A Previsão para o Fim do Mundo em 2012

Já foram previstas  por várias vezes  diversas datas para o fim do mundo. Não sabemos ao certo qual foi a primeira e muito menos qual será, “verdadeiramente”, a última previsão, aliás será que haverá uma pré-visão? Será que de fato o Mundo vai Acabar? Agora está na moda o ano de 2012.

Há um filme chamado “2012” – alguns dizem que existe uma profecia Maia para o fim do mundo nesta data. Sinceramente eu não vejo esta data como sendo tratada pelos Maias como o fim do mundo, mas simplesmente como uma data até onde eles definiram um dos seus calendários, aliás muito longo por sinal, para um povo que viveu nas Américas há alguns séculos atrás, seu apogeu foi entre os anos 300 e 900 de nossa era,  mas  ainda se encontram seus descendentes.  Eles não definiram uma data para o fim do mundo e sim para um Calendário.

O povo Maia viveu nas Américas, principalmente na área central, na Guatemala, em Honduras e no sul do México (Península de Yucatán), foi um povo muito avançado, construíram maravilhosas obras “faraônicas” como pirâmides imensas, e observatórios astronômicos. Entendiam muito de Astronomia, e tinham três tipos de calendários: um divino, um civil e um de longa contagem perfeitos e praticamente exatos. Sabiam exatamente quando começavam as estações, e no caso, a data 21 de dezembro de 2012, que é o início do  verão no hemisfério sul e do Inverno no hemisfério norte, nada mais é do que o “intercambio” de uma estação. É o dia mais longo do ano em se considerando o Sul, ou o mais curto para quem está no Norte, não é uma data para o fim do mundo como “profetizam” alguns.

A propósito  diversas profecias foram feitas antes e nenhuma se cumpriu, por que se pensa que esta “profecia”  ou outra qualquer vá se cumprir? Vamos dar alguns exemplos de profecias para o fim do mundo para alguns  anos e que não funcionaram:

> 1000. Dizia-se não passaríamos do ano 1000. (parece que as pessoas não gostam de números redondos) disseram o mesmo para o ano 2000, e possivelmente dirão o mesmo para o ano 3000 etc.

> 1843. O Adventista Willian Miller anunciou várias datas em 1843, errou todas.

> 1914. As testemunhas de Jeová, esperavam o fim do mundo nesta data, já haviam errado sua previsão anterior que era 1874, depois passaram para 1975, no entanto também não acabou o mundo.

Ocorre que há não só previsões para o fim do mundo no âmbito religioso, mas também uma previsão científica (?) Na realidade o mundo pode acabar a qualquer momento, basta chocar-se com o Planeta Terra um meteorito gigantesco, como se postula que foi a causa da extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos atrás.

Em termos de previsão científico-astronômica se sabe que o mundo acaba mesmo como nós o conhecemos, mas isso é só para daqui a 5 bilhões de anos, quando o Sol perde a possibilidade de gerar energia (o sol “morre”),  é tempo suficiente para a humanidade acabar com o Planeta  antes e/ou desenvolver tecnologia suficiente para sair do Planeta ou mesmo já ter sido extinta por outros fatores externos e mesmo involuntários (como as diversas extinções em massa que já houve no Planeta).

Os devotos cristãos dirão que “quanto ao dia e a hora ninguém sabe” mas afirmam que haverá um fim do mundo ou um arrebatamento antes que haja o fim do mundo. Porém, daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. (Mt 24.36)

Veja que este é um sábio pressagio, não deixa uma data definida, mas evidencia que haverá um fim do mundo. Em outros credos e até mesmo dentro do cristianismo, já foram indevidamente, previstas várias datas para o fim do mundo, como se vê nos exemplos acima.

Na realidade o fim do mundo já ocorreu para diversas “Espécies,” pelo que se postula, por 5 vezes e houve épocas que foram muitas espécies que deixaram este planeta de uma só vez,  para provavelmente nunca mais voltar, a não ser que o homem, através do DNA ou alguma outra forma, “as traga de volta”. É bom lembrarmos que 99% de todas as espécies que viveram neste Planeta, Lindo e Azul, estão extintas. Vejamos algumas épocas do “fim do mundo”:

> A primeira extinção em Massa ocorreu há 500 milhões de anos atrás, quando a vida era confinada ao mar – 2/3 da vida acabou.

> Há 400 milhões de anos atrás se passou a mesma coisa.

> Há 250 milhões de anos atrás ocorre a terceira extinção em massa.

> “Pouco depois” ocorreu a quarta extinção em massa.

> Por fim a mais famosa de todas e que acabou com os famosos Dinossauros ocorre há 65 milhões de anos atrás.

Nós humanos estamos aqui há pouquíssimos milhões de anos (2 ou 3).

Enquanto não houver outra extinção em Massa, e para finalizar lembremo-nos que da mesma maneira que a contagem do tempo pode ser particularizada no “teu tempo”, como é o caso da data do nosso nascimento, teu aniversário é o teu calendário (veja o artigo “A Dúvida do Milênio...”),  assim também podemos pensar o fim do mundo. Quando você deixar este Planeta, este será o fim do mundo para você.

Abraços do Benito Pepe

Veja outros Artigos Interessantes

A Origem do Universo e da Vida, há vida só aqui na Terra?

O mundo vai acabar? O homem pode ser eterno no Planeta?

A estrada do tempo e da Vida (neste artigo faço uma comparação do tempo do universo e da vida com uma estrada em quilômetros, mostrando em escala onde estamos, etc)

Bibliografia

Livro “Ciência e Futuro 2009” (Enciclopédias Barsa e Mirador)

Revista Veja edição nº 2137 de 4 de novembro de 2009

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

40 thoughts on “A Previsão para o Fim do Mundo em 2012

  • Pingback: O mundo vai acabar? O homem pode ser eterno no Planeta? | Benito Pepe

  • 10 de dezembro de 2009 em 1:46 PM
    Permalink

    Eu assisti ao filme 2012!!! EEEE!

    Só fiquei decepcionado porque não mostraram mais cenas do RJ. Já imaginaram o Lulinha paz e amor nessa situação? Sem aquele dedinho e com a língua presa discursando em pleno apocalipse?

    “Meus companheiros eu tenho duas notícias: uma boa e outra ruim.”

    Qual é a boa senhor presidente?

    “A boa é que vamos ver o fim definitivo da seca no nordeste!”

    E a ruim sr. presidente?

    “É que todo mundo vai morrer afogado…”

    KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKk

    A não ser é claro que você seja rico para comprar uma vaga na arca de noé! “Eita lasqueira”, os caras já estão prevendo à venda de bilhete e tudo.

    KKKKKKKKKKKK LOL

    Mas brincadeiras à parte uma coisa podemos ter em mente: se é absolutamente verdade que os dinossauros já reinaram sozinhos sobre a face da terra e hoje só se tem notícias deles através das escavações arqueológicas, nada impede que o mesmo nos aconteça.

    “Como assim? Justamente nós que nos achamos o centro do universo!? As coisinhas mais fofas que Deus já criou… Vê se pode uma coisa dessas?” Pois é, mas podemos sim ser extintos! Nossa civilização ainda não se deu conta (realmente) do quão frágeis somos diante da natureza e suas forças e sempre pensamos que alguém, de última hora, vai dar um jeito. Sempre dão, não é? Mas pode ser que um dia a casa caia…

    E se alguém que estiver lendo este post ainda tem dúvidas sobre nossa fragilidade, assista o filme “ensaio sobre a cegueira” baseado no livro de mesmo título, de José Saramago. Uiii… Nós (enquanto humanidade) somos demais, não? Imaginem essa praga se espalhando pelo universo, destruindo planeta atrás de planeta? É talvez precisemos de um apocalipse… Ou quem sabe de uma nova humanidade…

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2009 em 1:58 PM
    Permalink

    Esqueci de comentar:

    Quanto a questão da data é complicado que alguém saiba o dia. Acho que mais importante que prever a data do fim do mundo é pensar sobre aquilo que podemos fazer no nosso dia-a-dia para cuidarmos dessa bolota azul chamada planeta terra.

    Abços!!!

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2009 em 5:40 PM
    Permalink

    Olá Christiano, Obrigado pelo Belo comentário. Concordo com o teu ponto de vista sobre o que pode ocorrer com nós humanos, é isso mesmo! Poderemos ser escavações arqueológicas, como hoje são os dinossauros.

    Valeu a dica do livro “Ensaio sobre a Cegueira” quem quiser adquiri-lo basta clicar neste link >> http://www.submarino.com.br/produto/1/25479/ensaio+sobre+a+cegueira/?franq=285888

    Quanto ao teu complemento no segundo comentário também endosso tuas palavras, é isso mesmo o mais importante é nos preocuparmos em cuidar de nossa casa, mas infelizmente tem muita gente que não cuida das suas próprias casas será que estes vão se preocupar com o Planeta?

    Abraços do Benito Pepe

    Resposta
  • 17 de dezembro de 2009 em 2:34 PM
    Permalink

    Quanto ao artigo que o mundo vai acabar, penso que dentro da criação existem os ciclos. tudo é ciclico. assim tudo se transforma. não existe um fim fatal. quando algo ou alguém supostamente morre, outra coisa nasce em seu lugar ou aquilo que “morreu”, renasce sob outra forma ou dimensão. Nós seres
    ditos humanos, estamos num estágio evolutivo muito elementar para entender determinadas questões. Gostaríamos de saber tudo; mas como crianças, não nos é dada essa prerrogativa. Como explicar física quântica a uma criança antes de alfabetizá-la? Assim, se não entendermos como fomos criados e o porquê, como podemos questionar o fim deste nosso mundo… que afinal não deixa de ser um minúsculo elemento do Universo. Talvez poderíamos questionar o fim dos humanos…na Terra, mas e os humanos de outros planetas?
    terenzio

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.