O Certo pode Ser Errado?

certo ou erradoHá pessoas que se questionam se estão fazendo a coisa certa, há outras que nem estão aí pra isso… O Certo pode ser Errado? Há também os que seguem o “fluxo do rio” ou seja vão pelos outros e quando se defrontam em um equívoco dizem: “ah todo mundo faz assim….” mas há também os que nem percebem que estão errando, apenas continuam seguindo o fluxo… o perigo é que o fluxo do Rio muitas vezes o levam para um abismo…

Então, nem sempre só porque “todo mundo faz assim” a atitude está Certa, não é mesmo? Será que todos os ditados populares estão certos, a voz do povo é mesmo a voz de Deus? Eu não acredito em todos os ditados populares, muitos deles estão equivocados. Este por exemplo: “a voz do povo é a voz de Deus” é um dos “ditados populares” mais absurdos que conheço. Então, o Certo aqui pode estar Errado.

Antes da crucifixão de Jesus, como era época da páscoa judaica, poderiam liberar da crucifixão um dos condenados à morte. Perguntaram então ao povo: a quem devemos libertar a Jesus ou a Barrabás? E o povo respondeu: soltem a Barrabás… Então eu pergunto: a voz do povo é mesmo a voz de Deus ou pode ser uma voz trabalhada por um titereiro ou ventrículo?

É claro que muitas vezes o “fluxo do rio” pode estar correto, pode mesmo nos levar ao Mar, mas nem sempre isso ocorre. Muitas vezes, como disse, o “fluxo” nos leva para um “abismo”, ou seja, caímos em um buraco. Para evitarmos esse equívoco, esse Erro, é preciso ir à margem, precisamos ser marginais no bom sentido, sair do fluxo do rio e subir em montanhas próximas para observar e ver o rio de outros ângulos. (veja o texto: Quatro Cegos e a Avaliação de um Elefante. Como cada um o vê?).

Mas sair para observar de outros ângulos muitas vezes requer esforço, por isso muitos não estão nem aí… não vão deixar o fluxo… vão continuar sendo massa…

Você se lembra o que fazíamos com a massinha quando éramos crianças? brincávamos com ela e a moldávamos do jeitinho que pretendíamos, não era assim? E é Assim mesmo que se faz com a Massa, a moldam, brincam com ela e depois a deixam em qualquer lugar…

São os marginais, no bom sentido da palavra, ou seja os que vão à margem, os que deixam o fluxo do rio e buscam novos ângulos de observação, são estes os que encontram novos caminhos, encontram o melhor caminho, encontram o caminho Certo.

Por isso nem sempre só porque todo mundo faz assim, a coisa está Certa. Mas, o Certo pode ser Errado?

Abraços, Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

19 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Mariana Neves
9 anos atrás

Boa tarde Benito. Gostei muito do texto!
Às vezes me sinto assim, seguindo um fluxo imposto à mim pela sociedade.
Mas confesso que ultimamente, venho buscando a margem. Mas não é fácil, sou por muitas vezes incompreendida. Por estar talvez:” andando na contra mão” Mas a vida é assim! Busco novos caminhos a cada dia, errando e acertando. Mas sempre tentando.

Abs

Benito Pepe
9 anos atrás

Olá Cara Mariana, é assim mesmo! Quem busca a reflexão e gosta de pensar, sofre um pouco, mas é isso que nos faz grande, é o sacrifício saboroso da subida que nos proporciona uma linda vista do alto, e isso é para poucos…

Abraços, Benito Pepe

Fellipe Freire
9 anos atrás

Quantos caminhos errados podem ser evitados se contemplarmos do alto a direção em que segue o rio! O problema é que para ter essa visão requer de nós crença, esforço, dedicação e perseverança, atitudes que no atual mundo tecnológico não se enquadram a muitos.

Benito Pepe
9 anos atrás

Olá Caro Felipe Freire, obrigado pelo comentário!

Você me fez lembrar da alienação que, paradoxalmente, a tecnologia, por exemplo, dos “telefones inteligentes” causam nas pessoas. Há uma serie de pessoas que se alienam nestes aparelhinhos, e até mesmo aparentando estar em uma sala de aula, lá não estão… aparentando estar em uma igreja, lá não estão… e por aí vai.. as pessoas hoje em dia não estão aonde de fato parecem estar…

Abraço, Benito Pepe

Anderson silva
9 anos atrás

Na atual situação em que nos encontramos neste país “o certo vira errado e o errado o certo”. Podemos citar o caso recente da Agente de trânsito que ao abordar um Juiz que estava sem CNH e documentos dos carros foi taxada pelo Juiz que a julgou como errada ou o Tenente da PM do CE Styvenson Valentim que ficou detido por 11 dias em 2011 por ter dado voz de prisão ao Major da PM de seu estado, quando o o Major se encontrava embriagado dirigindo seu veículo. Absurdos como esse nos faz perder a fé nas autoridades de nosso país. Será que um dia poderemos viver em um país onde o certo é o certo e o errado é o errado??? Usando o nome da música do Renato Russo, eu pergunto… Que País é Este???
Abraços Professor!

19
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima