Identificação do Céu

Estão abertas as inscrições para o Curso de Identificação do Céu que ocorre no Planetário da Gávea no Rio de Janeiro. O curso tem como objetivo principal a identificação das estrelas mais brilhantes e constelações mais conhecidas, bem como uma visão geral da Astronomia contemporânea. Este curso ocorre algumas vezes por ano, é interessante fazê-lo novamente quem já o tenha feito.

Procure fazer este curso em épocas diferentes pois as constelações são vistas em posições e horários diferentes durante o transcorrer do ano. Sendo assim, por exemplo no verão ao anoitecer vemos aqui no hemisfério sul a constelação de Órion (onde encontramos as “três Marias” o que chamamos de o cinturão de órion). No inverno vemos ao anoitecer a constelação de Escorpião. Refiro-me às primeiras horas da noite.

Por isso é que acho interessante fazer este curso ao menos duas vezes, uma no verão e outra no inverno. Ou uma na primavera e outra no outono. Eu mesmo, por ser apaixonado em observar o céu, já o fiz várias vezes, é muito bom mesmo!! A apresentação do céu projetada na cúpula do que se chama planetário (na verdade planetário é a maquina que projeta os corpos celestes) é maravilhosa, é possível projetar-se dezenas de milhares de estrelas e constelações na cúpula. Algo que no mundo real fora do planetário nos dias de hoje é quase impossível de se encontrar, só em locais de montanhas com uma escuridão fabulosa ou numa praia deserta (o que as cidades não nos possibilitam).

Tanto o Alexandre Cherman quanto o Fernando Vieira são muito atenciosos e já dão este curso há muitos anos. Portanto não perca esta oportunidade venha ao planetário.

Neste verão o curso ocorre de 26 a 30, de Janeiro das 19h30 às 21h

Investimento: R$ 80,00 (incluídos livro e certificado de conclusão )

Abraços do Benito Pepe

Links relacionados:

Observação do Céu no Planetário da Gávea – Grátis.

Planetário da Gávea – Rio de Janeiro

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

2 comentários em “Identificação do Céu

  • em
    Permalink

    Estavam observando os céus hoje? Viram o que eu vi, algo luminoso em forma de V descendo sem deixar rastros, ou seja, nenhuma fumaça, visto a olho nu, na direção de Sepetiba, itaguaí ou mais adiante, descendo rapidamente, descia sem fazer contornos e bem horizontal, foi aproximadamente às 6:20 ou 30minutos. O sol estava apontando entre as nuvens, elas estavam meio alaranjadas, a coisa descia e a luz era intensa, como branquissima, ou prata, pena que não filmei mas, eu vi, levou apenas alguns minutos, menos, foi rápido e desapareceu entre as montanhas. Vi estando na divisa de Paraty na direção, olhando para a direção de mangaratiba, sepetiba ou itaguaí.
    Novidades quero saber.
    L.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.