O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

Publiquei o texto: “Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro de 1822”, em 2009,  De lá para cá tenho recebido milhares de visitas e muitos comentários, alguns postados diretamente no meu site/blog outros em privado pelo contato. Isto me fez publicar agora em um “texto organizado” um dos comentários e questionamentos que julgo mais pertinentes. Vou deixar alguns pontos em aberto para debate e novos comentários que os amigos leitores poderão postar aqui.

Um dos questionamentos que deixo é: como ficou o Brasil depois de sua independência?

Bem, uma das situações bem claras é, ficou com uma boa dívida não é mesmo? Como sabemos e lembro no texto mencionado acima, (basta clicar no link), o Brasil comprou sua independência e este valor teve que ser pego emprestado da Inglaterra, esta foi a nossa primeira dívida externa.

Outra questão para pensarmos é: o Brasil é independente? Para se falar em independência precisamos ampliar o termo, não só pensá-lo como um país que não seja uma colônia, mas um país que possa gerir e gerar suas riquezas independentemente de outros países. E neste sentido, nos nossos dias, não há um país independente…

O mundo globalizado exige uma interdependência entre as nações. Muitos países produzem algo em excesso e essa sobra pode e deve ser exportada, mas ninguém produz tudo o que precisa. Todos os países sempre dependerão de outras nações, que por sua vez também produzem algo em excesso.

O fato mais pitoresco de nossa independência foi comprá-la. Compramos nossa liberdade! O Brasil é mesmo um país diferente, pacífico, melhor do que fazer guerra é pagar para não entrar em guerra.

Deixo alguns questionamentos para os amigos leitores que queiram postar seus comentários:

Se nós fossemos lutar contra Portugal será que teríamos como vencer? Será que hoje seriamos uma nação como ela é? A nossa primeira dívida externa foi útil? Existe algum país verdadeiramente independente na contemporaneidade? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

Abraços do Benito Pepe

Related posts:

  1. Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822
  2. República, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889
  3. Rio de Janeiro, Brasil é sede das Olimpíadas 2016!!
  4. 15 de Novembro de 1889. Proclamação da República
  5. O que é Natal? Qual a Origem do Natal?
  6. O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval?
  7. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  8. O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa?
  9. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  10. A Empregabilidade Depende de uma visão Empreendedora

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

70 comentários em “O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

  • Pingback: Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822 | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos

  • em
    Permalink

    nao encontrei nada como eu acho

  • em
    Permalink

    Qual a importância do 7 de setembro para o Brasil?
    ME RESPONDAM RAPIDO PRECISO DESSA
    RESPOSTA

  • em
    Permalink

    olá Mayane, você já deve estar atrasada para entrega do trabalho, não é mesmo? Bem, não se apavore, gostaria de convidá-la e também aos demais Internaltas que buscam esta resposta que reflitam um pouco. Qual a Importância do dia da Independência do Brasil, para que serviu esta data? Será que um país que deixa de ser colonia, é importante? Será que um país que passe a ter a sua bandeira própria o seu ino nacional, a sua Constituição é importante? Bem, o resto é com você, espero ter podido contribuir para uma reflexão…

    No mais leia outros comentários no texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/09/06/dia-da-independencia-do-brasil-7-de-setembro-de-1822/

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Benito! Li atentamente vossas colocações e aí vai minha modesta colaboração ao tema. Se posicionar-me como um ser cultural, suas afirmativas são bem colocadas e assertivas verdadeiras. Mas se coloco-me como ser universal, peço lhe permissão para correr em outro viés, afinal vivemos uma pseudo ‘OPÇÕES DE ACEITAMEMTNO MUNDIAL”, e não universal. Como alguém pode sentir-se independente se somos todos interdependentes? Se até o universo depende de outros astros para manter-se em equilíbrio no conjunto infinito de sua master incógnita espacial? Se descemos ao térreo nível, podemos sim ampliar e discutir as possibilidades de independência dentro de um nível limitado de poder de subjulgamento do homem e seus sistemas, não importa se justos ou não, ótica sempre do ponto de vista daquele atingido ou não… e afinal de contas somos todos interdependentes seja a nível mundial ou universal, temos sim que conhecer e reconhecer nossas limitações e aplicar sempre o velho golpe de mão que as oportunidades da vida nos oferece, e tirar o máximo proveito que a sensação de indepenência oferece nessas ocasiões … até o final dos tempos. Williams

  • em
    Permalink

    Olá Williams, comentários inteligentes quanto este teu valorizam meu site/blog. Obrigado e Parabéns por tuas palavras. Verifiquei que você percebeu o viés filosófico que dei ao tema, a propósito é isso que faço normalmente em meus textos, não poderia ser diferente não é mesmo?

    O enfoque filosófico-astronômico colocado por você foi muito interessante e pertinente, concordo Ipsis litteris (do latim Literalmente) com o que você escreveu sobre a interdependência entre os “objetos” do cosmos e da mesma maneira entre os seres vivos e países do Planeta terra. Dessa maneira podemos supor que não há como haver um “país independente” neste sentido por nós levantado, como também não é possível haver um ser vivo independente. Sociologicamente falando ocorre que, sabemos, somos seres sociais. Somente somos seres humanos porque vivemos em sociedade. Se pegarmos uma criança e deixarmos ela em uma floresta sozinha, só com os animais, ela tomará para si hábitos animalescos e não os humanos. Ela não falará, não caminhará em dois pés, mas com as mãos no chão e assim por diante…

    Somos seres e países Interdependentes, portanto não somos independentes!
    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Meu caro Benito: O 7 de setembro é muito importante para o Brasil sim, pois nesta data, D.Pedro numa viagem a São Paulo, irritado com as exigências da corte Portuguêsa e seu monopólio, numa época de livre mercado. Exatamente às 16:30 horas do dia 7 de setembro de 1822, proclmava o seguinte, VIVA A INDEPENDÊNCIA E A SEPARAÇÃO DO BRASIL,PELO MEU SANGUE, PELA MINHA HONRA, PELO MEU DEUS, JURO PROMOVER A LIBERDADE DO BRASIL ‘INDEPENDÊNCIA OU MORTE “. Naquele momento, uma colônia passaava a ser uma Nação livre politica e econômicamente…É muito importante lembrar que tudo isto teve início, numa fazenda chamada POMBAL entre os 15kms. que separam as cidades mineira de S.J.DEL-REY e Vila São José do rio das mortes hoje (TIRADENTES), onde no dia 12 de novembro de 1746 nasceu Joaquim José da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos e Maria Antonia da Encarnação Xavier. Já naquela época inconformado com as grandes quantidades de ouro que eram enviadas para Portugal,Formou um movimento que teve o nome de Inconfidência Mineira, naz tentativa de libertar a sua Pátria, porem foi o mesmo traído por Joaquim Silvério dos Reis, tendo sido o mesmo condenado à morte por enforcamento, e esquartejado, sendo seus membros espalhados, por toda cidade. Meu amigo! Quanto a ser totalmente independênte, isto não existe nem no nosso universo, pois os planetas e estrelas dependem uns dos outros.Para mim só existe um ser completamente independente, que é o nosso CRIADOR POIS ELE É ONIPOTENTE DE NADA PRECISA. E que ele te cubra de Benção.

  • em
    Permalink

    Olá Dias meu comentador predileto, que os outros não fiquem com ciúmes, meu amigo Dias data de décadas… Bem, não vou acrescentar nada a este comentário, ele esta completo.

    Quero ver teus comentários nos textos sobre a Primavera hem? Você pode ver que são dois textos o mais recente está focando as estações do ano e o anterior é mais poético.

    Abraços do Amigo Benito Pepe

  • em
    Permalink

    no momento sem comentarios.

  • em
    Permalink

    Ok Jozeli, espero teus comentários brevemente, valeu?
    Abraço, Benito Peep

  • em
    Permalink

    ñ consegui encontrar o q queria !

    de respostas hoje ainda!!

    tchauuu!

  • em
    Permalink

    Olá dayara helena, para tentar ajuda-la e responde-la precisaria de perguntas, ok?]

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    eu nao encontro a pergunta que eu faço nesse seu site “qual a importancia do dia sete de setembro”

  • em
    Permalink

    Olá Thayanne, acho que você quis dizer que não encontrou a resposta para sua pergunta, certo? Bem, as respostas estão nas entrelinhas, é necessário ler e reler meus textos para você encontrá-las. Eu prefiro que os alunos pensem ao invés de dar respostas prontas, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olha Benito o Brasil ficou indepedente de Quem???

  • em
    Permalink

    É isso mesmo Ivan! Esse é um dos meus questionamentos…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    te amuhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  • em
    Permalink

    descupa mas nao consigo encomtrar nada aqui acho q tem q ter informaçao quem nos batemos o olho e ja falamos:oó´esta qui! nao e´.?!

  • em
    Permalink

    eu nao consigo mesmo encontrar a importancia do ida 7 de setembro me ajude por favor benito pepe por favor eu já li e reli os seus textos me ajudeeee por favor.
    tchau!!

  • em
    Permalink

    Oi Andressa, este não é o objetivo dos meus textos. O que procuro fazer é motivar uma reflexão e não dar respostas prontas.
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Victória, o meu texto deve servir apenas de referência para reflexões… as respostas devem vir, não só das leituras dos meus textos, mas das aulas que você teve e de livros didáticos. Boa Sorte!!
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    qual a importamcia da independencia do brasil essa resposta ainda é pra hoje porfavor

  • em
    Permalink

    Mas o brasil tornolse independente em 1882

  • em
    Permalink

    Olá Elizonete, esse é o questionamento? O que você acha? Qual seria a importância de se ter uma nação independente e “livre”, deixar de ser uma colonia…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Sinceramente adorei o seu site/blog Benedito Pepe.Me ajudou muito no meu trabalho,e respondeu muitas duvidas que tinha!!!!Com esse texto eu pudi notar que muitas vezes as coisa não são que pensamos!!!

  • em
    Permalink

    Olá Brenda, obrigado pelo comentário! Só um detalhe Benedito é meu Chará, o meu nome mesmo é Benito… não Benedito…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    bem, algumas coisa esclareceram minhas duvidas outras nao alguem poderia me responder qual a importancia da independencia para nos,
    obrigado,e
    bjins!!!

  • em
    Permalink

    eu adooooooooooooooooooooreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • em
    Permalink

    oi foi boa mais presiso sera um brasil um pais totalmente independenti

  • em
    Permalink

    É MEU CARO AMIGO! INFELIZMENTE ESTA É A REALIDAE DOS NOSSOS DIAS. ( A fonte desta materia é o G1 São Paulo O GLOBO)
    ICONE DA INDEPENDÊNCIA, RIO IPIRANGA CORRE POLUIDO E VIRA PONTO DE DROGAS.
    Nascente e pequeno trecho ainda são preservados no Jardim Botânico.
    Mas quando deixa o parque, esgoto e canalização destroem suas águas.Em frente ao Monumento da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, um cheiro podre toma o ar. Quem se aproxima do local onde D. Pedro I deu o grito da nossa “libertação” para ver de perto o famoso riacho citado no hino nacional, encontra um cenário triste: sujeira, mal cheiro e meninos fumando crack no que sobrou de suas “margens plácidas”. Cento e noventa anos depois da Independência, esse é o estado do riacho do Ipiranga em seu lugar mais nobre Meu camarada, esta materia foi compilada da fonte acima; honestamente? Prefiro não comentar nada, pois é muito triste. Um grande abraço J.M.Dias

  • em
    Permalink

    É por ai mesmo meu amigo JM Dias!! Infelizmente faltam incentivos para a memória do País…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    qual a importancia do 7 de setembro fala por favor

  • em
    Permalink

    qual a importãncia do sete de setembro

  • em
    Permalink

    eu em vcs não emtende nada de trabalho eu sou de brasilia D.F e sou da escola c.e.f. incra 08 ó-ó

  • em
    Permalink

    kon`nichuwa benito lopes eu entendi seu ponto de reflexao a respeito das perguntas e necessario que os alunos raciocinem me desculpe mais tenho preça entao nao parei pra ler tudo pra achar a rsposta obivel e direta da pergunta qual a importancia do dia 7 de setembro? bjs gostei de sua reflexao um beijao pra vc sayonara. ah desculpa os erros eu falo em japones

  • em
    Permalink

    kon` nichuwa marcos nao entendi a escola que voce estuda he he estranho kk sayonara pra vc

  • em
    Permalink

    ola,
    benito não achei o que eu procuro…
    é qual a importância do dia sete de setembro
    ja li os dois textos que voce mandou faco o que agora
    o trabalho é para AMANHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    por favor me mande respostas

  • em
    Permalink

    Olá Gaby e demais que fazem essa interrogação. “Qual a importância do 7 de Setembro pro Brasil? É exatamente este o questionamento que faço também! Será que o Brasil é realmente um país independente?

    Nós já começamos “comprando” a nossa independência, e com uma dívida imensa por causa disso… Depois continuamos de uma maneira ou outra, dependentes… A propósito será que neste mundo atual globalizado, há algum país que seja de fato independente?

    Toda via poderíamos dizer de maneira mais ingênua que a independência do país fez com que passássemos a ser uma Nação, com nossa própria Constituição, Hino Nacional, impostos e tudo o mais “próprio”, e que ficariam dentro do Brasil não sendo mandadas para o reino de Portugal, nem mesmo nossas riquezas “sairia pra lá de graça” em outras palavras deixamos de ser uma colônia, e passamos a ter o nosso próprio império e ser os “donos do nosso nariz”….

    Façamos outro questionamento: qual a importância de, por exemplo, você ser independente dos seus pais. Ou seja, não precisar deles financeiramente, nem da casa pra morar, etc e tal…
    Espero ter podido ajudar com essa reflexão… Eu sou contra respostas prontas, ok?

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    sério sem querer magoar
    mais sua resposta não ajudou em
    nada me desculpe mas nao ajudou
    em porcaria nenhuma nao
    obg valeu por tentar me ajudar

  • em
    Permalink

    dessculpe se fui incoveniente
    mas sou sincera e é isso que
    penso e sinceramente se eu disesse:
    obg ajudou bastante valeu!!!!!
    eu estaria mentindo entao obg por
    tentar me ajudar mas nao era essa
    a resposta que eu esperava =(

  • em
    Permalink

    Oi benito pepe sou de paragominas -para…estou tentando fazer uma trabalho mais estou com umas duvidas sei qui o nosso pais não e independente… Nem mesmo nos mais eu queria saber di quem ou do que o brasil depende?

  • em
    Permalink

    Olá Elaine! O Brasil, como quaisquer outros países em um mundo globalizado, depende de várias outras nações, ninguém é autossuficiente e independente. Portanto é só fazer uma pesquisa, por exemplo, quais são as indústrias que nós não temos? que tipo de alimento precisamos importar? , etc…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá meu camarada, independência pra cá, independência pra lá, e ninguém percebe que estamos precisando com urgência de um novo grito retumbante. Antes era a coroa portuguesa que nos afligia levando nossas riquezas. Hoje são os filhos deste próprio solo gentil, que querem enriquecer as custas desta pátria amada Brasil. É só olhar e acompanhar os noticiário dos mensalões, corrupções e veremos um Brasil mergulhado em escândalos. Nunca fomos e jamais seremos, independentes, principalmente de nós mesmo, a burguesia sempre imperou, e sempre vai imperar em forma de capitalismo e política, e o pior e que não temos esperanças de aparecer um novo D. Pedro. Só nos resta caminharmos literalmente dependentes de tudo e de todos. Um abraço J.M.Dias

  • em
    Permalink

    é isso aí meu amigo JM Dias! Valeu mais este comentário!!
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Benito Pepe! Adorei a forma em que abordou o assunto. Ao pesquisar sobre o assunto, eu esperava uma resposta “pronta” assim como vários colegas acima, mas o fato de você deixar algo a ser discutido, em minha opinião foi bastante interessante!
    Ainda assim, tenho um pouco de dificuldade em responder a pergunta. Fica uma dúvida em minha mente… o que mudou? Foi só o fato de Dom Pedro não ter voltado para Portugal, e ter se tornado Imperador? Nacionalmente, nada mudou?
    Pode me auxiliar a refletir sobre tais perguntas?
    Abraços, Joyce Alves

  • em
    Permalink

    Olá Joyce, não podemos dizer que nada mudou. Tudo começa a mudar já a partir de 1808 quando a família real vem para o Brasil… claro que Dom Pedro não ter voltado foi fundamental, como também o dia do Fico…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    qual a inportancia do 7 de setembro

  • em
    Permalink

    eu preciso desse texto pra escola e achei ótimo

  • em
    Permalink

    Oi Angela, é disso que fala o texto, tente refletir, releia o texto e os comentários…
    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Oi Gabriel, sinto muito! Depois que você conseguir ajuda em outra fonte, volte aqui e complemente o texto, valeu? Agradeço toda e qualquer contribuição…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Valeu Joyce! Obrigado pelo comentário!
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Um texto muito bom.Vou fazer um igualzinho ao seu!!!

  • em
    Permalink

    Ok pode fazer, mas lembre-se de citar as fontes…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    qual a importancia do dia 7 de setembro

  • em
    Permalink

    Olá Elisandra! esse texto é pra reflexão e questionamentos mesmo! Fica aí o teu…

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Gostaria de saber qual o sentido da independência do Brasil..?

  • em
    Permalink

    Gostaria de saber qual o sentido da independência do Brasil..?

  • em
    Permalink

    Olá Ermelly! Por favor reformule a vossa questão de outra maneira, não compreendi o objetivo da pergunta. Se alguém que nos lê entendeu pode responder por favor…

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Qual a importância de comemorarmos e manter aceso o nosso patriotismo?

  • em
    Permalink

    Olá Cristiane, esta é uma boa pergunta de professor… gostaria de repassa-la a você… vamos refletir… o que é patriotismo? Você é patriota? você acha isso importante? Ou prefere seguir o leva “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”

    Abraço, Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.