Dossier 10 :
Les objectifs communs : ajuster les prestations et les cotisations de manire ˆ faire partager de faon ŽquilibrŽe les consŽquences financires du vieillissement entre les gŽnŽrations.
©CE / EC
República é uma forma de Governo baseada no conceito de que a soberania reside no povo, que delega o poder de governar em seu nome a um grupo de representantes e eleitos. Se você quer saber da história da Proclamação da Republica no Brasil clique Aqui. Para começar, é importante diferenciar república de democracia. No estado republicano teórico, no qual o governo se converte em porta-voz dos desejos do povo que o elegeu, república e democracia podem ser dois conceitos idênticos (existem também as monarquias democráticas).

As repúblicas históricas, por outra parte, nunca se ajustaram a um modelo teórico e, no século XX, o termo “república” é utilizado por ditaduras, Estados de partido único e democracias. Na realidade, passaram a significar qualquer forma de Estado dirigida por um presidente ou outra figura de título semelhante, que não seja um monarca.

Forma de governo de longa tradição histórica, a república adquiriu seu significado moderno com a constituição presidencialista americana de 1787.

República é o regime político em que o chefe de estado é eleito pelo povo de forma direta ou indireta, por meio de uma assembléia representativa, para cumprir um mandato por “tempo determinado”. A república pode ser parlamentarista, sistema em que o poder se concentra no Parlamento, ou presidencialista, em que o chefe de estado detém também a chefia de governo. Por definição, a organização política republicana está voltada para a gestão do interesse comum da sociedade. O nome vem do latim res publica, que significa “coisa pública”.

A forma republicana de governo, que não é necessariamente democrática, variou muito ao longo da história, da república de Roma às cidades-repúblicas da Idade Média e aos Estados-nações do período moderno. A partir dos regimes instalados pela independência americana e a revolução francesa, no século XVIII, a república tornou-se o sistema preferido das nações que se formavam com a conquista da autonomia política, como os países da América Latina e o Brasil, que se tornou republicano em 15 de novembro de 1889.

TEORIAS REPUBLICANAS

A República de Platão apresenta um estado ideal. Construiu sua república a partir do que considerava os elementos básicos ou característicos da alma humana: o apetite, a razão e o ânimo. Segundo ele, seria composta por três grupos diferenciados: uma classe comercial (o apetite), uma classe executiva (a razão) e, por último, os guardiães ou reis-filósofos (o ânimo).

A Política de Aristóteles apresenta outro conceito republicano, que prevaleceu na maior parte do mundo ocidental. Classificava os governos com base nos seus dirigentes: um, uns poucos ou muitos. Dentro dessas categorias, distinguia entre formas boas e formas ruins de governo — monarquia (boa) contra tirania, aristocracia (boa) contra oligarquia.

James Madison, que com freqüência é chamado de pai da Constituição dos Estados Unidos, definia as repúblicas como sistemas de governo que possibilitavam o controle direto ou indireto do povo sobre seus governantes.

Alguns especialistas consideram como república embrionária a antiga confederação de tribos hebraicas que existiu na Palestina do século XV a.C. até o estabelecimento da monarquia, em 1020 a.C.

A era do republicanismo moderno começou com a Guerra da Independência dos Estados Unidos de 1776 e a Revolução Francesa de 1789.

No século XX, surgiram duas grandes ondas de formação de novos Estados, a primeira depois da I Guerra Mundial e a segunda depois da II Guerra Mundial. Quase todos os Estados cuja independência foi alcançada recentemente se organizaram como repúblicas, embora na primeira onda alguns tenham conquistado sua autonomia na forma de monarquia.

A Revolução Russa de 1917 e a subseqüente transformação do império russo na União Soviética são uma prova cabal de que república e democracia não são palavras sinônimas.

Abraços do Benito Pepe

Fontes: Enciclopédia Barsa e Enciclopédia Encarta.  

Related posts:

  1. 15 de Novembro de 1889. Proclamação da República
  2. Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822
  3. Dia de Finados, 2 de Novembro. Saudades sim! Tristeza não!
  4. Curso de Filosofia e Astronomia por Benito Pepe
  5. Outra forma da divisão das Obras de Platão e um Pequeno Comentário
  6. Reforma, Contra-Reforma e o Renascimento
  7. O quadro Político, Econômico e Social na Idade Moderna e o Renascimento
  8. Rio de Janeiro, Brasil é sede das Olimpíadas 2016!!
  9. A Itália e o Renascimento
  10. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?

Tags: , , , , , , ,

25 Responses to “República, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889”

  1. 15 de Novembro de 1889. Proclamação da República | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] República é o regime político em que o chefe de Estado é eleito pelo povo de forma direta ou indireta, por meio de uma assembléia representativa, para cumprir um mandato por “tempo determinado”. A república pode ser parlamentarista, sistema em que o poder se concentra no Parlamento, ou Presidencialista, em que o Chefe de Estado detém também a chefia de governo. Por definição, a organização política republicana está voltada para a gestão do interesse comum da sociedade.  Para ler mais sobre “Republica” clique aqui! [...]

  2. José Maria Dias Says:

    Oi meu camarada; eu já comentei sobre os 121 anos que saimos do Estado de Colonia Monarquica, para República.
    Agora, quanto a democracia, tão bem inventada pelos Gregos nos tempos de Aristóteles, Socrates e Platão. Tão bem aplicada na grecia, agora!

    A democracia aqui no Brasil? ” prefiro responder com uma fraze grega ( A UNICA COISA QUE SEI, É QUE NADA SEI.
    Aquele Abraço do seu amigo Dias.

  3. Benito Pepe Says:

    Olá meu amigo Dias, é isso mesmo! Será que temos uma democracia no Brasil? Será que temos uma república no sentido original da Palavra, ou seja, a “coisa pública”? bem, como dizia nosso filósofo Sócrates só sei que….

    Abraços do Benito Pepe

  4. José Brígido Says:

    Caro Amigo,Pepe, este comentário em torno da nossa “Democracia”,é muito conveniente,pelo regime capitalista que temos no Brasil,a nossa República,jamais será verdadeiramente pública,o que nós temos no aqui é um sistema de tirania capitalista,travestida de republica democratica.Com um grande número de politicos facistas/homicidas.

  5. Benito Pepe Says:

    Olá querido José Brigido, obrigado por mais um comentário interessante. Estou gostando de ver seus comentários repetidamente no meu site/blog, valeu!

    Bem, quanto ao teu comentário eu acho que ele está muito pessimista hehe, vamos com calma, dizer que JAMAIS teremos uma republica, é muito forte. Acho que a “res-pública” poderá ocorrer sim, mas com muitos e muitos anos pela frente, vamos pensar positivo. O capitalismo está no mundo ocidental quase todo e hoje é o sistema em vigor, algo novo poderá e deverá ocorrer aí sim teremos a “coisa pública” em sua plenitude.

    Obs. Quando você postar um comentário não anote nada no campo: Website (se não tem deixe em branco), pois me parece que você não tem um, portanto deixe em branco ok?

    Abraços do Benito Pepe

  6. vitoria Says:

    eu nao quero saber isso quero saber o nome da atual forma de governo do Brasil

  7. Benito Pepe Says:

    Olá Vitória, você poderia perguntar de maneira mais gentil, não é mesmo?

    De qualquer forma vou te responder: a forma de governo no Brasil, no momento, é uma república presidencialista. No entanto o congresso tem certo grau de poder.

    Abraços, Benito Pepe

  8. fabiane Says:

    e muito bom e consegui fazer meu trabalho

  9. Benito Pepe Says:

    Valeu Fabiane! obrigado pelo depoimento, boa sorte!
    Abraço, Benito Pepe

  10. elias neto Says:

    nosa mais que coisa xata

  11. Benito Pepe Says:

    Oi Elias, sinto muito. Conto com tua ajuda pra melhor o texto…
    Abraço, Benito Pepe

  12. Maria Eduarda Says:

    Muito obrigado eu consegui fazer o meu trabalho

  13. Benito Pepe Says:

    Valeu o Depoimento Maria!
    Abraço, Benito Pepe

  14. taynara Says:

    gostei muito da materia, mim ajudou bastante no meu trabalho…
    obrigadão… bjão

  15. Benito Pepe Says:

    Valeu Taynara.
    Abraço, Benito Pepe

  16. Vagener Marth Says:

    valeu,consegui faser meu trabalho

  17. Benito Pepe Says:

    Esteja à vontade Vagener.
    Abraço, Benito Pepe

  18. andressa Says:

    apartir de 15 de novenbro de 1889qual a forma de governo foi instituiada no brasil

  19. Benito Pepe Says:

    Olá Andressa, leia o título deste texto, lá acima…
    Abraço, Benito Pepe

  20. ester Says:

    vlw concegui fazer meu trabalho e tava td certo vlw

  21. Benito Pepe Says:

    Ok ester, obrigado!
    Abraços, Benito Pepe

  22. pedro Says:

    seu texto me ajudou bastante na lição,muito obrigado

  23. Benito Pepe Says:

    Valeu Pedro!
    Abraços, Benito Pepe

  24. amanda Says:

    oi benito

  25. Benito Pepe Says:

    Oi Amanda, seja bem vinda!

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.