brasil-independente Publiquei o texto: “Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro de 1822”, em 2009,  De lá para cá tenho recebido milhares de visitas e muitos comentários, alguns postados diretamente no meu site/blog outros em privado pelo contato. Isto me fez publicar agora em um “texto organizado” um dos comentários e questionamentos que julgo mais pertinentes. Vou deixar alguns pontos em aberto para debate e novos comentários que os amigos leitores poderão postar aqui.

Um dos questionamentos que deixo é: como ficou o Brasil depois de sua independência?

Bem, uma das situações bem claras é, ficou com uma boa dívida não é mesmo? Como sabemos e lembro no texto mencionado acima, (basta clicar no link), o Brasil comprou sua independência e este valor teve que ser pego emprestado da Inglaterra, esta foi a nossa primeira dívida externa.

Outra questão para pensarmos é: o Brasil é independente? Para se falar em independência precisamos ampliar o termo, não só pensá-lo como um país que não seja uma colônia, mas um país que possa gerir e gerar suas riquezas independentemente de outros países. E neste sentido, nos nossos dias, não há um país independente…

O mundo globalizado exige uma interdependência entre as nações. Muitos países produzem algo em excesso e essa sobra pode e deve ser exportada, mas ninguém produz tudo o que precisa. Todos os países sempre dependerão de outras nações, que por sua vez também produzem algo em excesso.

O fato mais pitoresco de nossa independência foi comprá-la. Compramos nossa liberdade! O Brasil é mesmo um país diferente, pacífico, melhor do que fazer guerra é pagar para não entrar em guerra.

Deixo alguns questionamentos para os amigos leitores que queiram postar seus comentários:

Se nós fossemos lutar contra Portugal será que teríamos como vencer? Será que hoje seriamos uma nação como ela é? A nossa primeira dívida externa foi útil? Existe algum país verdadeiramente independente na contemporaneidade? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

Abraços do Benito Pepe

Related posts:

  1. Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822
  2. República, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889
  3. Rio de Janeiro, Brasil é sede das Olimpíadas 2016!!
  4. 15 de Novembro de 1889. Proclamação da República
  5. O que é Natal? Qual a Origem do Natal?
  6. O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval?
  7. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  8. O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa?
  9. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  10. A Empregabilidade Depende de uma visão Empreendedora

Tags: , ,

65 Responses to “O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?”

  1. Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822 | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] Veja também o texto:  “O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?” [...]

  2. lili Says:

    nao encontrei nada como eu acho

  3. Benito Pepe Says:

    Olá Lili, você viu o outro texto? >>> http://www.benitopepe.com.br/2009/09/06/dia-da-independencia-do-brasil-7-de-setembro-de-1822/

    Boa Sorte!

    Abraços do Benito Pepe

  4. Mayane Says:

    Qual a importância do 7 de setembro para o Brasil?
    ME RESPONDAM RAPIDO PRECISO DESSA
    RESPOSTA

  5. Benito Pepe Says:

    olá Mayane, você já deve estar atrasada para entrega do trabalho, não é mesmo? Bem, não se apavore, gostaria de convidá-la e também aos demais Internaltas que buscam esta resposta que reflitam um pouco. Qual a Importância do dia da Independência do Brasil, para que serviu esta data? Será que um país que deixa de ser colonia, é importante? Será que um país que passe a ter a sua bandeira própria o seu ino nacional, a sua Constituição é importante? Bem, o resto é com você, espero ter podido contribuir para uma reflexão…

    No mais leia outros comentários no texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/09/06/dia-da-independencia-do-brasil-7-de-setembro-de-1822/

    Abraços do Benito Pepe

  6. William Says:

    Benito! Li atentamente vossas colocações e aí vai minha modesta colaboração ao tema. Se posicionar-me como um ser cultural, suas afirmativas são bem colocadas e assertivas verdadeiras. Mas se coloco-me como ser universal, peço lhe permissão para correr em outro viés, afinal vivemos uma pseudo ‘OPÇÕES DE ACEITAMEMTNO MUNDIAL”, e não universal. Como alguém pode sentir-se independente se somos todos interdependentes? Se até o universo depende de outros astros para manter-se em equilíbrio no conjunto infinito de sua master incógnita espacial? Se descemos ao térreo nível, podemos sim ampliar e discutir as possibilidades de independência dentro de um nível limitado de poder de subjulgamento do homem e seus sistemas, não importa se justos ou não, ótica sempre do ponto de vista daquele atingido ou não… e afinal de contas somos todos interdependentes seja a nível mundial ou universal, temos sim que conhecer e reconhecer nossas limitações e aplicar sempre o velho golpe de mão que as oportunidades da vida nos oferece, e tirar o máximo proveito que a sensação de indepenência oferece nessas ocasiões … até o final dos tempos. Williams

  7. Benito Pepe Says:

    Olá Williams, comentários inteligentes quanto este teu valorizam meu site/blog. Obrigado e Parabéns por tuas palavras. Verifiquei que você percebeu o viés filosófico que dei ao tema, a propósito é isso que faço normalmente em meus textos, não poderia ser diferente não é mesmo?

    O enfoque filosófico-astronômico colocado por você foi muito interessante e pertinente, concordo Ipsis litteris (do latim Literalmente) com o que você escreveu sobre a interdependência entre os “objetos” do cosmos e da mesma maneira entre os seres vivos e países do Planeta terra. Dessa maneira podemos supor que não há como haver um “país independente” neste sentido por nós levantado, como também não é possível haver um ser vivo independente. Sociologicamente falando ocorre que, sabemos, somos seres sociais. Somente somos seres humanos porque vivemos em sociedade. Se pegarmos uma criança e deixarmos ela em uma floresta sozinha, só com os animais, ela tomará para si hábitos animalescos e não os humanos. Ela não falará, não caminhará em dois pés, mas com as mãos no chão e assim por diante…

    Somos seres e países Interdependentes, portanto não somos independentes!
    Abraços do Benito Pepe

  8. José Maria Dias Says:

    Meu caro Benito: O 7 de setembro é muito importante para o Brasil sim, pois nesta data, D.Pedro numa viagem a São Paulo, irritado com as exigências da corte Portuguêsa e seu monopólio, numa época de livre mercado. Exatamente às 16:30 horas do dia 7 de setembro de 1822, proclmava o seguinte, VIVA A INDEPENDÊNCIA E A SEPARAÇÃO DO BRASIL,PELO MEU SANGUE, PELA MINHA HONRA, PELO MEU DEUS, JURO PROMOVER A LIBERDADE DO BRASIL ‘INDEPENDÊNCIA OU MORTE “. Naquele momento, uma colônia passaava a ser uma Nação livre politica e econômicamente…É muito importante lembrar que tudo isto teve início, numa fazenda chamada POMBAL entre os 15kms. que separam as cidades mineira de S.J.DEL-REY e Vila São José do rio das mortes hoje (TIRADENTES), onde no dia 12 de novembro de 1746 nasceu Joaquim José da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos e Maria Antonia da Encarnação Xavier. Já naquela época inconformado com as grandes quantidades de ouro que eram enviadas para Portugal,Formou um movimento que teve o nome de Inconfidência Mineira, naz tentativa de libertar a sua Pátria, porem foi o mesmo traído por Joaquim Silvério dos Reis, tendo sido o mesmo condenado à morte por enforcamento, e esquartejado, sendo seus membros espalhados, por toda cidade. Meu amigo! Quanto a ser totalmente independênte, isto não existe nem no nosso universo, pois os planetas e estrelas dependem uns dos outros.Para mim só existe um ser completamente independente, que é o nosso CRIADOR POIS ELE É ONIPOTENTE DE NADA PRECISA. E que ele te cubra de Benção.

  9. Benito Pepe Says:

    Olá Dias meu comentador predileto, que os outros não fiquem com ciúmes, meu amigo Dias data de décadas… Bem, não vou acrescentar nada a este comentário, ele esta completo.

    Quero ver teus comentários nos textos sobre a Primavera hem? Você pode ver que são dois textos o mais recente está focando as estações do ano e o anterior é mais poético.

    Abraços do Amigo Benito Pepe

  10. jozeli Says:

    no momento sem comentarios.

  11. Benito Pepe Says:

    Ok Jozeli, espero teus comentários brevemente, valeu?
    Abraço, Benito Peep

  12. dayara helena Says:

    ñ consegui encontrar o q queria !

    de respostas hoje ainda!!

    tchauuu!

  13. Benito Pepe Says:

    Olá dayara helena, para tentar ajuda-la e responde-la precisaria de perguntas, ok?]

    Abraço, Benito Pepe

  14. thayannne Says:

    eu nao encontro a pergunta que eu faço nesse seu site “qual a importancia do dia sete de setembro”

  15. Benito Pepe Says:

    Olá Thayanne, acho que você quis dizer que não encontrou a resposta para sua pergunta, certo? Bem, as respostas estão nas entrelinhas, é necessário ler e reler meus textos para você encontrá-las. Eu prefiro que os alunos pensem ao invés de dar respostas prontas, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  16. luiza Says:

    legal!

  17. Benito Pepe Says:

    Valeu Luiza!
    Abraço, Benito Pepe

  18. ivan Says:

    Olha Benito o Brasil ficou indepedente de Quem???

  19. Benito Pepe Says:

    É isso mesmo Ivan! Esse é um dos meus questionamentos…
    Abraços, Benito Pepe

  20. manuelle Says:

    te amuhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  21. andressa Says:

    descupa mas nao consigo encomtrar nada aqui acho q tem q ter informaçao quem nos batemos o olho e ja falamos:oó´esta qui! nao e´.?!

  22. victoria Says:

    eu nao consigo mesmo encontrar a importancia do ida 7 de setembro me ajude por favor benito pepe por favor eu já li e reli os seus textos me ajudeeee por favor.
    tchau!!

  23. Benito Pepe Says:

    Olá Manuelle, obrigado!
    Abraços, Benito Pepe

  24. Benito Pepe Says:

    Oi Andressa, este não é o objetivo dos meus textos. O que procuro fazer é motivar uma reflexão e não dar respostas prontas.
    Abraços, Benito Pepe

  25. Benito Pepe Says:

    Olá Victória, o meu texto deve servir apenas de referência para reflexões… as respostas devem vir, não só das leituras dos meus textos, mas das aulas que você teve e de livros didáticos. Boa Sorte!!
    Abraços, Benito Pepe

  26. ELIZONETE Says:

    qual a importamcia da independencia do brasil essa resposta ainda é pra hoje porfavor

  27. Mafalda Says:

    Mas o brasil tornolse independente em 1882

  28. Benito Pepe Says:

    Olá Elizonete, esse é o questionamento? O que você acha? Qual seria a importância de se ter uma nação independente e “livre”, deixar de ser uma colonia…
    Abraços, Benito Pepe

  29. Benito Pepe Says:

    Olá Mafalda, a data correta é1822, ok?
    Abraços, Benito Pepe

  30. pedro Says:

    Bacana!

  31. Brenda Says:

    Sinceramente adorei o seu site/blog Benedito Pepe.Me ajudou muito no meu trabalho,e respondeu muitas duvidas que tinha!!!!Com esse texto eu pudi notar que muitas vezes as coisa não são que pensamos!!!

  32. Benito Pepe Says:

    Olá Brenda, obrigado pelo comentário! Só um detalhe Benedito é meu Chará, o meu nome mesmo é Benito… não Benedito…
    Abraços, Benito Pepe

  33. vitoria Says:

    bem, algumas coisa esclareceram minhas duvidas outras nao alguem poderia me responder qual a importancia da independencia para nos,
    obrigado,e
    bjins!!!

  34. lara Says:

    eu adooooooooooooooooooooreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  35. kimblym Says:

    oi foi boa mais presiso sera um brasil um pais totalmente independenti

  36. luiz Says:

    me ajudo muito

  37. Jose Maria Dias Says:

    É MEU CARO AMIGO! INFELIZMENTE ESTA É A REALIDAE DOS NOSSOS DIAS. ( A fonte desta materia é o G1 São Paulo O GLOBO)
    ICONE DA INDEPENDÊNCIA, RIO IPIRANGA CORRE POLUIDO E VIRA PONTO DE DROGAS.
    Nascente e pequeno trecho ainda são preservados no Jardim Botânico.
    Mas quando deixa o parque, esgoto e canalização destroem suas águas.Em frente ao Monumento da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, um cheiro podre toma o ar. Quem se aproxima do local onde D. Pedro I deu o grito da nossa “libertação” para ver de perto o famoso riacho citado no hino nacional, encontra um cenário triste: sujeira, mal cheiro e meninos fumando crack no que sobrou de suas “margens plácidas”. Cento e noventa anos depois da Independência, esse é o estado do riacho do Ipiranga em seu lugar mais nobre Meu camarada, esta materia foi compilada da fonte acima; honestamente? Prefiro não comentar nada, pois é muito triste. Um grande abraço J.M.Dias

  38. Benito Pepe Says:

    É por ai mesmo meu amigo JM Dias!! Infelizmente faltam incentivos para a memória do País…
    Abraços, Benito Pepe

  39. fr@n Says:

    qual a importancia do 7 de setembro fala por favor

  40. fr@n Says:

    qual a importãncia do sete de setembro

  41. marcos Says:

    eu em vcs não emtende nada de trabalho eu sou de brasilia D.F e sou da escola c.e.f. incra 08 ó-ó

  42. mayumi yamyha Says:

    kon`nichuwa benito lopes eu entendi seu ponto de reflexao a respeito das perguntas e necessario que os alunos raciocinem me desculpe mais tenho preça entao nao parei pra ler tudo pra achar a rsposta obivel e direta da pergunta qual a importancia do dia 7 de setembro? bjs gostei de sua reflexao um beijao pra vc sayonara. ah desculpa os erros eu falo em japones

  43. mayumi yamyha Says:

    kon` nichuwa marcos nao entendi a escola que voce estuda he he estranho kk sayonara pra vc

  44. gaby Says:

    ola,
    benito não achei o que eu procuro…
    é qual a importância do dia sete de setembro
    ja li os dois textos que voce mandou faco o que agora
    o trabalho é para AMANHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    por favor me mande respostas

  45. Benito Pepe Says:

    Olá Gaby e demais que fazem essa interrogação. “Qual a importância do 7 de Setembro pro Brasil? É exatamente este o questionamento que faço também! Será que o Brasil é realmente um país independente?

    Nós já começamos “comprando” a nossa independência, e com uma dívida imensa por causa disso… Depois continuamos de uma maneira ou outra, dependentes… A propósito será que neste mundo atual globalizado, há algum país que seja de fato independente?

    Toda via poderíamos dizer de maneira mais ingênua que a independência do país fez com que passássemos a ser uma Nação, com nossa própria Constituição, Hino Nacional, impostos e tudo o mais “próprio”, e que ficariam dentro do Brasil não sendo mandadas para o reino de Portugal, nem mesmo nossas riquezas “sairia pra lá de graça” em outras palavras deixamos de ser uma colônia, e passamos a ter o nosso próprio império e ser os “donos do nosso nariz”….

    Façamos outro questionamento: qual a importância de, por exemplo, você ser independente dos seus pais. Ou seja, não precisar deles financeiramente, nem da casa pra morar, etc e tal…
    Espero ter podido ajudar com essa reflexão… Eu sou contra respostas prontas, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  46. gaby Says:

    sério sem querer magoar
    mais sua resposta não ajudou em
    nada me desculpe mas nao ajudou
    em porcaria nenhuma nao
    obg valeu por tentar me ajudar

  47. gaby Says:

    dessculpe se fui incoveniente
    mas sou sincera e é isso que
    penso e sinceramente se eu disesse:
    obg ajudou bastante valeu!!!!!
    eu estaria mentindo entao obg por
    tentar me ajudar mas nao era essa
    a resposta que eu esperava =(

  48. Anônimo Says:

    eu nao sei de nada

  49. Benito Pepe Says:

    Sócrates também pensava assim hehe por isso era muito sábio… veja este link>> http://www.benitopepe.com.br/2010/05/09/socrates-%E2%80%9Cso-sei-que-nada-sei%E2%80%9D/
    ou estes>> http://www.benitopepe.com.br/2011/02/26/socrates-e-o-aprendizado-aprendendo-a-aprender-com-socrates/

    Abraços, Benito Pepe

  50. Elaine medeiros Says:

    Oi benito pepe sou de paragominas -para…estou tentando fazer uma trabalho mais estou com umas duvidas sei qui o nosso pais não e independente… Nem mesmo nos mais eu queria saber di quem ou do que o brasil depende?

  51. Benito Pepe Says:

    Olá Elaine! O Brasil, como quaisquer outros países em um mundo globalizado, depende de várias outras nações, ninguém é autossuficiente e independente. Portanto é só fazer uma pesquisa, por exemplo, quais são as indústrias que nós não temos? que tipo de alimento precisamos importar? , etc…
    Abraços, Benito Pepe

  52. Jose Maria Dias Says:

    Olá meu camarada, independência pra cá, independência pra lá, e ninguém percebe que estamos precisando com urgência de um novo grito retumbante. Antes era a coroa portuguesa que nos afligia levando nossas riquezas. Hoje são os filhos deste próprio solo gentil, que querem enriquecer as custas desta pátria amada Brasil. É só olhar e acompanhar os noticiário dos mensalões, corrupções e veremos um Brasil mergulhado em escândalos. Nunca fomos e jamais seremos, independentes, principalmente de nós mesmo, a burguesia sempre imperou, e sempre vai imperar em forma de capitalismo e política, e o pior e que não temos esperanças de aparecer um novo D. Pedro. Só nos resta caminharmos literalmente dependentes de tudo e de todos. Um abraço J.M.Dias

  53. Benito Pepe Says:

    é isso aí meu amigo JM Dias! Valeu mais este comentário!!
    Abraços, Benito Pepe

  54. Joyce Alves Says:

    Olá Benito Pepe! Adorei a forma em que abordou o assunto. Ao pesquisar sobre o assunto, eu esperava uma resposta “pronta” assim como vários colegas acima, mas o fato de você deixar algo a ser discutido, em minha opinião foi bastante interessante!
    Ainda assim, tenho um pouco de dificuldade em responder a pergunta. Fica uma dúvida em minha mente… o que mudou? Foi só o fato de Dom Pedro não ter voltado para Portugal, e ter se tornado Imperador? Nacionalmente, nada mudou?
    Pode me auxiliar a refletir sobre tais perguntas?
    Abraços, Joyce Alves

  55. Benito Pepe Says:

    Olá Joyce, não podemos dizer que nada mudou. Tudo começa a mudar já a partir de 1808 quando a família real vem para o Brasil… claro que Dom Pedro não ter voltado foi fundamental, como também o dia do Fico…
    Abraços, Benito Pepe

  56. agela Says:

    qual a inportancia do 7 de setembro

  57. gabriel Says:

    nao ajudou en nada

  58. Joyce Says:

    eu preciso desse texto pra escola e achei ótimo

  59. Benito Pepe Says:

    Oi Angela, é disso que fala o texto, tente refletir, releia o texto e os comentários…
    Abraço, Benito Pepe

  60. Benito Pepe Says:

    Oi Gabriel, sinto muito! Depois que você conseguir ajuda em outra fonte, volte aqui e complemente o texto, valeu? Agradeço toda e qualquer contribuição…
    Abraços, Benito Pepe

  61. Benito Pepe Says:

    Valeu Joyce! Obrigado pelo comentário!
    Abraços, Benito Pepe

  62. joão ricardo de campos souza Says:

    Um texto muito bom.Vou fazer um igualzinho ao seu!!!

  63. Benito Pepe Says:

    Ok pode fazer, mas lembre-se de citar as fontes…
    Abraços, Benito Pepe

  64. elisandra Says:

    qual a importancia do dia 7 de setembro

  65. Benito Pepe Says:

    Olá Elisandra! esse texto é pra reflexão e questionamentos mesmo! Fica aí o teu…

    Abraços, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.