Este texto está atualizado neste Site….

Há muita controvérsia quando se fala em carnaval, dizem haver apologias obscuras e de origem pagã, outros só vêem uma festa como outra qualquer. Bem, vamos discorrer um pouco sobre este tema historicamente até os dias de hoje; o que é Carnaval e qual é a origem do Carnaval?

O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil para não se dizer a maior de todas. Ocorrem diversas manifestações por todo o país com características particulares. Na Bahia por exemplo há os famosos, e agora internacionais, “Trio-elétricos”. Em Pernambuco e região o “Frevo”. No Rio de Janeiro ocorre o conhecido internacionalmente desfile das escolas de Samba apresentando o maior show do mundo. E essa festa não ocorre só no Brasil mas em diversos países.

O momento mais forte são os 3 dias que precedem a quaresma (quarenta dias antes da Páscoa) que inicia na 4º feira de cinzas. Nesse momento o povo se vale da etimologia da palavra, carnevale, que pode significar que a carne vale naquele momento, ou seja, não precisa se abster da carne pois a quaresma começa na 4º feira de cinzas aí sim se deve abster da carne e dos prazeres da carne durante o período que antecede à Páscoa.No Verbete “Carnaval” na Enciclopédia Barsa se lê:

Não se sabe ao certo qual a origem da palavra carnaval. Na opinião de Antenor Nascentes, se aplicava originariamente à terça-feira gorda, a partir de quando a Igreja Católica proibia o consumo de carne. Outros etimólogos propõem como origem o baixo latim carnelevamen, modificado mais tarde em carne, vale! que significa “adeus, carne!” Carnelevamen pode ser interpretado como carnis levamen, “prazer da carne”, antes das tristezas e continências que marcam o período da Quaresma.

Nem sempre foram aceitas as festividades carnavalescas pela Igreja Católica e muito menos por outras congregações religiosas cristãs. As atitudes desregradas e as apologias não são aceitas pelo cristianismo e em particular pela Igreja Católica e ainda causam litígios constantes na “passarela do samba” nos desfiles das “escolas” por causa de situações que deixam conflitos entre ambos. Apesar de tudo há uma certa tolerância por parte da Igreja, e é ela própria que define a data para o inicio da quaresma e portanto para o carnaval ou carne vale antes da quaresma. Esta festa do carnaval acaba em penitência, na tristeza das cinzas.Onde surgiu o carnaval?

Sua origem na verdade é obscura, acreditá-se que tinha relação religiosa em honra ao ressurgimento da primavera (hemisfério norte). E mais provavelmente e historicamente mais recentemente teve seu apoio em celebrações de caráter orgíaco a exemplo das bacanais e das saturnais romanas. Portanto sua origem recente é pagã.

Como disse,

A origem do carnaval é também objeto de controvérsia, mas tem sido freqüentemente atribuída à sobrevivência e evolução do culto de Ísis, das bacanais, lupercais e saturnais romanas, das festas em homenagem a Dioniso, na Grécia, e até mesmo das festas dos inocentes e dos doidos, na Idade Média. Por sucessivos processos de deformação e abrandamento, essas festas teriam dado origem aos carnavais dos tempos modernos, como os que se realizam em Nice, Paris, Roma, Veneza, Nápoles, Florença, Munique e Colônia. Independentemente de sua origem, é certo que o carnaval já existia na antiguidade clássica e até mesmo na pré-clássica, com danças ruidosas, máscaras e a licenciosidade que se conservam até a época contemporânea. (Enciclopédia Barsa)

O Carnaval na Época do Renascimento e tempos modernos

Na modernidade o carnaval perde suas características originais e deixa de ser uma festa com outros propósitos a não ser o da diversão. (vide no final deste texto que algo parecido ocorre com a data do Natal – 25 de dezembro)

Introduzido pelo papa Paulo II, o baile de máscaras começou a fazer sucesso nos séculos XV e XVI, na Itália e também na França, onde sobreviveu durante a revolução francesa e depois dela, com um período de renascimento entre 1830 e 1850. Ainda no século XIX, em Londres, ficou famoso o baile promovido pelo Instituto Real de Pintores e Aquarelistas em 1884, quando os artistas ingleses se fantasiaram com máscaras dos mestres do passado ou de príncipes e monarcas amigos.

O carnaval transformou-se, assim, numa celebração ordeira de caráter artístico, com bailes e desfiles alegóricos, forma que iria aos poucos desaparecer na Europa, entre o final do século XIX e início do século XX. Essas características, no entanto, sobreviveram em carnavais de algumas cidades européias, entre as quais Munique e Nice.

Como vemos o Carnaval teve uma origem paga, mas com o passar do tempo foi adquirindo outros propósitos e hoje a grande maioria dos foliões só vêem no Carnaval uma festa popular para brincar, pular e se divertir.

O Carnaval no Brasil

O entrudo(1) português constituiu, no Brasil colonial e monárquico, a forma mais comum de brincar o carnaval. Consistia num folguedo violento: eram atiradas sobre as pessoas água, farinha, cal e outras substâncias que molhavam e sujavam o transeunte. Proibido no Rio de Janeiro pelo prefeito Pereira Passos, em 1904, e alvo de protestos na imprensa, o entrudo civilizou-se progressivamente até o aparecimento de outros instrumentos de brincadeiras: o confete, a serpentina e o lança-perfume.

O Carnaval Carioca

O Zé-Pereira (tocador de bombo) marcou época nos antigos carnavais do Rio de Janeiro. O sapateiro português José Nogueira de Azevedo teria sido o introdutor, em 1846, do hábito de animar a folia carnavalesca com zabumbas e tambores, percutidos em passeata pelas ruas. Meio século mais tarde, o ator Francisco Correia Vasques encenou uma paródia de Les Pompiers de Nanterre (Os bombeiros de Nanterre), na qual cantou a quadrinha que celebrizou o já consagrado personagem carnavalesco: “E viva o Zé-Pereira / Pois que a ninguém faz mal / Viva a bebedeira / Nos dias de carnaval.”

Sociedades carnavalescas

O carnaval como em qualquer outra atividade popular há e houve organizações com objetivos mais nobres.

As grandes sociedades que apareceram na segunda metade do século XIX não se limitavam aos desfiles carnavalescos. Seu prestígio se apoiava também em atividades sociais e políticas. Os integrantes das sociedades eram cidadãos participantes da vida nacional, abolicionistas e republicanos, e os grandes clubes funcionavam também como sociedades literárias e musicais. Nos chamados carros de crítica, tomavam posição contra abusos e erros das autoridades ou a propósito de questões em que a coletividade estivesse empenhada.

Escolas de samba

Algo “parecido” com as sociedades carnavalescas ocorrem em algumas escolas de samba do Rio de Janeiro, é o caso de escolas que promovem assistências sócias, curso para a comunidade, e tantas outras atividades sociais em suas quadras. Também há escolas que promovem bons enredos com ensinamento histórico relevante, é feito um bom trabalho de pesquisas e é apresentado ao público um show inesquecível de cultura e maravilhas. Como disse “Joãozinho trinta” famoso carnavalesco do Rio de Janeiro a alegria é uma das maiores energias que o homem já conheceu. Em suas próprias palavras:

…depois da energia elétrica, que pôde fazer a revolução industrial, o que fez, depois da energia atômica, que pode fazer tudo, mas, também, acabar com tudo, eu acredito que a energia mais importante é a sua Vida – eu falo por experiência, com convicção -, que a mais importante energia da vida se chama alegria. A alegria é capaz de dinamizar, de energizar, a vida em todas as suas nuances. (2)

Lembrando um pouco as origens das escolas de samba no Rio de Janeiro

A Deixa Falar, do bairro do Estácio, que reunia os sambistas Nilton Bastos, Ismael Silva e Alcebíades Barcelos (Bide), foi a primeira escola de samba do Rio de Janeiro, fundada em 1928. A praça Onze foi eleita pelos sambistas para as concentrações nos domingos e terças-feiras de carnaval. Logo se multiplicaram as agremiações, algumas das quais desapareceram com pouco tempo de existência e outras prosperaram, como a Estação Primeira, do morro da Mangueira; a Vai Como Pode, futura Portela, do bairro de Madureira, e outras.

Considerações finais e uma piadinha Cristã

O fato é que hoje as pessoas que brincam nas ruas, vão para os blocos de carnaval, para clubes com seus filhos, vão à Passarela do Samba assistir aos desfiles das suas “escolas” e tantas outras festividades; essas pessoas não têm nenhuma idéia da origem e da história do Carnaval, o que elas querem é brincar e se divertir. Não entendo porque ainda há pessoas que dizem que o Carnaval é a festa do diabo, aliás uma vez eu estava em um retiro espiritual no período carnavalesco e o padre contou a seguinte piada:

Um senhor disse para outro – dizem que o inferno é igual ao carnaval a carne vale, podemos fazer o que queremos, prazeres carnais à vontade, mulheres, musica, bebidas à vontade etc. Se o inferno é assim eu quero ir para lá. Então esse senhor morreu e foi para o inferno, ao chegar lá o calor era tanto que ele ardia em brasas, era um calor infernal (claro estava no inferno). Bem o fato é que ele foi conversar com o capeta chefe. – olha meu “amigo”, me disseram que o inferno era igual ao carnaval e agora estou eu aqui nesse lugar muito diferente do “samba” que vivia no meu país, o que está havendo? O chefe do calorento recinto disse: meu camarada aquele era apenas o departamento de marketing do inferno…

Uma Observação final!

Não esqueçamos que o dia de Natal, 25 de dezembro, também teve nessa data uma outra origem pagã, era a festa do Sol, o início do inverno no hemisfério norte.  Veja mais detalhes no Artigo> O que é Natal? Qual a Origem do Natal? Por exemplo em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.

Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como “Dies Natalis Invicti Solis” (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.

Só em 350 e por decreto do papa Júlio I que o nascimento de Cristo passou a ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.

E não por isso deixamos de comemorar esta data como se fosse a do nascimento de Cristo, por não sabermos qual é data real, modificamos uma outra “festa paga” para nossos propósitos cristãos, e quem é que se lembra disso?
Bem, acho que o que mais interessa é o coração da pessoa, a onde ele está, e qual é o seu propósito. Aliás há cristãos até dentro de igrejas com propósitos menos nobres do que alguns carnavalescos.Bom Carne vale,
Abraços do Benito Pepe


veja também >> Carnaval quando é?...

Outros Links Interessantes:


Notas:

(1) “Entrudo” palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.


(2) “Joãozinho trinta” – João Clemente Jorge Trinta – em entrevista para “Brasília em Dia”

Bibliografia

Barsa Planeta Internacional Ltda.
Enciclopédia Mirador

Related posts:

  1. Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?
  2. O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa?
  3. O que é Natal? Qual a Origem do Natal?
  4. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  5. Páscoa é Renascer, é Vida Nova! É Passagem
  6. A origem do Universo e da Vida (há vida só aqui na Terra?)
  7. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?
  8. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  9. Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro
  10. Veja alguns Destaques das 200 publicações. Parabéns ao Site: Benito Pepe!

Tags: , , ,

94 Responses to “O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval?”

  1. Anonymous Says:

    Gosto de acreditar nos que atribuem à palavra carnaval uma origem profundamente religiosa, com um significado quase oposto ao da diversão, brincadeiras e malícia a que a associamos hoje em dia. Mas aprendam: O carnaval mesmo, rico, empolgante, magestoso, que atrai turistas para o Rio de Janeiro e arrecadações ao cofres públicos, só começou quando a estação 1ª de mangueira foi fundada.

  2. Anonymous Says:

    nossa achei legal!Aprendi muito sobre o carnava.INGRID

  3. kellen Says:

    nossa q legal adorei agora vou saber td sobre carnaval…

  4. Docinho Says:

    para mim o carnaval e ruim e promto, prefiro assiste um bom filme alocado.

  5. Anonymous Says:

    Nossa ameii esse site…Pelo contrarioO da ‘Docinho’ eu amoo pular u carnaval…ii naum fikr assistindo filme locado…:/

  6. Anonymous Says:

    Muito bom! Gostei deste trabalho!! PARABENS!

  7. camila 100% gata!!! Says:

    camila disse…..
    carnaval para mim é otimo, eu me divirto muito, pulo muito, pra mim o carnaval é uma felicidade para todo mundo se diverti………………….

  8. Stephanie Says:

    0 carnaval eh uma merda, cheio de mulher pelada.
    a única diferença para mim eh o feriado.
    Eu passo o dia assistindo filme, por que eh só sair a rua e mulher pelada.

  9. Anonymous Says:

    Stephanie,e o que é que você tem contra mulher pelada?

  10. Anonymous Says:

    nada a ver

  11. gigor Says:

    achei o maximo gostei muito das informaçoes.

  12. Anonymous Says:

    carnaval loko d+ sao luiz eh o melhor lugar de todos neh bacana !! uhsuahsuahsa

  13. Anonymous Says:

    eu gostei do que vcs falaram tá Otimo

  14. Anonymous Says:

    Muito bom msm …Essa historia do carnaval me ajudou bastante…

  15. Anonymous Says:

    Eu adoro o carnaval tbm como tds q fez o comentario adora tb pq tem muitas brincadeiras muito legais mais so contra a docinho viu ela e muito rigida ao carnaval e isso q eu acho do carnaval so contra a docinho minha xara. FIM

  16. Anonymous Says:

    eu acho q tds merecem apausos viu pq cada um tem sua maneira de vida entao eu nesma nao tenho nada contra a docinho viu

  17. Anonymous Says:

    adorei ~~* o carnaval n presta mesmo eh uma bosta

  18. Anonymous Says:

    Muiito boom, ~> adoreii !!

  19. Anonymous Says:

    Aprendii muiito sobre o "Carnaval"
    Muiito ilariio meeeuu !!
    Biie ~> arii.ziinha na aréa

  20. Paula Says:

    Por gentileza preciso saber a fonte exata da onde foi obtida a citação do Joãosinho Trinta, na parte do texto que se refere a escola de samba. Estou fazendo TCC sobre o samba e preciso colocar as fonres.

    Obrigada.

  21. Benito Pepe Says:

    Olá Paula, eu achei essa reportagem – em uma entrevista dada por Joazinho Trinta para a “Brasília em Dia”, Achei na Internet quando fiz esta matéria, veja se você consegue encontrar buscando na própria Internet. Bom trabalho, e pode citar meu site.

    Abraço, Benito Pepe

  22. Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval? | Benito Pepe Says:

    [...] Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval? [...]

  23. giullia Says:

    eu não gostei eu odiei

  24. jessica Says:

    mais pq tantas coisas assim

  25. Benito Pepe Says:

    Olá Jéssica, obrigado pelo comentário, você me dá a oportunidade de responder a muitas pessoas que pensam isso quando entram no meu site e se defrontam com artigos longos e detalhados. Bem, o fato é que quando escrevo algo, via de regra, o faço de forma mais abrangente e completa possível, assim meus testos, em sua maioria, serão completos, na medida do possível, e minhas pesquisas e estudos complementares ao meu conhecimento do assunto em pauta me realizam por eu crescer em mais conhecimento, e proponho aos estudiosos que deixemos de ver as coisas com superficialidade e procuremos aprofundar o conhecimento o tanto quanto seja possível, ok? No mais, se fossemos por “todo” o conhecimento sobre qualquer tema que fosse, não seria possível fazê-lo em apenas um testo, dessa maneira, ainda acho que os meus testos são incompletos, no entanto considerando-se o que há por aí fico muito satisfeito com o resultado do meu trabalho.

    Abraços do Benito Pepe

  26. gabriela Says:

    oi graca a vc e consequir fazer meu tralho dee escola o q e carnaval

  27. gabriela Says:

    graca a vc eu conseir fazer meu trabalho de escola obrigadinho

  28. Benito Pepe Says:

    Olá Gabriela, isso me alegra muito, espero que você tenha tirado nota máxima hehe

    Abraço, Benito Pepe

  29. Páscoa é Renascer, é Vida Nova! É Passagem | Benito Pepe Says:

    [...] (da carne) antes da quaresma, terminando na 4ª feira de cinzas, se quiser saber mais leia: “o que é carnaval, qual é a origem do carnaval?” Aí podemos ver que, da mesma forma que o Natal, o Carnaval “perde sua origem”, toma um [...]

  30. Anônimo Says:

    Puxa,q ótimo,só assim poderemos ficar bem inteirados e não cair na graça da carne.Parabéns!

  31. Benito Pepe Says:

    Seria graça ou desgraça ehhe
    Abraço, Benito Pepe

  32. aloisio silva Says:

    BENITO PEPE CARNAVAL JA DIZ DANÇA DA CARNE OU SEJA PODE FAZER TODO TIPO DE BAGUNÇA E DEPOIS E SO PASSAR UM POUCO DE CINZAS NA TESTA QUE DEUS PERDOA quero que voce me responda em que parte da biblia que fala ou dar permissao para este tipo de evento? satanas nao oferece coisas ruim para os olhos do homens aquele que nao morrer para as coisas do mundo nao sera aceito no CEU as pessoas pensam que para entrar no CEU se entra de qualquer maneira ate quando o mundo vai ficar preso naquilo que nao agrada ao senhor JESUS a palavra diz que o homem peca porque nao le a biblia nem conhece o poder tremendo de DEUS este tipo de festa so tem brigas drogas prostituiçao morte e todo tipo de pecado que nao agrada a DEUS SERA QUE deus ESTA FELIZ COM ISTO? NAO GOSTA E UMA COISA MAS NAO AGRADAR A DEUS e outra historia , se JESUS voltar no dia do carnaval sera que todos que la estao vao ser levados para o CEU? pela palavra a resposta e NAO! JESUS ESTA VOLTANDO VCS ESTAM PREPARADOS PARA ENTRAR NO CEU? OU SERA QUE ESTAM SE PREPARANDO PARA ISTO? DE QUE MANEIRA? PRATICANDO A PALAVRA? OU PRATICANDO O QUE ACHAM O QUE E CERTO SEM AO MENOS LER A BIBLIA? QUANDO FOREM FALAR DE ALGUMA COISA RELACIONADAS COM A BIBLIA TENHA FUNDAMENTOS NAO ACHOLOGIA! EU ACHO QUE DEUS ME SALVA PORQUE DEUS E AMOR! PRATIQUE A PALAVRA ACEITE JESUS E SEJA SALVO NO CEU NAO SE ENTRA COM PECADOS! ESTE PREPARADO PARA RECEBER SEU GALARDAO / NAO VIVA COMO BODE SEJA UMA OVELHA E OBEDEÇA SEU PASTOR QUE E JESUS ! DUVIDAS LEIA A BIBLIA CARNAVAL E ABOMINAÇAO PARA DEUS. FIQUE COM DEUS E JESUS QUE ABENÇOES A TODOS . SEJA UM PROFETA PARA DEUS NAO PARA O DIABO! CArnaval e bom ? so para o pecado da carne!

  33. Benito Pepe Says:

    Olá Aloísio, mais uma vez obrigado pelo teu comentário, respeito teu ponto de vista. Gostaria apenas de salientar que este não é um artigo sumamente religioso, o motivo e o tema é de estudo, como o próprio título evidencia: “O que é Carnaval, qual a origem do carnaval?” bem, o propósito principal é um pequeno estudo do tema. Eu mesmo particularmente, vivi a maioria dos carnavais ou em retiros espirituais, ou aproveitando para estudar fazer artigos, desenvolver planilhas do Excel, ler sobre diversos temas filosóficos, antropologia, astronomia, religião etc… O carnaval para mim é um pequeno período de meditação de férias e principalmente de estudos.

    Abraços do Benito Pepe

  34. aloisio silva Says:

    caro amigo mesmo sendo para estudo as pessoas precisam saber que para DEUS carnaval e abominaçao e que nao salva ninguem , imagine so se JESUS volta no carnaval o tanto de pessoas que vam ficar para traz porque nao sabem a verdade e nem a querem aceita-la, depois elas vam falar para JESUS senhor eu estava dançando aproveitando a carne aproveitando o mundo.para todos que querem ser salvos leia 1. corinthios cap.6 v.8,9e 10 de que maneira vc esta deste seu jeito JESUS ira te aceitar DEUS e amor mas ele e JUSTIÇA: seria justo aceitar o impio e deixar de fora os gentios? caro amigo vou ler tudo sobre seus assuntos e responderei todos . nao perca tempo achologia nao salva ninguem so JESUS! um abraço e fique com DEUS seja salvo nao perdido.

  35. aloisio silva Says:

    vc teve em retiros! retiros evangelicos? ate hoje JESUS NAO TE TOCOU?

  36. Benito Pepe Says:

    Olá Aloisio, obrigado pelo carinho e por tua preocupação. Eu posso te afirmar que sou uma pessoa feliz, e tenho a certeza de minha salvação. Você também tem? Então fico feliz por você. Só é salvo quem acredita nisto! Jesus Cristo, nao só me tocou como é meu maior mestre. Não conheço outro melhor, depois vem os diversos apóstolos e “separados”….

    Fico feliz em saber que você irá visitar meus artigos e textos, bom proveito e cuidado para não mudar de opnião ehhehe (leia a alegoria da Caverna de Platão)

    Abraços do Benito Pepe

  37. aloisio silva Says:

    caro amigo vc evangelico? porque aquele que se diz ter certezadesua salvaçaotem que ser evangelico o prop´rio JESUS disse ide e pregai o evangelho para toda criatura e nao outras doutrinas doutrinas do mundo! um abraço que JESUS VENHA TE BATIZAR COM O ESPIRITO SANTO PARA QUE VC TENHA DONS ESPIRITUAIS PARA OPERAR MARAVILHAS EM SEU NOME. FIQUE COM DEUS CARO AMIGO. NAO FAÇO CRITICAS MOSTRO A VERDADE NA PALAVRA QUEM TEM OUVIDO OUÇA POIS JESUS ESTA VOLTANDO!

  38. Benito Pepe Says:

    Olá Aloisio, obrigado pela mensagem. Sou evangélico a partir do momento que entendo o que é ser evangélico, ou seja, propagar a “boa nova”, aliás esta boa nova já tem 2000 anos. Quanto as doutrinas lembro mais uma vez: devemos respeitar as 33.600 denominações evangélicas que existem. Dessa maneira deve ser, só porque houve milhares de separações nao significa que devemos discriminar neuma, certo?

    Obrigado também por suas orações!! Que Deus me abençõe para que eu tenha pelo menos um dom espiritual. Amém. Fique com Deus e obrigado pelo carinho.
    Abraços do amigo Benito Pepe

  39. saulogyn Says:

    muito obrigado sr.PEPE por este site fui muito ultiu para minha pesquisas

  40. Benito Pepe Says:

    Olá Saulogyn, valeu! Bom trabalho.
    Abraço, Benito Pepe

  41. Gabriel Says:

    Como o autor da pesquisa relata, inclusive uma excelente pesquisa, não somente o carnaval é uma festa corrompida como também o natal, páscoa, etc…
    Eu pergunto, vcs ja leram o livro de Ezequiel (biblia sagrada) na parte onde fala a queda de Lúcifer? Qual sempre foi o desejo do Diabo?
    Resposta (resumida): Lúcifer quis destronar Deus, junto com a terça parte dos anjos, e foi expulso do céu e lançado no abismo aonde se tornaram em demônios.
    Ou seja, o Diabo sempre quis (e continua querendo) estar no lugar de Deus, só que hoje ele tenta ficar no lugar de Jesus nos corações das pessoas. Voces ja perceberam que sempre tem alguem NADA A VER com o sentido original de algumas datas. Exemplo: O que o “Papai Noel” tem a ver com o Natal (data que se comemora o nascimento de Cristo), se alguem perguntar à uma criancinha: Fale a primeira coisa que vier à cabeça com relação ao natal. Quantas delas vão falar do “Papai Noel” e Quantas vão falar de Jesus?
    O “PAPAI NOEL” TEM PROCEDÊNCIA MALÍGNA.(rsrs)

    Resumindo: Qualquer coisa ou pessoa que quiser tomar o lugar de Jesus Cristo no coração das pessoas, VEM DO MALIGNO!!!

    Espero que vcs conheçam à JESUS CRISTO DE VERDADE e não a foto Dele.
    O Senhor Jesus salvou a minha vída e de muitas outras pessoas e continúa salvando!!! Por isso que eu venho dizer a vcs o que os apóstolos dizem, arrependei – vos dos vossos pecados e aceitem o Senhor Jesus Cristo como seu único, exclusivo e suficiente salvador. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele cre não pereça mas tenha a vida eterna”.
    JESUS NÃO É UMA RELIGIÃO ELE É UMA PESSOA que deu a vida por VOCÊ. Não ha salvação fora Dele.

  42. Gabriel Says:

    Ha já ia me esquecendo, O CARNAVAL É UMA PORCARÍA HESOTÉRICA. Obrigado.

  43. Benito Pepe Says:

    Olá Gabriel, obrigado pelo comentário e pelo teu elogio ao dizer que o autor fez uma “excelente pesquisa” . Bem, quanto ao teu comentário em geral, não tenho nada a acrescentar é isso mesmo! È claro que há alguns detalhes que não concordo, mas no conjunto endosso tuas palavras. A única coisa que eu não entendi foi teu complemento quando você diz que o carnaval é uma porcaria “esotérica”, como assim, esotérica? O que você quer dizer com isso? No mais PARABÉNS pelo teu comentário.

    Abraços do Benito Pepe

  44. thallyta monique alves da silva Says:

    esse texto tem bastante linha eu pressiso desse texto pra ontem não é pra hoje da pra refazer e menor se não o meu professor vai brigar comigo não com você agradesso

  45. Benito Pepe Says:

    Olá Thallyta, você precisa de uma pessoa que te ajude a fazer um resumo para teu trabalho escolar, ok? Detalhes de português: Preciso e agradeço.

    Abraços, Benito Pepe

  46. Anônimo Says:

    carnaval é legal
    é muito legal amei tudo do
    carnaval…..

  47. Benito Pepe Says:

    Olá “anônimo”, obrigado pelo comentário, volte sempre.
    Abraços do Benito Pepe

  48. quiteria Says:

    carnaval é uma festa ridicula as pessoas aproveitam para mostrar o corpo,
    alem disso é uma apologia ao devil, nessa epoca o inferno esta em festa por que muitas almas vão ser ganhas para ele.Muitos lares destruidos,mortes,
    prostituiçao,homosexualismo,é isso que voçes querem serem destruidos entao
    vao em frente.

  49. Benito Pepe Says:

    Olá Quiteria, obrigado por tua opinião. No entanto precisamos lembrar que há diversas maneiras de se comemorar ou festejar, não só o carnaval, mas em qualquer festejo. “É o coração das pessoas que vai dizer onde e como ela está.”

    Há muitas pessoas no carnaval que estão em família em um clube, em suas casas, ou mesmo em um bloco de rua e que estão confraternizando com amigos, brincando, dançando sem estarem envolvidas em nenhum pseudo erro, no entanto há pessoas até mesmo dentro de uma igreja e seu coração está “endemoniado”. Infelizmente é o homem que comete erros, não é o local. Podemos ver até mesmo em passagens bíblicas quando os apóstolos e outros discípulos deveriam estar comemorando e tomando o vinho saudavelmente como o próprio mestre disse: quando beberes deste vinho lembre-se de mim, mas alguns discípulos extrapolavam e se embriagavam, e aí? O erro era pelo ambiente ou pelo homem?

    Há pecadores nas igrejas e há santos no mundo… A propósito há uma infinidade de blocos de rua de diversas igrejas que saem pelo carnaval aqui no Rio de Janeiro.

    Abraços do Benito Pepe

  50. quiteria Says:

    ola Benito ,cada um com sua opniao a minha nao deixa de ser essa,se voce
    me falar uma festa de carnaval que nao teve uma morte eu concordo com voce,apesar que morre pessoas a todo momento mas no carnaval aumenta o indice de morte fala pra mim se isso nao é verdade? na verdade é que as pessoas tentam tampar o sol com uma peneira e nao querem enxergar a realidade.Quanto a esses blocos das igrejas que voce falou, na verdade nao acredito que eles sejam cristaos por que com certeza O SENHOR JESUS nao esta no meio de bagunca.com O SENHOR nao se brinca e nao se zomba.
    um abraco.
    valeu por reponder.

  51. Benito Pepe Says:

    Olá Quiteria, é verdade, cada um com sua opinião – mas é bom lembrar que há opiniões que são apenas opiniões (doxa) e há “opiniões” que são estudos reais (episteme). As denominações cristãs totalizam algo como 33.600 grupos, portanto há uma diversidade de pensamentos e dogmas imensos entre esses grupos, eu procuro respeitar a todas as denominações cristãs. De fato acho estranho um grupo religioso cristão ir ao carnal, não pelo fato de ir, pois eles vão com bom coração e talvez para fazer o que o mestre Jesus fazia: São os doentes que precisam de médico… , mas acho estranho pelo fato de a imensa maioria dos cristãos descriminarem o carnaval. Aliás, há grupos cristãos que gravam músicas cristãs em ritmo de Samba, pagode, fank e etc, será que eles gravam samba pra que? Seria para sambar com cristo, não é mesmo. Espero que não sejam demoníacos hehe. Muito pelo contrário acredito que esses cristãos estão aproveitando para evangelizar no carnaval…

    Se você buscar na Internet por blocos de carnaval cristão ou evangélicos etc. virá muitos links para você ver.

    Já fui a muitas festas de carnaval, bailes, blocos de rua e não vi nada de mais. É claro que quando há tumulto de pessoas há mais riscos de mortes, isso ocorre quando não há uma boa organização e isso já se passou até com grupos cristãos fora do carnaval.

    Onde está o nosso coração estará nossa alma, há pessoas na igreja, mas com o coração no “mundo” e há pessoas no “mundo” com o coração em Deus.

    Obs. Respondo com prazer e obrigado pelo feedback.

    Abraços do Benito Pepe

  52. quiteria Says:

    nao me conveceu
    beijao

  53. Benito Pepe Says:

    Olá Quiteria, eu não tenho por objetivo convencer a você nem a ninguém com estes argumentos sobre o carnaval, apenas, no meu texto principal, estou relatando fatos. Falo sobre “o que é carnaval e qual a sua origem”… Bem, se você ler novamente todo o texto com atenção verá que eu apenas narro um estudo sobre o carnaval, e no final do texto conto uma piadinha cristã, você leu essa parte?

    Abraços do Benito Pepe

  54. fabiana Says:

    oi eu sou a Fabiana eu tenho 11 anos de idades.para mim o carnaval e super importante para mim,eu so quero que todos tenham e comemoram o carnaval.bom carnaval a todos feliz 2011!!!!!!!!!!!!data 04 03

  55. andreia Says:

    oi eu sou a andreia sou a mqe da fabiana ,entao eu vim pedirr quem esta lendo que todos tenham um bom carnaval e nunca se sabe se vai ter so nos resta o coraçao da gente ………..para todos fiquem com deus

  56. Benito Pepe Says:

    Olá Fabiana, legal teu comentário, é isso mesmo! Bom carnaval pra todos, com respeito, calma, moderação e cautela.

    Abraços do Benito Pepe

  57. Benito Pepe Says:

    Olá Andreia, pra você também, felicidades.

    Abraços do Benito Pepe

  58. jaislane Says:

    olha gente eu acho assin q cada um tem sua forma de penssa mas nos seres humanos sabem muito bem q essa festa e do capeta eu nao entendo vcs se vcs sabem q a festa e dele pq curtem a festa? e vcs todos podem ter a certeza q DEUS nao esta satisfeito com isso. pq sera q no caranval e o dia q tem mas mortes pq sera em . e tao facil a gente passar de dia ate a noite, pulando bebendo, daçando, curtindo. mas e tão dificil passa o dia e a noite agradecendo a DEUS pelo pão de cada dia glorificando a ele pq sera tao Dificil se Deus foi o unico q nos amou pq devemos selebrar uma festa tao suja tao podre como a do diabo q so q ver a gente mal e faz de tudo pra destruir a gente,e enquanto DEUS nos ama nos seres humanos so desapotamos enquanto DEUS APANHOU PELA GENTE MORREU PELA GENTE E ASSIN DESTA FORMA Q NOS O AGRADECEMOS e dessa forma errada e suja q nos nesse momento de festa de carnaval nem se qr lembra de DEUS sera q meu pai o nosso salvador nao tem valor pra vcs e desse geito q vcs agradecem disculpa mas eu sou contra todos q curtem carnaval e enquanto vcs se devertem penssando q a vida e so isso eu oro e faço o possivel para ir pro ceu eu tento mesmo q eu peque milhoes de vezes mas eu tento e vcs podem ter a certeza vcs tão fazendo satanas muito feliz com isso e DEUS TOTALMENTE triste i isto e uma pena para quem nao consegue enxerga lembre-se ninguem te ama como ele o meu pai do ceu vos amou xau qm quiser ter contato ou comentar fale com migo por este email [email protected]

  59. jaislane Says:

    DEUS disse nao me veram aqui novamente ate que aprendam a chorar e se ele nao veio ainda foi pq nos nao sabemos o que e isto olha eu nao estou aqui pra julgar ninguem afinal a tira a 1 pedra aquele q nao tem pecado eu so queria q vcs abrissem os olhos de vcs pois o pior cego e aquele q ver e nao enxergar abram seus coraçoe e abram seu olhos eu nao sou evangelica e nem sou catolica so fui uma e duas vezes para igreja mas eu tenho a minha itimadade com DEUS e o pouco q eu saiba de meu pai eu saio pregando pois foi ele qm me mandou ele disse seja perfeitos assin como o meu pai do ceu foi e infelizmente nao somos dessa forma q ele queria por favor enter em contato com migo pois amo falar de meu pai e pregar para os q necessitam e tanbem qm sabr mas q eu a palavra do senhor entre em contato com migo fiquem todos com DEUS e infelizmente nao desejo um bom carnaval pois o unico bom e jesus e nao a festa do capeta so posso dizer boa sorte e gostaria muito de conversar tanbem com essa quiteria e com esse benedito pepe e outros ee outros ai q adora o carnaval adorem jesus e nao a festa do capeta xau fui

  60. Benito Pepe Says:

    Olá Jaislane, obrigado pelo comentário e por tua vontade imensa em converter os “pervertidos”. È claro que tanto o carnaval quanto qualquer outra festa em que você esteja na promiscuidade ou cometendo qualquer pecado será uma festa sem Deus. Mas isso ocorre até mesmo dentro de pseudos religiões até mesmo ditas cristãs. Comemorar e fazer festas não é nada proibido por Deus, principalmente quando o nosso coração e nossa vida é Santa. Há pessoas dentro de igrejas mais pecadoras do que pessoas que estão sambando… Agora é lógico que é mais provável vermos pecadores nas festas do mundo do que na igreja, no entanto estes serão mais facilmente perdoados do que os falsos crentes (e são muitos… muito mais do que você imagina).
    Onde está o teu coração estará o teu tesouro.

    A propósito por que você não freqüenta uma denominação cristã? Ou alguma religião?

    Abraços do Benito Pepe

  61. Anônimo Says:

    “VÓS AMANTES DE JEOVÁ, ODIAI O QUE É MAU”
    21 Refletindo os padrões cada vez mais baixos do mundo hoje — uma tendência que Babilônia, a Grande, promove tanto direta como indiretamente —, alguns países patrocinam anualmente carnavais, ou seja, festas que dão destaque a danças sensuais e que talvez até glorifiquem os estilos de vida de gays e lésbicas. Será que seria apropriado alguém que ama a Jeová participar de um evento desse tipo ou assistir a ele? Se fizesse isso, será que estaria realmente refletindo ódio pelo que é mau? (Salmo 1:1, 2; 97:10) É muito melhor imitar a atitude do salmista que orou: “Faze meus olhos passar adiante de ver o que é fútil.” — Salmo 119:37.
    22 Quando há alguma celebração do mundo, o cristão deve cuidar para que sua conduta não dê a outros a impressão de que está participando dela. “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa”, escreveu Paulo, “fazei todas as coisas para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31; veja o quadro “Como tomar boas decisões”, nas páginas 158-9.) Por outro lado, se é evidente que certo costume ou celebração não têm nenhum significado religioso, não fazem parte de nenhuma observância política ou patriótica e não violam nenhum princípio bíblico, então cada cristão pode tomar sua própria decisão quanto a se participará ou não nisso. Ao mesmo tempo, a pessoa deve levar em consideração os sentimentos dos outros para não fazê-los tropeçar.

  62. Anônimo Says:

    O Conceito da Bíblia – É certo pular carnaval?
    “NÃO dá para resistir”, diz Miguel. “A música arranca a gente da cadeira, faz bater os pés, enche a cabeça — é a febre do carnaval!” Todos os anos o carnaval acelera o coração de milhões de pessoas no planeta, mas em nenhum lugar a febre é tão grande como no Brasil, onde mora Miguel. Uma semana antes da quarta-feira de cinzas, milhões de brasileiros se fantasiam, esquecem o relógio e o calendário, e caem numa folia que sacode o país, da floresta Amazônica às praias do Rio de Janeiro. É tempo de cantar, sambar e esquecer.
    “Esse é um dos motivos de o carnaval ser tão popular”, explica Miguel, que foi, por anos, um animado folião do carnaval. “O carnaval é a chance que as pessoas têm de esquecer a miséria.” E especialmente no caso de milhões de pobres — que não têm água suficiente, que vivem sem eletricidade, sem emprego e sem esperança — há muito o que esquecer. Para eles, o carnaval é como uma aspirina: pode não resolver seus problemas, mas pelo menos ameniza a dor. Junte-se a isso o conceito de alguns clérigos da Igreja Católica a respeito do carnaval: um bispo disse que o carnaval é ‘muito útil ao equilíbrio psicológico das pessoas’. É fácil ver, portanto, por que muitos acham que o carnaval é um divertimento útil e aprovado pela Igreja. Mas o que a Bíblia tem a dizer sobre o carnaval?
    Divertimento ou festança?
    A Palavra de Deus diz que há “tempo para rir . . . e tempo para saltitar”. (Eclesiastes 3:4) Como a palavra hebraica para “rir” também pode ser traduzida por “festejar”, fica claro que, no que diz respeito ao nosso Criador, não há nada de errado em divertir-se de forma sadia. (Veja 1 Samuel 18:6, 7.) Aliás, a Palavra de Deus manda que nos alegremos. (Eclesiastes 3:22; 9:7) De modo que a Bíblia fala com aprovação do divertimento correto.
    Entretanto, nem todo tipo de divertimento é aprovado na Bíblia. O apóstolo Paulo declara que as festanças, ou festejos ruidosos e turbulentos, são uma das “obras da carne” e que os que as praticam “não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:19-21) Paulo admoestou os cristãos a ‘andar decentemente, não em festanças’. (Romanos 13:13) A questão é: em que categoria cai o carnaval? É um divertimento inocente ou uma festança licenciosa? Para responder a essas perguntas, vamos explicar melhor o que a Bíblia quer dizer com “festança”.
    A palavra “festança”, ou kó·mos, em grego, ocorre três vezes nas Escrituras Gregas Cristãs, sempre com sentido desfavorável. (Romanos 13:13; Gálatas 5:21; 1 Pedro 4:3) E isso não surpreende, porque kó·mos relaciona-se com festas de má fama, bem conhecidas dos primeiros cristãos de fala grega. Que festas?
    O historiador Will Durant explica: “Um grupo de pessoas transportando os falos sagrados [símbolo do órgão sexual masculino] e cantando ditirambos [canções] a Dionísio . . . constituía, na terminologia grega, um komos, ou festividade.” Dionísio, o deus do vinho na mitologia grega, foi mais tarde adotado pelos romanos, que lhe deram o nome de Baco. A relação com kó·mos, porém, sobreviveu à mudança do nome. O Dr. James Macknight, erudito bíblico, escreveu: ‘A palavra kó·mois [uma forma plural de ko·mos] vem de Comus, o deus das festanças. Essas festanças homenageavam Baco, que por isso era chamado Comastes.’ As celebrações em homenagem a Dionísio e a Baco eram a própria encarnação da festança. Como eram essas festas?
    Retrato das festanças
    Durante as festividades gregas em honra a Dionísio, segundo Durant, multidões de foliões “bebiam desenfreadamente, e . . . consideravam desprovidos de juízo aqueles que não o perdiam [i.e., o juízo]. Marchavam em tumultuosa procissão, . . . e enquanto bebiam e dançavam, entregavam-se a um frenesi no qual todos os preconceitos eram abandonados”. Algo bem parecido ocorria nas festividades romanas em honra a Baco (chamadas de bacanálias), em que as principais diversões eram bebedeiras, canções e música lascivas, e eram o cenário de “ações muito depravadas”, escreve Macknight. Multidões em frenesi, bebedeiras, danças e música libidinosas e sexo imoral eram os ingredientes das festanças greco-romanas.
    O carnaval da atualidade contém os ingredientes da festança? Veja algumas citações de jornais sobre as festas de carnaval: “Multidões extremamente tumultuosas”. “Quatro dias de farra, bebedeira e festas noite adentro”. “Ressaca do carnaval pode durar vários dias para alguns foliões”. “Os sons quase ensurdecedores em lugares apertados fazem os shows das bandas de heavy metal . . . soarem baixo em comparação.” “Hoje em dia, qualquer festa de Carnaval sem gays é como um steak au poivre sem pimenta.” “Carnaval virou sinônimo de nudez total.” As danças de carnaval retratavam “cenas de masturbação . . . e várias formas de relações sexuais”.
    As semelhanças entre o carnaval de hoje e aquelas festas da antiguidade são tão impressionantes que um folião de uma bacanália se sentiria em casa se acordasse hoje no meio de uma festa de carnaval. E isso não nos deve surpreender, porque, segundo o diretor de programação de uma emissora de TV do Brasil, o produtor Cláudio Petraglia, “a origem do carnaval vem das festas de Dionísio e de Baco”; “a natureza do carnaval é essa mesma”. A The New Encyclopaedia Britannica diz que o carnaval pode ser relacionado com as saturnálias, festas pagãs da Roma antiga. Embora de uma época diferente, o carnaval faz parte da mesma família que seus antecessores: a festança.
    Como esse conhecimento deve afetar os cristãos hoje? Do mesmo modo que afetou os primeiros cristãos que viviam nas províncias sob influência grega, na Ásia Menor. Antes de se tornarem cristãos, eles se entregavam a ‘ações de conduta desenfreada, concupiscências, excessos com vinho, festanças [kó·mois], competições no beber e idolatrias ilegais’. (1 Pedro 1:1; 4:3, 4) Mas, depois de aprenderem que Deus vê as festanças como “obras pertencentes à escuridão”, pararam de participar em festas semelhantes ao carnaval. — Romanos 13:12-14.
    Miguel, já mencionado, fez o mesmo. Ele explica por que: “Conforme meu conhecimento da Bíblia foi aumentando, vi que as festas de carnaval e os princípios da Bíblia são como óleo e água; eles simplesmente não se misturam.” Em 1979, Miguel tomou sua decisão. Nunca mais pulou carnaval. E você? Qual será a sua decisão?

  63. Anônimo Says:

    *** lv cap. 13 pp. 148-149 Celebrações que desagradam a Deus ***
    DEVO PARTICIPAR DESTA CELEBRAÇÃO?
    Princípio: “‘Saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’; ‘e eu vos acolherei.’” — 2 Coríntios 6:17.
    A respeito de determinada celebração ou costume popular, pergunte-se:
    ▪ É evidente que tem origem numa prática ou num ensinamento da religião falsa, incluindo o espiritismo? — Isaías 52:11; 1 Coríntios 4:6; 2 Coríntios 6:14-18; Revelação (Apocalipse) 18:4.
    ▪ Honra ou enaltece indevidamente uma pessoa, uma organização ou um símbolo nacional? — Jeremias 17:5-7; Atos 10:25, 26; 1 João 5:21.
    ▪ Enaltece alguma nação ou grupo étnico? — Atos 10:34, 35; 17:26.
    ▪ Reflete “o espírito do mundo”, que atua em oposição ao espírito santo de Deus? — 1 Coríntios 2:12; Efésios 2:2.
    ▪ Participar nessa celebração poderia fazer outros tropeçar? — Romanos 14:21.
    ▪ Se eu decidir não participar dessa celebração, como explicarei isso a outros de modo respeitoso? — Romanos 12:1, 2; Colossenses 4:6.
    Os textos a seguir podem ajudar a responder perguntas sobre comemorações populares:
    ▪ “[Os israelitas infiéis] foram misturar-se com as nações e passaram a aprender os seus trabalhos.” — Salmo 106:35.
    ▪ “Quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, é também injusto no muito.” — Lucas 16:10.
    ▪ “Não fazeis parte do mundo.” — João 15:19.
    ▪ “Não podeis estar participando da ‘mesa de Jeová’ e da mesa de demônios.” — 1 Coríntios 10:21.
    ▪ “Já basta o tempo decorrido para terdes feito a vontade das nações, quando procedestes em ações de conduta desenfreada, em concupiscências, em excessos com vinho, em festanças, em competições no beber e em idolatrias ilegais.” — 1 Pedro 4:3.

  64. Benito Pepe Says:

    Anônimo 1,2 e 3. Parece-me que trata da mesma pessoa. Bem, obrigado pelos comentários e depoimentos. Não tenho muito que acrescentar. Seu discurso está perfeito aos olhos cristão. Além do mais quanto à questão das festas Greco-romanas é isso mesmo relatado, aliás, é a mesma coisa que menciono no meu texto acima. A única coisa que preciso acrescentar é que estes tipos de festas transcendem ao tempo nos dois sentidos, tanto “temporal” quanto “espiritual” há pessoas de diversas religiões no mundo e que não tem este conhecimento e nem estão sabendo e nem se importando quanto à origem do carnaval. A única coisa que estes foliões querem é se divertir e muitos os fazem com moderação e respeito. Para estes não há problema nenhum em brincar o carnaval. O problema é o excesso e a promiscuidade desenfreada.

    Quanto a Dionísio e Apolo veja meu texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/05/16/o-apolineo-e-o-dionisiaco-%E2%80%93-apolo-e-dioniso-em-nietzsche-a-perda-da-proximidade-com-a-natureza-que-tinha-o-homem-antigo/

    Podemos ver Dioniso e Apolo com outros olhos através do pensamento filosófico. Boa leitura! E boa reflexão! E lembre-se devemos respeitar a cultura e todos os milhares de denominações religiosas.

    Abraços do Benito Pepe

  65. julianna Says:

    Adorei as informações!!!!!!!!!

  66. Benito Pepe Says:

    Ok, Julianna obrigado, volte sempre…
    Abraços, Benito Pepe

  67. marcos Says:

    olha que bom estas pesquisas.tanto em enciclopedias respeitadas,quando da biblia sagrada.o que pude notar e que os anonimos mencionados,mencionam algo bem verdadeiro e fortes pois conhecem verdades biblicas isto e muito bom pois o melhor e mais instrutivo livro existente na terra,serve como manual de humanos este sagrado livro nos mostra tudo que precisamos fazer para agradar a deus fazer o que ele, que e todo poderoso criador de todas as coisas requer que façamos,pois nos criou e nos conhece melhor do que nos mesmos.com certesa nao aprova tais festanças em que morrem muitas pessoas a caminho de tais,muitos com certeza contraira doenças,como aides e outras,muitos aduterios fornicaçoes conduta desenfreadas bebedeiras muitas outras coisas repugnantes aos olhos do criador,que nao merece ver tanta nojeira,mas sim mereçe toda honra e toda gloria pois criastes todas as coisas por tua vontade.o bom e que em breve o todo poderoso por meio de seu filho cristo acabara com todo mal. ai sim os que tiver feito a sua vontade viverao numa terra muito melhor do que esta que basta olhar para o lado vemos tudo ruim para a humanidade.

  68. marcos Says:

    me desculpe o texto corrido sem pontos ou viegulas e erros de portugues.obrigado

  69. Benito Pepe Says:

    Olá Marcos, obrigado pelo teu comentário. Mas quanto a confraternização no Carnaval, é claro que isso depende de cada um, não é mesmo? Onde está o teu coração aí estará o teu espírito e você, ok? Há muita gente dentro de igrejas que são diabólicos e há muita gente brincando carnaval em blocos de rua ou clubes, etc e estão com um coração puro. Aliás há muitos blocos de carnaval cristãos também por aí. Então não podemos generalizar.

    Abraços, Benito Pepe

  70. Antonio Silva Says:

    Ola Benito Pepe, pelo que me parece você é uma pessoa muito bem informada, então faça o seguinte levantamento: durante to o ano tem eventos evangélicos em todo o Brasil e praticamente todos os dia, Quantos morreram ? quantos tiveram envolvimento com drogas, qual foi gasto que os estados tiveram com a Policia, Corpo de Bombeiro e muitas outras coisas mais.Agora veja só, o carnaval são só ( 03 ) três dias no ano e em alguns lugares uma semana, faça um levantamento e veja o que é melhor para a sociedade. A IGREJA EVANGÉLICA, OU O Carnaval. Que Deus te ABENÇOE.

  71. Benito Pepe Says:

    Olá Antonio Silva. Obrigado pelo comentário.

    Sim, eu procuro ser uma pessoa bem informada, no entanto nos dias de hoje é impossível sabermos de tudo o que ocorre, a não ser o que a mídia nos tenta “impor”…

    Olha, quanto ao teu questionamento sobre o que seria melhor para a sociedade, eu posso te responder dizendo que o melhor para a sociedade deveria ser o que a sociedade pensa que é melhor para ela, isso quando falamos em democracia. No entanto a sociedade não sabe o que é melhor para ela, muito pelo contrário. Você tem toda a razão quando diz que não ocorrem tais problemas enumerados por você quando há eventos cristãos, complemento dizendo que não só os eventos evangélicos, mas de outras denominações também ocorre o mesmo. Até mesmo em passeatas gays, muitas vezes há festas e não há problemas maiores, em muitos eventos de roque também etc e tal, isso depende em primeiro lugar da harmonia e sintonia entre as pessoas que estão nos eventos e depois da quantidade de pessoas e de segurança.

    Quanto a “eventos” cristãos, infelizmente você deve Saber que já tivemos várias “guerras Santas”, cruzadas, e imposição da nossa fé pelo mundo a fora, inclusive na America latina. Nós cristãos deveríamos parar de pensar que somos os únicos certos no mundo e parar de impor nossa fé pela força e Pior negociar com Deus fazendo da religião uma prática comercial, como infelizmente está ocorrendo em muitas das 33.600 denominações ditas cristãs.
    Sou cristão, mas estou triste com tudo o que está ocorrendo dentro de várias denominações ditas cristãs. E por que tantas e mais tantas nascem todos os dias?

    Por fim gostaria que você relesse meu texto e verificarás que estou apenas fazendo um “estudo sobre a origem do carnaval”, aliás, aproveito esses dias para estudar mais um pouquinho. Veja também este outro texto meus e meus comentários. >>> http://www.benitopepe.com.br/2010/01/25/carnaval-quando-e-como-e-definida-essa-data-por-que-surgiu-o-carnaval/

    Abraços, Benito Pepe

  72. fernanda Says:

    adorei a pesquisa tirei 10 a professora adoro beijos

  73. naara Says:

    olá eu gostei muito eu estou fazendo um trabalho sobre isso e eu achei muito bom vc é´professora porque vc esplicou muito bem vc tá por dentro de tudo muito bom adorei vou tira nota 10 ou 1000 porque vc explicou muito bem beijossssssssssssssssss adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  74. Benito Pepe Says:

    Olá Fernanda que bom que você tenha gostado e tirado 10 no trabalho, legal!!
    Abraços, Benito Pepe

  75. Benito Pepe Says:

    Olá Naara, Obrigado!
    Sou professor sim, mas de Filosofia, Sociologia, Administração e Marketing, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  76. thaynny Says:

    vc ñ respondeu a minha resposta

  77. nair Says:

    OI BENITO PEPE oque tem o carnaval com a guaresma gostaria de uma explicaçao simples tenho 70 anos sou cristãa gosto de ensinar as crianças as vezes tenho dificuldade de entender o que eu leioAPAZ DO s. j. c

  78. nair Says:

    oi explica oque é quaresma

  79. Benito Pepe Says:

    Olá Nair, obrigado pela pergunta. Veja meu texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/03/o-que-e-pascoa-qual-a-origem-da-pascoa

    lá você encontrará com toda clareza mais detalhes. De qualquer forma posso te adiantar que a Quaresma (40 dias) são os quarenta dias que antecedem a Semana Santa (que se inicia no domingo de ramos), semana esta em que relembramos a entrada de Jesus Cristo à cidade de Jerusalém quando seria julgado, preso crucificado e ressurreto. A Quaresma começa na 4ª feira de cinzas. Vejas também outros textos relacionados, basta seguir os links, dentro e no final de cada texto. Boa Leitura…

    Abraços, Benito Pepe

  80. Benito Pepe Says:

    Olá Thaynny, agente não responde a uma resposta, e sim a uma pergunta heheh. Mas qual seria a tua questão?

    Abraços, Benito Pepe

  81. Jessica Says:

    amei saber tudo do carnaval

  82. Jose Maria Dias Says:

    Olá meu camarada! Li e reli, não somente este texto, como também os comentários nele existente, e vi que muitos levaram o teor do texto para o viés religioso, porem isto é normal, pois cada um tem o direito de pensar e expressar sua opinião da maneira que achar melhor, principalmente pela liberdade democrática que o SITE proporciona para a liberdade de expressão sadia. É bom lembramos que Deus não quer ver ninguém triste, e como tudo que acontece é com sua permissão, logicamente que as festas não podem ser diferente. Eu tenho uma pessoa da minha família que é membro de um ministério evangélico, que me garantiu que o pastor de sua igreja promoveu uma festa com o titulo de Cristoval, exatamente nos três dias de carnaval, com direito a bateria e tudo, cantando e tocando logicamente, somente musicas evangélicas, tenho outro amigo aí no Rio de Janeiro que é Pastor com um ministério com mais de trinta igrejas que já me convidou para participar em determinados dias, de uma seresta que ele faz em uma igreja após o termino do culto, uma vez por mês e o que se canta na seresta e musicas seresteiras. Quero deixar bem claro que ao fazer este comentário, minha intenção não é ir contra o pensamento dos outros, e muito menos contestar suas opiniões, pois tenho por habito respeitar o pensamento de cada um, mesmo porque ir contra ao que os outros pensam, é ir contra o arbítrio de Deus. Estou escrevendo porque gosto de comentar neste seu Site, meu amigo. E aquele abraço do amigo J.M.dias

  83. Benito Pepe Says:

    Olá Jessica, é sempre bom saber mais…
    Abraços, Benito Pepe

  84. Benito Pepe Says:

    Valeu a contribuição de sempre querido JM Dias! Seus comentários enriquecem este Site e ficarão aqui para sempre, avise aos seus amigos e parentes para vir ler teus sábios comentários! Os teus comentários o farão eternos neste Planeta meu caro Guru, eheheh

    Abraços, Benito Pepe

  85. laura Says:

    huhu!!

  86. Benito Pepe Says:

    ah ah
    Abraços, Benito Pepe

  87. Pr. RONALDO Says:

    O momento mais forte são os 3 dias que precedem a quaresma (quarenta dias antes da Páscoa) que inicia na 4º feira de cinzas. Nesse momento o povo se vale da etimologia da palavra, carnevale, que pode significar que a carne vale naquele momento, ou seja, não precisa se abster da carne pois a quaresma começa na 4º feira de cinzas aí sim se deve abster da carne e dos prazeres da carne durante o período que antecede à Páscoa.No Verbete “Carnaval” na Enciclopédia Barsa se lê: PORQUE DEVEMOS SE ABSTER DOS PRAZERES DA CARNE NA QUARESMA SE DEUS NÃO SE INCOMODA COM ESSA FESTA? (CARNA VALE ADEUS CARNE OU CARNE LEVAMEN PRAZER DA CARNE) QUARTA FEIRA DE CINZAS PELO QUE ME PARECE É ARREPENDIMENTO E HUMILHAÇÃO DEVIDO A SATISFAÇÃO DA CARNE DA CARNE EM ROMANOS 8: 1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
    2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
    3 Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,
    4 a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
    5 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
    6 A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
    7 a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.
    8 Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
    9 Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
    10 Mas, se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.
    11 E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
    12 Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela.
    13 Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,
    14 porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
    15 Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.
    16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
    17 Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus.

    abraços pepe JESUS TE AMA e TE CHAMA.

  88. Benito Pepe Says:

    Olá Ronaldo, obrigado pelo comentário! volte sempre e sinta-se à vontade para comentar outros textos Cristãos ou não… Abraços, Benito Pepe

  89. railane rafaela Says:

    legal vou dizer para os colegas e as minhas profesouras

  90. leticia Says:

    meoooooo deus tirei 10

  91. edvaldopereiramaia Says:

    Carnaval para mim é diversão, é interação, alegria, e acima de tudo respeito uns para com os outros. Bagunça é ação desumana, é para os maus intencionados.

  92. Benito Pepe Says:

    Valeu Railane…
    Abraço, Benito Pepe

  93. Benito Pepe Says:

    Parabéns Letícia…
    Abraço, Benito Pepe

  94. Benito Pepe Says:

    É isso mesmo Edvaldo…
    Abraço, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.