Uma televisão como se fosse a cabeça da pessoa, o que é big brother?

O que é Big Brother? Qual a origem do Big Brother?

Comecemos com algumas perguntas: Como surgiu a ideia do Big Brother? O que é Big Brother e qual a sua origem? Qual é o propósito do Big Brother? Quem é o Big Brother? Todos esses questionamentos nos geram outras reflexões, entre elas: isso é “Só” um Reality Show?

O que é Big Brother? Quem é o Big Brother? Como surgiu o Big Brother?

Este é um texto que escrevi já há alguns anos, mas é mais atual do que nunca (segue Vídeo abaixo)

Link para o texto original – https://www.benitopepe.com.br/2009/02/23/o-que-e-big-brother-quem-e-o-big-brother-e-como-surgiu-o-big-brother/

Precisamos lembrar um pouco de outro termo que é Industria Cultural, termo usado no início do século passado por Adorno & Horkheimer em 1947 no livro Dialética do Esclarecimento (1), porém já era antes usado pela escola de Frankfurt com a expressão “Cultura de Massa”, para aludir a manipulação das consciências pelos meios de comunicação, mas como eles observaram que o termo não seria apropriado para o que queriam demonstrar passaram então a utilizar Indústria Cultural.

Qual a origem do big brother? O que é isso?

A Televisão precisa produzir telenovelas, seriados, programas de auditório, telejornais, entretenimentos, etc. Um dos problemas é que tais “produtos” muitas vezes se confundem… Confunde-se Realidade com Ficção.

Esses foram apenas alguns pontos que acho importante para entrarmos propriamente no tema principal: Big Brother.

O “Reality Show” esteve ou está em moda em quase todo o Mundo Ocidental. Mas como surgiu a ideia do primeiro Reality Show?

O cinema produziu alguns filmes. São eles: Rede de IntrigasMera Coincidência, e O Show de Truman. Este último se você ainda não assistiu recomendo que o faça foi daí que surgiu a ideia do Reality Show (“Big Brother” no Brasil) se possível assista aos outros também.

Um dos problemas é que isso (confusão entre realidade e ficção) ocorre também nos noticiários, nos programas jornalísticos, programas de auditório e nas telenovelas, entre outros produtos televisivos.

Mas então o que significa Big Brother ou Grande Irmão (Irmão mais velho)?

Como começou o big brother?

O termo nasce dentro de um Romance escrito por George Orwell em 1948 como se estivesse no “futuro” em 1984 (“1984”, se torna o título do Livro) descreve uma sociedade totalitária na qual todos são vigiados permanentemente por câmeras de televisão. Um dos personagens chama-se Grande Irmão ou em inglês: Big Brother.

Este livro tem como objetivo mostrar o que uma Sociedade de Controle pode fazer com corpos e mentes: controlá-los, através de sistemas de vigilâncias em sociedades totalitárias.

É claro que este objetivo nobre, mostrar o que se passa em uma sociedade de controle, pode ser observado claramente na leitura do livro, mas não podemos falar o mesmo dos programas de televisão que foram e Vão ao ar pelo Mundo Ocidental. Nestes a “massa” que os assistem percebem um programa de entretenimento e diversão. É bom lembrarmos que na Indústria Cultural, “deve” ser assim… tornar dócil e infantilizado um “publico” que como crianças ao receber balas, se calam…

Assista a este vídeo diretamente no YouTube, clique aqui!

Ou o assista aqui mesmo.

E Então gostou? Entendeu o que é Big Brother e qual a sua origem? Deixe seu Like, compartilhe e comente!

Abraços, Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

0 Comentários
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima