Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

Atualizado para 2016!

Em 2016 a 3ª feira de Carnaval é dia 9 Fevereiro ou seja 6ª feira logo no dia 5 de Fevereiro começa a festa….

Veja como é definida esta data:

Mais um carnaval que vem passando, e todo ano surge a mesma pergunta: quando é o carnaval este ano? Este fato ocorre porque o Carnaval é uma das festividades que tem a sua data móvel. Então como é definida a data do carnaval? A data do Carnaval é definida a partir da marcação da data da Páscoa que logicamente também tem sua data móvel.

Para se calcular a data da Páscoa é fácil, basta sabermos quando será o primeiro domingo após a Lua Cheia que vem depois do dia “21 de março”, que é quando temos o equinócio de outono no hemisfério sul ou equinócio de primavera no hemisfério norte. Já falamos aqui sobre o equinócio, veja este link.

Depois de marcar a data da Páscoa é só retroceder “47 dias” e teremos a 3ªf. de carnaval o dia para nos “despedirmos da carne”. Até este dia a carne vale, Carnaval… depois façamos uma abstinência de 40 dias, é a quaresma. Na verdade a quaresma (40 dias), acaba uma semana antes do domingo da Páscoa, ou seja é no Domingo de Ramos, que foi quando Jesus chegou em Jerusalém a fim de comemorar a Páscoa Judaica com seus correligionários judeus. A partir deste domingo, chamado domingo de ramos, pois o povo saldou a Jesus com Ramos, provavelmente de Palmeiras, começa a Semana Santa a famosa semana em que Jesus fica em Jerusalém com seus apóstolos, faz a Santa Ceia, celebrando a Páscoa Judaica e depois é pego e crucificado, morto e sepultado e Ressuscita  no Domingo de Páscoa.

Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval?

Abraços do Benito Pepe

Um exemplo do ano de 2010:

/// Em 2010 ///

No ano de 2010 o carnaval foi em 16 de fevereiro. Este foi o dia do carnaval, uma terça feira, como sempre. Mas na prática o carnaval começa bem antes e continua depois… os dias mais intensos e que são considerados feriados para a maioria das pessoas é desde 6ªf. à noite, naquele ano foi o dia 12 de fevereiro e vai até 4ªf. de cinzas dia 17 de fevereiro (em 2010) as 12:00 hs.

O Domingo de Páscoa no ano de 2010, foi em 04 de Abril, que foi o primeiro domingo depois da Lua Cheia após o dia 21 de março. Se você retroceder 47 dias chegará na 3ª f. de Carnaval que foi dia 16 de fevereiro.

Com relação a Origem do Carnaval, como ele surgiu e outros dados mais sobre o carnaval, visite meu texto >> O que é  carnaval, qual é a origem do carnaval?

Abraços do Benito Pepe

Related posts:

  1. O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval?
  2. Páscoa é Renascer, é Vida Nova! É Passagem
  3. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  4. O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa?
  5. O que é Big Brother, quem é o Big Brother e como surgiu o Big Brother?
  6. Como Surgiu a Filosofia (continuação capítulo 2.2)
  7. Veja alguns Destaques das 200 publicações. Parabéns ao Site: Benito Pepe!
  8. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?
  9. Quando é o dia de Cosme e Damião e quem foram esses Santos?
  10. O Caminho para Deus e a Verdade quando se Fala em Religião

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário por 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

47 comentários em “Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?

  • Pingback: O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval? | Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Boa Tarde!
    Achei mto interessante o seu site. Não conhecia; gostei mto. Assuntos interessantes expostos de forma clara e fácil.
    Parabéns!
    Giovana – Sete Lagoas MG

  • em
    Permalink

    Olá Giovana, obrigado pelo comentário gracioso!! São comentários como os teus que nos incentivam a continuar produzindo bons textos e pesquisas de tal forma que enriqueçam nossos conhecimentos, tanto os meus como os dos amigos leitores.

    Abraços do Benito Pepe, volte sempre, comente os artigos que você leu, ok?

  • em
    Permalink

    eu acho isso muiiiitooooo legal….

  • em
    Permalink

    Caro Benito: O carnaval já foi uma festa até certo ponto romântica, vejamos;Nos salões repletos de foliões, o pierrô tentava conquistar a colombina o sheik cortejava a odalisca,o jato de lança perfume era lançado na pessoa desejada, assim como os confetes e serpentinas, as proprias músicas carnavalesca tinha o seu tom romântico na melodia e na letra. Hoje infelizmente o carnaval passou a ser uma festa de orgía,profana e cheia de luxúria.Quando acende-se os refletores coloridos no domingo, o sujeito já está travestido de plumas,paêtes e penas coloridas pronto para a viagem ilusória de três dias, causada por um mundo de alucinogenos.Quando no alvorecer da quarta feira, que são apagados os refletores coloridos, o sujeito já vencido pelo cansaço, dorme em qualquer lugar, e quando acorda, que olha em seu derredor so avista cinzas,cinzas de uma ilusão, que se foi junto com o carnaval, e se tinha alguma frustração ela volta a ser realidade, em fim é tudo cinzas. E as jovens, passado alguns dias descobrem que esperam um filho do carnaval, e que o pai tambem virou cinzas.Dizem que o carnaval é uma festa do diabo, eu não sei, só sei que tudo que existe é permitido por DEUS, e o carnaval não é diferente, agora o arbitrio das consequências cada um que aguente. É esta meu amigo a minha opinião.

  • em
    Permalink

    Olá querido amigo Jose Maria Dias, como sempre com opiniões maravilhosas! Obrigado pela mensagem o por teus comentários, estão valorizando o meu site/blog. Bem, neste comentário não tenho o que acrescentar.

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Valeu Isabela! obrigado pelo comentário.

    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    seu comentarioo não me esclereceu segundo uma visão evangêlica.

  • em
    Permalink

    correção (comentário, esclareceu)

  • em
    Permalink

    Olá Raquel,sinto muito por não ajuda-la. A propósito o que você procurava “d Jeito”?
    Abraços Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Raquel,sinto muito por não ajuda-la. A propósito o que você procurava “d Jeito”?

  • em
    Permalink

    Olaaaaaaaaaaa
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • em
    Permalink

    eu achei muito bom o comentario (quem quizer fale mal de mim porque eu falei isso)

  • em
    Permalink

    boa tarde! depois de definir a Páscoa, qual o motivo e porque se deve retroceder 47 dias.Não poderia ser outro número?
    Obrigada.

  • em
    Permalink

    Olá Elizete Duarte, obrigado pela pergunta. A quantidade de dias (47) pode ser melhor entendida se pensarmos por outro lado nos 40 dias que antecedem ao domingo de Ramos (que é quando começa a semana Santa). Se retrocedermos deste domingo temos 40 dias que são os dias da quaresma (40) e acredito que tenha relação direta com os 40 anos que o povo judeu ficou no deserto depois da saída da escravidão do Egito. Aliás, a Páscoa judaica é exatamente esta comemoração da libertação da escravidão…

    Temos também uma diversidade de outros números “40” na bíblia sagrada, como por exemplo: 40 dias do dilúvio; 40 dias Jesus passa no deserto antes de iniciar sua “vida pública”etc.

    No mais agradeço algum complemento dos colegas que tiverem mais informações. E para quem quiser saber mais leia meu texto >>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/03/o-que-e-pascoa-qual-a-origem-da-pascoa/

    Abraços do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    o carnaval e um coco

  • em
    Permalink

    Olá Maria, obrigado por contribuir com sua opnião. Hà quem goste, há quem deteste e há quem aproveita este tempo livre pra estudar ou fazer outras coisas que julga útel! Aproveite o seu tempo!
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    nessa bosta nao tem oque eu presciso

  • em
    Permalink

    Olá “Anônimo” você poderia esclarecer o que você procura? Além de elaborar melhor o seu vocabulário, não é mesmo? Quem sabe alguém possa lhe ajudar com sua busca…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Liga não caro Benito, o Anônimo deve está procuarando uma fantasia de colombina, claro que aqui ele não vai encontrar, mas com serteza, lá no “seara” rua da alfandega ele vai achar, vai lá cara! Taí o que você procura.

  • em
    Permalink

    Olá meu camarada, acima eu escrevi de propósito “seara” ao invés de “Saara”. Já que estamos falando de fantasias, vamos falar um pouco de carnaval. Confesso que até certo ponto fui radical em meu primeiro comentário sobre esta festa que, com certeza é esperada por muitos com, maior ansiedade do que as festas de fim de ano ( Natal e Ano Novo). Pois o carnaval é a expressão folclórica de um povo, com suas exuberantes tradições, por varias regiões e Estados, Vejamos: Nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, temos as tradicionais escolas de samba, na Bahia, os trios elétricos com seu Axé-Musica, em Pernambuco, os animados frevos, principalmente na bela cidade de Olinda, já em Fortaleza, e no Estado do Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amazonas, os Folclóricos Maracatus e até Bumba-meu-Boi, não querendo dizer que em todos estes lugares, as batucadas de “bambas” seja esquecida, pois o samba é o símbolo genuíno do carnaval. A verdade é que não importa para cada folião, o tipo de rítimo que vai se divertir, pois quando abre-se a janela da emoção musical, é imediatamente disparado o gatilho da alegria, o sujeito esquece-se de tudo, ele só quer saber de se divertir, pois trabalhou o ano todo aguardando com toda razão, extravasar naqueles dias, a sua glória de viver um personagem de um rei ou de um mito, e as belas mulheres ter oportunidade de expor sem censura, seus belos corpos que a mãe natureza criou. Na quarta-feira de cinzas, quando se apagam os refletores, começa a contagem regressiva para o próximo carnaval. É esta a festa de um povo, que sabe esperar um ano para nova brincadeira, e mostrar para o mundo que o nosso Brasil, é o Brasil dos brasileiros; E que você tenha um bom carnaval meu amigo.

  • em
    Permalink

    Valeu meu camarada JM Dias. É claro que eu não ligo para os comentários “despretensiosos” heheh, tanto que os deixo publicados aqui. Eu simplesmente poderia eliminá-los. Mas não o faço, pois sei que há milhares de pessoas como você, que aproveitam pra refletir o tema e contrapor-se com comentários inteligentíssimos como você sempre faz. Valeu! e obrigado pelo bom carnaval.

    O Carnaval pra mim sempre foi, e espero que continue sendo, um tempo de reflexão. Sim! Reflexão, pois na minha juventude eu vivi por vários anos esta época em retiros espirituais com jovens e menos jovens, e depois nos anos que deixei esta prática vivo os dias de carnaval mesclando entre praia, montanha e um ou dois blocos de carnaval em locais tranqüilos e seguros.
    Quando vou à praia ou montanha durante o dia à noite eu estudo um pouco, quando vou sair à noite estudo pelo dia e assim vou mesclando e aproveitando esses dias com sabedoria, assim pelo menos o penso que faço. Foi em uma época como essas que fiz este e outros diversos textos.

    Bom Carnaval pra você aproveitando seu tempo com sabedoria.
    Abraços do Benito Pepe.

  • em
    Permalink

    Naum sei nada de carnavcal mais eu adoro ja fui para um monte de escola de samba e ja desfileii ….ameiii muitoo

  • em
    Permalink

    Olá Isabela, eu também não sei heheh, estou buscando aprender um pouco.
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Maria, há muita gente como você que também odeia o Carnaval, fique tranquila você não está sozinha heheh
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    isso tudo!!!!!!!!!!!!!!!!

  • em
    Permalink

    Olá “anonomo” é isso mesmo! Mas eu acho pouco ehhe
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Boa tarde Benito.
    Acabei de ler seus comentários sobre a origem e o que é o carnaval. Achei perfeito, gostei do que li e gostaria que todos pudessem perceber que as plumas, paetês e holofotes não compensam as cinzas que ficam.
    Parabéns.

  • em
    Permalink

    acompanhando daqui de Belo Horizonte bairro castelo,as materias estão uma melhor que a outra,Parabéns.

  • em
    Permalink

    Olá Maria, releia o texto por favor, você verá que tem a ver com data da páscoa…
    Abraços, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Para se compreender isso devemos entender primeiramente o calculo para à Pascoa, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera, desta forma por uma questão astronômica a lua rege as datas pascoais, uma vez encontrado o dia da celebração para pascoa se faz o seguinte calculo dia da pascoa, menos 47 dias se da a terça feira de carnaval. Agora ai esta a indagação, o por que destes 47 dias? A resposta é no mínimo polemica, todos sabemos que entre estes 47 dias ocorre uma das datas mais importantes para os católicos a chamada Quaresma, que consiste em dias de penitencias abstenções dos prazeres da carne em busca de uma purificação para a Pascoa, desta forma como poderia ocorrer a festa de carnaval dentro do período da quaresma uma vez que estes 40 dias tem como intuito o oposto do carnaval, enquanto que o carnaval é uma data para debutar os prazeres da carne como sexo, orgia drogas adultério fornicação dentre outros a quaresma busca a abstenção de todas estas coisas “salvo o sexo dentro do casamento”. Sendo também o maior público alvo da festa dos carnavais os pagãos e os católicos não poderia estas data estar entre a quaresma uma vez que os pecaminozidade nesta data “na visão de quem não é ateu” é extrema.
    Assim se pode chegar a teorias no mínimo polêmicas, o carnaval é fora do período da quaresma para que os católicos possam participar integralmente da festa e no final das festanças entrarem em penitencia para teoricamente pagar os pecados cometidos durante a festa, assim todo ano ocorre o ciclo, carnaval adquire pecados e se purifica na quaresma….ou algo mais no caráter econômico uma vez que durante a quaresmas a frequentação das festas carnavalescas seriam menores, algo difícil de se acreditar pelo fato de apenas 15% dos católicos serem realmente praticantes dos ensinamentos bíblicos.

  • em
    Permalink

    Olá “gandalf” obrigado pelo teu comentário!

    Começando pelo fim… é verdade que poucos católicos são praticantes, mas infelizmente também é verdade que poucos cristãos protestantes (seja de qual das milhares de denominações diferentes forem) são de fato praticantes e conhecedores verdadeiramente da palavra. Sendo assim esta é uma tristeza que os Cristãos compartilham, aliás “O mundo que se diz Cristão tem suas leis não Cristãs” (para isso leia o texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/12/18/o-mundo-que-se-diz-cristao-e-suas-leis-nao-cristas/

    Para entender melhor a quaresma deve-se em primeiro lugar vive-la… e, em segundo lugar entender que na verdade não se pode tudo antes da quaresma, mas que o carnaval é apenas uma data antes do início da quaresma, como é o caso do Sábado que é o ultimo dia da semana e é um dia antes do Domingo que para os cristãos é sagrado…. para um bom cristão a Quaresma deve ser todo o ano….

    Para entender melhor o texto acima sugiro uma releitura…. e/ou veja também os outros textos relacionados.

    Abraço, Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Olá Benito, bom, gostaria de saber qual a relação entre os Deuses Apolo e Dionísio com o Carnaval. Já li sobre ambos mas fiquei confusa. Obrigada pela atenção. Abraços.

  • em
    Permalink

    PS. Adorei seu site. Ajuda bastante!!!!

  • em
    Permalink

    sou uma vadia de primeira e nuca vou deixa de ser e so isso

  • em
    Permalink

    Olá “vadia” é claro que você não está sinceramente inserida no sentido profundo e etmológico da palava “vadia” pois, andar sem destino vadiar não seria o seu propósito, não é mesmo?

    Abraço, Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.