Continuando o Texto: Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o marketing interno (endomarketing).

1.2. Delimitação do Estudo

Podemos supor que o ambiente influa em nossos relacionamentos interpessoais e portanto no marketing interno das empresas. Como fora citado anteriormente alguns locais, como exemplos de ambientes e a evidência da modificação de nosso comportamento. Porém este estudo ficará restrito as pequenas empresas da cidade do Rio de Janeiro e procurará demonstrar como os ambientes internos nestas empresas influem nos relacionamentos das pessoas tanto dos clientes internos (os funcionários entre si) quanto nos clientes externos que são os que proporcionam os ganhos e o crescimento das empresas.

Não serão objeto de estudos as empresas que fazem parte de franquias, onde já existe uma clara influência e determinações dadas aos franqueados por orientações dos fabricantes ou detentores das franquias.

Portanto o estudo, embora possa ser útil a diversas empresas, ficará centrado em pequenas empresas independentes e especificamente à cidade do Rio de Janeiro.

1.3. Relevância do Estudo

Este estudo é sem dúvidas de suma importância para todos que trabalham com administração de empresas e marketing ou para as pessoas que queiram saber mais, como o ambiente de trabalho pode influir no comportamento dos funcionários da empresa, no marketing interno e no comportamento dos clientes externos, e neste caso como se daria esta influência.

Em um mundo em que, embora não se tenha mais uma escravidão declarada, porém ainda se passa, normalmente, a maior parte da vida dentro do ambiente de trabalho, ou de alguma forma ligada a ele, justifica-se saber como o ambiente de trabalho pode ou não influenciar no comportamento das pessoas.

Neste mundo no século XXI onde a globalização, a informação e, por conseguinte a interação planetária, é ao mesmo tempo uma maravilha do mundo moderno, é também um causador de deveras preocupações e estresse cotidiano, assim a necessidade de se estar informado é um paradoxo, pois da mesma maneira que é uma fonte de enriquecimento em todos os sentidos e especificamente profissional, trás uma carga de preocupações. Então o ambiente de trabalho deve procurar minimizar e adequar esta situação.

1.4. Objetivos

1.4.1. Objetivo Final

Este estudo visa investigar como os ambientes de trabalho podem influir no comportamento dos clientes tanto os internos (influindo no marketing interno) como nos externos e neste caso, como se desenvolvem estas influências, ademais como elas se retratam na empresa.

1.4.2. Objetivos Intermediários

(a) Estudar as condições ambientais propiciadoras das satisfações das necessidades básicas e geradoras de motivação aos seres humanos;
(b) Analisar os ambientes físico e social e a influência nas pessoas e como se retratam estas influências.
(c) Verificar como a qualidade de vida no trabalho se reflete nas relações interpessoais;
(d) Discutir as questões intrapessoais e o desempenho no ambiente;
(e) Analisar os escritórios tanto os da administração quanto os de venda e atendimento a clientes no que diz respeito à iluminação, climatização, posicionamento dos móveis e equipamentos (arranjo físico);
(f) Analisar a limpeza, organização, conforto, localização e acesso aos materiais mais usados, condições de saúde e autodisciplina, enfim os 5S (do princípio Japonês);
(g) Verificar como estão arrumados os pátios, a localização do estoque em exposição (vitrine), ou seja, os produtos que os clientes externos irão estudar para os adquirir;
(h) Questionar as arrumações, organizações, localização, climatização, decoração, odores, nível de ruído e conforto em geral dos itens anteriormente comentados, além de fundamentalmente os aspectos sociais no ambiente;

1.5. Questões de Estudo

Para este estudo foram levantadas algumas questões que consideramos importantes para alcançar-se os objetivos deste trabalho, são elas:

1. Quais são as condições ambientais nas pequenas empresas e como propiciam ou não a satisfação das necessidades básicas geradoras de motivação às pessoas?
2. Como os ambientes físico e social nas pequenas empresas influem ou não nas pessoas?
3. Como a qualidade de vida no trabalho se reflete nas relações interpessoais nestas empresas?
4. Quais são as condições intrapessoais dos indivíduos que trabalham nestas pequenas empresas?
5. Como estão arrumados hoje os escritórios destas empresas, estes arranjos permitem um bom relacionamento interpessoal?
6. Como estão as condições de trabalho referentes aos 5S do princípio Japonês?
7. Como são arrumados os pátios ou vitrines para exposição dos produtos ou demonstração dos serviços. Esta arrumação permite uma boa integração com o cliente?
8. Quanto à climatização, decoração conforto em geral como estão organizados?

1.6. Procedimentos Metodológicos
1.6.1. Tipo de Pesquisa

Para esta pesquisa considera-se o critério de classificação proposto por Vergara (2000) que a qualifica em dois aspectos: quanto aos fins e aos meios. Quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa. Descritiva, pois visa descrever as condições ambientais existentes, através de uma amostragem, nas pequenas empresas na cidade do Rio de Janeiro além de obter sugestões das pessoas que trabalham nestes ambientes. Explicativa, pois visa justificar os motivos e os fatores que contribuem ou não no comportamento interpessoal e no marketing interno dos ambientes de trabalho relacionados.

Quanto aos meios, trata-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Bibliográfica porque foram realizados levantamentos e investigação sobre vários temas tais como: marketing e endomarketing, motivação, inteligências humanas, trabalho e qualidade de vida, arranjo físico e conforto em geral nos ambientes de trabalho. A pesquisa também foi de campo porque coletou informações no local, além de entrevistas, aplicação de questionário e observações ambientais.

1.6.2. Método de Abordagem

Para esta pesquisa utilizou-se o raciocínio de forma indutiva, ou seja, partiu-se de um grupo pequeno para o geral. Também o raciocínio dialético investigando a realidade através do estudo de ações recíprocas. (VERGARA, op. cit.)

1.6.3. Coleta de Dados


Além de observações nos locais de trabalho e entrevistas informais, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, não solicitou-se a identificação do pesquisado. Os questionários foram entregues pessoalmente e aguardou-se o preenchimento para o recolhimento imediato.


1.7. Definição dos Termos

Segue uma pequena lista de termos chaves para a compreensão deste estudo.
Ambiente – deve ser distinguido em ambiente físico (instalações móveis e utensílios etc); e ambiente social (relações interpessoais no trabalho).

Arranjo físico – É a maneira como são organizados, arrumados: os móveis, equipamentos e em termos genéricos o fluxo de materiais e de pessoas.

5S – Princípio de qualidade e produtividade japonesa onde se justifica cinco Sensos, sendo eles: Senso de utilização dos materiais, Senso de ordenação, Senso de limpeza, Senso de saúde, Senso de autodisciplina ou de melhoria contínua.
Endomarketing – Palavra brasileira para designar o marketing interno, também se fala marketing para dentro, entre outras nomenclaturas.

Abraços do Benito Pepe



No próximo tópico: Distinção entre os Ambientes: Físico e Social e na Pequena Empresa

Related posts:

  1. Veja alguns Destaques das 200 publicações. Parabéns ao Site: Benito Pepe!
  2. Tópicos postados (Sumário) com o tema: Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (endomarketing)
  3. Comunicação, Integração e as Questões Culturais no Marketing Interno (ou Endomarketing)

Tags:

3 Responses to “Delimitação, Relevância e Objetivos; Apresentação das Questões de Estudo e dos procedimentos metodológicos; e definição de alguns termos.”

  1. Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (Endomarketing) Says:

    [...] Currículo O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa? Delimitação, Relevância e Objetivos; Apresentação das Questões de Estudo e dos procedimentos m… [...]

  2. palmira Says:

    para ser sincera tinha um montao de duvidas mais confesso que depois de ter vitado este site elas foram totalmente esclarecisas. curso gestao de empresas e me sera muito util esta pesquisa se puderem acrescentar mais coisas agradecia.

  3. Benito Pepe Says:

    Olá Palmira, que bom que você tenha tirado muitas das tuas dúvida após visitar meu site, isso é muito bom e justifica o meu trabalho. Bem, quanto a “acrescentar mais coisas” ao que você se refere especificamente?

    Abraço, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.