natalpagao Atualizado em dezembro de 2013…

Pretendo mostrar neste texto a Origem da data do Natal Cristão, o “abafamento” quanto à festa original pagã, e de qualquer maneira,   propiciar  para que não  esqueçamos desta “Data Cristã”. Mas antes precisamos saber: o  que significa Natal? Natal significa Nascimento, e isso quer dizer aniversário, a data do nosso aniversário é o nosso Natal. Porém, embora muitos desconheçam esse fato, a data do nascimento de Jesus não é sabida com exatidão, ou seja o dia 25 de Dezembro não é o dia do Natal de Jesus Cristo.

Dessa maneira a única coisa certa que temos quanto ao dia 25 de Dezembro é que este não foi o dia do nascimento do Mestre Jesus, mas isso não impede que o comemoremos neste dia, pois ninguém sabe ao certo quando foi que o Menino Jesus Nasceu.

A definição desta data para ser comemorada em 25 de dezembro se deve ao fato da Igreja Cristã escolher uma data que era festiva na época, e ao mesmo tempo, fazer que se fosse aos poucos esquecendo dessa outra festa que tinha origem pagã,  era a festa do Sol ou como queiram, deus Sol.  Assim a igreja no século IV começa a cristianizar uma data pagã.

Naquela época em Roma havia uma festa chamada Saturnália que era uma festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro, nesse  período havia muita alegria e se trocavam presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Como podemos perceber, aquelas festas pagãs e a festa do deus Sol era exatamente na época do Solstício de Inverno no hemisfério Norte, e ao contrário, início do Verão no hemisfério Sul. Lá é início do Inverno o que combina com o Papai Noel com toda a sua roupa pesada e agasalhada, o mesmo não combina com quem está no Verão.

O que precisamos enfatizar agora é que embora a data tenha uma origem “menos nobre” o importante é que o povo cristão passou a comemorar em 25 de dezembro o Nascimento de Jesus Cristo, e isso foi sendo vivenciado por muitos e muitos séculos, até que aos poucos e ironicamente começou-se a perceber que a data de Natal não tem mais o sentido Cristão que teve durante muitos e muitos anos….

Hoje as pessoas, em sua grande maioria, a pesar de não saberem a origem da Festa de  Natal, estão de qualquer maneira a vivenciando como uma festa pagã, estes não sabem, e talvez  nunca souberam que a data de 25 de Dezembro passou a ser a data de comemoração do nascimento do Menino Jesus Cristo, e portanto é uma festa religiosa Cristã. Pode parecer irônico este fato, e de fato o seria se “o Mundo que se diz Cristão” realmente o fosse.

No entanto como observamos no Mundo Ocidental que se diz Cristão tantas e tantas atrocidades e atitudes incoerentes que os maiores ditadores, não cristãos da história,  teriam até inveja por não terem imaginado tais atrocidades antes…

Dessa maneira parece até normal que este “povo de Deus” aja como se este dia fosse um outro dia qualquer e que, da mesma maneira que os antigos que “comemoravam um solstício” estes estão comemorando “apenas” uma reunião de família, um Verão ou Inverno que começa e um dia de dar e receber presentes e lembranças, mas lembranças do que mesmo hem?

Bem, começamos com uma data pagã, a transformamos em uma data Cristã e voltamos a ter uma data pagã… será que é assim que vai terminar a história?

Um dia destes conversando com meu tio Enzo sobre este artigo que eu iria publicar, ele disse: Você não deve fechar este artigo apenas deixando este questionamento. Que tal sugerir o Retorno ao Sentido mais Sublime do Natal. E ele completou “precisamos ter um Bolo à mesa na  ceia de Natal”

Assim amigos leitores eu, solidário com meu tio Enzo, gostaria de convocar os amigos que sejam ou que tenham um carinho pelo Cristianismo e principalmente pelo Mestre Jesus Cristo que retornemos às lembranças do Natal Primordial. Então da mesma maneira que nos aniversários dos mortais temos um bolo à mesa e cantamos parabéns, façamos o mesmo com este amigo aniversariante que estará completando 2013 anos (1) desde que veio a este Planeta Terra.

Feliz Natal!  Coma o bolo lembrando do Aniversariante. Lembre-se, ainda que instantaneamente, o porquê desta data existir até aos nossos dias… Aliás se antes tínhamos um Sol, hoje temos uma Luz.

Abraços do Benito Pepe

Veja outro texto meu sobre o Natal > É Natal… Mas é para todo o Mundo?

Nota.: Na verdade não se sabe ao certo, nem o dia em que Jesus Nasceu e nem há quantos anos exatos esse fato ocorreu, há um erro na contagem desses anos que hoje atribuímos a partir do Calendário Gregoriano, o mesmo contém um erro que pode ser de mais 4, 6 ou mais anos. Portanto já estaríamos comemorando, pelo menos 2017 aniversários de Jesus (isso desde que Ele veio ao Planeta Terra).

Related posts:

  1. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo!
  2. O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval?
  3. O que é Páscoa, qual a origem da Páscoa?
  4. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal?
  5. O Mundo que se Diz Cristão e suas leis não Cristãs
  6. Páscoa é Renascer, é Vida Nova! É Passagem
  7. Feliz Semana Santa! Feliz Páscoa! Mas o que é a Páscoa?
  8. É Natal… mas é para todo o mundo?
  9. Carnaval, quando é? Como é definida essa data? Por que surgiu o Carnaval?
  10. Origem do dia dos Mortos, dia de Finados, 2 de Novembro

Tags: , , , ,

66 Responses to “O que é Natal? Qual a Origem do Natal?”

  1. Rosi Candido Says:

    O que menos importa é a data em que Jesus, meu Senhor e Salvador, nasceu. Jesus nasceu em mim! Glória a Deus nas alturas!
    Jesus quer ser lembrado e principalmente convidado a estar em nossas mesas, vidas e corações.
    Que seja sempre Natal para mim e para você!
    “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” -Isaías 9:6

    Bjs!!!
    Rosi

  2. Benito Pepe Says:

    Olá Rosi, mais uma vez obrigado pelo seu comentário, sempre de bom nível.

    Bem, concordo com você que o que menos importa é a data em que Jesus nasceu, é isso mesmo. Um dos meus propósitos foi exatamente fechar este artigo lembrando aos Cristãos que não esqueçam o propósito desta Data, o aniversariante etc. Mas não podemos esquecer também o fato desta data, 25 de dezembro, ter tido um outro propósito, e também se evidencia o que se passa na história da humanidade, uma cultura se sobrepõe “sobre” a outra, em outras palavras “a história é contada pelo vencedor”.

    Precisamos apreciar nossa cultura mas não menosprezar a dos outros e muito menos tentar “abafá-las”

    Abraços, Benito Pepe

  3. O Mundo que se Diz Cristão e suas leis não Cristãs | Benito Pepe Says:

    [...] Relatividade Religião Tempo Thauma Universo Vida Visão Geral Links Feed – Benito PepeO que é Natal? Qual a Origem do Natal?Referências Bibliográficas do Texto Heidegger e os GregosO esquecimento de nossa origem [...]

  4. O que é Carnaval, qual é a origem do Carnaval? | Benito Pepe Says:

    [...] Geral Links Feed – Benito PepeO Mundo que se Diz Cristão e suas leis não CristãsO que é Natal? Qual a Origem do Natal?Referências Bibliográficas do Texto Heidegger e os GregosO esquecimento de nossa origem [...]

  5. LENI LIMA Says:

    COMO QUE AGENTE SABE QUAL FOI A PRIMEIRA RELIGIÃO A EXISTIR NO MUNDO?

  6. LENI LIMA Says:

    QUAL A DIFERENÇAS DAS RELIGIÃO E PORQUE EXISTE TANTAS QUAL FOI A PRIMEIRA ?

  7. Benito Pepe Says:

    Olá Leni Lima, para saber qual foi a primeira religião a existir no mundo agente precisa antes entender como vamos definir religião. Bem, se entendermos religião como alguma espécie de culto, uma busca pelo transcendental ou do transcendente, algo portanto metafísico, então provavelmente a origem da religião é muito remota mesmo, tão distante dos nossos tempos que não podemos precisar qual foi a primeira religião, e nem mesmo se ouve uma primeira única ou se foram surgindo paralelamente e em pontos distantes do planeta religiões simultâneas. Mas isto ocorreu no homem primitivo, pré-histórico portanto não temos a história da primeira religião, podemos imaginar que as primeiras religiões estariam ligadas às forças da natureza, o homem pré-histórico já sabia que não podia “dominar” a natureza, ele procurava viver em harmonia com ela e sentia-se imanente, pertencente à natureza. Aquele homem venerava a natureza e sabia ou sentia que ela era a sua Mãe. Dessa maneira podemos concluir que as primeiras religiões tinham uma relação estreita com a nossa natureza, mas não como o homem de hoje vê a natureza, e sim de uma maneira harmônica e respeitosa, um respeito, uma admiração e um temor.

    Bem, se trouxermos o conceito de religião para a contemporaneidade, a coisa muda muito. Já no homem histórico e há tempos também remotos, nem tanto quanto os da origem, mas muito distante também, o homem começa a institucionalizar a religião e ela passa a ser e a ter um poder no mundo. Diversas religiões tiveram e tem ainda hoje o status de governo e direção de paises.

    Há diversas religiões no mundo, as diferenças são absurdas em muitas delas, não é possível enumerar com precisão, mas podemos separar as principais em monoteístas que são as que acreditam em um único Deus, e as politeístas que defendem a ideia de que haja vários deuses. No grupo das monoteístas temos como principais os Judeus, Cristãos e Mulçumanos, que totalizam aproximadamente 50% dos seguidores do mundo, e nas politeístas que completam os outros 50% há Religiões Chinesas, Budismo, Hinduísmo etc.

    Existem tantas religiões no mundo porque existe uma diversidade imensa de culturas no planeta, e além do mais os 6,5 bilhões de habilitantes do planeta tem pensamentos e vivem de acordo com suas culturas, dessa maneira se você nascesse na índia seria provável que você seguiria o hinduismo ou o budismo, se você fosse árabe talvez fosse mulçumana e assim por diante.

    Outro fato para termos tantas religiões é que há pessoas que alegam ter tido uma experiência mítica um sinal dos “céus” ou algo similar e aí desenvolvem uma religião. Outro motivo é que os seres humanos descordam de alguns pontos de vista e de alguns dogmas, daí surge uma outra religião e ai Cria a sua própria doutrina a sua própria religião. Isso ocorre hoje em dia também com o Cristianismo, são milhares de “seitas” que vão surgindo todos os anos pelo mundo a fora. Outro motivo de criarem religiões é com o objetivo financeiro mesmo, muitos pensam em enriquecer à custa do povo que vai lhe seguir. Em fim há vários motivos para criarem religiões diversas. Mas é claro que há muitas que são sérias e tem um bom objetivo doutrinário e faz muito bem para os seus seguidores. Costumo dizer que a religião é um bem e um mal para a humanidade… depende de como a encaremos, com a mente aberta ou não e nunca, nunca mesmo, com fanatismo. Devemos respeitar todas, não podemos pensar que a nossa é a única certa.

    Abraço do Benito Pepe

  8. Gabriel Garcia Says:

    muito obrigado pelas respostas papai noel legallllll

  9. Benito Pepe Says:

    Valeu Gabriel Garcia, obrigado!
    Abraço, Benito Pepe

  10. Carlos Roberto Says:

    NATAL
    MEU ANIVERSÁRIO CHEGOU!!!

    Como você sabe, hoje é a data de meu “ANIVERSÁRIO”, segundo as tradições criadas pelo homem. Datas à parte, permita-me uma breve reflexão. Todos os anos fazem festa em minha honra e este ano não foi diferente, é a mesma coisa sempre. Nesses dias que antecedem a esta data festiva as pessoas fazem muitas compras, o rádio e a TV fazem centenas de anúncios. Por todo canto não se fala de outra coisa a não ser dos preparativos para o grande dia, o “NATAL”. Todos querem fazer uma festa para mim. Mas isto me deixa triste e preocupado, pois vejo que sou lembrado apenas pela data e não pelo que de fato eu REPRESENTO para as pessoas. Por falar em televisão, andam noticiando por ai que o “CÃO” é o maior amigo do homem… Eu que dei a minha vida na cruz para salvar o mundo fui desprezado!!! Ninguém me quer, nem mesmo como amigo!!!

    É bom saber que ao menos um dia por ano algumas pessoas pensam um pouco em mim. Como você sabe, há muitos anos começaram a festejar meu “ANIVERSÁRIO”. No começo, pareciam compreender e agradecer o que fiz por eles, mas hoje em dia ninguém sabe por que razão o celebram. As pessoas se reúnem e se divertem muito, mas não sabem do que se trata… Muitos aproveitam o meu aniversário para beber, viajar, descansar e até para não fazer nada. Tem muita gente ficando milionária usando o meu nome e o meu “ANIVERSÁRIO”, mas sequer se lembram do que passei por eles. Minha vida sempre foi muito dura a começar pelo local onde nasci, numa estrebaria. Dizem que uns Reis Magos até me trouxeram presentes quando eu vim ao mundo, eu me lembro apenas de uma coroa de espinhos, uma cruz e uns cravos que me deram, mas hoje ninguém quer saber de me presentear, e olha que eu não quero nada de material ou caro…

    Estou me lembrando do ANO PASSADO, ao chegar o dia do meu ANIVERSÁRIO, fizeram uma grande festa em minha honra. Havia coisas deliciosas na mesa, tudo estava decorado e havia muitos presentes… As pessoas davam e recebiam presentes… Mas sabe de uma coisa? NÃO ME CONVIDARAM! Pensar que eu que deveria ser o convidado de honra e ninguém se lembrou de me convidar! A festa era para mim e quando chegou o grande dia, fecharam a porta na minha cara. Eu fiquei na chuva durante todo o dia e à noite não tive onde me recostar. Bem que eu queria partilhar a mesa com eles… Eu até vi fogos de artifício, musicas e muita alegria, mas eu particularmente estava triste. Meu nome sequer era citado!

    A verdade não me surpreendeu porque nos últimos anos muitos fecharam a porta para mim. Como não me convidaram para a festa novamente, ocorreu-me entrar sem fazer ruído e ficar num cantinho. Pelo menos vou saber o que andam fazendo no meu ANIVERSÁRIO. Se você olhar com cuidado poderá até perceber a minha presença!!! Eu devo estar do seu lado!!!

    Sei que vou ver muita gente brindando, alguns já vão estar embriagados, outros contando piadas, rindo, divertindo-se. Como de outras vezes chega um VELHO GORDO, VESTIDO DE VERMELHO, COM BARBA BRANCA E GRITANDO: HO! HO! HO!!! É o tipo daqueles que bebem demais… Ele vai se refestelar pesadamente numa cadeira e todos vão correr para ele dizendo: Viva o Papai Noel! Como se a festa fosse para ele! Eu já vi este filme!!!

    Sei que quando chegar à meia-noite, todos começarão a abraçar-se. ADIANTA ESTENDER OS MEUS BRAÇOS ESPERANDO QUE ALGUÉM ME ABRACE? Quem quer saber de mim? Ninguém!!! O ANIVERSÁRIO é meu, mas a festa é para o velho barbudo!!! O que mais me dói é ver que de repente, todos começam a entregar presentes. Um a um, os pacotes vão ser abertos. Sei que não há naquele monte de presentes NENHUM ENDEREÇADO A MIM!!! O que você sentiria se no dia de seu ANIVERSÁRIO todos se presenteassem e não dessem nenhum presente para você? Qual seria a sua reação?

    Sei que como em ANIVERSÁRIOS passados eu estarei mais uma vez sobrando na festa… Mas eu vou ficar no meu cantinho, sem me fazer notado, quem sabe se você que está lendo esta reflexão vai se lembrar de mim e vai me presentear. Não quero muito, apenas o seu coração, mas que seja com sinceridade. Não vou fazer barulho, vou apenas observar. Sei que a cada ano que passa as comemorações de meu “ANIVERSÁRIO” se tornam piores. A multidão só lembra da ceia, dos presentes, das viagens, das festas… De mim ninguém se lembra. E pensar que eu sou Jesus, O MOTIVO DE TODA ESTA COMEMORAÇÃO!!!

    Como prometi, vou ficar esperando, mas confesso que gostaria que neste NATAL você me permitisse entrar na sua vida, reconhecendo que há mais de dois mil anos vim ao mundo para lhe dar a minha vida na cruz e, assim, poder salvar você… Eu tenho até uma mansão para lhe dar como meu presente! Hoje só quero que acredite nisso com todo seu coração…

    Vou dizer-lhe uma coisa. Já que muitos não me convidam para a festa que fazem, o tal “NATAL DE JESUS”, vou fazer minha própria festa, uma festa grandiosa como ninguém jamais fez, uma festa espetacular. Estou nos últimos preparativos e expedindo os convites. ESTE É ESPECIAL PARA VOCÊ. Só quero que você me diga se quer vir, reservarei um lugar para você e incluirei seu nome na lista dos que confirmaram… Os que não aceitarem ficarão de fora. Não tenho data, mas posso assegurar que será uma festa como ninguém jamais viu. Prepare-se porque quando tudo estiver pronto, quando menos se esperar, darei minha grande festa.

    Tem só mais uma coisa! Não se esqueça de enviar este convite também aos seus amigos… SOMENTE PARA OS AMIGOS ESPECIAIS. Assim como você é especial para mim, com certeza, há vários amigos que são especiais para você. Desta maneira, vamos juntos fazer uma festa com os “ESPECIAIS”. Ah! O lugar da minha festa chama-se céu, lá você vai poder andar em ruas de ouro e será recebido por uma orquestra de anjos. Quanto à ceia, será indescritível. Você terá a oportunidade de conhecer o meu Pai!!!

    Por enquanto, eu desejo a você um Feliz Natal, mesmo sem a minha presença!!!

    Seu amigo, JESUS!!!

    CARLOS ROBERTO MARTINS DE SOUZA

  11. Feliz Natal! Feliz Aniversário! O Nascimento e a Vida de Jesus Cristo! | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes e Cursos Says:

    [...] na época inicial do Cristianismo, mas eu não quero falar disso agora, se você quer saber O que é natal? Qual a origem do Natal? (clique aqui!). Este ano vou falar da essência do Natal Cristão; da sua importância para a humanidade, ainda que [...]

  12. Benito Pepe Says:

    Olá Carlos Roberto, esta mensagem é fantástica,Parabéns!! Obrigado por colaborar com este texto. Bem, eu acabei de publicar um artigo para este Natal, veja lá o que você acha e deixe teu comentário e/ou complemento ao texto. O link é este>> http://www.benitopepe.com.br/2010/12/22/feliz-natal-feliz-aniversario-o-nascimento-e-a-vida-de-jesus-cristo/

    Abraços do Benito Pepe

  13. ryan Says:

    gostei muito

  14. Benito Pepe Says:

    Valeu Ryan.
    Abraços, Benito Pepe

  15. legal Says:

    bommm!!!

  16. vanessa lima Says:

    Bom dia, paz de DEUS para todos,

    Enfim falar do natal, para mim o meu coração se alegra muito, lembro do nascimento do filho de Deus(Jesus),se colocarmos em nosso corações essa data apenas como uma lembrança do nascimento de Jesus, creio eu que é uma boa oportunidade para evangelizarmos,nessa data tão especial muitos familias comeram,e sintem faltam de um culto e digo eu por que não comerar????Penso também que nessa data, Jesus quando nasceu, ele desmontrou um ato de familia e quando os magos foram ve-lo eles levaram presentes para Jesus, desmontração de muita alegria e regozijo…aleluia….

  17. Benito Pepe Says:

    Olá Vanessa, é isso mesmo!!

    Feliz Natal pra você e para todos!!

    Abraços do Benito Pepe

  18. marcia ariane lane da silva Says:

    adorei esse saite . sempre entro para faser os trabalhos da escola

  19. Benito Pepe Says:

    Legal Marcia, volte sempre e estude muito ok?

    Abraços, Benito Pepe

  20. EVA GIOVANNA Says:

    O NATAL E MUITO ESPECIAL PRA MIM EU E MINHA FAMILIA FAZEMOS UM NATAL NA CASA DA MINHA MATRINHA E O ANO NOVO TAMBEM.

  21. Benito Pepe Says:

    Olá Eva, aproveite bem, esta fase e esta época serão inesquecíveis…

    Abraços do Benito Pepe

  22. vitoria Says:

    gente eu quero falar uma coisa é pra escrever um comentario ñ um texto

  23. Benito Pepe Says:

    Olá Vitória tem gente que escreve e fala muito mesmo, como é o meu caso heheh

    No geral você está certa. Volte sempre e deixe teus comentários ok?

    Abraços, Benito Pepe

  24. loise Says:

    natal é muitoooooo legallllllllllllllmanoooooo

  25. mell Says:

    é legal mesmo manoooo doidãooooooooo e um feliz natal pa todossssssssssssss

  26. Joca Says:

    Eu não vejo com muita alegria uma tradição ser apagado pelo nascimento do seu menino jesus. Se a lógica é que uma cultura abafe(usando suas palavras), espero que o cristianismo seja abafado o quanto antes.

    Feliz natal

  27. Benito Pepe Says:

    Olá Loise e Mell, feliz Natal!!

    Abraços, Benito Pepe

  28. Benito Pepe Says:

    Olá Joca, é Verdade! Isso é um fato histórico, no entanto acho que o Cristianismo não parece que vai ser “abafado” tão cedo não!

    De qualquer maneira parece que o cristianismo está dando um tiro nele mesmo. Hoje, infelizmente, vemos dentro desta doutrina, milhares de denominações que disputam “cristãos” como se eles fossem os únicos com dogmas corretos e os únicos que interpretam a bíblia corretamente.

    Bem, se das mais de 33.600 denominações cristãs diferentes e muitas com suas interpretações bem particulares, algumas até conflitantes com outras denominações também ditas cristãs, acham que são a única certa, alguma coisa deve estar errada.

    Hoje podemos encontrar uma quantidade imensa de cristãos que se dizem não praticante. Isso ocorria com os Católicos que se dizima católicos não praticantes, hoje são diversos de evangélicos ou ex evangélicos cristãos que assim se denominam (não praticantes)

    Tenho uma admiração muito grande pelo cristianismo, mas não posso dizer o mesmo pelos que vêem a religião como um time de futebol, uns querem dizer que o seu time é melhor do que o do outro e ficam tentando “converter” o camarada pra seu time…

    È meu caro Joca, o próprio Cristianismo está se “abafando” a partir do momento que se divide cada vez mais em milhares de denominações nascentes tanto dentro quanto fora dela mesmo e isso diariamente; o cristianismo também está se “abafando” quando países ditos cristãos aprovam leis totalmente não cristãs, para isso leia meu texto: “O mundo que se diz Cristão e suas leis não cristãs” neste link>> http://www.benitopepe.com.br/2009/12/18/o-mundo-que-se-diz-cristao-e-suas-leis-nao-cristas/

    Espero teu comentário lá, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  29. isabela Says:

    querido papai noel eu queria que voce mindace uma casa para mim e meus irmaos e a minha mãe
    ass;isabela

  30. Benito Pepe Says:

    Olá Isabela, que vocês consigam alcançar vosso sonho!
    Abraços do Benito Pepe

  31. thaliana Says:

    não gostei voceis não sabem nada de natal

  32. Benito Pepe Says:

    Olá Thaliana, gostaria que você nos ajudasse com seus comentários sobre o Natal. Que tal você colaborar conosco nos passando seus conhecimentos sobre Natal?

    Abraços, Benito Pepe

  33. sthefany Says:

    E muito legal o texto. parabes

  34. Benito Pepe Says:

    Olá Sthefany, obrigado pelo comentário!

    Abraços, Benito Pepe

  35. rayane Says:

    pq e comemorado o natal ezatamente

  36. Benito Pepe Says:

    Olá Rayane, a origem da data do Natal Cristã, é a comemoração do Natal (nascimento) ou Aniversário de Jesus Cristo. Mas antes não havia uma data, pois não sabemos exatamente quando Cristo nasceu e também hoje em dia essa data, infelizmente, pra quem é Cristão, está perdendo este sentido.

    Agora, se vc é Cristã, Feliz Natal!

    Abraços, Benito Pepe

  37. Renilson Says:

    natal e para todos independente de condiçoes, idade, e cor
    natal e epoca de glorificar a vinda da quele que deu a vida por nos

  38. VANDEILTON Says:

    EU NÃO SABIA O QUE ERA NATAL MAIS AGORA EU SEI O QUE É O NATAL….OBRIGADO!

  39. VANDEILTON FERNANDES Says:

    QUERIDO PAPAI NOEL EU QUERIA TER NOVOS AMIGOS

  40. VANDEILTON FERNANDES Says:

    EU TODA VES QUE VOU ALMUÇAR EU OUÇO O CINO DA IGUEJA TOCAR E EU SENPRE RESAVA …UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO!

  41. Benito Pepe Says:

    Ola Renilson, obrigado pelo comentário!
    Abraços, Benito Pepe

  42. Benito Pepe Says:

    Olá Vandeilton, obrigado pelos comentários e depoimentos! Reze também por mim, ok?

    Abraços do Benito Pepe

  43. Silvana Says:

    Olá querido!! obrigada pelo esclarecimento …tenha um Feliz Natal em cristo…bjsssssss

  44. Benito Pepe Says:

    Olá Silvana, eu é que agradeço. Feliz Natal pra você e para os seus…

    Abraços do Benito Pepe

  45. paola rodrigues vieira Says:

    querido papai noeu eu quero ganhar uma casa de verdade thac feliz natal

  46. bianca Says:

    eu queria tanto ganha 2 presentes um nintedou e passa as ferias com minha familia em fortaleza feliz natal

  47. Benito Pepe Says:

    Olá Paola e Bianca, Feliz Natal pra vocês e boa Sorte em seus sonhos!!

    Abraços, Benito Pepe

  48. Jose Maria Dias Says:

    Olá meu camarada! Infelizmente a maioria das pessoas confundem cristianismo com religiosidade. Denominações religiosas é coisa, abundante no mundo em que vivemos. Porém verdadeiros cristãos seguidores do nosso Mestre, não é tão fácil de se encontrar.
    Sabemos que o 25 de dezembro não é verdadeiramente o dia do nascimento do Mestre dos Mestres, e sim, uma data originária de uma festa pagã, bem como inventada para movimentar comercialmente todos os anos no seu final. Mas tudo bem, já que está assim deixa como está. Vamos falar um pouco do aniversariante, que diga-se de passagem, é o único que não recebe os tradicionais presentes natalinos.
    Quando Maria apresentou o menino Jesus no templo, logo após o seu nascimento, apareceu um homem idoso e sábio, chamado Simeão, que surpreendeu profundamente seus pais e o mundo afirmando: “O MENINO SERÁ LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES E GLÓRIA DE TEU POVO, ISRAEL”.
    Simeão ainda disse algo em comum. Comentou que Jesus abriria como lâmina a alma humana para expor os pensamentos ocultos, revelando suas contradições e enfermidades psíquicas. A arrogância, a prepotência, a moralidade punitiva, a insensatez seriam reveladas. Maria não compreendia o significado dessas palavras, mas não se intimidou com elas. O que eu quero dizer meu grande amigo, quem sou eu? O que Simeão queria dizer meu camarada é que o Menino Mestre, seria a salvação de uma humanidade que nada fez, e até hoje nada faz, para verdadeiramente honrar seu nome. Exatamente, meu amigo! Como você disse, quando chegar meia noite, alguém vem de braços abertos para nos abraçar, como se a festa fosse nossa, e não do velho ranzinza que todos os anos vem explorar as pessoas com seus presentes cada vez mais caros, e que na verdade não dá nada a ninguém. E só faz as pessoas comerem alem do normal e se embriagarem numa ilusão contagiante, que a nada leva a nada. Eu passei o ano todo mandando abraços para você, não é por ser época do velho barbudo que vou deixar de mandar aquele velho abraço de sempre, para você e os seus do amigo J.M.Dias.

  49. Benito Pepe Says:

    Olá meu amigo JM Dias. Mais uma vez Feliz Natal!! E obrigado pela contribuição que você deu ao meu Site/blog por todo este ano.

    Bem, as tuas palavras acima foram sábias e evidentemente a citação bíblica da qual você se utiliza deixa claro o propósito do Mestre Jesus ter vindo a este Planeta: Ser Luz e Gloria para o Povo e para as Nações. Mas, será que o povo entente isso? Será que as nações entenderam?

    O mundo que se diz Cristão não tem lei Cristâs, reveja o link>> http://www.benitopepe.com.br/2009/12/18/o-mundo-que-se-diz-cristao-e-suas-leis-nao-cristas/

    Você já deixou seu comentário lá é só pra rever…

    Abraços do Benito Pepe

  50. Feliz Natal a todas as Mentes. Mas Como cada ser humano vê o Natal? | Benito Pepe - Palestras, Treinamento de Equipes, Cursos e Workshops Says:

    [...] o Natal, como muitos sabem, foi definida exatamente para a época de um solstício (veja: “O que é Natal? Qual a Origem do Natal?”), desse modo temos temperaturas extremas, pois de um lado é Inverno e do outro é [...]

  51. wanderly Says:

    Benito Pepe, na verdade eu não tinha muito conhecimento sobre a comemoração do natal, aprendi muito!

  52. Benito Pepe Says:

    Olá Wanderly, é bom saber que estamos sempre aprendendo…

    Abraços, Benito Pepe

  53. RODE Says:

    CALENDARIO CRISTÃO CALENDARIO BIBLICO ACONTECIMENTOS ESTAÇÃO
    1 MARÇO/ABRIL ABIBE EXODO 13;15 INICIO DO ANO,PASCOA PRIMAVERA
    2 ABRIL/MAIO ZIVE 1REIS8;1,37 PRIMAVERA
    3 MAIO/JUNHO SIVÃ ESTER 8;9 VERÃO
    4 JUNHO/JULHO TAMUS VERÃO
    5 JULHO/AGOSTO ABE VERÃO
    6 AGOSTO/SETEMBRO ELUL NEEMIAS 6;15 MARIA FICA GRAVIDA, LUCAS 1;26 OUTONO
    7 SETEMBRO/OUTUBRO ETANIM 1 REIS 8;2 OUTONO
    8 OUTUBRO/NVEMBRO BUL 1 REIS 6;38 OUTONO
    10 DEZEMBRO/JANEIRO TEBETE ESTER 2;16 INVERNO
    11 JANEIRO/FEVEREIRO SEBATE ZACARIAS 1;7 INVERNO
    12 FEVEREIRO/MARÇO ADAR ESTER 3;17 PRIMAVERA
    …..
    1 MARÇO/ABRIL ABIBE
    2 ABRIL/MAIO ZIVE
    3 MAIO/JUNHO SIVÃ JESUS NASCE,VERDADEIRO NATAL
    4 JUNHO/JULHO TAMUS
    5 JULHO/AGOSTO ABE
    6 AGOSTO/SETEMBRO ELUL
    7 SETEMBRO/OUTUBRO ETANIM
    8 OUTUBRO/NOVEMBRO BUL
    9 NOVEMBRO/DEZEMBRO QUISLEU
    10 DEZEMBRO/JANEIRO TEBETE
    11 JANEIRO/FEVEREIRO SEBATE
    12 FEVEREIRO/MARÇO ADAR

  54. Benito Pepe Says:

    OLá Rode, fica aí publicada tua dica.
    Abraços, Benito Pepe

  55. esdras nalane santos sousa Says:

    ola! gostei do seu texto, por favor poderia responder a minha pergunta,o que significa o natal?

  56. Benito Pepe Says:

    Olá Esdras, este texto foi exatamente com o intuito de tentar responder a essa questão. Releia o texto com calma e você encontrará a resposta.

    Abraços, Benito Pepe

  57. aderlon Says:

    isso é muito bom

  58. Benito Pepe Says:

    Valeu Adelon!
    Abraços, Benito Pepe

  59. janaina Says:

    natal paramim e sagando o nacimento de JESUS CRISTOR

  60. Benito Pepe Says:

    É isso aí Janaina..
    Abraços, Benito Pepe

  61. anaclara Says:

    cara eu odeio os tabalhos da escola brinca deira eu tenho que fazer 5

  62. Benito Pepe Says:

    Legal Ana Clara, os trabalhos da escola te ajudam em teu aprendizado. Aproveito e os faça com prazer, veja este link>> http://www.benitopepe.com.br/2009/10/31/dicas-para-trabalhos-escolares-monografias-tcc/
    Abraço, Benito Pepe

  63. eva cabral queiroz Says:

    feliz natal feliz natal feliz natal e prospero ano novo e prospero ano novo 2013

  64. Benito Pepe Says:

    Valeu Eva pra você também!
    Abraço, Benito Pepe

  65. alice Says:

    eu nao gostei das coisas que voce mi pergutou

  66. Benito Pepe Says:

    Olá Alice, acho que você postou em lugar errado…
    Abraços, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2014.