Bandeira do Brasil com a data da Independência. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

Publiquei o texto: “Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro de 1822”, em 2009,  De lá para cá tenho recebido milhares de visitas e muitos comentários, alguns postados diretamente no meu site/blog outros em privado pelo contato. Isto me fez publicar agora em um “texto organizado” um dos comentários e questionamentos que julgo mais pertinentes. Vou deixar alguns pontos em aberto para debate e novos comentários que os amigos leitores poderão postar aqui.

Um dos questionamentos que deixo é: como ficou o Brasil depois de sua independência?

Bem, uma das situações bem claras é, ficou com uma boa dívida não é mesmo? Como sabemos e lembro no texto mencionado acima, (basta clicar no link), o Brasil comprou sua independência e este valor teve que ser pego emprestado da Inglaterra, esta foi a nossa primeira dívida externa.

Outra questão para pensarmos é: o Brasil é independente? Para se falar em independência precisamos ampliar o termo, não só pensá-lo como um país que não seja uma colônia, mas um país que possa gerir e gerar suas riquezas independentemente de outros países. E neste sentido, nos nossos dias, não há um país independente…

O mundo globalizado exige uma interdependência entre as nações. Muitos países produzem algo em excesso e essa sobra pode e deve ser exportada, mas ninguém produz tudo o que precisa. Todos os países sempre dependerão de outras nações, que por sua vez também produzem algo em excesso.

O fato mais pitoresco de nossa independência foi comprá-la. Compramos nossa liberdade! O Brasil é mesmo um país diferente, pacífico, melhor do que fazer guerra é pagar para não entrar em guerra.

Deixo alguns questionamentos para os amigos leitores que queiram postar seus comentários:

Se nós fossemos lutar contra Portugal será que teríamos como vencer? Será que hoje seriamos uma nação como ela é? A nossa primeira dívida externa foi útil? Existe algum país verdadeiramente independente na contemporaneidade? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

Abraços do Benito Pepe

Então? O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro? Deixe seu comentário.

0 0 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

70 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Veja também o texto:  “O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?” […]

lili
13 anos atrás

nao encontrei nada como eu acho

Benito Pepe
13 anos atrás

Olá Lili, você viu o outro texto? >>> https://www.benitopepe.com.br/2009/09/06/dia-da-independencia-do-brasil-7-de-setembro-de-1822/

Boa Sorte!

Abraços do Benito Pepe

Mayane
13 anos atrás

Qual a importância do 7 de setembro para o Brasil?
ME RESPONDAM RAPIDO PRECISO DESSA
RESPOSTA

Benito Pepe
13 anos atrás

olá Mayane, você já deve estar atrasada para entrega do trabalho, não é mesmo? Bem, não se apavore, gostaria de convidá-la e também aos demais Internaltas que buscam esta resposta que reflitam um pouco. Qual a Importância do dia da Independência do Brasil, para que serviu esta data? Será que um país que deixa de ser colonia, é importante? Será que um país que passe a ter a sua bandeira própria o seu ino nacional, a sua Constituição é importante? Bem, o resto é com você, espero ter podido contribuir para uma reflexão…

No mais leia outros comentários no texto>> https://www.benitopepe.com.br/2009/09/06/dia-da-independencia-do-brasil-7-de-setembro-de-1822/

Abraços do Benito Pepe

70
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima