AstroBar – Planetário da Gávea próximo a Puc-Rio

Astronomia e Filosofia no AstroBar – Planetário da Gávea próximo a Puc-Rio

Sempre fui um apaixonado em Astronomia. Há uns bons anos atrás quando cursava o meu segundo grau no SENAC CFP 2, comecei a ouvir em sala de aula de maneira mais elaborada alguns estudos e ver imagens de astronomia mostradas por um querido professor de geografia que era aficionado pelo Cosmos, isso foi um marco inesquecível em minha vida. Naquela época comecei a me interessar pelo assunto, sempre assistindo a programas de televisão relacionados à Astronomia ou lendo reportagens com esse tema.
A pesar da paixão pela Astronomia que nasceu na minha adolescência, eu nunca tinha frequentado um Planetário. Depois de alguns anos, comecei a frequentar o Planetário da Gávea no Rio de Janeiro e desde que iniciei essas visitações nunca mais deixei de frequentar o local e de ler e estudar mais profundamente o assunto.
Fiz diversos cursos que são oferecidos durante o ano ali mesmo no Planetário, os recomendo a todos os iniciantes em astronomia. Assisti a diversas palestras e encontros com palestrantes internacionais, tornei-me amigo de alguns astrônomos do planetário e especialmente do Alexandre Cherman com o qual fazíamos encontros semanais em grupos de estudos de Astronomia. Continuo frequentando o planetário e falo esporadicamente com o Bruno, Jorge, Leandro Guedes, Paulo César, Wailã e Domingos, entre outros astrônomos do Planetário.Passados mais alguns anos e de maneira mais elaborada, iniciei também meus estudos em Filosofia, procurei não só ler os assuntos relacionados à Astronomia mas relacionar e buscar alguns “links” entre Filosofia e Astronomia.

Resolvi fazer uma Especialização em Filosofia Contemporânea e assim fui parar na Puc-Rio na Gávea que fica vizinha ao Planetário; anexo ao Planetário há um barzinho-restaurante bem agradável que serve excelentes petiscos, tira-gosto, comida japonesa e um bom chope da Brama geladinho servido em uma tulipa “retirada do gelo” pelo pequeno grande “tirador de chope”, o jovem Jânio. O nome deste oásis é AstroBar, nome bem propício ao ambiente. Se você gosta de “comidinhas” Japonesas pode conhecer o Japonês nordestino, é o único japonês do nordeste do Brasil que conheço, mas o “cara” é bom p’ra Japonês nenhum botar defeito.

Todas as 5ª feiras, a nossa turma saia da Puc e ficava ali no AstroBar juntamente com alguns professores de Filosofia aficionados no “Chope Filosófico”; os “papos filosóficos” eram como um “terceiro tempo” após as aulas.

Terminei esta pós-graduação e continuando a frequentar o Planetário, o AstroBar e a Puc, resolvi então fazer mais uma Pós-graduação, agora em Filosofia Antiga, e isso é um bom motivo para seguir nesse maravilhoso ambiente em que podemos encontrar, além de alguns professores e colegas da Puc, outras pessoas ricas em cultura geral, artistas, músicos, encontros para lançamento de livros, palestras, videotecas, além de “pessoas normais” também, é claro…

Frequentando esse barzinho-restaurante tornei-me amigo dos garçons, Raimundo e especialmente do Marquinhos, da diretora Ana e do Eduardo o “Gaúcho”. Então convido você meu amigo, aluno ou leitor do meu site/blog que queira me conceder a honra de conhecer-me pessoalmente que venha ao AstroBar e aí poderemos ter um “papo Filosófico-astronômico”, aliás onde melhor para falar de filosofia ou Astronomia se não no AstroBar, não é mesmo? A filosofia e a Astronomia combinam com chope, e para entender melhor estas “coisas” espantosos, esse “thauma” nada melhor que a “alteridade”. Então venha para um chope Astro-filosófico no AstroBar.

Abraços do Benito Pepe

P.S A ilustração acima em que aparece o Planeta Terra e o nome AstroBar é uma logo criada pelo artista plástico Zeca Mello Menezes, também um frequentador do local.

 

0 0 Votos.
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

3 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
René Haurón
14 anos atrás

Como não posso, infelismente, ter um papo filosófico/astronômico no AstroBar, gostaria de saber como enviar-lhe uma descoberta muito importante (astronômica). Pode entrar em contato por meu email?
Cordialmente,
Sal

Benito Pepe
14 anos atrás

Olá René Haurón, estou lhe enviando um e-mail em particular. Obrigado pelo contato. Mas, de qualquer maneira talvês possamos compartilhar essa sua descoberta, com os outros leitores do meu site/blog que tal?

Abraço Benito Pepe

Fabio Mesquita
7 anos atrás

Com certeza quando estiver no Rio darei uma passagem pelo Astrobar

3
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima