sao-sebastiao Provavelmente São Sebastião nasceu em Narbonne. E Foi martirizado em 20 de Janeiro de 288. Os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos Cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, nem os diversos deuses, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Esse mistério o levava a consolar os Cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante de um imperador muito triste, porque era uma traição [ao Império]. Mas ele deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensar que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado. Portanto São Sebastião foi levado duas vezes ao martírio em nome de Cristo.

A primeira sentença dada pelo imperador romano Diocleciano, como vimos, foi amarrá-lo e flechá-lo até a morte. É recolhido semimorto pelos cristãos,  que o levaram para casa e curaram-lhe as feridas. Recuperado, retorna ao imperador para reafirmar sua fidelidade a Cristo. Diocleciano, cheio de cólera, o condena à morte por espancamento, Morto a pauladas. Outra Cristã recolhe o corpo do herói da fé e o sepulta com veneração devida aos mártires, nas catacumbas, que haveriam de ser conhecidas pelo seu nome.

São Sebastião foi um grande missionário do seu tempo, levando o nome de Jesus a todos, fortalecendo os que estavam cansados e abatidos pela perseguição religiosa daquela época.

Em 1565, foi escolhido como Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro.

São Sebastião continua a nos falar através do exemplo de sua vida e de sua morte. Ele foi um grande missionário de seu tempo, levando o nome de Jesus a todos, fortalecendo os que estavam cansados e abatidos pela perseguição religiosa daquela época. Que a lembrança e rememoração de sua vida nos fortaleça no testemunho cristão em meio às adversidades da vida; que nem mesmo o desamor, a maldade e a violência possam vencer a nossa fé. Olhando o exemplo de São Sebastião, possamos dizer cada vez mais: “Quem nos separará do Amor de Cristo? Pois, se Deus é por nós, quem será contra nós?

 

Oração a São Sebastião:

São Sebastião / corajoso missionário em tempos difíceis, / testemunha do Evangelho através da própria vida,  / dedicado amigo dos cristãos perseguidos, / protetor contra a violência, as doenças e as guerras! / São Sebastião, / Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, / intercedei por nós junto ao Pai / a fim de que, inspirados por vosso testemunho, / nos tornemos a cada dia / firmes no caminho do bem, / perseverantes na prática das virtudes, /  fies mensageiros do amor de Deus, / construtores da justiça e da paz, / consolo e ânimo dos que sofrem, /  defensores dos aflitos, / solidários na dor e nos tormentos, /  instrumentos constantes de evangelização. / Amém.

São Sebastião, rogai por nós!

Abraços do Benito Pepe 

Related posts:

  1. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  2. Rio de Janeiro, Brasil é sede das Olimpíadas 2016!!
  3. A Equipe da Texas e Benito Pepe recebem “Moção de Reconhecimento e Louvor” da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
  4. O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa?
  5. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?
  6. São Jorge o Santo Guerreiro na Época do Império Romano
  7. Quando é o dia de Cosme e Damião e quem foram esses Santos?
  8. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  9. O Mundo que se Diz Cristão e suas leis não Cristãs

Tags: , ,

One Response to “São Sebastião Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro”

  1. São Jorge o Santo Guerreiro na Época do Império Romano | Benito Pepe - Palestras, Workshops, Treinamentos de Equipes e Cursos Says:

    [...] como um dos mais proeminentes santos militares, da mesma maneira que é São Sebastião. É o Santo Padroeiro em diversas partes do mundo entre elas: Inglaterra, Portugal, Geórgia, [...]

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.