É Natal e aparece a Estrela de Belém

Um Natal com a Estrela de Belém

Quem me acompanha sabe que eu já publiquei alguns textos falando sobre o Natal e outros dizendo o que é o Natal e como foi a definição de sua data, por exemplo. Mas no ano de 2020 tivemos um fato Astronômico muito especial e quem sabe de suprema epifania que foi exatamente o que os astrônomos chamaram de Estrela de Belém. Será o reaparecimento da Estrela de Belém? Então teremos um Natal com a estrela de Belém?

Pode-se observar a chamada Estrela de Belém (conjunção entre Saturno e Júpiter)

No verão de 2020 que começou no dia 21 de dezembro, tivemos um fato altamente marcante e especial. A conjunção de dois planetas: Saturno e Júpiter. Esta conjunção não é fato tão raro assim, no entanto ocorrer a uma distância observável, que pode ser vista à noite facilmente, e acima de tudo exatamente no solstício de verão no hemisfério sul (inverno no hemisfério norte) é um fato que não poderia passar despercebido.

Esta conjunção faz com que nós possamos observar, logo após o sol se pôr, na direção sudoeste, ou seja um pouco à direita de onde o sol se põe, uma “estrela” bem forte, o que os astrônomos chamaram de a estrela de Belém, na verdade é a conjunção dos Planetas Júpiter e Saturno que estarão alinhados e então o brilho se apresentará um pouco mais intenso.

A Estrela de Belém

Os cristãos conhecem a famosa história da estrela de Belém que foi um sinal no Céu indicando a direção onde iria nascer o Menino Jesus, e foi também através desta estrela que os três Reis Magos seguindo sua Orientação chegaram à Jesus e entregaram os famosos presentes: Ouro, Incenso e Mirra.

Por coincidência ou providência, neste ano de 2020, esta conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno ocorrem exatamente no dia do Sol Nascente, período em que se comemora o Natal, o Nascimento de Jesus Cristo.

Um momento Ímpar na história da Humanidade

Um dos fatos mais impressionantes é que esta conjunção, e nestas condições observáveis, marcam também um momento super especial, delicado e de transformação em que passa a humanidade neste Planeta azulzinho. 2020 foi um dos anos mais reveladores na história do homem, sim! revelador porque essa Pandemia nos fez e nos fará aprender muito sobre a Vida.

Acredito que uma transformação, uma nova era está surgindo neste milênio, que aliás já começou marcante em 11 de setembro de 2001 quando foram derrubadas as duas Torres Gêmeas (World Trade Center) em Nova York por aviões sequestrados por terroristas.

A humanidade precisa repensar seus valores, relembrar sua origem cósmica, saber que somos parte de um todo e sozinhos não podemos ser o Todo. Não somos nada sozinhos, o ser humano é parte de um todo não só em si, como em um todo maior e transcendental que, infelizmente, é esquecido por muitos e nem imaginável por outros tantos. Somos o que somos porque nossos ancestrais se tornaram humanos no sentido mais bonito e completo da palavra, mas hoje a humanidade está perdendo, está se distanciando de sua natureza e de sua origem mais sublime.

Boas reflexões e lembre-se: muitas pistas estão sendo dadas pelo Céu e no Céu. Desejo um Feliz Natal!

Abraços, Benito Pepe

Veja aqui outros artigos falando de Natal, além dos links no próprio texto acima:

Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!

É Natal… mas é para todo o mundo?

5 2 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

25 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Jayme
3 anos atrás

Grande Professor Benito amei o seu texto.
Sempre vi em você um verdadeiro filósofo.
E agora posso confirmar que realmente não me enganava.
Parabéns pela explanação do assunto. Grande abraço deste seu amigo.
Você é sempre muito bem lembrado, inclusive no junto aos meus familiares.
Lembra daquela brincadeira ” 0 Jayme pega uma nota de 50 e diz para sua mulher vá para o Shopping, enquanto vou ministrar aulas.
“.
Lembrou – Eu estava no estacionamento com a minha esposa. Após a aula iríamos para a minha cidade passar o final de semana. Com certeza o amigo lembra. O Jayme .

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  Jayme

Grande Jayme é uma verdadeira honra ter o seu comentário e depoimento aqui no meu Site. Sinta-se à vontade para ler e comentar outros textos ok seus comentários engrandecerão o meu Site/blog.

Quanto a ser Filósofo, acho que todos nós somos um pouquinho rs eu sempre amei o conhecimento, ler, estudar, aprender e sempre apreciei conversar com pessoas mais velhas aí sim está a verdadeira sabedoria e você é uma Pessoa super especial, obrigado por tudo.

Por fim lembro sim e também brinco aqui em casa com minha esposa quanto a isso rs

Grande abraço, Benito Pepe

Júlio Castanheira
3 anos atrás

Muito bom Benito. Nos faz refletir e nos envolver em temas importantes para nossa humanidade voltar a ser mais humana. Um grande beijo no seu coração. Um Natal maravilhoso, na Paz e que Deus abençoe você e todos os seus. Júlio Castanheira

Roberto Bezerra da
3 anos atrás
Responder a  Júlio Castanheira

Grande profissional, grande amigo e que venham outros textos maravilhosos como este , lhe desejo muita saúde e felicidades e que 2021 seja de paz ,harmonia e saúde pra todos , um grande abraço.

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  Roberto Bezerra da

Grande Profissional é você Roberto, e exemplo de superação Parabéns!!

Sinta-se à vontade para ler e comentar outros textos que queira ok meu amigo.

Abraço, Benito Pepe

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  Júlio Castanheira

Valeu grande Júlio Castanheira.

O meu propósito era esse mesmo fazer as pessoas refletirem e procurarem se envolver mais em toda esta trama em que estamos passando, acredito em uma humanidade mais humana, embora isso deva levar ainda mais um tempo.

Abraço, Benito Pepe

Wilanna Tostes
3 anos atrás

Maravilhoso texto e muito profundo!!
Que suas palavras toquem os corações de muitos seres, para que possamos conseguir mudar aos pouco esse mundão!!!
Um Feliz e harmonioso Natal!

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  Wilanna Tostes

Olá Wilanna, obrigado pelas palavras carinhosas, mas poucos enxergam essa profundidade conseguida por você. Vamos sim mudar o mundo aos poucos.

Feliz Natal nestas oitavas.

Abraço, Benito Pepe

Alexandre
3 anos atrás

Querido amigo e professor, obrigado por brindar-nos com um texto simples, mas rico de verdades: ciência e religação, conscientização…

Aproveito para desejar boas festas a todos os demais leitores!

Um abraço e feliz 2021!

Att, Alexandre Vasconcellos.

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  Alexandre

Querido Alexandre Vasconcellos!

Isso mesmo: Ciência, religião e filosofia abraçadas…

Estamos juntos!
Abraços, Benito Pepe

PEDRO PAULO BUGARIM
3 anos atrás

Um momento Ímpar na história da humanidade, que sempre esteve sob a égide da filosofia e da astronomia. Muito das crenças dos nossos antepassados estão fundamentadas em fenômenos de astronomia e muitas das decisões, pessoais e coletivas, são influenciadas por pensamentos trazidos da filosofia.
Belas conjunções, a de Júpiter com Saturno e a da astronomia com a filosofia.

Benito Pepe
3 anos atrás
Responder a  PEDRO PAULO BUGARIM

Grande PPB Pedro Paulo Bugarim!

Obrigado também por este comentário, você já está engrandecendo e trazendo novas reflexões aos leitores, muito bom! Eu sempre fiz essa analogia e esses estudos entre Ciência (Física e Astronomia) e Filosofia e Religião. São temas de meus estudos e tenho diversos textos com essas, que considero, Nuancias. Entre eles tenho um trabalho acadêmico que foi muito elogiado. A Filosofia e a Astronomia: instâncias em que o Thauma aparece (Capítulo 1) Segue o link >> https://www.benitopepe.com.br/2008/12/27/a-filosofia-e-a-astronomia-instancias-em-que-o-thauma-aparece-capitulo-1/

Grande abraço, Benito Pepe

25
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima