Um Notebook em destaque e parece que uma pessoa está acessando a Internet

História da comunicação humana … Parte 2

Continuando com este tema sobre a história da evolução da comunicação humana e das 10 Grandes Mudanças Tecnológicas, seguimos agora com a parte 2, onde abordaremos outras evoluções e mudanças que também mudam o comportamento humano.

Para ver o texto da parte 1 clique aqui!

Para ver o primeiro Vídeo onde falo sobre as 4 primeiras mudanças ou revoluções na Comunicação humana veja este link que segue > https://youtu.be/oyom_42W7Xs

A quinta grande mudança

Outra grande mudança está ainda ligada a prensa, mas uma “prensa pessoal”, se assim permitem-me chamar, foi a chamada máquina de escrever. O primeiro protótipo funcional surgiu em 1867, pelas mãos do tipógrafo americano Christopher Sholes. A máquina era feita de madeira, e as teclas eram presas com hastes de arame, escrevendo só em letras maiúsculas, a chamada caixa alta, como mencionei antes, todos sabemos hoje que não é bonito ESCREVE ASSIM, pois parece que estamos gritando, mas era o que se tinha, o que já foi fantástico, muitos de nós tivemos uma máquina de escrever. Eu fiz curso… asdfg…çlkjh  asdfg çlkjh

A sexta grande mudança

O telégrafo, o telégrafo semafórico, que antecedeu o elétrico, foi inventado por Claude Chappe em 1792, na França, e já foi uma outra grande revolução mensagens podiam ser passadas de cidades para outras cidades e chegavam antes dos homens que iam a cavalo para transmiti-las. Isso foi bacana, coitado dos cavaleiros que perderam seus trabalhos….

Tivemos logo depois o Código Morse que foi desenvolvido em 1835-7 pelo físico Samuel Morse, responsável pela criação do telégrafo elétrico – um dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímãs que atuam na emissão e na recepção de sinais.

No entanto o sistema passou por diferentes fases de testes e só após quase 10 anos é que houve a transmissão da primeira mensagem das cidades de Washington para Baltimore, em 1844 e passou a ser muito usado até o início do século XX.

A sétima grande mudança

Chegamos ao telefone. O primeiro aparelho de telefone surge na década de 1870. O grande responsável por isso foi o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922). O primeiro registro de transmissão elétrica de voz feito por Graham Bell aconteceu no dia 10 de março de 1876.

Para quem ainda não sabia, Bell estava, pela primeira vez, expondo o seu invento e foi com Dom Pedro II que, em público, conversou pelo telefone, a uma distância de 150 metros do imperador. Bell teria dito a frase do personagem Hamlet, de Shakespeare, “To be or not to be” (“Ser ou não ser.”), e o imperador teria respondido: “Meu Deus, isto fala”.

(Preciso fazer um depoimento pessoal quanto ao telefone, recordo-me perfeitamente quando comecei a trabalhar e uma de minhas funções era passar as fichas cadastrais dos cliente para as financeiras… telefone, depois fax (fomos uma das primeiras lojas a ter um fax, muitos pediam o favor para passar um fax…, e por último diretamente online pelo computador…)

A oitava grande mudança na comunicação

Olha que interessante, vamos agora falar em uma mudança na capacidade e possibilidade da expansão da comunicação que vai nos possibilitar falar para milhares ou mesmo milhões de pessoas ao mesmo tempo: foi o rádio.

Os seus primórdios se dão em 1906 quando Lee de Forest criou a válvula de três elementos e permitiu a amplificação das ondas eletromagnéticas, produzindo som em volume suficiente para ser transmitido e recebido.

No Brasil as transmissões começaram em 1923 com a rádio Roquete Pinto, embora a primeira “transmissão oficial” tenha sido feita em 7 de setembro de 1922 centenário da independência.

O rádio foi por muitos anos a maneira mais importante da humanidade se comunicar com milhares de pessoas de uma só vez.

A nona grande mudança

Esta grande mudança já atinge um grupo muito maior e perdura com força ainda em nosso tempo, me lembro que um tio avó meu dizia que a televisão era um rádio que dava para ver as pessoas lá dentro (risos).

Mesmo ainda não havendo produção em escala industrial de televisores, as transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930, primeiramente na Alemanha, em 1935, e depois na Inglaterra, EUA e União Soviética. No Brasil, em 1950, houve acesso a um sinal aberto de TV após a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand.

A décima grande e fantástica mudança na maneira de nos comunicarmos

Sem dúvidas até o nosso momento, acredito que não tenha havido outra grande revolução na comunicação como a que se dá com a Internet e todas as suas possibilidades.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.

A partir de 1982, o uso da Arpanet tornou-se maior no âmbito acadêmico. Inicialmente, o uso era restrito aos EUA, mas se expandiu para outros países, como Holanda, Dinamarca e Suécia. Desde então, começou a ser utilizado o nome internet.

Em 1992, começaram a surgir diversas empresas provedoras de acesso à internet naquele país. No mesmo ano, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web (www), que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.

No Brasil, a exploração comercial foi liberada em 1995. E aqui cabe mais um depoimento pois logo de início eu comecei a usar em minha empresa e já no ano de 1998 já usava em minha casa, incialmente funcionava com linha discada, ou seja, por pulso, não havia ainda o tom para a linha digital era muito trabalhoso se conectar e ficávamos sem linha de telefone quando estávamos conectados…. noite toda velocidade etc…

A partir da Internet, o computador pessoal (desenvolvido a partir de 1976) nunca mais deixou de ser um utensílio obrigatório em todo lar, no entanto este também começa a ser substituído pelos notebooks (portáteis) ou tabletes e agora pelos smartphones.

E as redes sociais e a possibilidade de estarmos onde não estamos fisicamente muda o mundo de uma maneira extraordinária.

O primeiro que eu usei foi o iCQ … depois o Orkut, daí o Facebook e agora há uma diversificação imensa…

E hoje vivemos o paradoxo da informação….

Outras mudanças acessórias e fantásticas

Depois dessa grande revolução, acredito que tudo o que ocorreu até agora foram evoluções e modificações, mas sem nenhuma outra grande revolução a não ser:

Quanto ao telefone passamos a ter o celular … o protótipo surge em 1973, mas somente em 1983 em escala comercial nos estados unidos e no Brasil chega somente em 1990…. (depoimento com maleta indo falar com na prefeitura do Rio …)

Depois o smartphone …. 2007 … (depoimento trabalho em grupo em uma pós graduação em 2001 … o aparelho se tornou algo mais revolucionário do que imaginamos e olha que achávamos que estávamos “viajando” muito…)

Milhares de aplicativos que aí sim começam a tornar quase que disruptivas tantas tecnologias como máquina fotográfica, calculadoras, gravadores de som, e o próprio computador pessoal…

E por fim não poderia deixar de mencionar a possibilidade que todos temos de ter um Canal próprio na Internet como é o Youtube, que surge em 14 de fevereiro de 2005 em San Mateo, Califórnia, e o meu Canal foi criado apenas três anos depois sou seja em 2008, mas eu não o ativei para valer, só comecei a publicar mesmo agora em 23 de março de 2021 ou seja muitos anos depois.

E o que poderemos ter no futuro? Nano tecnologia, componentes eletrônicos implantados no corpo humano? Já temos algo parecido com as pulseiras e relógios que usamos… onde podemos chegar? O que você nos diz? Deixe seu comentário.

Você pode assistir a este Vídeo diretamente no Youtube, clique aqui!

Ou o assista aqui mesmo

Então se ainda não se inscreveu …. e ative o sininho vamos sempre publicar temas para pensarmos e refletirmos ok nosso objetivo é passar conhecimento com reflexão.

Abraços, Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

0 Comentários
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima