Um carro da fórmula 1 em destaque, nos faz lembrar da fórmula 1.

A Fórmula 1 em Alegoria com uma Empresa e com a nossa Vida

Neste vídeo que segue abaixo e publicado no YouTube, faço uma alegoria entre a fórmula 1 e uma empresa e amplio a ideia para a nossa Vida. Assim, A Fórmula 1 em Alegoria com uma Empresa e com a nossa Vida é tratado de maneira agradável e lúdica.

Este é outro dos textos que publiquei há anos e agora o adapto para publicar um vídeo aqui no YouTube.

Segue o link do texto principal e anterior >> A Fórmula 1 em Alegoria a uma empresa.

Seguem alguns dos tópicos deste Vídeo

Está em pauta neste momento em que gravo este vídeo o fato da F1 está sendo transmita no Brasil pela TV Bandeirantes.

Vamos fazer uma analogia entre a Fórmula 1 em Alegoria a uma empresa e também com a nossa Vida.

Bem, vamos aos fatos. As decisões e a diferença entre quem tem sucesso e quem perde, está nos décimos de segundo e às vezes até nos milésimos de segundo…

Isso ocorre tanto com a equipe ou com seu líder que seria o gerente na empresa, quanto com o piloto que é o representante visual da empresa

O que aparece é o piloto, ou seja, a Marca da Empresa, pode aparecer bem ou mal…

Correlacionando a fórmula 1 com uma empresa. Podemos ampliar essas ideias:

  1. quem aparece é o piloto;
  2. o “gerente” muitas vezes não aparece, mas ele também é o responsável pelo sucesso ou fracasso da equipe/empresa.
  3. os proprietários “aparecem” como os Investidores, como os que têm ou não ousadia – são ou não arrojados, têm ou não Visão Empresarial, uma Visão de Futuro.
  4. não podemos esquecer de maneira nenhuma dos que muitas vezes ficam por de trás dos bastidores e cuidam da limpeza, da troca de pneus, da reposição de materiais, da alimentação, da saúde e segurança dos pilotos etc.

São justamente esses detalhes que fazem o sucesso ou o fracasso de uma “equipe” em comparação a outra.

Por exemplo…

Quando visitamos um restaurante pela primeira vez, não conhecendo ainda nada quanto à higiene e qualidade, vamos ao banheiro lavar as mãos antes da refeição, se notamos uma limpeza ausente, ou um mau cheiro e coisa do gênero, acho que muitos de nós já começamos a pensar e repensar se permaneceremos ali, muitos dirão: eu vou embora na hora…

São estas frações de segundo que vão somando para o resultado…

Em qualquer empresa e na sua vida, em um mercado de concorrência, se passa a mesma coisa, são frações de segundo que vão separar o vencedor do perdedor

Quanto ao exemplo da limpeza cabe também a limpeza de todas as instalações, dos produtos em exposição, dos ambientes de trabalho com transparência de limpeza ou não, o odor no ambiente, a iluminação. Enfim há uma infinidade de frações de segundos a serem considerados.

O mesmo se dá para a apresentação pessoal de cada colaborador…

Outros exemplos maiores e que dão mais do que frações de segundo…

Os que já podem ser computados em segundos ou minutos de diferença, é o atendimento do pessoal na empresa. Um bom atendimento seja do garçom, seja da simpatia da secretária que atende o cliente, ou seja lá de quem for que tenha contato com o cliente, pode fazer a grande diferença. Mas isso a maioria das empresas sabem, e os “vendedores” sabem que o atendimento faz a diferença, não há dúvidas quanto a isso.

Onde podemos então ganhar a corrida?

Onde a empresa pode ganhar a “corrida” da concorrência é nos décimos e milésimos de segundo. Precisamos de uma boa diretoria que nos proporcione condições de enfrentar a concorrência; é necessário um comprometimento e uma dedicação elementar; precisamos encarar nosso trabalho com responsabilidade e determinação; Além de não só nós nos comprometermos com a equipe, mas incentivar aos outros para que o façam.

Não adianta nada o piloto mostrar um grande potencial, atingir as metas, porém ser irresponsável na hora certa de entrar no boxe ou errar uma freada. Basta um pequeno erro e a corrida estará perdida.

E um piloto de Avião?

Caro colega, não nos é permitido errar, imagine se um piloto de avião pudesse errar….

Agora, e se o piloto não obstante a ser um ótimo piloto, resolve não correr naquele dia ou mesmo treinar fervorosamente, será que alcança resultados quem não treina? Ou quem não entra na Corrida?

Nós somos pilotos de fórmula 1! E então somos da equipe vencedora ou da perdedora?

Assista a este Vídeo diretamente no YouTube, clique aqui!

 Ou o assista aqui mesmo

Deixe seu like, Se Inscreva no Canal e Ative o Sininho para receber em primeira mão as Novas Publicações, Comente, Compartilhe este Vídeo …

Até o próximo vídeo…

Abraço do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

0 Comentários
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima