Pequena Biografia de Platão

Continuando o texto “Platão uma visão geral de sua obra e doutrina”

Seguimos agora com uma pequena Biografia de Platão.

Platão nasceu em Atenas por volta do ano 427 a.C. Era de família Nobre, tinha parentesco com membros do governo aristocrático dos trinta tiranos (404-403 a.C.). Parece ter iniciado seus estudos filosóficos com o sofista Crátilo, discípulo de Heráclito. Entre 18 e 20 anos conheceu Sócrates, que foi seu mestre até ser condenado à morte em 399 a.C. Platão partiu, então, para Mégara, ao encontro de outro discípulo de Sócrates, Euclides. Certamente a condenação de Sócrates foi um dos motivos que o fizeram desgostoso com o método da política praticada em Atenas.

De volta a Atenas, iniciou seus ensinamentos filosóficos. A convite de Dionísio o Velho, foi a Siracusa, no sul da Itália, onde se relacionou com os pitagóricos. Suas doutrinas irritaram o tirano que, ao que parece, mandou vendê-lo como escravo no mercado de Egina, de onde foi resgatado por um cirenaico.

Novamente em Atenas, fundou a Academia, escola destinada à investigação filosófica, e dirigiu-a pelo resto da vida, ali os alunos deviam aprender a criticar e pensar por si mesmos, em vez de aceitar as ideias de seus mestres, como disse, esta é considerada a primeira universidade, a Academia de Platão adquiriu grande prestigio, a ela acorriam numerosos jovens e até homens ilustres.

A convite de Dionísio o Jovem,  sucessor do tirano de Siracusa, empreendeu uma segunda viagem à Sicília com o objetivo de pôr em prática suas ideias de reforma política, mas retornou a Atenas quando seu protetor caiu em desgraça. Sua terceira viagem ao sul da Itália, a convite do mesmo Dionísio, culminou em fuga, por estar implicado nas lutas políticas do estado. Após essa viagem, Platão permaneceu em Atenas até a morte aos 81 anos, em 347 a.C.

Quem influenciou a Platão? E Quem Platão Influencia?

Como se sabe Sócrates é quem fundamentalmente influencia a Platão, mas é claro que os pitagóricos de modo bem particular o influenciaram a ponto de Platão escrever na entrada da Academia a seguinte frase: “Que aqui não adentre quem não souber geometria”. Além de outros grupos que o influenciaram podemos citar, Crátilo e Heráclito, também foi um estudioso de Parmênides.

Quanto aos seus discípulos são inúmeros. O seu “seguidor” mais conhecido é o Aristóteles. No entanto é bom lembrar que Platão influenciou e ainda de alguma forma influencia muitos pensadores até na contemporaneidade, há muitos mestres e doutores que defendem teses em Platão ou em partes de sua vasta doutrina.

Abraço do Benito Pepe

No próximo tópico falaremos um pouco de suas obras…

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

58 thoughts on “Pequena Biografia de Platão

  • Pingback: Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina

  • 30 de setembro de 2009 em 9:04 PM
    Permalink

    Amo platao,mas nao sei o que ele influencia na geometria [:(]

    Resposta
  • 30 de setembro de 2009 em 10:44 PM
    Permalink

    Olá Cristylle, Platão mais que influenciar na geometria (matemática) ele é influenciado por ela, ele teve Pitágoras na sua Academia e ele estuda com os pitagóricos, de maneira que este grupo definitivamente foi importante para Platão e para sua doutrina. Quando se fala em geometria leia-se de maneira mais ampla a matemática e como se sabe a matemática é usada por Platão para explicar alguns de seus pensamentos, aliás ela é um facilitador para se entender o “mundo das ideias”, entre outras coisas platônicas.

    Abraços do Benito Pepe

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.