Parte III – O caso dos Relacionamentos Interpessoais

O caso dos relacionamentos interpessoais no “Apart-hotel P”

O caso dos relacionamentos interpessoais que segue inicia-se com o recebimento de um e-mail através de Contato em nosso site/blog[1]. Neste e-mail solicitava-se “urgência” a fim de resolver “problemas” de relacionamentos interpessoais que estavam ocorrendo no ambiente de trabalho em um Apart-hotel, que como dissemos anteriormente, vamos chama-lo de “Apart-hotel P”.

Nosso retorno foi rápido, e como o cliente havia deixado seus telefones de contato, preferimos essa via e ligamos imediatamente após recebermos o e-mail. Com isso o cliente, no caso o próprio diretor do apart-hotel, ficou muito satisfeito e agendou uma visita que também foi bem próxima daquela data.

Como o cliente lembrou-nos de sua satisfação por nosso pronto atendimento, começamos a reunião relatando que assim devem ser os relacionamentos e a comunicação, principalmente dentro do ambiente laboral. Devemos ser o mais claros que pudermos e com as respostas dadas o mais rápido possível.

Através de uma “visão preliminar” que nos é peculiar fazer antes do treinamento, apuramos com a diretoria e com os gestores o fato de que alguns colaboradores estavam atuando no ambiente de trabalho como se estivessem em suas casas, e dessa maneira confundiam a possibilidade de liberdade que a gerência e as supervisões lhes concediam, resultando em libertinagem desenfreada, em outras palavras os colaboradores confundiam a “liberdade com libertinagem”.

Narrou-se também que alguns funcionários estavam de muita “conversa fiada” e “tricotando” sobre a vida dos outros, incluindo-se os hospedes e moradores como pivôs de diversas situações, e não se dedicavam ao trabalho como se esperava que o fizessem; muitos funcionários não estavam valorizando a empresa, ou seja, o hotel em que trabalhavam apesar do mesmo lhes oferecer uma serie de benefícios, tais como: um bom vale refeição, salários acima da média no setor de mercado concorrente, horários de trabalho flexíveis e outros benefícios extras e acima do normal no mercado hoteleiro.

O problema principal naquele “ambiente de trabalho” era especificamente de ordem relacional e corporativa. Tendo em vista as informações que apuramos, elaboramos um treinamento com todos os funcionários envolvidos. Fizemos vários encontros, todos com dinâmicas de relações humanas e comportamento organizacional, lemos e entregamos textos e apostilas para acompanhamento dos colaboradores e fizemos Coffe Break de 15 minutos em todos os encontros que duravam 3 horas para cada grupo.

Nos momentos de intervalo para o Café, e com um ambiente mais informal dentro de nossos encontros, era o momento de trocar mais informações de maneira descontraída e em particular. Em alguns desses momentos confirmamos que faltava, por parte dos colaboradores, qualificação básica e de visão corporativa, ou seja, grande parte dos funcionários vivia naquele ambiente laboral como se fosse um prédio qualquer em que eles também morassem ou se hospedassem ali.

Com esta confirmação acima apurada começamos a enfatizar nos colaboradores do apart-hotel uma visão de Empresa que eles precisariam incorporar em suas atitudes e rotinas de trabalho, portanto buscar-se-ia um Comportamento Organizacional por excelência.

Já nos próximos encontros, que eram semanais, vieram moradores nos prestigiar com sua presença e ver com os próprios olhos o que estava ocorrendo nesse treinamento, pois observavam os moradores agindo de maneira diversa da anterior, ou seja, houve modificação no comportamento organizacional.

Considerações Finais e Reflexões

Depois do aqui exposto, esperamos ter demonstrado que a aprendizagem mais profunda requer de fato uma mudança comportamental, e quando temos um aprendizado eficiente e qualitativo nosso comportamento evolui e nós como cidadãos alcançamos mais saber. A propósito a única coisa que sempre pode estar conosco é o nosso conhecimento, portanto devemos cuidar do nosso maior patrimônio com afinco e dedicação.

No final do treinamento apresentado no Case acima, vieram até a mim dois colaboradores e um morador agradecer pessoalmente o programa ali apresentado e dizer que aquele “curso” mudou a sua vida e que eles iriam ingressar em uma universidade naquele mesmo mês, pois sentiram a necessidade de buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além deste maravilhoso feedback, os moradores do apart-hotel e os gestores nos notificaram que “os problemas relacionais haviam acabado” e que os funcionários estavam agindo de maneira profissional e que estes comentavam as frases de efeito e as dinâmicas que foram apresentadas no treinamento uns para os outros como lembretes através de um ar gracioso quando alguém cometia algum eventual deslize comportamental.

Por fim posso concluir que a maior satisfação e o maior pagamento que um ser humano pode ter é o reconhecimento de um trabalho bem elaborado. O nosso maior salário como “professores” é a satisfação e o resultado que percebemos nas modificações das pessoas, algo real e muitas vezes permanente, até que novas evoluções venham a surgir no indivíduo. Mas manter-se-ão as marcas e valorosas cicatrizes positivas dos ensinamentos que pudemos deixar.

Espero ter contribuído com Este caso dos relacionamentos interpessoais no Ambiente de Trabalho.

Seu comentário será bem vindo, deixe o seu pensamento sobre este assunto.

Abraço,

Benito Pepe

Bibliografia e Referências Bibliográficas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. 9. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

………………………………………………………………………………………………………………………….

Apostila:  “Gestão de Equipes: uma visão prática” // Prof. Renato Cuenca.

Anotações em sala de aula // curso “Gestão de Equipes – Uma abordagem prática” PUC – Rio – 2012

PEPE, Benito dos Santos. Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o marketing interno (endomarketing).


[1] Nosso Site/blog – www.benitopepe.com.br – Trabalhamos com Palestras, Workshops e Treinamentos de Equipes

Benito Pepe

Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica em: Administração de Empresas, com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião e Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

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Rita de Cassia Lima
8 anos atrás

Achei exelente o trabalho. Estou fazendo un artigo científico para pós em psicopedagogia institucional e este é exatamente o tema que estou trabalhando só que a instituição é uma escola. Eu pergunto se é possivel ter de você Benedito Pepe essas apostilas que vc usou e uma orientação mais específica do assunto. Sou de São Luis-MA. Parabéns!

Ivete
7 anos atrás

muito boa a reflexão, estou ministrando aulas sobre: relações inter pessoais e ambiente de trabalho seu trabalho te dar prazer? ética e irá me ajudar muito.

7 anos atrás

Ok, Ivete, obrigado pelo comentário e bom trabalho!
Abraços, Benito Pepe

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