Comentários Finais e Referências Bibliográficas (1.5)

Concluindo este texto…

Como vimos estamos tão envolvidos e dentro desta “obra” que na verdade esquecemos que somos “massa” e somos modelados para fazer parte desta obra, embora não consigamos perceber isso, e isso se justifica a partir do momento que, como estamos dentro, não podemos ver, pois seria necessário que saíssemos de dentro dela para olhar de fora. É como querer fotografar o planeta Terra estando aqui no chão, não é possível! Precisamos ir ao espaço para vê-la por completo…

Seria então interessante desapegarmo-nos um pouco desta funesta “obra” em que estamos envolvidos e olhando de fora nos libertar da caverna mercantilista na qual estamos presos e enclausurados.

O que a indústria cultural faz é nos infantilizar, nos tornar produtos e principalmente criar desejos incessantes em nossos “pensamentos”…. o Marketing juntamente com a indústria cultural potencializam suas forças e alcançam seus objetivos juntamente com seus sócios, sejam eles empresas ou no caso em questão os governos de alguns países, que conseguem claramente seduzir este povo, essa massa que é moldada a seu bel prazer.

Vamos então ao espaço façamos viagens, mas que “viagens” faremos?

Abraços do Benito Pepe

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2005.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 9.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

NOBRE, Marcos. A teoria crítica. 1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia, Vl 6: de Nietzsche à escola de Frankfurt; tradução de Ivo Storniolo; 1.ed. São Paulo: Paulus, 2006.

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.