Um casal arrumando as malas para uma vigem. Viagem é investimento

Viagem é investimento

Por Marcello Pepe

Conhecer novos lugares, novas culturas, novas formas de pensar. Pra quem acha que uma viagem é somente despesa, pode começar a rever seus conceitos. Para o empreendedor (seja ele um empresário ou um colaborador), viagem é investimento. Viajar ajuda a abrir a mente para novos conhecimentos e gera ideias que você não conseguiria ter sem sair do lugar.

Recentemente, assisti a uma palestra com Dr. Carlos Lima, sobre o “Pensamento Lateral”, onde se discutiam exatamente caminhos alternativos para a forma tradicional e linear de pensar. No trabalho apresentado, sugeria-se estimular o cérebro a pensar por ângulos diferentes, por papéis diferentes, de forma a seguir caminhos diferentes.

Eu sou particularmente fascinado com a mente humana e suas formas mutantes. A mente humana trabalha por um caminho, mas, depois que recebe novos conhecimentos, passa a trilhar outra via, gerando variadas maneiras de processar as informações, gerando, consequentemente, novas ideias.

Isso se consegue alcançar através de experiências obtidas ao longo de nossa vida, pois nós temos a opção de aprender com nossos erros, com nossos acertos, ou melhor, com nossas ações. Sempre nos desenvolvendo e crescendo por dentro. Precisamos somente ter a mente aberta para absorver tudo isso, vendo sempre o lado positivo nos acontecimentos.

Se você continuar fazendo tudo como sempre fez, continuará a alcançar os mesmos resultados que sempre alcançou. Portanto, você precisa viver novas experiências, falar com pessoas diferentes, visitar novas culturas.

As viagens internacionais são, sem dúvida, as mais ricas. Mas você pode vivenciar grandes impactos culturais viajando dentro do seu país. Quem conhece o Pantanal, a região Sul, o Nordeste e até o interior de Minas Gerais, sabe que nosso país é muito diverso culturalmente. Seja no Brasil, ou no mundo, as diferentes comidas, línguas, costumes, etnias e estilos de vida, contribuem para formar toda esta riqueza. E vivenciar estes choques culturais irá, com certeza, mudar sua maneira de pensar.

Outra dica importante é que você precisa realmente colocar os pés na estrada, pois a Internet e o Discovery Travel® não vão lhe proporcionar as sensações que você só terá pessoalmente. A possibilidade de conversar com as pessoas de um lugar distante, de ver a paisagem, de respirar aquele ar e de comer os pratos da região. Tudo isso irá completar uma vivência que não se pode descrever com palavras. Mas que, com certeza, é o melhor investimento que você pode fazer em você mesmo.

Mesmo que você não consiga perceber imediatamente os benefícios que uma viagem pode lhe proporcionar, com certeza já notou a diferença em pessoas que tenham o hábito de viajar ou que já tenham vivido em outras cidades ou países. A pessoa não viaja porque tem mais dinheiro. Tem mais dinheiro porque viaja.

 (Por Marcello Pepe a quem se devem os Créditos e Responsabilidade Autoral.)

O jornalista Marcello Pepe trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pôde editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com 

Abraços do Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

9 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Benito Pepe
13 anos atrás

Gostei muito do texto, tem tudo a ver com o que eu sempre pensei sobre as viagens que fiz e pretendo ainda fazer. Quando fui, por exemplo, ao Peru: Linhas de Nazca, Cuzco, “Machu Picchu” entre outras cidades Peruanas e Incas. Durante 15 dias refletia isso todo dia, Pensava quantos livros eu estou lendo aqui (sem de fato estar lendo um livro).

Abraços do Benito Pepe

13 anos atrás

Obrigado por publicar este meu artigo em seu blog. Se há um capital que, com toda certeza, jamais iremos perder pro Governo ou pros ladrões, é o capital intelectual. Nossa cultura permanece e, talvez, até transcenda a matéria.

José Maria Dias
13 anos atrás

Olá meu camarada, gostei do texto do seu irmão,aproveito a oportunidade para te desejar tudo de bom, e um forte abraço em você, Marcelo.
Você está corretissmo quando afirma que viajar é um investimento,para tornar este investimento mais em conta, eu e minha mulher entramos para o clube de alberguista da Hostel Brasil (Hosteling International). Hospedar-se em albergue é estar aberto e ávido pelo intercâmbio cultural.. Os Hosteis prezam pelo espirito de amizade, sentido de solidariedade e o desejo de viajar. Ser alberguista é poder aprofundar-se em culturas e costumes diferentes, aprendendo e respeitando as peculiaridades de cada povo. Para você ter uma idéia, o Hostel é uma maneira prática, devertida, segura e barata de hospedar-se em todo o mundo. São 3,7 milhões de associados. Mais de 4mil albergues em 87 paises! Cada instalação conserva suas próprias peculiaridade e charme, refletindo a cultura de cada região.. O que torna as viagens ainda mais interessante e inesqueciveis. Eu o ano passado passei 15 dias em fFortaleza, conhecí as mais belas praias e ponto pitoresco do Ceará, depois fui a São- João Del Rey, Tiradentes, Barbacena, Ouro Preto. Já estou planejando outras viagens, estou esperando melhorar um pouco do meu problema de saúde.Para falar a verdade Marcelo, eu gostaria de vender minha propriedades e sair viajando pelo mundo. Pois o que a gente leva da vida, é a vida que a gente leva. Foi um grande prazer ter um contato com você, e um forte abraço.

13 anos atrás

Que bom, Dias.
Eu sempre ouço falar em “hostel” e sempre tive dúvidas. Agora, lendo sua dica, fiquei empolgado com a ideia. Quem sabe, um dia, experimento esse negócio?
Faça aquilo que for o desejo de seu coraçäo e até sua saúde vai melhorar!
Um grande abraço!!!

José Maria Dias
13 anos atrás

Olá Marcello, eu falei no hostel, e já estive em vários lugares, onde fui maravilhosamente bem tratado, e alem de você ter um bom desconto na hospedagem, tes descontos em restaurante conveniados com o hostel. acesse http://www.hostel.org.br faz sua carteirinha, voce recebe em casa e paga só 25,00 reais acesse ALBERGUE DA JUVENTUDE eles resolvem tudo na hora. Um abraço e boa viagem.

9
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima