ultrapassa a marca de Um Milhão de Visitas
  5. Os Mineiros do Chile. Maior parto do Planeta Terra e o Renascimento de uma Empresa
  6. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

27 comentários em “Primavera a estação das Flores

  • Pingback: O Que é a Felicidade? | Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Gostei muito, estou copiando para comentar sobre a primavera num encontro de idosos, na secretaria de idosos em Cabo Frio. Obrigada abraço Lourdes

  • em
    Permalink

    Olá Lurdes, fico feliz que meu texto vá te ajudar e será útil para nossos amigos mais experientes de vida. Se você quiser, leia outros textos meus e se você achar algum tema que seja útil para eu apresentar para algum grupo, pode contar comigo terei o maior prazer em fazê-lo.

    Abraços do Benito Pepe

  • Pingback: A Contagem do Tempo e o Calendário Gregoriano | Benito Pepe

  • Pingback: Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval? | Benito Pepe

  • Pingback: Das Estações do Ano a Primavera é uma das mais Belas | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos

  • em
    Permalink

    eu li tudo em 5 minutos

  • em
    Permalink

    Olá Alyson, parabéns por sua agilidade eheh
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá meu camarada! Como falar da primavera sem falar das rosas, das flores, das plantas e das matas, dos jardins, e do próprio tempo? Pois uma coisa está ligada à outra pela Mãe Natureza.
    Passou o tempo em que as plantas jaziam murchas e a rosa inclinava a cabeça sobre o próprio seio.
    De novo resplandece o orvalho no rosto dos lírios, e as amendoeiras semeiam suas moedas de prata. Outra vez, o sopro da brisa se carrega de essência odorosas..Temos que nos apressar à gozar a primavera, porque ela é efêmera,ou seja, um sonho.
    Os lírios irmanados as rosas, de cujas orelhas pendem as pérolas do orvalho.
    O Céu desprega sobre o jardim pavilhões de sedas deslumbrantes; a essência da rosa suaviza a brisa e o orvalho transforma-se em água perfumada
    Temos que gozar este tempo meu amigo! Pois esta é sem dúvida a estação da alegria, temos que ser contente neste tempo, porque ela passa: a primavera não dura.
    O céu estende sobre o jardim suas nuvens vaporosas. o perfume da rosa meu amigo enche o ar de doçura e as gotas do orvalho parecem águas de rosas.
    Temos que nos alegrar, e logo porque a primavera é efêmera…
    Quem pode dizer se, ao final da estação florida,ainda estaremos sobre a terra?…
    Mas não podemos nos iludir, nem esperar meu amigo que esta beleza se perpetue.
    Em fim não devemos jamais esquecer, que a primavera e efêmera, isto é, um lindo sonho que passa em nossas vidas, à cada volta que o planeta Terra dá sobre o Sol.
    Como ainda estamos no inverno espero que tenhas uma maravilhosa primavera, e um grande abraço do amigo J.M.Dias.

  • em
    Permalink

    Valeu meu amigo JM Dias, Filósofo, Intelectual e Poeta!

    Quanto a Data da primavera, na verdade temos muitos irmãos de língua portuguesa ou que sabem ler nesta língua que estão em Plena Primavera no hemisfério Norte (agora em Maio), para estes e para os que nos leem em outro momento nessa época de primavera, Uma ótima Primavera!!

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Obrigado pelo comentário “Anônimo” e Yamin massa?
    Abraços, Benito Pepe

  • Pingback: Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

  • em
    Permalink

    Obrigado Bianca, volte sempre e leia outros textos.

    Grande abraço,

    Benito Pepe

  • em
    Permalink

    É meu amigo! As matas, os pomares jardins, estão floridos; porque mais uma vez, a nossa generosa mãe Natureza nos trouxe de volta a estação primavera e com ela, logicamente o encanto das flores.
    Infelizmente o romantismo de outrora, logicamente ficou para traz. Aquela flor na lapela, no bolço do paletó, as mulheres com seus cabelos fantasiados com perfumadas e lindas flores, dava um toque de elegância, nos desfiles das respeitosas damas sob as luzes toscas dos lampiões.
    Hoje é muito difícil você ver numa praça pessoas trocando “prosas” porque o medo do seu semelhante é muito grande, emfim. a estação primavera existe sempre existiu e eternamente existirá, colorindo o mundo no ocidente e no oriente em sus época.No mais uma boa primavera para você meu amigo.

  • em
    Permalink

    Grande JM Dias, parece que agora você está Aflorando (para usar um termo primaveril) como Poeta, parabéns quero ver mais poesias por aqui eheh

    Grande abraço

    Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.