Benito Pepe Vendo uma Pintura Rupestre em uma Caverna

História da comunicação humana e as 10 grandes mudanças tecnológicas

Hoje falamos sobre a história da comunicação da humanidade, sua origem e das mudanças tecnológicas ou acréscimos que a comunicação humana já passou e pensamos em um projeto para o futuro sobre o que poderá ocorrer neste processo de possibilidades para o futuro, lembraremos que muitas tecnologias foram disruptivas (ou seja, acabaram) mas grande parte ainda continua por aí e apenas “sofreram” algumas pequenas mudanças ou adaptações.

(Esta é a parte 1 deste texto e Vídeo que segue abaixo, logo publicarei a parte 2)

Veja também A Ignorância é uma Benção?

A comunicação humana é um dos fatores que nos faz muito diferente das outras espécies, é através da imensa possibilidade de nos comunicarmos que transmitimos conhecimentos que são acumulados de geração em geração. E foi assim que os primeiros homens ensinaram aos outros como caçar por exemplo, e a registrar fatos e dados que julgavam importantes.

Em vários avanços e artefatos que a humanidade já projetou muitos coexistem até os nossos dias outros morreram, mas grande parte apenas sofreu algumas pequenas adaptações, o mesmo ocorre com a comunicação humana.

Começamos lembrando que a comunicação é uma das necessidades humanos, a proposito a esse respeito preciso dizer que há uma diferença entre necessidade e desejo, falo aqui sucintamente, vou publicar um vídeo mais detalhado sobre este tema, então se você ainda não é inscrito aproveita e se inscreve para não perder as novidades.

Como tudo começou?

Os homens há tempos mais remotos desenvolveram uma forma de se comunicar que provavelmente começou com gestos e expressões faciais como ainda fazem alguns primatas, com o passar do tempo desenvolvemos uma linguagem oral emitindo sons que significavam e davam sentido ao que pretendíamos comunicar.

A primeira grande revolução na comunicação humana foram as Palavras e o vocabulário

As palavras e o vocabulário foram surgindo e desta maneira ficou muito mais fácil dizer o que pretendíamos, já começo aqui lembrando que mesmo com o vocabulário, ou seja, com as palavras e sons que emitíamos com significado, não deixamos de gesticular e fazer expressões faciais por exemplo.

Já lembro aqui portanto que uma das maneiras mais remotas de se comunicar, os gestos e expressões, continuam coexistindo com as palavras.

Esta é uma abertura para o que eu pretendo dizer quanto as tecnologias que não tornar-se-ão disruptivas e somente terão um acréscimo ou pequenas mudanças, claro que a fala humana não é uma tecnologia no sentido comum da palavra, mas sim foi uma das grandes mudanças na maneira de se comunicar entre os seres humanos.

Mas enfatizo mais uma vez: note que as maneiras mais primitivas de se comunicar se mantém, aliás até com mais valor, sentido e verdade, me refiro aos gestos e expressões faciais que dificilmente mentem.

Mesmo quando usamos o som para nos expressar o sentido e como falamos podem dizer muita coisa diferente, para dar um exemplo simples, você pode dizer Bom Dia! Emitindo o som e se expressando com uma variação muito grande de sentidos e tom da voz e etc.

É… a comunicação humana é mesmo fantástica!

Bem, falamos da primeira etapa que foi essa dos gestos, expressões faciais e da primeira grande mudança: emitir sons e depois palavras, vocabulário.

A segunda grande mudança

A segunda grande mudança na maneira de nos comunicarmos foi provavelmente os desenhos e/ou riscos ou mesmo “rabiscos” que os homens faziam talvez no chão com varetas, por exemplo, e neste campo temos provas pois muitas ainda permanecem registradas: são as pinturas rupestres em cavernas que datam de até 40 mil anos atrás. O que é bastante fantástico!

Fico pensando, como deve ter sido interesse para aqueles primeiros homens que conseguiram fazer estes registros, especialmente os que permaneciam e ficaram até os nossos dias, isso é fascinante, já pensou nisso?

Eles registravam atividades do seu cotidiano, os animais que viam, e há quem estude mais profundamente estes registros e dizem que até mesmo astronautas aparecem nestes registros, bem eu não vou falar sobre isso aqui que não é o propósito, mas que é interessante é, não é mesmo?

A terceira grande mudança

Acredito que a terceira grande mudança e agora já uma nova revolução, foi a escrita cuneiforme e depois mais tarde a escrita alfabética agora já fizemos uma viagem longa e fomos para apenas uns 5,5 milénios atrás ou seja 3,5 a.C. com a escrita cuneiforme desenvolvida pelos sumérios na Mesopotâmia.

Nesta mesma época…

Os sinais de fumaça, parece que surgem por volta de 3000 anos a.C. com índios americanos seria já uma maneira de se comunicar a distâncias remotas, mas visuais.

Também já há muito tempo na África por exemplo se usa o tambor para transmitir mensagens…

E há cerca de 2900 anos a.C. também começam a ser usados os famosos pombos-correios.

A quarta grande mudança

Embora uma espécie de Jornal e forma de passar notícias surge em Roma por volta de 59 a.C com o Imperador Júlio César, aquele era feito de maneira bem mais trabalhosa pois não existia ainda a prensa desta forma funcionava como um outdoor (grandes placas brancas de papel e madeira) que era exposto nas praças públicas. César criou a chamada Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo.

A Prensa surge com Gutemberg na Alemanha em 1455 foi uma das maiores revoluções quanto a escrita pois agora já poderíamos “imprimir” através das prensas tipográficas as letras e foi assim que tivemos o primeiro grande livro impresso que foi a Bíblia, aliás foi uma biblioteca toda pois a bíblia contém 73 livros e todos que já tiveram uma bíblia nas mãos sabe que é mesmo uma biblioteca que temos ali.

A esse respeito tenho que contar uma historinha engraçada, um rapaz católico, pois só existia a igreja católica (os protestantes ou evangélicos só surgem em 1517 com um bisco católico na Alemanha chamado Lutero que protesta ao que estava existindo na igreja daí chamar os evangélicos de protestantes…), bem, este jovem católico queria casar-se…

Por que a caixa alta? veja no Vídeo…

Poucos anos depois…

Em 1650, um padre jesuíta alemão, Athanasius Kircher, inventou o megafone moderno, embora alguns aparelhos rudimentares e cones para direcionar a voz já fossem usados antes, como é o caso dos teatros gregos.

Continuará na parte 2…

Assista a este Vídeo diretamente no Youtube, clique aqui!

Ou o assista aqui mesmo

Deixe o seu like (o joinha ajuda muito), comente e compartilhe!

Abraços, Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Para ver o texto da parte 1 clique aqui! […]

1
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima