cosme_e_damiao Os gêmeos Cosme e Damião nasceram no século III por volta dos anos 260 d.C. na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão à qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria. Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos,  e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.

Quando é comemorado o dia de São Cosme e Damião?

A Igreja Católica promulga que esses santos são protetores das crianças, dos gêmeos e padroeiros dos médicos. Tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma. Há uma basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados pela igreja católica nesta data.

A  umbanda e as religioes afro-brasileiras, entre elas: cadomblé, batuque, xangô do nordeste e xambá,  selebram essa data no dia 27 de Setembro.  Mas é bom lembrar que nestas religiões nao se trata de Cosme e Damião. Através do sincretismo religioso, muito forte no Brasil, as religioes Afro-brasileiras  atribuiem  aos Santos Católicos Cosme e Damião os nomes de divindade ibejis – dinvidade gêmea da vida, protetor dos gêmeos (twins). Ou  orixás-meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana yorubá. Esse fato ocorreu a partir da escravidão no Brasil. Para burlar a vigilância de seus senhores, passaram a associar suas entidades aos santos católicos, é isso o que chamamos de sincretismo.

Um pequeno “histórico”!

Há relatos que dizem que Cosme e Damião nao teriam existido e que seriam uma adaptação de alguns deuses da mitologia grega, no entanto esta tese é refutada pelos que acreditam na real existencia dos Santos gêmeos. É interessante também observarmos que estes Santos são chamados por diversas “seitas” como se fossem oriundos do paganismo, ou seja, não cristãos. Essa observação é facilmente refutada tendo-se em vista que foi justamente por serem cristãos e estarem preocupados em converterem os pagãos, que Cosme e Damião foram perseguidos pelos romanos e martirizados.

Na época em que Cosme e Damião viveram era normal a população acreditar em várias divindades simultaneamente. Também era comum as pessoas adorarem astros e fenômenos da natureza. Sol, vento e chuva eram considerados manifestações divinas. Os “meninos”, porém, não confiavam muito nessa crença…

A mãe deles, Teodora, logo percebeu a movimentação e questionou o que estava acontecendo com os filhos. Os meninos eram órfãos de pai, um mercador árabe que morrera quando ainda eram bebês.  Os meninos não tinham conhecimento sobre os ensinamentos do messias. Mesmo assim,  os gêmeos passaram a invocar o nome desse “pai de todos” para curar animais. Como deu certo, eles começaram a fazer o mesmo com crianças doentes da vila onde moravam. Bastava um toque ou algumas palavras para que curassem os amigos. Criados pela mãe com ajuda da família, os gêmeos contaram a ela o que haviam descoberto. Carinhosa, Teodora prometeu ajudá-los a descobrir quem era o criador do mundo.

No Brasil, o culto aos santos teve início em 1535, quando foi erguida a primeira igreja católica do país, em Igarassu (PE), que recebeu o nome de São Cosme Damião.

No Rio de Janeiro há vários locais em que se fazem festas para as crianças e distribuem-se doces e brinquedos. Muitos o fazem com organização através de senhas (uma espécie de convite) que são entregues antecipadamente, outros distribuem os doces e/ou brinquedos em suas residências ou trabalhos solicitando a formação de uma fila. Há quem prefira distribuir de dentro do seu carro, vão passeando e encontrando-se com as crianças que estão pelas ruas, aí entregam os saquinhos de doces. Enfim há uma quantidade imensa e diversificada de se distribuir ou organizar festas para as crianças nestes dias.

Na Bahia, principalmente em Salvador seu dia é comemorado fazendo-se uma festa, doando-se doces, balas e presentes e o famoso caruru (comida típica baiana) às crianças carentes.

Cosme e Damião são muito cultuados não só  pelo povo fluminense e baiano mas também em outros Estados do Brasil, como Pernambuco.  Tendo suas promessas estendidas por sete anos é muito comum fazerem a festa da mesa onde sete crianças ou multiplos de sete (quatorze, vinte e um, etc) sentam-se ao redor de uma mesa farta para comer diversos tipos de doces, cajuzinhos, maria mole, doce de leite, etc e o famoso carurú e receberem presentes.

Eram médicos mas não cobravam por seus atendimentos.

Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor Deus através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de “anárgiros”, ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro / que não são comprados por dinheiro”. A riqueza que almejavam era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Seus corações ardiam por ganhar vidas, e nisto se envolveram através da prática da medicina. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de Jesus curaram muitos doentes, vários desses à beira da morte. Cosme e Damião possuíam uma revelação clara do chamado que tinham como ministros do Evangelho, chamado que cumpriam no cotidiano da rotina profissional, ministrando Cristo através de seu trabalho.

Foram assassinados na época do império romano com a acusação de feitiçaria pois  operavam curas milagrosas e devido ao fato de não se prostrarem diante de outros deuses, o governo imperial ordenou a prisão dos dois médicos, acusados de acérrimos inimigos dos deuses pagãos. Foram jogados de um despenhadeiro. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados. Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência. Assim, morreram como mártires de Cristo em 303 d. C, aproximadamente.

Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranquilidade da aceitação do seu martírio.

Como vimos são amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, nesses dias de setembro, quando crianças saem aos bandos pedindo doces e esmolas em nome dos santos.

Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé, em relação às representações de Cosme e Damião, é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Nas festas das tradições afro-brasileiras, enquanto as crianças se deliciam com a iguaria consagrada, os adultos ficam em volta entoando cânticos (oríns) aos orixás.

Como se pôde perceber é antagônico ver a total profanação dos Princípios Eternos pelos quais os gêmeos árabes morreram. Nunca Cosme de Damião deram-se aos ídolos e jamais praticaram magia ou ocultismo, embora tenham sido acusados de fazê-lo. E por isso foram presos e assassinados. Eles foram cristãos fiéis até o fim de suas vidas amaram a Deus sem medida e sem restrições manifestaram Jesus diariamente e assim, ganharam inúmeras almas ao Senhor, através do Amor e da Pregação.

Para finalizar termino com a oração atribuida à São Cosme e Damião:

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.

Abraços do Benito Pepe

Related posts:

  1. Quem é Deus e quem somos nós?
  2. O Caminho para Deus e a Verdade quando se Fala em Religião
  3. Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?
  4. As Palavras foram desacopladas do Papel?
  5. Dia de Finados, 2 de Novembro. Saudades sim! Tristeza não!
  6. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  7. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  8. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?
  9. Toda Nossa Senhora é Maria Mãe de Todos
  10. O que é Big Brother, quem é o Big Brother e como surgiu o Big Brother?

Tags: , , , , ,

43 Responses to “Quando é o dia de Cosme e Damião e quem foram esses Santos?”

  1. Diranildes Alves de Santana Says:

    Muito interessante como foi a vida de Cosme e Damião. Todos os Sábados eu acendo velas para eles, e me sinto muito feliz por esse ato. Obrigada por essas informações maravilhosas

  2. Benito Pepe Says:

    Olá Diranildes, esteja à vontade. Aproveite outros artigos também, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  3. Carlos Says:

    Olha Benito, espero que você deixe meu testemunho. Bem, há alguns anos atrás eu quando criança engoli uma moeda bem grande, era algum tipo de brinquedo que vendia em bancas de jornal, só me lembro que era maior que qualquer outro moeda, isso ocorreu há muitos anos atrás mesmo. Me lembro bem que minha mãe e todos de casa ficaram preocupados, aí eu como criança rezei para Cosme e Damião, pois estava próximo o dia deles. Rezei para que não tivesse nenhuma complicação e que não precisasse fazer nenhuma cirurgia para retirar a tal da grande moeda. Então ocorreu o que eu considerei um milagre, no dia 27 de setembro, eliminei a moeda, quando fui evacuar. Desde então eu sempre lembro deste fato e agradeço aos Santos Cosme e Damião. Outra coisa eu desconhecia essa questão da data ser 26 de Setembro, sempre pensei que fosse dia 27. Bem por fim, obrigado Benito por esse belo texto. Ass. Carlos

  4. Benito Pepe Says:

    Olá Carlos, claro que vou deixar teu testemunho publicado aqui. Aliás, quem tiver outros testemunhos pode publicar à vontade ok? O teu caso, caro Carlos, é bem interessante hem? Quanto ao dia de São Cosme e São Damião, se é dia 26 ou 27 de setembro, acho que isso não faz tanta importância, o que acho que é mais importante é como você tem essa devoção. E como é teu coração.

    Abraços do Benito Pepe

  5. mariangels Says:

    Olá Benito, muito bonita a história de Cosme e Damiao, pena que esta tradição esteja um pouco esquecida, mas eu tenho muita fe em Cosme e Damiao, distribuo doces no seu dia fiz esta intenção quando meu sobrinho nasceu e teve que ficar mais de 30 dias na uti neonatal, hoje ele é uma criança saudavel de 5 anos, te confesso que bem levado.
    Um grande abraço
    Mariangels

  6. Benito Pepe Says:

    Olá Mariangels, a histórias destes médicos é mesmo muito linda. Merece uma leitura atenta. Bonito também é teu testemunho, parabéns e felicidade para teu sobrinho. Guarde o meu saquinho heheh, brincadeira.

    Abraços do Benito Pepe

  7. Lia Marcia Fernandes Says:

    acredito muito,pois meu filho nasceu no dia 26 de setembro,e ficou doente uma vez e pedir a eles que curassem meu filho e eles me ouviram e meu filho foi curado.quem não acredita pois são de uma luz maravilhosa.

  8. Benito Pepe Says:

    Olá Lia Márcia, obrigado pelo depoimento e testemunho. Parabéns para o aniversariante. Não há dúvidas que Cosme e Damião são de muita luz. E é bom relembrar que eles estão no Cânon da Missa.

    Abraços do Benito Pepe

  9. janete palheta de sousa Says:

    apesar das modificações religiosas e comemorações diferentes, o mais importante de tudo é acreditarmos o que a biblia nos revela, se formos acreditar em tudo que é fantástico estaremos deixando de acreditar em um só Deus. E passamos a obedecer varias entidades que nos levará a destruir nossa própia fé em Jesus. obrigada. pele oportunidade. vigia, pa

  10. Benito Pepe Says:

    Olá Janete, Sábias Palavras, nada mais a acrescentar a não ser dizer que realmente é isso o que pode ocorrer caso a pessoa que tenha fé na possibilidade da intercessão dos Santos, se fixar apenas neles e esquecer-se de Deus. Além do mais se alguém acreditar que algum Santo possa fazer algum milagre por si só, estará entendendo erradamente…

    A mãe, por exemplo, na antiguidade não trabalhava fora, não tinha renda, mas podia intermediar ao Pai pelo filho em algum pedido especial, ela não tinha o “poder”, mas o seu pedido ao pai ajudava ao filho, de qualquer maneira o pai só concedia se o filho merecesse…. Assim ocorre com os Santos e com Nossa Senhora.
    Obs. Esta é a Fé dos Católicos.

    Abraços do Benito Pepe

  11. josimara Says:

    ola,Benito;que bom que temos pessoas cm vc para que possa responder a altura.gostaria de dizer que sou devota de sao cosme e sao damiao de todo coracao,pois sei q deus me enviou eles para serem presenca constante em minha vida…e acredito na presenca deles,pois sinto muita paz.

  12. Benito Pepe Says:

    Olá Josimara, é isso mesmo, se você está feliz e se sente bem, deve continuar com tua devoção e continue em Paz…

    Abraços do Benito Pepe

  13. angelitagil@ig.com.br Says:

    Fiquei satisfeita com as respostas de Benito.Pois as vezes fico confusa com estas msturas de crenças. Prefiro confiar somente em Deus, pois só Ele me basta, tudo que pesço, pesço em nme de Jesus.
    Que Deus nos acompanhe em nome de Jesus! |AMEM!

  14. Benito Pepe Says:

    Olá Agelita, é isso mesmo. O que basta é a tua fé, mas lembre-se que a “comunidade” religiosa também ajuda muito…
    Abraços, Benito Pepe

  15. augusta machado rosão Says:

    Oi li todos depoimentos e não poderia de deixar o meu. Quando meu filho tinha 7 meses começou a apresentar problemas com asma. Fui a muitos medicos particulares pois nao conseguia acreditar que ele tive herdado o problema do bisavó mas todos os medico disseram a mesma coisa que meu filho tinha bronquite asmatica.começou tomar todos aqueles remedio como aminofilina, berotec etc….. até que um dia ao leva-lo ao pediatra ele me disse que ele estava com sopro que podia se dos remedio que estava tomando sai do consultorio arrasada chorei muito com todo aqueles exames para ser feito. Chequei em casa e quando estava amamentando-o pedi a Cosme Damião para ajuda-lo que ele curasse. Ele se curou tanto da bronquite quando do sopro. Passando algum tempo fiz em casa saquinhos e bolo oferencendo em agradecimento as crianças mas comentei com minha mãe acho que nao vira ninquem pois no meu bairro nao havia muitas crianças mais adolescente para minha supresa vieram crianças que nem conhecia o mais interessante no final da festinha apareceram 2 crianças no portão e me perguntaram se era ali que estava dando doces disse a eles que era e os mandei entrar ja nao havia mais crianças e lhes ofereci bolo, refrigerante e os mesmo me agradeceu mas so queriam o saquinhos de doces. e conversando com eles a onde moravam eles me disseram que adoravam esse dia mas nada de falar seu endereço me perguntaram cadê meu filho mostrei a eles então para minha supresa eles me disse meu nome é Cosme e o do meu irmão é Damião gente fiquei calada eles agradeceram e despediram e foram embora. perguntei a meu filho já com 7 anos se ele conhecia aquele meninos se ele moravam pelo bairro ele disse que não. até hoje dia 15/09/2011 nunca mais vi aquelas crianças. Minhas amigas que estavam lá ficaram abismadas. Eu acredito cegamente nestas crianças com disse a Lia de uma luz maravilhosa Salve Cosme e Damião!

  16. Benito Pepe Says:

    Olá Augusta, obrigado pelo depoimento é bom para refletirmos. Entre o Céu e a Terra há muito mistério…
    Abraços, Benito Pepe

  17. luzia g kintopp Says:

    Eu sou muito grata a Cosme e Damião, eu tinha problemas para engravidar e já estava com uma idade dificil para engravidar, fiz uma “simpatia” não sei bem como chamar, e ofereci aos santos com muita fé e amor, e o io incrível é que seis meses depois eu estava grávida, tenho um filho maravilhoso e saudável, hoje com 13 anos, chamado Guilherme, eu sou muito grata e tenho muito fé.

  18. thais Says:

    sou thais tenho 10 anos e sou muito grata a saõ cosmo e saõ daminhaõ e muitas promessas e etc… e tudo que tem feito!!!

  19. Roberta Says:

    Ola, tenho uma filhinha de 3 meses que esta com alguns desconfortos e me deixando bastante aflita. Não por um acaso soube do dia de Cosme e Damião e resolvi rezar com bastante amor para estes gemeos, ja que minha filhinha também tinha uma irmã gemea que veio a falecer após o parto. Espero ter minha graça alcançada….inspirada nos depoimentos que acabo de ler.
    Rezo para que todas as mães aflitas sejam tambem ouvidas nesse dia. Um abraço.

  20. Benito Pepe Says:

    Olá Luzia, não chame de simpatia não! Chame de oferta ou gratidão, na verdade você pediu com fé e foi atendida.
    Abraços, Benito Pepe

  21. Benito Pepe Says:

    Olá Thais, que legal! Parabéns!
    Abraços, Benito Pepe

  22. Benito Pepe Says:

    Olá Roberta, mantenha a fé e você será atendida.
    Abraços, Benito Pepe

  23. sergio luis cantanhede mota Says:

    Abençoados são os que nascem neste dia, sou do dia 26 de setembro e sou muito grato a minha mãe, e pelos santos.

    ” Bons garotos nascem no dia 26 de setembro, e brilham como uma estrela aqui
    ou em qualquer lugar.”

  24. Benito Pepe Says:

    Olá Sergio, Parabéns!
    Abraços, Benito Pepe

  25. cosme Says:

    EU nascir dia 27 setembro :D sou muito Feliz,ja comemorei mt com as criancas no meu aniversario. Obrigado Sao cosme e Sao damiao por tudo

  26. Benito Pepe Says:

    É isso aí Cosme! Fica aqui o teu depoimento…
    Abraços, Benito Pepe

  27. maraisa Says:

    adorei saber a historia dos santos,pois tenho uma filha que nasceu no dia 27/09

  28. Benito Pepe Says:

    Olá Maraisa, parabéns pelo aniversário da menina.
    Abraços, Benito Pepe

  29. Micaela Fernanda Says:

    Olá, quero deixar meu testemunho pela gratidão por São Cosme e São Damião.
    Tenho duas filhas e precisava muito de um lugar para deixa-las pois minha vida estava muito difícil e precisava trabalhar e aqui na cidade onde moro tem uma creche maravilhosa mais como tudo o que é bom é bastante concorrido so tem poucas vagas. Mas no dia que fiz a inscrição e pedi a interceção de São Cosme e São Damião para me ajudar a conseguir as vagas. Graças a Deus e a interceção Deles consegui a vaga. Hoje 5 meses depois as coisas estão bem melhor. Uma outa graça foi a cura da minha filha, ela desde que nasceu apresentou constantimente infecções respiratóris ja chegou a ter 4 de uma unica vez, eu com muito medo e com o coração aberto novamente pedi a ajuda deles e mais uma vez me ajudaram. Por essas graças maravilhosas todo dia 27 de setembro irei dar doces em agradecimento

  30. Benito Pepe Says:

    Bacana Micaela! Obrigado pelo testemunho…
    Abraços, Benito Pepe

  31. marisa Silva Says:

    Amo os gemeos Cosme e Damião, encontramos o tratamento certo e a cura,de doença de meu afilhado e sobrinho que minha mãe muito fervorosa fez um pedido e foi aceita , agradeço de coração a minha mãe que teve a iniciativa de fazer esse pedido aos Queridos Santos Cosme e Damião.
    Obrigada a minha mãe e também a Deus juntamente com os Santos médicos.

  32. brasilia p gonçalves Says:

    oi eu acredito muito em são cosme e damião pois tenho muita fé neles e quero perder vinte quilos atraves da promessa que vou faser no dia vinte sete pois é dia deles e sei que eles vao mi atender o meu pedido com urgecia amem

  33. silvia dantas de souza Says:

    acredito nos milagres dos santos cosme e damião. houve várias curas em minha fámila por intersseção deles.

  34. eu sou virginia Says:

    oi minha sobrinha nasceu dia 4 de janeiro de2008 e ela se chama milena quando minha irmã engravidou foi muita felicidade e depois pra completar a alegria ficamos sabendo que era uma menina eu tenho 2 meninos e ja tinha 3sobrinho meninos tbm.só tão logo minha irmã soube da gravides ela teve uma profunda depressão ela estava com problemas no casamento e nigem sabia e ela ja tinha um flhinho lindo que se chama gustavo.ai devido aos calmantes que ela tomou para depressão no dia que a milena nasceu aparentemente estavo tudo bem foi ela amamentar a filha pela primeira vez e a milena dormiu e não mais acordou quando foi a tarde que os medicos perceberam o que estava acontecendo suspenderam o mama e quando eu cheguei no hospital e vi aquela linda menina que dormia profundamente o desespero tomou conta de mim afinal ela era o bebe mais esperado,não pensei 2 vezes e pedi mas pedi com muita fé que se ela acordace e ficase bem todos os anos dia de são cosmi e damião eu distribuia sacolinhas de balas e doces 2 dias depois ela acordou e não ficou com sequelas nem uma hoje ela tem 4 anos é uma criança muito inteligente esperta e muito linda e muito muito amada.obrigado meu deus e muito obrigado são cosmi e damião

  35. Abilio Says:

    Acredite e tenha fé em Cosme e Damião, quem tem fé chega ao seu objtivo com a contribuição dos Santos !!! Muito obrigado pelas graças e não sei o que seria a minha vida em Cosme e Damião !!!

  36. Benito Pepe Says:

    Olá Marisa Silva, obrigado pelo depoimento!
    Abraços, Benito Pepe

  37. Benito Pepe Says:

    Olá Brasilia, boa sorte!
    Abraços, Benito Pepe

  38. Benito Pepe Says:

    Oi Virginia, lindo depoimento, parabéns!
    Abraços, Benito Pepe

  39. taise sinalle Says:

    vcs tem que acreditar e crer somente em DEUS. Pois só ele pode salvar vcs!!!!!
    E não em SÃO COSME e DAMIÃO!!!! É Deus que cura que ajuda que sustenta e principalmente ele é o unico que pode salvar vcs e n eles!!! Isso é muito importante creia em Deus somente e em mais ninguem!!! só ví este site pois meu prof… de cultura baiana pediue por que vale ponto! mais n comemoro este dia!!! Deus ama vcs e ele quer que vcs só ame a ale de todo coraçao e alma!!!

  40. Benito Pepe Says:

    Olá Taise Sinalle, Muito Obrigado pelo comentário! Você está certíssima! Todos que somos monoteístas, ou seja, que cremos em um único Deus sabemos disso! Isso se passa com os Cristãos (como foi o caso dos irmãos Cosme e Damião, que eram Cristãos e por isso foram martirizados), há também outros monoteístas como os Mulçumanos, e evidentemente os Primeiros monoteístas que foram e são os Judeus, começando por nosso pai Abraão, certo? Todos nós cremos em um único Deus!

    Quanto a visita ao meu Site/blog ter sido indicada pelo teu professor de Cultura Baiana me agrada muito a indicação dele, pode agradecê-lo, por favor!

    Cosme e Damião, é bom relembrar, foram homens Cristãos e lutaram pelo cristianismo! Por isso devemos honra-los, admira-los, e tê-los como exemplo. A propósito, infelizmente, em nossos dias faltam Cristãos pra honrar o Cristianismo. O que se passa sim são proselitismos e “equipes” disputando lugares ao sol, ou melhor, na sombra. Não é à toa que, infelizmente temos os cristãos cada vez mais divididos, hoje já somos mais de 30.000 denominações diferentes, por que isso? Infelizmente faltam respeito e conhecimento da história, da Cultura, das diversidades religiosas, de antropologia e dos passos que tivemos pra chegarmos até nossos tempos.

    Cada um vive na sua “Caverna”! Veja também esse texto>> http://www.benitopepe.com.br/2009/03/31/a-alegoria-da-caverna-de-platao-%E2%80%93-livro-vii-da-republica/

    Abraços, Benito Pepe

  41. J.M.Dias Says:

    Os gêmeos árabes Cosme e Damião eram filhos de uma nobre família de cristãos. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria.
    Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.
    Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de “anárgiros”, ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro / que não são comprados por dinheiro”. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte.
    Também preocupavam-se em curar animais, pois sabiam que “toda a criação aguarda, com ardente expectativa, pela manifestação da glória de Deus em Seus filhos” (Romanos 8.18:19).
    Manifestaram Autoridade do Alto, pregando o Evangelho com sinais e prodígios. Sua linguagem e sua pregação “não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de Poder” (ICo 2.4).
    Porém, as atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, quando o Imperador romano Diocleciano autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano.
    Por pregarem o cristianismo, Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder”.
    Eles conheceram os princípios da fé cristã quando ainda eram crianças, e por isso recusaram-se a adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem duramente castigados. Ante o governador Lísias, ousaram declarar que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.
    Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos. E assim, Cosme e Damião foram martirizados.Olá meu camarada Benito, não posso te informar a origem deste comentario, pois ele foi compilado no Faceboock. de qualquer forma valeu a pena falar sobre os mesmos. Um abraço do amigo J.M.Dias

  42. Benito Pepe Says:

    Obrigado pelo complemento amigo!
    Abraços, Benito Pepe

  43. Rosangela Fernandes Says:

    Hoje e um dia muito feliz eu e meu esposo fomos convidados
    para fazer a festa de Cosme e Damião.

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.