Toda Nossa Senhora é Maria Mãe de Todos

Como estamos próximos de mais uma festa mariana em 12 de Outubro, precisamos relembrar esse tema. Os Católicos sabem que todas as Nossas Senhoras são a mesma Maria mãe de Jesus Cristo, ou Maria mãe de Deus. Como somos todos irmãos, Maria também é Nossa Mãe. Assim, Nossa Senhora Aparecida é Maria. Da mesma maneira Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Fátima, de Lurdes, de Guadalupe, de Medjugore, de Lujan (na Argentina) e tantas outras aparições ou fatos misteriosos que envolvem Maria nossa Mãe.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou Aparecida do Norte, é o mesmo caso. Mas não podemos confundir todas as Santas com Maria. Há diversas Santas Mulheres que viveram uma vida em clausura ou não e são Santas, ou porque foram martirizadas ou porque nao negaram a sua fé até a morte. Enfim são Santas (Separadas) do mundo, mas não só neste sentido e sim por milagres atribuidos às suas inteceções. Para exemplificar estes casos vou citar Santa Teresinha, que foi uma monja Carmelita.

Abaixo segue um resumo do texto sobre Santa Teresinha do Menino Jesus, apresentado pela Canção Nova na seção Santo do Dia:

A santa de hoje (dia 01 de Outubro) nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897 dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Bem, este foi apenas um parêntesis que abri para deixar claro aos que não sabiam que não podemos confundir as diversas Santas com as Aparições Marianas. Estas estão em outro nível, requerem videntes ou fatos extraordinários envolvendo a Mãe de Deus. E por que a Mãe de Deus não poderia interceder por nós?

Para uma resposta mais completa leia os links que apresento abaixo.

Outro fato também interessante de lembrarmos é que em outubro não ocorre somente a festa de Nossa Senhora de Aparecida em São Paulo, na cidade de mesmo nome: Aparecida. Ocorrem diversas festividades marianas pelo Brasil a fora. Como vivo no Rio de Janeiro, vou lembrar a maior festividade mariana que temos por aqui, chama-se popularmente “Festa da Penha”. Esta festa está em sua 375ª Festa de Nossa Senhora da Penha. Lembro-me desta festa desde criança quando ia com meus pais e avós até a famosa Escadaria, pelo caminho passávamos por diversas barracas onde se vendia milho cozido, cachorro quente, e tantas guloseimas. Esta tradição continua. Veja a programação para a Festa da Penha no Mês de Outubro do ano de 2010:

Para ver a programação para o ano de 2011 clique aqui!

2 de outubro:

15h – Lavagem da escadaria

17h30min. – Caminhada Jovem e Procissão Luminosa saindo da Paróquia Bom Jesus

3 de outubro:

10h – Missa Solene, presidida por Dom Orani João Tempesta, com a apresentação do manto novo de N. Sra. da Penha

15h – Folclore Brasileiro – Projeto Luar de Dança e Colégio N. Sra. da Penha

10 de outubro:

15h – 5a Romaria da Bíblia

– Folclore Brasileiro

– Bateria da Grande Rio (Ladeira)

12 de outubro:

14h – Evento “Corações Unidos”

(Comunidade Coração Novo)

17 de outubro:

15h – 9o Encontro de Corais

24 de outubro:

15h – 5o Festival do Folclore Português

31 de outubro:

9h – 4a Corrida Rústica

15h – Encerramento da Festa com Procissão, Missa Campal presidida por Dom Edson de Castro Homem, coroação da imagem de N. Sra. da Penha, com a participação do cantor Jerry Adriani

Serviços:

A Festa de Nossa Senhora da Penha também é marcada pelas tradicionais barraquinhas com comidas típicas e variadas atrações. Nos domingos de Festa, haverá missa de hora em hora das 7h às 11h e 15h às 18h.

Para Finalizar

Nossa Senhora da Penha também é Maria mãe de Jesus. Maria é Santa desde sua concepção, ela foi preparada e porque não dizer enviada por Deus para receber o seu próprio filho, e em unidade pela santíssima trindade, ao próprio Deus. Será que Deus enviaria seu filho em um ventre de qualquer simples mortal? Precisamos valorizar Maria, não podemos esquecer quem ela foi e quem ela é. Aliás, por que Deus não poderia usá-la em favor da humanidade? A propósito quem somos nós para dizer o que Deus pode e não pode fazer?

Para mais detalhes Marianos sugiro os textos:

12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças

Manifesto de Dresden: Maria e os Protestantes

No mais termino este texto com um trecho de uma música do Rei Roberto Carlos:

“Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus. Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus” Letra e música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Abraços do Benito Pepe

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

14 comentários em “Toda Nossa Senhora é Maria Mãe de Todos

  • em
    Permalink

    oi Benito, parabéns, este texto está muito bom, acho que Maria não deve ser esquecida nunca, jamais. Para quem é cristão verdadeiramente e acredita na missão, sente que há um mistério em Maria. E também em todos os mártires da Igreja cristã. Eles estão com Deus e podem olhar por nós.

  • em
    Permalink

    Olá meu caro amigo quanto tempo? A fé e a religiosidade é um direito sagrado de toda as pessoas e de cada povo. Assim como temos vários santuários marianos espalhados pelo mundo, temos tambem santuarios de pessoas que segundo a crença popular se tornaram santos. É o caso do santuário de padre Cícero Romão em Juazeiro do Norte no Ceará e São Francisco de Assis em Canindé, tambem no Ceará,temos no Rio de janeiro no bairro da abolição o “”santuário da fé” e muitos outros espalhados pelo mundo afora, pois cada religião tem o direito da fazer o seu santuário, de acordo com sua crença. Meu amigo! Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos, com certeza Deus antes de capacitar JESUS CRISTO como seu filho, ele capacitou a virgem Maria para ser sua mãe, santificando-a primeiro, assim como como fez ao nosso mestre, estas polemicas toda que existem em torno da virgem Maria, é são coisas das religiões. Pois Maria deu a luz ao menino, numa humilde estrebaria, onde não tinha absulutamente nada para ser “comercializado”. É certo, que muitos vão à estes Santuários com muita fé em seus corações, em busca de uma cura, e lenitivo para sua alma, e alcançam à graça almejada, pois quando o pedido ao SENHOR é feito do âmago do coração, e as lagrimas rolam na face, é porque a Mãe e nosso MESTRE ouviram, a súplica daquele(a) filho. Meu camarada todos os dias são dias das crianças, pois além delas serem o futuro do nosso amanhã, não existe nada mais sincero e puro, do que o sorriso de uma criança, a data pré-fixada, é como voce disse para comemorar o seu dia, com certeza é,como voce disse, uma artemanha do comercio, como outras tantas festivas que existe. Um grande abraço, e pode acreditar que quando oramos Deus fica no controle.

  • em
    Permalink

    Por favor concerte o final do comentário sobre Maria pois houve uma falha da mina memoria

  • em
    Permalink

    Olá Carlos, obrigado pelos parabéns, mas foi pela graça que eu escrevi. Quanto a não esquecer Maria, isso de fato é bíblico: “de agora em diante todas as gerações me dirão bem dita” ou “Ave Maria cheia de graças o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre”

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá meu camarada Dias. Obrigado pelo enriquecedor comentário, muito bom como sempre. Parabéns!! Quanto ao conserto, não sei do que você está se referindo. Você pode postar novamente fazendo a observação que pretende ok?

    Abraços do Benito Pepe

  • Pingback:12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos

  • em
    Permalink

    Eu como leitor da palavra de Deus gostaria de saber qual é a base que tem os católicos para afirmar que maria é mãe de todos. primeiro que a bíblia mesmo afirma em gênesis cap.1 vers.1 e 2.no principio Deus criou o céu e a terra e seu espirito andava sobre a face das águas,e não é mencionado o nome de nenhuma das maria mencionadas.segundo, apocalipse cap 1 e vers 2 o próprio Deus afirma que é o alfa e o ômega ou seja o principio e o fim. Maria foi uma mulher bem aventurada foi escolhida dentre tantas outras mulheres para ser mãe do salvador dos todos nós Jesus cristo senhor.mas Deus não divide sua glória com ninguém ele é onisciente , onipresente e onipotente é o próprio Deus encarnado em jesus esse estava com Deus desde a criação do mundo joão cap.1 vers. 1, 2, 3 .

  • em
    Permalink

    Olá caro irmão David, muito obrigado pelo comentário e Questionamento, você disse:

    “gostaria de saber qual é a base que tem os católicos para afirmar que maria é mãe de todos”

    Eu te digo que é tudo só uma questão de lógica. Reveja essas palavras no meu texto acima “Os Católicos sabem que todas as Nossas Senhoras são a mesma Maria mãe de Jesus Cristo, ou Maria mãe de Deus. Como somos todos irmãos, Maria também é Nossa Mãe”. Esse fato pode ser mais bem entendido considerando-se em primeiro lugar que Jesus é Deus, se Jesus é Deus e Maria é sua mãe e nós somos filhos de Deus pela graça, e Maria é a mãe de Deus, então….

    È verdade que Deus não divide sua Glória com ninguém, sem dúvida nenhuma!

    Quando veneramos (não adoramos) Maria, estamos adorando a Deus! Pela lembrança que ela nos dá no magnífica relatado em Lucas: “De agora em diante todas as gerações me dirão bendita….)

    Agora quanto à questão da interseção Mariana é tudo uma questão de Fé. Sua mãe terrestre já intercedeu alguma vez ao teu pai quando você era criança e queria alguma coisa? Bem, Maria já intercedia na missão de Jesus quando ele esteve na terra, inclusive o incentivando a começar sua missão, como pode ser visto no primeiro milagre em Cafarnaum… A pesar Dele dizer a sua mãe: “a minha hora ainda não chegou” Ele vai lá e faz o milagre. A propósito um dos mais maravilhosos Milagres, pois transformar água em Vinho e Vinho muito bom, não é pra qualquer Cristão, não é mesmo? Aliás, tem até muitos cristãos que não tomam Vinho ehheh

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    *******
    SI MARÍA, QUIEN ES CONSIDERADA: “REINA DEL CIELO” Y “SIN PECADO CONCEBIDO” (o sea, que nunca pecó)

    ¿¿ POR QUÉ, NO APARECE EN EL CIELO PARA TOMAR DE LA MANO DE DIOS, EL LIBRO ESCRITO POR DENTRO Y POR FUERA, Y SELLADO CON SIETE SELLOS ?? (Apocalipsis 5:1-13)

    Apocalipsis 5:1-13.

    1. Y vi en la mano derecha del que estaba sentado en el trono un libro escrito por dentro y por fuera, sellado con siete sellos.
    2. Y vi a un ángel fuerte que pregonaba a gran voz: ¿QUIÉN ES DIGNO de abrir el libro y desatar sus sellos?
    3. Y NINGUNO, NI EN EL CIELO NI EN LA TIERRA NI DEBAJO DE LA TIERRA, PODÍA ABRIR EL LIBRO, NI AUN MIRARLO.

    ¿¿ DÓNDE ESTÁ MARÍA LA QUE LE DICEN: “AVE MARÍA PURÍSIMA SIN PECADO CONCEBIDO” ?? ¿¿ POR QUÉ LA REINA DEL CIELO NO SE ENCONTRÓ DIGNA DE TOMAR EL LIBRO, NI DE ABRIRLO, NI DE LEERLO, NI DE MIRARLO ??

    4. Y lloraba yo mucho, porque no se había hallado a ninguno digno de abrir el libro, ni de leerlo, ni de mirarlo.
    5. Y uno de los ancianos me dijo: No llores. He aquí que el León de la tribu de Judá, la raíz de David, ha vencido para abrir el libro y desatar sus siete sellos.
    6. Y miré, y vi que en medio del trono y de los cuatro seres vivientes, y en medio de los ancianos, estaba en pie un Cordero como inmolado, que tenía siete cuernos, y siete ojos, los cuales son los siete espíritus de Dios enviados por toda la tierra.
    7. Y vino, y tomó el libro de la mano derecha del que estaba sentado en el trono.
    8. Y cuando hubo tomado el libro, los cuatro seres vivientes y los veinticuatro ancianos se postraron delante del “CORDERO” (Jesucristo); todos tenían arpas, y copas de oro llenas de incienso, que son las oraciones de los santos;

    ¿¿ DÓNDE ESTÁ MARÍA EN TODO ESTO ??

    9. y cantaban un nuevo cántico, diciendo: DIGNO ERES DE TOMAR EL LIBRO Y DE ABRIR SUS SELLOS; PORQUE TÚ FUISTE INMOLADO, Y CON TU SANGRE NOS HAS REDIMIDO PARA DIOS, DE TODO LINAJE Y LENGUA Y PUEBLO Y NACIÓN;
    10. y nos has hecho para nuestro Dios reyes y sacerdotes, y reinaremos sobre la tierra.

    ¿¿ ¡¡ PERO QUE PASA, QUE NO APARECE MARÍA POR NINGÚN SITIO !! ??

    11. Y miré, y oí la voz de muchos ángeles alrededor del trono, y de los seres vivientes, y de los ancianos; y su número era millones de millones,
    12. que decían a gran voz: El Cordero (JESUCRISTO) que fue inmolado ES DIGNO DE TOMAR EL PODER, LAS RIQUEZAS, LA SABIDURÍA, LA FORTALEZA, LA HONRA, LA GLORIA Y LA ALABANZA.

    ¿¿ ¡¡ PERO CÓMO ES POSIBLE !! ??
    ¿¿ ¡¡ DÓNDE ESTÁN LAS ALABANZAS A MARÍA LA REINA DEL CIELO !! ??

    13. Y a todo lo creado que está en el cielo, y sobre la tierra, y debajo de la tierra, y en el mar, y a todas las cosas que en ellos hay, oí decir: AL QUE ESTÁ SENTADO EN EL TRONO, Y AL CORDERO, (Jesucristo) SEA LA ALABANZA, LA HONRA, LA GLORIA Y EL PODER, POR LOS SIGLOS DE LOS SIGLOS.

    ¿¿ Y CÓMO ES POSIBLE, QUE TODO LO QUE EXISTE, NO GLORIFIQUE A MARÍA, SI SE SUPONE QUE ELLA ES: “LA REINA DEL CIELO” ?? ……………………………………………………….

    DIOS NO COMPARTE SU GLORIA CON NADIE
    Dios no comparte su gloria con nadie y mucho menos con las imágenes fundidas (Isaías 42:8)
    Isaías 42:8 Yo Jehová; este es mi nombre; y a otro NO DARÉ MI GLORIA, ni mi alabanza a esculturas.

    NOSOTROS SABEMOS QUE NUESTRA HERMANA MARÍA ESTÁ EN EL TERCER CIELO GOZOZA Y VESTIDA DE BLANCO RESPLANDECIENTE, EN EL PARAÍSO DE DIOS, .

    PERO TODOS LOS QUE LA ADORAN Y VENERAN AQUÍ EN LA TIERRA, TIENEN SU PARTE EN EL LAGO DE FUEGO Y AZUFRE, POR IDÓLATRAS Y MENTIROSOS. (Apocalipsis 21:8)

    ¡¡¡ A DIOS SEA TODA LA GLORIA !!!

    *******

  • em
    Permalink

    Olá Nilbia Luna… Entre o Céu e a Terra há muitos mistérios… quem somos nós para dizer o que Deus pode permitir e o que não pode… por que Deus usou e usa de profetas e Anjos… por que não pode enviar Maria? Maria é por acaso menor que qualquer profeta ou Anjo?

    A Paz de Jesus e o Amor de Maria.
    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    A mãe de jesus é maria ela é a unica , essas outras mães foi a igreja católica quem criou , assim entra mais dinheiro cm tantas romarias eles vão pagar um preço por levar os cristãos a ser idolatra .

  • em
    Permalink

    Olá cara Neide Rangel… não é invenção da igreja não… as aparições e fenômenos marianos são fatos inclusive pesquisados. Por que Deus não poderia permitir essas aparições? Por que tantos milagres extraordinários ocorrem com as aparições? Maria só é como foi sempre obediente e faz o que Deus pede…

    A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

    Paz e Bem.

    Abraço,
    Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Maria cheia de graça e consolo ???????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.