equipe Quando falamos em treinamento, principalmente nas médias empresas, vem logo a pergunta: treinar pra que? Essa pergunta não parte só do funcionário, mas também é uma “preocupação” do empresário que pensa de maneira subliminar e mesquinha. Ele pensa que vai preparar melhor um funcionário para depois perdê-lo para o mercado, pensa que estará “cavando a sua própria sepultura” treinando pessoas para outrem.

Bem, essa é uma maneira bem equivocada de pensar. Em Primeiro lugar porque quem pensa assim sempre terá funcionários de menor nível em suas empresas, em segundo lugar precisamos lembrar que todos, bem ou mal, sempre treinamos nosso pessoal, ainda que de maneira “prática” e sem uma metodologia adequada, sempre treinamos e ensinamos nossos funcionários a fim de que eles possam executar as tarefas e/ou vendas com a melhor eficiência e eficácia possível. Fazemos isso para conseguir melhores resultados, tanto financeiros, como no atendimento ao cliente a fim de conquistá-lo e mantê-lo em nossa empresa. Então, já treinamos. Mas precisamos treinar com método.  Mas  como fazer isso?

Como disse, todos treinamos nosso pessoal, os preparamos para que se enquadrem nas normas e regras de nossa empresa, e acima de tudo,  preparamos nossos funcionários para que eles possam ter mais resultados para si e conseqüentemente para nossas empresas. O fato é que o fazemos de maneira arbitrária. Lembremo-nos que cada empresa tem a sua especialização e o seu pessoal sabe fazer o seu serviço, dessa maneira se queremos serviços bancários vamos a um banco, se queremos serviços de pintura, contratamos um profissional do setor, se queremos anúncios e publicidades, contratamos uma corretora ou agência de publicidade… então porque não fazer o mesmo quando nos referimos ao treinamento de nosso pessoal?  Precisamos de uma empresa especializada em treinamento.

Um detalhe importante é que quando falamos em pessoal estamos falando da matéria mais importante e que é o maior diferencial de qualquer empresa. As pessoas são, sem dúvida nenhuma, a parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as Empresas que fazem negócios com os Clientes, são as Pessoas que fazem negócios com as Pessoas.

È importante quando treinamos nosso pessoal, lembrar ao funcionário que o seu aprendizado será um bem, em primeiro lugar para ele mesmo. Ele deve vestir em primeiro lugar a sua própria camisa, que será a sua marca e o seu desenvolvimento enquanto pessoa e ser humano, capaz de obter o seu sucesso, e depois sim, ele poderá vestir a camisa de nossa empresa. Quem não veste a sua camisa,  não pode vestir a nossa. Quem não quer aprender a servir não serve para viver.

Vejamos alguns dos pontos que foram abordados durante um de  nossos encontros no grupo de empresários que coordeno no Rio de Janeiro, chamado “Relaciono”, com relação a este tema “Treinamento”,  conforme os transcrevo abaixo:

Os funcionários “nos treinam também”, então porque não treiná-lo?;

Aprendemos a trabalhar também e principalmente através de nossos clientes, tanto dos externos, quanto dos nossos funcionários que são nossos Clientes Internos.

Não exija de uma pessoa que não pode ajudar, que não corresponda;

A ovelha negra não termina nunca;

Temos que amar o trabalho que fazemos (entusiasmo);

Quando treinamos teremos várias pessoas preparadas e divulgando a nossa empresa;

Lembremo-nos da importância da empresa e do lado social (não pensar só em lucro);

Quando temos funcionários capazes, aptos ao aprendizado, mas não o treinamos o perderemos, porque estes querem aprender e vão buscar isso em outra empresa…

Sempre teremos funcionários que precisam de motivação; quando se fala em treinamento, se fala também em treinamento motivacional.

Há alguns tipos de funcionários característicos em qualquer empresa, aqueles que sabem fazer e estão motivados; estes “não precisam de treinamento”, mas podem ajudar a treinar; há aqueles que sabem fazer, mas não estão motivados, estes precisamos fazer treinamento de motivação;  há aqueles que estão motivados mas não sabem fazer, estes, treinamos para que eles aprendam a fazer; e por fim há aqueles que não sabem fazer e não estão motivados a aprender, estes dispense da sua empresa…

É interessante lembrar que mesmo quem “saiba fazer” precisa de treinamento sim, sabe por que? Porque quem não treina perde o foco mais cedo ou mais tarde.  Vamos ver dois exemplos de  homens que obtiveram o maior destaque na sua área de atuação e vejamos se eles treinavam ou não. Um deles foi o nosso amado Airton Sena, treinava demasiadamente, era muito disciplinado e determinado, sabia fazer, mas não parava de treinar;  o outro é o maior campeão de Fórmula 1 de todos os tempos: Michael Schumacher, treinava obcecadamente, cada vez que ganhava uma corrida treinava mais e mais para continuar ganhando…

Outro motivo para o treinamento é estar preparado para um  momento quando se defrontar com uma situação, às vezes inusitada, às vezes não rotineira, mas que é bom estar bem atendo e ágil para quando se passar por ela se “tirar de letra”.   (grande exemplo são os treinamentos de guerra)

Por fim fazer treinamentos através de uma empresa que apresente boas dinâmicas é também muito gostoso,  divertido e prazeroso. Aprender com prazer é o nosso lema. Se você se convenceu da importância do treinamento, entre em contato comigo que te apresento uma ótima empresa de treinamento onde sou instrutor e facilitador com muito prazer,  pois também estou aprendendo e treinando eternamente.

Abraços do Benito Pepe

Veja também >> A Máquina pode substituir o Homem?

Related posts:

  1. Resumo do primeiro dia no Treinamento “Ambiente de Trabalho e as Relações Interpessoais”
  2. Treinamento, Palestra ou Workshop – “Venda Mais com Qualidade: Foco no Atendimento ao Cliente”
  3. Treinamento, Palestra ou Workshop: “Gestão de Equipes e Liderança: uma Abordagem prática”
  4. Empresas Investem em Treinamento de seu Pessoal
  5. Importância do “Sistema de Informação” nas Empresas
  6. Treinamento, Palestra ou Workshop – “Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho”
  7. Treinamento, Palestra ou Workshop – Gestão Pela Qualidade Total
  8. O Problema da Satisfação Intrínseca no Cargo e o Feedback
  9. A Importância do Relacionamento Empresarial e do Tempo
  10. O Melhor Aprendizado é através da Prática ou da Teoria?

Tags: , , , , , , , , ,

34 Responses to “A Importância do Treinamento. Treinar pra que?”

  1. Quem mexeu no meu Queijo? | Benito Pepe Says:

    [...] treinamentos foram lembrados, e nesta estória “Quem mexeu no meu Queijo”, mostra-se claramente que quem [...]

  2. Claudio Oliveira Says:

    Gosto muito de treinamentos, e principalmente de treinar pessoas, pois desta forma conseguimos aprender quando nos preparamos para tal e também na troca das vivências quando junto ao grupo a ser treinado. Se os empresários tivessem a visão de que treinar pessoas é como construir muros sólidos, produziriam empresas cada vez mais preparadas e sólidas, e uma materia prima (pessoas) qualificada e realizando com prazer as tarefas que gostam.
    Treinar é fazer discipulos, e perpetuar o conhecimento, é esgotar a capacidade de vivências do treinado expondo a situações adversar/diferentes, é executar a busca pela excências primando pela modelagem das pessoas. Pense nisso… e ótimos treinamentos.

  3. Benito Pepe Says:

    Olá querido Cláudio, em primeiro lugar quero te agradecer pela tua participação ativa no treinamento que tive o prazer de ministrar como facilitador na empresa Localcred, com o curso Chefia e Liderança, pude observar que você é um líder querido por tua equipe, Parabéns!! Bem, quanto ao teu comentário a respeito de treinamento não tenho o que acrescentar… endosso tuas palavras, é isso mesmo!

    Abraços do Benito Pepe

  4. A Máquina pode substituir o Homem? | Benito Pepe Says:

    [...]  ”A Importância do Treinamento. Treinar pra que?” [...]

  5. Elton Melo Says:

    Amigo, existe um erro de gramática no seu texto: “É interessante lembrar que mesmo quem “saiba fazer” precisa de treinamento sim, sabe por que? Porque quem não treina perde o foco mais sedo”. O correto é CEDO e não SEDO.

    Abraço!

  6. Benito Pepe Says:

    Olá Elton Melo, obrigado pela correção, desculpe-me o descuido. Se eu fosse pra casa cedo e dormisse cedo eu não cometeria estes deslizes que o cansaço nos propicia, aliás, em falar nisso eu tenho que ceder mais tempo para mim, se não eu “cedo” minha vida para a morte hehhe – Correção efetuada, e quanto ao texto em sim o que você comentaria?

    Abraços do Benito Pepe
    E bom treinamento

  7. Márcia Luzia da Costa Says:

    Sou estudante de RH estou desenvolvendo meu TCC ( A importância do treinamento e capacitação nas organizações ) estou necessitando com uma certa urgencia das formas de se fazer um treinamento, ficaria muito grada se tivesse minha solicitação aceita, é muito interessante as atividades relacionadas com treinamento e sei que este topico é importantíssimo para elaboração do meu TCC por isso solicitação da ajuda.
    Um abraço, e o meu agradecimento antecipado.
    Márcia

  8. Benito Pepe Says:

    Olá Márcia, parabéns pelo tema, sem dúvida de muita relevância em nosso mundo ocidental capitalista. Bem, você me deu uma ideia de publicar um texto sobre o assunto, pois faço treinamento e equipes e temos uma metodologia toda especial e diferenciada. Vou postar comentando sobre isso. Para quando você precisaria deste assunto?

    Para te adiantar alguma coisa, vou dizer que as formas de se fazer treinamentos são quase infinitas, pois dependem da criatividade e diversidade de metodologia das diversas empresas que fornecem este tipo de serviço. Podem ser treinamentos motivacionais, de aprendizado de um tipo de serviço, de revitalização profissional, incluindo-se aí as atualizações do cargo e da carreira, etc.

    Quanto às formas especificamente, acho que você se refere propriamente a como é feito, certo? Se for isso, podemos dizer que devem ser dinâmicas, com dinâmicas mesmo. Devem ter apresentações em multimídia com som, filmes e músicas, ou seja devem ser alegres e divertidas. Pode-se dividir o grupo em equipes e incentivar uma disputa sadia com premiação para a equipe vencedora. Deve se ter uma apostila, e por fim um certificado de conclusão.
    Em fim se você tiver tempo fique atenta e assine no meu site para receber as novidades por e-mail dessa maneira você estará acompanhando cada postagem que eu publicar na sua caixa de e-mails, ok? Brevemente vou publicar um texto só para falar de como fazemos nossos treinamentos de equipes.

    Abraços do Benito Pepe

  9. Linei Says:

    Benito, encntri seu site em pesquisa, gostaria de receber suas postagens e se possível sua metodologia para elaborar treinamentos.

    Obrigada

    Linei

  10. Benito Pepe Says:

    Olá Linei, obrigado pelo comentário e pedido.

    Quanto a receber minhas postagens é fácil basta você anotar teu e-mail em “Assine o Nosso Boletim” está na coluna da direita deste site lá no final. Você deve depois abrir sua caixa postal e clicar em um link que vai aparecer lá a fim de confirmar sua assinatura.

    Quanta a metodologia que uso para ministrar meus treinamentos é a CCL – Creative communicative Learning – esta metodologia tem como base a emoção, pois entendemos que o que vivemos com emoção não esquecemos tão facilmente. Basta você lembrar agora mesmo de fatos da tua vida, veja se tudo onde esteve forte emoção não é lembrado por você mais facilmente. Fazemos jogos e dinâmicas interativas com equipes que “disputam” entre si, etc. Bem, para mais detalhes podemos falar por telefone. Você está no Rio de Janeiro?

    Abraços do Benito Pepe

  11. Janaina Says:

    Benito, estou cursando MBA em Gestão de pessoal e estou elaborando uma monografia referente Treinar ou tercerizar, eu defendo o treinamento, voce possue algum material para me ajudar acrescentar em minha pesquisa.

  12. Benito Pepe Says:

    Olá Janaina, obrigado pelo contato. Muito do meu material já está publicado no meu site/blog. Estou aos poucos postando todos os meus textos e artigos, além das próprias apostilas que utilizo nos meus treinamentos. Você teria algum pedido em especial.

    No mais, parabéns pelo tema. Acho que você está defendendo a ideia de treinar o pessoal da empresa a fim de que os mesmos sejam capazes de desenvolver as tarefas dentro da empresa, é isso? O fato é que sempre haverá algumas atividades que são mais interessantes terceirizar, não só pelos custos, como pela própria função em si. O treinamento sempre se fará necessário, seja ele dentro ou fora da empresa.

    Abraços do Benito Pepe

  13. Um Bom Ambiente de Trabalho é Fruto da Sorte? | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] terminamos mais um Treinamento de Equipes, este apresentado para a equipe do Palladium Hotel em Laranjeiras no Rio de Janeiro, ali [...]

  14. Shirley Antunes Says:

    Olá Benito, encontrei seu site no google, gostaria de receber suas postagens e se possível sua metodologia para elaborar treinamentos.
    Abraço Shirley Antunes

  15. Benito Pepe Says:

    Olá Shirley Antunes, obrigado pelo comentário.
    Para receber minhas postagens é fácil, Basta se cadastrar em “Assine o nosso Boletim” está aí na coluna da Direita deste site. Você precisa depois abrir sua caixa de e-mail e clicar em um link que vai aparecer lá, a fim de confirmar seu cadastro. Você pode também entrar no meu Facebook…

    Quanto a metodologia você pode ver mais no menu “Cursos e Palestras” lá em cima neste site, ou assistir uma palestra minha totalmente gratuita, você mora no Rio de Janeiro? Se puder é so combinar comigo!

    Abraços do Benito Pepe

  16. Por que contratar um Palestrante? | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] entanto muitos dirão: “Treinar pra que? Eu já sei o que tenho que fazer e posso ensinar meu pessoal”. Bem, há ainda quem pense [...]

  17. O Problema da Satisfação Intrínseca no Cargo e o Feedback | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] de analisados estes pontos precisamos treinar nossos funcionários e ministrar palestras com regularidade. O ideal para este ponto é contratar empresas [...]

  18. Características, Atitudes e Aplicabilidade de um Líder Vencedor | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] em algum momento de adversidade e mesmo para as suas rotinas de trabalho. Há também quem diga: “treinar pra que, eu já sei o que tenho que fazer…”, no entanto sabemos que na hora “H’ quem treina faz melhor (veja o meu texto em que falo [...]

  19. Adriana Says:

    Boa tarde Benito!!!

    Sou estudante de Administração e estou fazendo meu TCC sobre Gestão de Pessoas e meu tema é (A Importância dos Treinamentos para o Sucesso das Organizações) vc poderia me indicar alguns livros sobre o assunto, e se tiver algum material que possa agregar meu trabalho ficaria muito grata.
    Desde já muito obrigada.

    Abraços Adriana

  20. Benito Pepe Says:

    Olá Adriana! Sem dúvidas há livros muito bons neste campo. Vou postar um link para a bibliografia que utilizei em uma de minhas monografias, acho que você pode aproveitar algumas dicas aí, veja também a bibliografia aproveitada pelos diversos autores, ademais solicite para teu orientador mais alguma bibliografia específica, ok? >>>

    http://www.benitopepe.com.br/2009/03/06/bibliografia-e-referencias-bibliograficas/

    Espero que tenha colaborado um pouco.

    Abraços, Benito Pepe

  21. Adriana Says:

    Obrigada Benito!!!!!

  22. KEYLLANE RODRRIGUES!!!! Says:

    OLÁ BENITO PEPE,SOU ALUNA DE UM INSTITUTO A QUAL CURSO LOGÍSTICA,A MINHA PROFESORA PASSOU UM EXERCICIO A QUAL ELA PEGUNTOU.COMO QUE EU FAÇO PARA TREINAR FUNCIONARIOS DE UMA EMPRESAS,E QUAIS OS CRITÉRIOS.

    BJOSSSS

  23. Benito Pepe Says:

    OLá Keyllane! Essa é uma boa pergunta. Nesta disciplina que você estudo há matéria para este tema, por que da pergunta? Bem, esta pergunta está muito ampla, ela precisa ser delimitada, por favor reveja a questão e a reformu-le de outra maneira para que eu possa entender o propósito,ok?
    Abraços, Benito Pepe

  24. Eliana Says:

    Olá Pepe! Li sobre treinamento e achei muito interessante como trata desse assunto com muita delicadeza e sabedoria, pois acredito que o ser humano é capaz de mudar e aceitar as mudanças

  25. Benito Pepe Says:

    È isso mesmo Eliana! Além do mais um verdadeiro aprendizado supõe-se modificação Comportamental. Ninguém pode dizer que aprendeu se continuar a “agir com antes”…
    Abraços, Benito Pepe

  26. Gilmar Bettine das Neves Says:

    Benito Pepe

    Meus parabens pelas colocação e divulgação de seu material em face deste assunto treinamentos, pois tenho a formação em administração de empresa e ao termino do curso fiz o meu tcc de finalização de curso com o tema ( A importância da Avaliação de Desempenho do profissional na Empresa ) é ao realizar a pesquisa de campo nas empresas de minha cidade tive bastante dificuldade, pois na maioria são empresas pequenas e administração familiar, com isso os trabalhos não são julgados por competência e sim por grau parentesco.

  27. Benito Pepe Says:

    Olá Gilmar, obrigado pelo depoimento! Quando pensar em algum texto sobre empresas familiares você poderá ver este texto, entre outros >>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/06/o-que-sao-pequenas-empresas-e-a-empresa-familiar/

    Abraços, Benito Pepe

  28. Mickaela Says:

    Boa tarde, estou fazendo meu tcc e estou meio perdida achei suas publicações muito interessante e gostaria de saber se é possivel receber em meu email assuntos relacionados a ( treinamentos e qualificação ),to me focando nessas dois temas pra chegar a uma conclusao , e conseguir formar algo interessante usando estes assuntos. Se puder me dar alguma dica ficarei muito grata.

    Agradeço desde já pela sua compreenção
    Atc, Mickaela

    Fico no aguardo.

  29. jailma Says:

    que tipo de treinamento posso oferecer ao funcionários que trabalham com resgate de moradores de rua,viciados em drogas e alcool, (se trata de albergue) que abriga pessoas dessa natureza.

  30. Benito Pepe Says:

    Olá Mickaela, todo o material que disponibilizo já está publicado neste Site/blog. Caso você tenha alguma dúvida ou deseje alguma bibliografia especifica, entre diretamente através do contato neste site e nos falamos por e-mail, ok?
    Boa Sorte!
    Abraços, Benito Pepe

  31. Benito Pepe Says:

    Jailma, com certeza há uma infinidade de possibilidades, entre eles os motivacionais. Mais detalhes pode me ligar e falamos por telefone. Caso prefira entre em contato por e-mail (veja contato neste site)

    Abraços, Benito Pepe

  32. JUCIANE Says:

    Boa noite

    Sou estudante de RH, dei uma lida no seu texto e achei muito enteressante.

  33. JUCIANE Says:

    Boa noite
    Me diga para você,
    Quando e necessário treinar um funcionario?

  34. Benito Pepe Says:

    Olá Juciane, obrigado pelo comentário. Sempre é necessário treinar os funcionários. Relembre-se do nosso amado Airton Sena, ele foi um dos melhores “funcionários” da F-1, e nunca parava de treinar. Portanto é bom treinar quando há deficiências, mas também quando queremos melhorar a excelência…

    A propósito, conte comigo se precisar.

    Abraços, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.