Albert Einstein o Físico e maior pensador do século XX

Inicio aqui uma série de postagens falando do maior físico, astrônomo e pensador do século XX, e porque não dizer de todos os tempos. Albert Einstein é considerado o mais célebre dos cientistas do século XX, foi responsável por teorias que revolucionaram não apenas a física, mas o próprio pensamento humano, ele acreditava que só a evolução moral impediria uma catástrofe a nível planetário.

Pequena Biografia

 

Albert Einstein nasceu na cidade alemã de Ulm, em 14 de março de 1879. Filho de um pequeno industrial judeu, iniciou os estudos em Munique e cedo se destacou no estudo da matemática, física e filosofia. Ainda na infância, incentivado pela mãe, começou a estudar violino, instrumento que o acompanharia ao longo da vida. Com o objetivo de tornar-se professor, concluiu o curso de graduação no Instituto Politécnico de Zurique, em 1900, época em que já dedicava a maior parte de seu tempo ao estudo da física teórica. Obteve nessa época a cidadania suíça e, não tendo conseguido colocação na universidade, aceitou um lugar no departamento de patentes em Berna . Emprego este que lhe foi “arrumado” por um amigo.

Em 1905, ano em que concluiu o doutorado, Einstein publicou quatro ensaios científicos, cada um deles com uma grande descoberta no campo da física. No primeiro, fez uma análise teórica do movimento browniano, produzido pelo choque das partículas de um líquido sobre corpos microscópicos nele introduzidos; no segundo, formulou uma nova teoria da luz, com o importante conceito de fóton, baseando-se na teoria quântica proposta em 1900 pelo físico Max Planck; no terceiro, expôs a formulação inicial da teoria da relatividade e no quarto e último trabalho, propôs uma fórmula para a equivalência entre massa e energia, a célebre equação E = mc2, pela qual a energia E de uma quantidade de matéria, com massa m, é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz, representada por c.

 Momento da Descoberta da relatividade e Início da fama

No ensaio dedicado à relatividade, intitulado “Elektrodynamik Bewegter Körper” (“Movimento eletrodinâmico dos corpos”), o cientista afirma que espaço e tempo são valores relativos e não absolutos, ao contrário do que se acreditava até então. Afirma ainda ser a da luz a velocidade máxima no universo e acrescenta: para o corpo que se deslocasse a essa velocidade, o tempo sofreria uma dilatação, ao mesmo tempo em que se registraria uma contração do espaço. Assim, o corpo que permanecesse em repouso envelheceria em relação ao outro corpo, em movimento.

Cada vez mais respeitado no meio acadêmico, Einstein ensinou em Berna, Zurique e Praga, entre os anos de 1909 e 1913. Foi então convidado a ocupar uma cátedra na Universidade de Berlim, que pouco depois acumulou com a direção do respeitado Instituto Kaiser Wilhelm. Nessa época, sua grande preocupação era a generalização da teoria da relatividade, com a elaboração de uma nova teoria capaz de interpretar, por meio de considerações semelhantes, o campo eletromagnético e o campo gravitacional, que acabaria por receber a denominação de teoria do campo unificado. Em 1916, o cientista publicou Grundlage der allgemeinen Relativitätstheorie (Fundamento geral da teoria da relatividade), formulação final da teoria geral da relatividade. Nesse mesmo ano, passou a manifestar uma preocupação com os problemas sociais que o acompanharia ao longo de toda a sua carreira.

Em 1919, Einstein tornou-se conhecido em todo o mundo, depois que sua teoria foi comprovada em experiência realizada durante um eclipse solar. Por essa época começou a viajar pelo mundo, não apenas para expor suas teorias físicas, mas também para debater problemas como o racismo e a paz mundial. Uma dessas viagens o traria ao Brasil, em 1925. Em 1921, foi agraciado com o Prêmio Nobel de física e indicado para integrar a Organização de Cooperação Intelectual da Liga das Nações. No mesmo ano, publicou Über die spezielle und allgemeine Relativitätstheorie gemeinverständlich (Sobre a teoria da relatividade especial e geral), obra de divulgação.

A noção de equivalência entre massa e energia, a do continuum quadridimensional e outras descobertas de Einstein provocaram uma verdadeira renovação do pensamento humano, num período de grande fertilidade intelectual, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências. Os resultados de suas descobertas foram utilizados como argumento tanto pelos defensores do empirismo de total rigor lógico quanto pelos adeptos do idealismo matemático, segundo o qual o universo pode ser reduzido à abstração das fórmulas e das relações numéricas.

No próximo tópico: a Bomba Atômica, a Teoria da Relatividade e o Pacifismo de Einstein

Abraços do Benito Pepe

Bibliografia

 SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, Gênios da Ciência – Einstein.

ENCICLOPÉDIA, Barsa. Rio de Janeiro – São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações.

Benito Pepe

Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica em: Administração de Empresas, com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião e Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

0 0 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de
17 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários

[…] Tempo Thauma Trabalho Universo Vida Visão Geral Links comerciais Feed – Benito PepeAlbert Einstein o Físico e maior pensador do século XXOutra forma da divisão das Obras de Platão e um Pequeno ComentárioGripe Suína, ou Influenza A […]

[…] – Benito PepeA Bomba Atômica, a Teoria da Relatividade e o Pacifismo buscado por EinsteinAlbert Einstein o Físico e maior pensador do século XXOutra forma da divisão das Obras de Platão e um Pequeno ComentárioGripe Suína, ou Influenza A […]

[…] as consequências?A Bomba Atômica, a Teoria da Relatividade e o Pacifismo buscado por EinsteinAlbert Einstein o Físico e maior pensador do século XXOutra forma da divisão das Obras de Platão e um Pequeno ComentárioGripe Suína, ou Influenza A […]

[…] as consequências?A Bomba Atômica, a Teoria da Relatividade e o Pacifismo buscado por EinsteinAlbert Einstein o Físico e maior pensador do século XXOutra forma da divisão das Obras de Platão e um Pequeno ComentárioGripe Suína, ou Influenza A […]

Ibys Nagella de Barros Santos
11 anos atrás

Eu preciso fazer um trabalho so bre Albert Einstein, se vocês conseguirem me posta algum fato que nao tenha na internet eu agradeceria muito espero respostas
Atenciosamente: Ibys Nagella de Barros Santos

17
0
O que Pensa? Deixe seu Comentário.x
()
x