Benito Pepe Palestrante

Entrevista sobre Liderança

Entrevista sobre Liderança concedida pelo líder, palestrante e professor Benito Pepe aos alunos de graduação em Gestão de Recursos Humanos (relacionados no final deste texto). Estudantes do IESFAVI – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA.

As seguintes perguntas tem o objetivo de conhecer principalmente a trajetória do líder até ao seu cargo atual, seus métodos e objetivos.

Entrevista sobre Liderança

 1 – Qual foi sua trajetória até o seu cargo de líder?

 Bem, eu sempre fui empresário, inicialmente na empresa de minha família e já estudava administração de empresas desde o ensino médio (antigo 2º grau) estudei no SENAC onde tive meu primeiro contato teórico com administração de empresas e gestão de pessoas. Portanto iniciei minha carreira como líder bem jovem, eu tinha apenas 23 anos de idade e tive que liderar minha equipe, por motivo de força maior, a morte do meu pai e maior mestre que tive.

 Após alguns anos eu e meu irmão montamos nosso próprio negócio e que continua até os dias de hoje, isso ocorreu em janeiro de 1994, nesta época tive uma bela e enriquecedora experiência como líder. Também desde 2006 sou professor e palestrante, dessa maneira assumo certa liderança em sala de aula, tanto quanto nos meus cursos, palestras, workshops e treinamento de equipes em que me apresento.

 2 – Como você se descreve como líder de sua equipe?

Entrevista sobre Liderança

 No início confesso que tive muita dificuldade, pois as teorias entravam em conflito com a prática muitas vezes. Com o passar do tempo fui me aprimorando e passei a ser um  líder participativo, servidor e acima de tudo professor, sim professor, pois procurava estar sempre ensinando e incentivando os colaboradores ao aprendizado e ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.

 3 – Você vê as coisas diferentes ou mudou seu estilo de agir a partir do momento que se tornou líder?

 Acho que esta pergunta eu já respondi na questão anterior. Mas de qualquer maneira vou complementar dizendo que como líder eu observei claramente que as pessoas me notavam de maneira diferente e assim aos poucos eu fui incorporando e me adaptando a essa nova realidade. E certamente, no meu caso, pois eu era bem jovem, mudou muito na minha vida e na maneira de ver as pessoas e os próprios relacionamentos.

 4 – Durante sua carreira, você já chegou a pensar em liderar algum grupo?

 Sim! Eu sempre pensei em liderar um grupo, quando meu pai faleceu, eu já estudava na universidade também na carreira de administrador, por isso minha intenção naquela época era trabalhar em uma grande empresa, além de ser empresário. A propósito nunca parei de estudar, até mesmo sendo empresário eu fiz diversas pós-graduações na área de administração e filosofia. Mais detalhes você pode observar no meu Site/blog onde escrevo artigos sobre os temas: Administração, Marketing, Filosofia, Religião e Astronomia entre outros.

 5 – Qual foi o seu maior desafio quando se tornou líder?

 Meu maior desafio em minha primeira liderança foi me fazer respeitar, devido a minha pouca idade e também não muito conhecimento prático, pois eu me encontrava na empresa há 4 anos e haviam pessoas ali mais antigas.

 6 – Como você lida com os conflitos de sua equipe?

 Os conflitos sempre existirão e faz parte da humanidade, a diversidade deve ser vista com bons olhos e é ela que faz a humanidade progredir e evoluir em todos os sentidos. No primeiro momento que observamos uma situação de conflito devemos incentivar a solução do mesmo pela própria equipe, ficando apenas como um mediador, se necessário. Também é preciso dar tempo ao tempo, ou seja, nem sempre situações de conflito podem e devem ser resolvidas de imediato, às vezes é necessário passar um dia ou um final de semana, por exemplo, esperar “baixar a poeira” e retomar o tema com novo ânimo e mais tranquilidade. È também importante lembrar a resiliência que devemos ter em um ambiente de trabalho.

 7 – Com toda sua experiência em seu cargo, como você analisa sua evolução?

 A minha evolução continua, estou certo que os seres humanos não deixam de evoluir e aprender até o momento de sua morte. Então como humano e líder estou certo de que tenho muito ainda a evoluir. Mas desde já posso dizer que aprendi muito mais na prática através dos relacionamentos com as pessoas do que pela teoria, embora uma sempre complemente a outra. Noto muito minha evolução no lidar com o ser humano, nas relações interpessoais e nas habilidades de comunicação, percepção etc..

 8 – Você é adepto a sugestões?

 Claro que sim! Sugestões devem ser vistas sempre com bons olhos, e ainda que não se possa por em prática de imediato devem ficar em um “Banco de Dados” sejam escritas mesmo ou em nossa memória. As sugestões podem ser intercambiadas e formar uma nova ideia. A propósito uma ideia só é combatida com uma ideia melhor…

  9 – Você se deixa influenciar pelas questões pessoais na hora de tomar uma decisão?

 As questões pessoais, sejam nossas percepções, seja com relação ao nosso interlocutor colaborador, vai influenciar sim em nossas decisões, ainda que devamos afirmar que não podemos nos influenciar dessa maneira, mas isso é utopia. Agora, é claro e óbvio que devemos nos distanciar desses vieses.

 10 – Quais métodos você desenvolveu para encorajar as pessoas a serem mais criativas?

 A primeira condição que devemos buscar é incentivar o grupo a decidir por si só, precisamos entender que o ser humano só aprende fazendo. Gosto muito do livrinho “O Gerente Minuto” o líder deve ouvir os colaboradores até mesmo quando eles trouxerem um problema, com perguntas assim: e então qual a solução vocês acham que poderíamos adotar neste caso? Então, se eles não tiverem uma solução imediata, ainda que nós já a tenhamos deixemo-los pensar um pouco e ouviremos sua criatividade, muitas vezes pode ocorrer que a solução de nossos colaboradores seja mais eficiente que a nossa.

 Conclusão

Entrevista sobre Liderança

 É possível concluir que este líder iniciou sua carreira bem cedo junto a sua família e tendo como inspiração seu pai.  Ele se descreve como um líder participativo, democrático e dá muita importância às opiniões de seus subordinados, acredita que isso ajuda muito no relacionamento entre os membros da equipe e ajuda na solução de problemas. Isso comprova que o estilo de líder adotado por ele se correlaciona com a liderança como administração dos sentidos. 

Como todo e qualquer líder, ele encontrou diversas dificuldades no início com sua equipe, mas com ética e responsabilidade, soube amadurecer e se adaptar à realidade mostrando-se um líder flexível. De acordo com as respostas apresentadas pelo entrevistado é possível concluir que este líder é um líder democrático, como ele mesmo prefere definir: Um líder professor!

É muito interessante a definição apresentada pelo entrevistado. Um líder professor, que direciona, mostra os caminhos mais viáveis, mas também concede uma responsabilidade ao grupo, isso é importante, pois o grupo sente uma maior motivação. A liderança eficaz necessita estar de mãos dadas com a motivação que é o elemento-chave para a eficácia, tanto do líder como dos liderados. O entrevistado mostrou que sente motivação em liderar. Pode-se concluir que além de um professor, ele se torna um aluno também, como se pode analisar nas perguntas 7 e 8, onde ele relata ter aprendido mais através das relações com as pessoas, e ser adepto a sugestões, ou seja, um líder que sabe ouvir.

É muito interessante a forma como o entrevistado lida com conflitos. Na apresentação do trabalho em sala de aula, a resposta da pergunta 6 chamou muito a atenção dos alunos e da professora. Uma forma tão simples de lidar com conflitos, mas que certamente trás ótimos resultados.

E por fim, conclui-se que este líder dá importância à liderança. Escuta seus liderados, incentiva-os a sempre estarem se autodesenvolvendo, talvez seja esse o ponto chave de sua liderança, o que faz com que este líder tenha eficácia. E através da análise das respostas apresentadas, pode-se dizer que este líder faz com que seu liderado encontre um sentido para aquilo que ele faz. Realmente, liderar é aprender…

 Esta foi a Entrevista sobre Liderança concedida por Benito Pepe.

Modelos de liderANÇA – ENTREVISTA

 

IESFAVI – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

GRADUAÇÃO EM TECNÓLOGO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Alunos:

EDINARDO DOMINGOS BRITO SAMPAIO

ELIS CRISTINA TERRA

RAYANA TEIXEIRA LYRA

RAIANE NEUMANN FANTONI

SAMANTHA NASCIMENTO SILVA

TATIANE COSTA DOS SANTOS

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

6 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Ruteleia santos
10 anos atrás

Ser líder é isto mesmo,…….. Saber falar, delegar, e buscar ouvir. Ler esta entrevista, Ouvi-lo falar e de uma tamanha oportunidade privilegiada, pois o aprendizado é com certeza garantido. Palavras de sábio, que é cheio de oportunidades para a porta do crescimento intelectual de quem passam a ser seus ouvintes.. Mas sucesso e aprendizado-como dissestes- para ti e para nos também……..

Benito Pepe
10 anos atrás

Olá Ruteleia, obrigado pelo carinhoso comentário, suas palavras me lisonjeiam…

Abraços do Benito Pepe

Samantha Nascimento
10 anos atrás

Estou muito feliz em ver a entrevista no seu site. Muito obrigada pela oportunidade!
Realmente isso me ajudou muito em meu curso, e me sinto cada vez mais interessada no assunto…
Vc é 10 Benito!
Abraços..

Benito Pepe
10 anos atrás

Obrigado Samantha! Eu é que agradeço a oportunidade de fazer parte do teu trabalho. Grato também pelo 10, essa é a nota que mais gosto ehheh

Abraços, Benito Pepe

Rayana Lyra
10 anos atrás

Fiquei muito feliz em ver nossa entrevista publicada, muitíssimo obrigada pela ajuda e compreensão.
Estaremos sempre acompanhando seu trabalho e com isso aprendendo cada dia mais.

Abraços Benito

6
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima