A Indústria Cultural e a influência nas (das) ciências, especialmente a Astronomia

Este é mais um texto que publico em partes. Começamos com uma pequena introdução; falamos da Teoria Crítica; da Industria Cultural; e entramos no tema: Astronomia, “as viagens espaciais” e o marketing dentro da Indústria Cultural; e por fim tecemos um comentário final.

1.1. Introdução

O objetivo deste texto como o próprio título já evidencia, é o de comentar a força da indústria cultural e a relação que esta tem com as ciências principalmente a astronomia que será focada.

Iniciaremos falando um pouco da Teoria Crítica, pois aí está o embrião de um pensamento que questiona este tema.

O termo Indústria Cultural nasce em um contexto que será sucintamente relatado. Temos por objetivo comentar a fascinação que a indústria cultural “cria” entre os seus espectadores que assistem realidade e ficção como se fosse a um espetáculo, um show, misturam a realidade e a ficção confundindo-as.

Os governos, as empresas e quem mais se interessar utilizam-se destes meios de massa, e eles vivem interdependentes, como veremos. Evidentemente há uma razão instrumental um objetivo prático, um fim que é claro para quem se deslocar um pouco e observar de outro ângulo o que é transmitido.
É a mídia, os meios de comunicação que “moldam” esta massa e estes produtos, a divulgação ou fabricação, no sentido mercantilista e social. O marketing se utiliza e está muito bem conjugado à indústria cultural, nos tornam produtos dentro deste produto maior.

A desmistificação agora volta a mistificar-se criando outros mitos… sejam eles os personagens da industria cultural ou a própria natureza desencantada que volta a “encantar-se”, ou a nos encantar…

Abraços do Benito Pepe

No próximo tópico: Teoria Crítica

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

7 comentários em “A Indústria Cultural e a influência nas (das) ciências, especialmente a Astronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.