olimpiadas_atenas_abertura Parabéns ao Rio de Janeiro, Parabéns ao Brasil que trará a primeira olimpíada para a América latina. Teremos em 2016, os primeiros jogos olímpicos na América do Sul. Vamos lembrar um pouco da história e origem dos jogos olímpicos.

Os Jogos Olímpicos são um conjunto de provas esportivas de caráter mundial que a cada quatro anos reúne milhares de representantes de quase todos os países. Por essa razão, constituem um dos mais importantes eventos do esporte internacional. A sede dos Jogos é escolhida entre as cidades que se candidatam com uma antecedência de seis anos, junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional).

Tudo começa em Olímpia cidade grega, daí o nome Olimpíada.

Há indícios da realização de competições esportivas, como os jogos pan-helênicos, 15 séculos antes da era cristã. Interrompidos por razões desconhecidas entre os séculos XV e IX a.C., os Jogos foram reiniciados em 884 a.C., quando o rei Ífito, da Élida, perguntou a Pítia, sacerdotisa que interpretava os oráculos de Delfos, o que fazer para pôr fim à peste que assolava o Peloponeso. A sacerdotisa sugeriu a restauração dos Jogos, para conter a fúria dos deuses, o que foi feito pelo monarca.

Os gregos tinham pelos esportes um culto quase religioso e chegaram a marcar a passagem do tempo por olimpíadas, intervalos de quatro anos entre as competições. De início, o programa dos Jogos se limitava a um dia e consistia apenas em uma corrida, na extensão permitida pelo estádio. Surgiram depois outras provas de corrida, o lançamento do dardo e do disco, a luta, o pugilismo, o salto, o pentatlo e outras provas, disputadas ao longo de quatro dias. As competições eram restritas aos gregos, mas ofereciam-se aos atletas das colônias gregas todas as facilidades para concorrer, como salvo-condutos para atravessar zonas de guerra.

O prêmio ao vencedor, um ramo de oliveira, era a maior honraria a que um grego podia aspirar.

Quinze séculos após sua extinção em 393 dC, os Jogos foram restaurados graças ao empenho do educador francês Pierre de Fredi, Barão de Coubertin. Certo de que a Grécia devia sua glória, em grande parte, à cultura física e à realização de competições esportivas, o barão iniciou uma campanha para convencer vários países a apoiarem a restauração dos Jogos. Convenceu-os de que só teriam a ganhar com a realização de competições internacionais em que se dessem iguais condições aos atletas amadores de todo o mundo. Dois anos após o barão de Coubertin lançar sua ideia num congresso em Paris e criar o COI, realizaram-se, em 1896, os primeiros Jogos da era moderna, com a participação de 285 atletas de 13 países.

A bandeira olímpica foi idealizada em 1914 pelo barão de Coubertin. É formada por cinco anéis entrelaçados, sobre fundo branco, representando os cinco continentes. As cores dos anéis (azul, preto, vermelho, amarelo e verde) foram escolhidas porque uma delas sempre estará na bandeira dos países competidores.

Outra tradição dos Jogos Olímpicos é o transporte da chama olímpica, que desde 1936, após ser acesa em Olímpia, na Grécia, é conduzida por atletas, em revezamento, até o local dos Jogos, depois de cruzar estradas, montes e mares. A chama só se apaga na solenidade de encerramento dos Jogos.

Desde sua restauração, os Jogos Olímpicos foram interrompidos apenas duas vezes, durante as duas guerras mundiais. O crescente número de atletas demonstra o prestígio dos Jogos, mas constitui, ao mesmo tempo, um de seus maiores problemas, uma vez que a organização das competições é cada vez mais complexa e exige investimentos sempre mais altos.

O Rio de Janeiro de Janeiro certamente vai ter que mudar muito para receber todo o aparato que uma olimpíada requer, isso será muito bom para a economia do Rio e de grande parte do Brasil. Haverá um investimento em infra-estrutura que talvez nunca tenha sido feito antes no nível e magnitude que estes terão.

O Rio de Janeiro tem uma história e participação dentro da nação brasileira que certamente serão retomadas e relembradas nesta época, esta cidade já foi capital do Brasil, recebeu e acomodou a família real portuguesa quando este país era uma colônia de Portugal, e  já teve uma copa do mundo de futebol em 1950, ocasião em que o Brasil perdeu na final para o Uruguai.

Essas olimpíadas re-valorizarão novamente o Rio de Janeiro, não só no cenário nacional como mundialmente. O Rio merece,  não só por sua história mas pelo seu povo que em sua grande maioria é muito hospitaleiro e um grande acolhedor de novos amigos. O nosso clima e natureza colaboram para essa harmonia, belas praias, montanhas e a maior floresta do mundo dentro de uma cidade, esse é o Rio de Janeiro.

Parabéns Rio de Janeiro, Parabéns Brasil, Parabéns América do Sul e Parabéns a América Latina pela sede dos seus primeiros jogos olímpicos a nível mundial.

Abraços do Benito Pepe

Bibliografia

Enciclopédia Barsa

Related posts:

  1. Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro de 1822
  2. O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro?
  3. República, uma Forma de Governo, no Brasil desde 15 de Novembro de 1889
  4. São Sebastião Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro
  5. A Equipe da Texas e Benito Pepe recebem “Moção de Reconhecimento e Louvor” da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Tags: , ,

13 Responses to “Rio de Janeiro, Brasil é sede das Olimpíadas 2016!!”

  1. raiana Says:

    eu amo esporte e com esse blog vai motivar mais pessoas para praticarem

  2. Benito Pepe Says:

    Ola Raiana, obrigado pelo comentário. Mas, este Site/blog não é próprio para as olimpíadas, ele fala sobre outras coisas como, Astronomia, Filosofia, Religião, Administração e Marketing. É claro que Assuntos da Atualidade, estarão sempre em foco, a propósito estamos disponíveis para publicar qualquer novidade e informação relevante quanto as olimpíadas 2016.

    Abraços do Benito Pepe

  3. Larissa Says:

    eu acabei de ler sobre o ano de 2012 e eu não vou resisitir..
    espera, mas é 2016, o mundo já vai ter acabado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    tá, falando sério agora, senhor Pepe, tudo isso vai me ajudar a passar na prova *-* e se eu entrar no curso eu vou vim fazer a festa aqui no site, pqe assuntos de atualidade vai me ajudar muito. aeae
    beijos :*

  4. Benito Pepe Says:

    Ok, Larissa, Boa Sorte na prova, e prove que você está atualizada lendo meu site heehe, Fique a vontade para perguntar e deixar comentários ok?

    Mas lembre-se da resposta que postei no teu comentário lá, o mundo só acaba para quem leva uma vida desenfreada…

    Abraços do Benito Pepe

  5. bruna Says:

    NOSSA EU ACHEI ESSES JOGOS MUITO LEGAIS, TAMBEM TEM OS BONECOS OLIMPICOS
    MASSACRA DE MINIQUE E O OUTRO É BONECOS DA BOA SORTE…
    BJUSSSSSSSSSSSSSSSSS
    BRUNA

  6. bruna Says:

    GOSTEI DESSES JOGOS ACHEI MUITO FOFO OS BONECOS OLIMPICOS…
    BJUSSSSSSSSSSSSSSSS
    BRUNA

  7. Benito Pepe Says:

    Valeu Bruna, acho que você deve estar se referindo aos jogos on line que aparecem nos anuncios dos meus colaboradores. Obrigado por visitá-los, assim você colabora com a manutençao deste Site/blog. Valeu!!

    Abraços do Benito Pepe

  8. pollyana Says:

    eu acho um espetaculo meuuuuuuuuu é muito legal isaaaaaaaa

  9. pollyana Says:

    fazer isso não é facio, para os outros é muito facio e deve ser muito legal, não achão né?

  10. Benito Pepe Says:

    Olá Pollyana, obrigado pelo comentário.
    Abraços, Benito Pepe

  11. celina Says:

    quando as olimpiadas foram lançadas no Brasil
    a onde, qual dia em que mês e ano???
    abraço.

  12. celina Says:

    quando as olimpiadas foram lançadas no Brasil
    a onde, qual dia em que mês e ano???
    abraço. preciso muito dessa informação
    por favor me responda ok.
    obrigada.

  13. Benito Pepe Says:

    Olá Celina, veja se a Wikipédia pode te ajudar veja este link>> http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos

    Abraços, Benito Pepe

Deixe um Comentário

Site/blog Desenvolvido por Benito Pepe no Wordpress 2008-2012.