um quadro dividido de um lado em foco uma bola de ĂĄrvore de Natal, do outro lado uma menina foco no seu rosto cercada por enfeites de Natal. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vĂȘ o Natal.

Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vĂȘ o Natal?

Um dia desses estava refletindo quanto ao clima oposto nos dois hemisfĂ©rios Terrestre. Na Ă©poca do Natal, em 25 de dezembro, temos um frio intenso no hemisfĂ©rio norte, enquanto hĂĄ um calor imenso no “hemisfĂ©rio de baixo” – o sul  do mundo. Mas Como cada ser humano vĂȘ o Natal?

A data para comemorarmos o Natal, como muitos sabem, foi definida exatamente para a Ă©poca de um solstĂ­cio (veja: “O que Ă© Natal? Qual a Origem do Natal?”), desse modo temos temperaturas extremas, pois de um lado Ă© Inverno e do outro Ă© VerĂŁo.

Acredito que vocĂȘ jĂĄ tenha notado que o inverno Ă© uma Ăłtima estação para tomarmos vinho e comermos alimentos mais calĂłricos, certo? Bem, na Ă©poca do Natal isso serve pra vocĂȘ que estĂĄ no hemisfĂ©rio Norte, agora, pra quem estĂĄ no hemisfĂ©rio Sul isso nĂŁo combina nem um pouco, no mĂĄximo podemos tomar vinho branco gelado e o ideal Ă© tomarmos sucos de frutas, cerveja e muita ĂĄgua. Quanto ao alimento deverĂ­amos comer frutas frescas e tropicais, diferentemente do que ocorre no norte onde se comem frutas secas, castanhas etc.

Da mesma maneira que o clima influi nos alimentos que devemos ingerir, influi em nosso estado psicolĂłgico. Quando estamos Ă s portas de uma determinada estação nossa mente vai se adaptando e esperando o “clima” que virĂĄ em todos os sentidos. A estação que chega traz uma sĂ©rie de perspectivas e expectativas. Por exemplo, o verĂŁo faz lembrarmo-nos da praia, das cachoeiras, dos parques aquĂĄticos e outros ambientes abertos, enquanto que o inverno Ă© tempo de se agasalhar e procurar ambientes fechados e afĂĄveis.

Assim, acredito que o clima do mundo, no sentido mesmo da temperatura, influi no psicológico e no comportamento das pessoas. As vestimentas do Papai Noel, ou Pai Natal, tem a ver com o clima frio, por outro lado, não tem nada a ver com o Verão Escaldante do Hemisfério Sul.

Acho que essa questĂŁo frio-calor na Ă©poca do Natal Ă© notada e certamente jĂĄ foi pensada por muitos. O que pretendo levar Ă  reflexĂŁo agora Ă© como cada Mente vĂȘ o Natal, ou seja, o que se passa no coração, nas experiĂȘncias e nas expectativas natalinas e pĂłs- natalinas. E quero pensar tĂŁo somente e exclusivamente para os CristĂŁos do Mundo e principalmente com relação aos cristĂŁos ocidentais, excluo portanto o mundo nĂŁo cristĂŁo. (veja: É Natal… mas Ă© para todo o Mundo?)

Quanto ao mundo Cristão hå duas distinçÔes religiosas båsicas: os católicos e os evangélicos protestantes, que se dividem em mais de 33.600 denominaçÔes. Os Católicos que totalizam a metade de todos os cristãos são também Marianos, ou seja, proclamam o magnificat como estå no Evangelho de Lucas 1, 39-55::

39.Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a regiĂŁo montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de JudĂĄ. 40.Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do EspĂ­rito Santo. 42.Com voz forte, ela exclamou: “Bendita Ă©s tu entre as mulheres e bendito Ă© o fruto do teu ventre! 43.Como mereço que a mĂŁe do meu Senhor venha me visitar? 44.Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. 45.Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor serĂĄ cumprido!”. 46.Maria entĂŁo disse (este Ă© o Magnificat) : 47.“A minha alma engrandece o Senhor, e meu espĂ­rito se alegra em Deus, meu Salvador, 48.porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as geraçÔes, de agora em diante, me chamarĂŁo feliz (bem Aventurada), 49.porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome Ă© santo, 50.e sua misericĂłrdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51.Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53.Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mĂŁos vazias. 54.Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericĂłrdia, 55.conforme prometera a nossos pais, em favor de AbraĂŁo e de sua descendĂȘncia, para sempre”.

Portanto a Celebração do Natal para os Católicos é também época de lembrar Maria, a propósito não hå o filho sem a Mãe. Nós que somos Cristãos Deveríamos pensar na possibilidade de Deus estar nos falando através de Maria.

Relembro alguns dos pontos que foram levantados por mim quanto a esta Ă©poca natalina:

  1. O “clima” no planeta e as influĂȘncias naturais, tanto no psicolĂłgico, quanto nos alimentos, etc.;
  2. A definição da data do Natal para um Solstício (veja o texto: o que é Natal? Qual a origem do Natal);
  3. As diversidades de pensamentos no Mundo que em sua maioria nĂŁo Ă© cristĂŁ (veja o texto: É Natal… mas Ă© para todo o Mundo?)
  4. Por fim a distinção nas Mentes dos CatĂłlicos e da maioria dos EvangĂ©licos quanto a Maria. (veja o texto: Manifesto de Dresden: Maria e os protestantes) HĂĄ outros textos relacionados, vocĂȘ encontrarĂĄ os links no final de cada texto. Boa Leitura e boa ReflexĂŁo! Espero teus comentĂĄrios!

Por fim um Feliz Natal a todas as Mentes do Mundo!

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

7 ComentĂĄrios
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os ComentĂĄrios
Jose Maria Dias
12 anos atrĂĄs

Bom meu camarada, este nĂŁo serĂĄ o meu Ășltimo comentĂĄrio do ano, mas com certeza o derradeiro. Todos os anos quando se aproxima o mĂȘs de dezembro, a humanidade acorda do seu sono profundo, e mergulha num universo de ilusĂ”es cintilantes, com bilhĂ”es de luzes a piscar, anunciando que o natal se aproxima. Bom meu grande amigo, sobre “frio-calor” vou analisar por outro Ăąngulo. É bem verdade que nesta Ă©poca existem milhĂ”es de pessoas, que no seu “calor” humano, leva ao seu igual de alguma forma, algo para amenizar seus sofrimentos,seja de ordem fĂ­sica ou sentimental, e atĂ© mesmo alimentos, remĂ©dios, agasalhos e muito mais. Enquanto outros “friamente” esperam chegar esta data pensando no banquete regado a muitas comidas e bebidas, satisfazem suas voracidades, e no fim atiram os ossos do banquete aos cĂŁes, sem jamais passar por suas cabeças, e mentes entorpecidas, que naquele exato momento milhĂ”es de irmĂŁos, principalmente crianças dariam qualquer coisa para terem o resto do resto, que foram atirados aos cĂŁes. È isto meu irmĂŁo Benito! Que os as religiĂ”es chamam de festa de confraternização, pela suposta data do nascimento do nosso Mestre? NĂŁo meu amigo,nĂŁo acredito.Pois passado Ă s comemoraçÔes e ao se apagarem os holofotes pisca-pisca. A humanidade volta a mergulhar no seu sono profundo, esquecendo-se que: o aniversariante de quem eles comemoraram,o nascimento, um dia verteu todo o seu sangue pregado em dois madeiros, por uma humanidade que fosse verdadeiramente solidĂĄria. Como jĂĄ te desejei um feliz natal, agora te desejo numa data verdadeira. Um FELIZ ANO NOVO, e que 2012 seja um ano repleto de realizaçÔes e de Benção do Nosso Mestre, e de Sua Gloriosa MĂŁo SantĂ­ssima. Um abraço do Amigo e irmĂŁo J.M.Dias.

Benito Pepe
12 anos atrĂĄs

OLĂĄ Grande JM Dias, o maior comentador do Site/blog do Benito Pepe.

Obrigado por seu lindo comentĂĄrio, um tanto quanto filosofico-religioso e bem esclarecedor. Valeu! vocĂȘ disse bem quando fez um “trocadilho” entre os “Climas” frio e quente. ParabĂ©ns! e que continuemos firmes e fortes em 2012, espero muitos comentĂĄrios teus neste ano…

Abraços, Benito Pepe

Isaac
11 anos atrĂĄs

O Natal e tantas outras festividades cristĂŁs sĂŁo plĂĄgios da cultura pagĂŁ!

11 anos atrĂĄs

É mais ou menos isso mesmo Isaac, de qualquer maneira quem for cristĂŁo pode e deve comemorar a sua fĂ©!

Abraços, Benito Pepe

francilianny
9 anos atrĂĄs

eu amor o natal dele faz eu fica bem feliz

7
0
Deixe seu ComentĂĄrio...x
Rolar para cima