Quarta-feira de Cinzas entramos na Quaresma, mas o que é isso?

Há outro texto em que falo quanto aos períodos (tempos) em que a igreja Cristã, especialmente a Igreja Católica, divide o Calendário Litúrgico, dessa maneira temos: o Tempo do Advento; Tempo de Natal; Tempo Comum; Quaresma; Tríduo Pascal; Tempo Pascal; Tempo Comum. E depois voltamos ao Advento que é quando começa o Ano Novo Litúrgico. Vamos abordar agora a Quarta-Feira de Cinzas Entramos na Quaresma, mas o que é isso?

Um recorte quanto ao Tempo da Quaresma

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, que é um dia após a Terça-feira de Carnaval. “Acabou o Carnaval” e começa um tempo de abstinência e preparação para a Maior de todas as Festas Cristãs: a Páscoa.

Quaresma, como a própria palavra expressa, quer dizer quarenta dias. 40 dias de preparação para o início da Semana Santa que se dá no Domingo de Ramos que é quando Jesus de Nazaré, entra em Jerusalém para comemorar a Pascoa Judaica junto com seus Apóstolos.

Muitos pensam que a Quaresma soma quarenta dias para a Páscoa, não! Não é isso! Você deve notar este equívoco em jornais, revistas e artigos publicados pela Internet. Para o Domingo de Páscoa são 47 dias, os 40 dias, como disse acima, são para um Domingo antes, o Domingo de Ramos, sim aí começa a Semana Santa que vai dar na Páscoa.

O número quarenta aparece na Bíblia em várias ocasiões: Deus fez chover 40 dias e quarenta noites nos tempos de Noé, Moisés passou 40 dias em jejum no Monte Sinai, o Povo de Israel passou 40 anos no deserto após a libertação da escravidão no Egito, 40 Dias Jesus passa no deserto, ou seja, o número quarenta está relacionado à período de preparação.

A história já é bem conhecida, Jesus entra em Jerusalém, na Quinta-feira celebra a Páscoa com seus apóstolos (Santa Ceia), no dia seguinte é entregue aos seus algozes, é morto em uma cruz, e ressuscita três dias depois, ou seja, no Domingo de Páscoa.

Quarta-feira de Cinzas

Vamos falar um pouco especialmente das Cinzas. Notamos em diversas passagens bíblicas abordagens quanto as cinzas. E estas nos fazem lembrar de nossa fragilidade enquanto humanos que devemos buscar a Deus. Em Gênesis, 3, 19 diz:

19Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás.”

Também observamos passagens quanto ao momento do arrependimento e o uso das cinzas colocadas sobre a cabeça ou sobre as vestimentas, como, por exemplo, em Daniel 9, 3-5

3E voltei minha face para o Senhor Deus, implorando-o em oração e súplicas, no jejum, no cilício e na cinza4Então, suplicando a Iahweh, meu Deus, fiz minha confissão nestes termos: “Ah, meu Senhor, Deus grande e terrível, que guardas a Aliança e o amor para os que te amam e observam os teus mandamentos. 5Nós pecamos, cometemos iniquidades, agimos impiamente e rebelamo-nos, afastando-nos dos teus mandamentos e normas.

Poderíamos citar outras diversas passagens que falam do uso das cinzas como arrependimento e sinal de luto. E essa tradição também segue com a Igreja Cristã primitiva. Nos primórdios do Cristianismo, os cristãos seguiam essa memória desde os primeiros séculos. Em nossos dias nessa liturgia da Quarta-Feira de Cinzas o sacerdote impõe sobre os fiéis as cinzas, e diz:

 “Lembra-te que és pó e nele te hás de tornar”, ou então: “Converte-te e crê no Evangelho.” (Mc 1, 15).

Esse tempo da Quaresma é um convite para que as pessoas se preparem para a Páscoa que virá. E que a vivam durante esses dias em meditação e acompanhando uma linda liturgia e um missão com diversas passagens que nos levam a verdadeiras reflexões sobre a Vida, a Existência, Deus e a Fé. Tudo em clima de penitência e meditação de maneira a nos propiciar o afastamento de tudo que seja empecilho para a nossa caminhada.

Você deve ter conhecimento da mitologia grega quanto a força de Fênix que consegue ressurgir das Cinzas, em analogia, nós somos convidados a ressurgir novamente e nos afastando de tudo aquilo que nos separa de Deus, seguir em frente com amor, fé e força.

Como são feitas as Cinzas

As cinzas são preparadas através da queima dos ramos, palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, elas são misturadas com água benta e passadas em forma de cruz na testa do penitente.

Dessa maneira se rememora uma tradição milenar judaico-cristã e se espera a Conversão na Vida e um Caminhar Direcionado ao Criador do Céu e da Terra.

Feliz Quaresma para você e uma boa meditação.

E Então você já sabia ou sabe agora o que é a Quarta-feira de Cinzas entramos na Quaresma, o que isso significa?

Deixe seu comentário!
1
Deixe seu comentário!x

Abraços, Benito Pepe

Bibliografia e Referências Bibliográficas

PEPE, Benito dos Santos. Feliz ano Novo Litúrgico. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2020/12/06/feliz-ano-novo-liturgico/ Acesso em: fevereiro de 2024

Pe. João Medeiros Filho. Seminário de São Pedro. Simbolismo e significado bíblico das cinzas. Disponível em: https://seminariosaopedro.org.br/pages/simbolismo-e-significado-biblico-das-cinzas Acesso em: fevereiro de 2024.

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

4 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Ismael Mariano
2 meses atrás
Feedback no conteúdo do Post Deixe seu comentário!" Leia mais »

Opa! A quaresma são os 40 dias de preparação para a comemoração da semana de Páscoa. Na semana de Páscoa vamos viver um momento para lembrar da morte e ressureição de Cristo , o nosso Salvador. E o mundo atual , com tantas guerras e crises climáticas precisa muito desta meditação … Pena que Israel e o Hamas não irão parar , tampouco a Rússia , não são tementes a Deus que é Pai de Jesus e nosso também!

Monica
2 meses atrás

Leitura sempre rica e interessante. Mesmo já sabendo sobre o assunto sempre tem algo que acrescenta o conhecimento. Parabéns pelo conteúdo. 👏🏼👏🏼👏🏼

4
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima