O que dá origem ao mau humor ou ao bom humor?

 Há pessoas que vivem o tempo todo aparentando mau humor, ao contrário há outras que vivem sempre de bom humor, os dois extremos são estranhos no mundo contemporâneo. Como podemos viver sempre de bom humor com tantos problemas e insegurança ao nosso redor? Por outro lado, como é que pode haver pessoas sempre mau humoradas? será que não amam viver? Há fatores genéticos, biológicos, hereditários, climáticos, sociais ou culturais, quando falamos em humor? Essas são algumas das questões que pretendo refletir.

Iniciemos lembrando que é bom diferenciar um “simples” mau humor de uma Distimia, aí sim é uma doença mesmo. Este é um transtorno depressivo permanente, e isso é sério e precisa de tratamento médico.

 

Mas quanto ao humor propriamente dito?

Deixo alguns questionamentos:

Cultura e educação influem no humor das pessoas?

Há fatores psicológicos quando se fala em Humor?

Há fatores antropológicos?

Biológicos?

O bom humor é o oposto do mal humor?

Há alguma relação espiritual, alguma conexão?

As pessoas religiosas, “crentes”, que tem a certeza e a esperança de uma outra vida, tem bom humor, vivem mais felizes?

O clima influi no humor? Quando está mais calor aumenta consideravelmente o número da criminalidade, as pessoas ficam mais irritadiças e, portanto, isso certamente influi no humor das pessoas.

Há alguma relação com as perspectivas de vida das pessoas?

Relação química-biológica?

Há questões relacionais, por que há pessoas que mantém a cara fechada na presença de outras pessoas? Um amigo me disse que só nota que está de mau humor quando chega uma pessoa perto dele.

Por fim, é bom lembrarmos que seja, químico, biológico, social ou seja lá o que for, uma coisa é certa, o humor altera e influi na aprendizagem e influi na saúde das pessoas. Então o que precisamos fazer se quisermos estar abertos ao aprendizado e ter boa e melhor saúde é procurar estar de bom humor, o contrário não serve para absolutamente nada, a não ser  para prejudicar a gente e os nossos interlocutores e colegas e familiares com os quais convivamos.

 

Na Itália há um ditado que diz mais ou menos assim: “se você quer conhecer o humor de uma pessoa pergunte-lhe se ela bebe vinho”.

 

Então, tome uma boa taça de vinho ou um bom chope com os amigos pois isso ajuda no bom humor, e viva Feliz!

Abraços do Benito Pepe

 

Related posts:

  1. Os Brancos, Amarelos e Índios são “mutações” do homem original Negro
  2. O que é Natal? Qual a Origem do Natal?
  3. Curso de Filosofia e Astronomia por Benito Pepe
  4. O Homem e a Natureza; uma Dádiva? Um Acaso? E o Ocaso?
  5. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?
  6. Ser ou Ter? Este é um grande Dilema para muitos
  7. A Cosmologia e a Astronomia
  8. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  9. Heidegger e os Gregos: o Ser e o Céu antes e hoje
  10. As influências da Astronomia e a quebra de paradigmas na Modernidade

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

3 comentários em “O que dá origem ao mau humor ou ao bom humor?

  • em
    Permalink

    Olá Benito Pepe, eu acho que esta questão do humor tem pontos de genética, mas acho que tem em sua maioria, questões simples como alimentação não saudável, sono em noites mau dormidas e por aí vai… minha esposa por exemplo quando está com fome parece um mostro, depois que come fica bem feliz eheh

  • em
    Permalink

    Olá Carlos Santos, obrigado pelo comentário. Entendo perfeitamente a tua situação e ponderação, é exatamente isso, pessoas com fome e sono e cansadas, normalmente ficam mau humoradas e até mesmo quando estão de férias e no lazer. O cansaço, a fome e o sono para o repouso devem estar sempre em dia, ou seja é preciso estar sempre bem alimentado e descansado o suficiente para as atividades sejam laborais, de lazer e de aprendizagem.

    Grande abraço,
    Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá meu amigo, fiquei mau humorado procurando a pagina que costuma fazer os comentários no P C. Até que achei esta modificação, aí voltou o bom humor, pois vi que ficou mais moderno.
    Bem, eu pessoalmente acho o mau humor uma falta de educação das pessoas, pois o outro não tem nada com problemas que por ventura tenha ocorrido com o mau humorado. Ele que trate de controlar o seu sistema nervoso e procure tratar bem o seu igual, ou então “”vai pescar””.
    Honestamente, eu com meus 3/4 de séculos e mais alguma coisa, e meu problema de saúde, dificilmente fico mau humorado. Veja bem, se o sujeito está mau humorado por depressão, vai no SITE de Benito Pepe, que tem uma grande quantidade de anti depressivo e remédio pra mau humor. Eu quero lá saber se o Flamengo perdeu, se o Lula vai preso, se os políticos são corruptos, etc etc. Mau humor meu camarada, é falta de DEUS no coração e na mente, pois mente vazia é oficina do capeta. Os hospícios, e as casas de repouso estão cheios de pessoas que não souberam e não tiveram forças para controlar o seu mau humor. Como te falei, estou morando em Sepetiba, e qualquer hora vou marcar com você para comer uma lazanha feita pela minha italiana, no mais aquele velho abraço do amigo J.M.Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.