O Que é a Felicidade?

O que é a felicidade? Um estado de espírito? Mas como se alcança essa Felicidade tão almejada?

Bem, muitos podem falar que a felicidade é simplesmente ter condições financeiras ou como se fala vulgarmente ser Rico. É claro que ser feliz é ser Rico, mas Rico não necessariamente em dinheiro, o verdadeiro Rico é aquele que é feliz. Aliás com que objetivo e para que as pessoas estudam, trabalham, desenvolvem suas atividades esportivas, intelectuais e tantas outras atividades se não para se alcançar a meta maior, que podemos definir como Felicidade.

Sim, o Sucesso é ser Feliz! E ser feliz não é necessariamente ser rico em dinheiro e bens materiais, aliás muitas vezes os bens matérias até atrapalham a felicidade plena.

Outro fator que contribui para a Felicidade é o biológico, podemos notar facilmente pessoas que não têm uma riqueza financeira e têm uma felicidade aparente, transbordante e real.

Há pessoas ao contrário que têm uma riqueza financeira espetacular, podem comprar o que quiserem, ter o que quiserem, mas não possuem a Felicidade. A Felicidade não se pode comprar, não se pode oferecer em doação, não está onde queremos que esteja, mas está em um estado de espírito que é muitas vezes imanente e genético, no entanto é claro que podemos cultivá-la. Sim, podemos cultivá-la a partir do momento que saibamos que um dos inúmeros fatores para se ter a felicidade é o biológico.

Podemos mentalizar um bom estado de espírito ao acordar e agradecer a Vida , agradecer a possibilidade de estar aqui neste planeta vivendo, sorrindo, e até chorando às vezes. Ver um dia ensolarado e dizer: que belo dia de Sol!;  Ver um dia chuvoso e dizer: que maravilha de chuva!

Ao percebermos que a felicidade é também biológica, e quando falo biológica, estou falando em todos os fatores que contribuem organicamente para a felicidade ou seja, os fatores como: estar bem alimentado, estar saudável, e praticando exercícios físicos e mentais. Para isso precisamos nos exercitar nos dois sentidos tanto no físico como no mental. No sentido físico é simples, faça caminhada, ou ande de bicicleta, ou pratique um esporte ou simplesmente faça um bom alongamento diariamente. No sentido mental é um pouquinho mais complexo, é necessário identificar aquilo que lhe dá mais prazer e ao mesmo tempo esforço mental, não é para fazer algo que seja automático, mas que requeira de você um esforço mental, ainda que prazeroso. Quando eu dizia ao percebermos que a felicidade é também biológica entendemos então que  podemos fazer algo para melhorar a nossa felicidade.

Estando bem nos sentidos biológicos ou seja física e mentalmente, você já está com 70% da Felicidade. Para falar a verdade há muitas pessoas que simplesmente alcançam 100% da felicidade aí nesses fatores. No entanto a realidade é que há outros fatores como os sociais para a felicidade, e agora complica mais um pouco pois depende de como e de quanto esses fatores sociais podem nos influir.

Quando falo nos fatores sociais me refiro às “cobranças” que você “sente” da sociedade, e prefiro falar que você “sente” pois cada um como indivíduo percebe essa cobrança de uma maneira, há aqueles que se “lixam” para a sociedade e não se sentem obrigados a fazer nada para agradá-la, mas há aqueles que sacrificam outras coisas de sua vida para “agradar” a sociedade.

Nesse fator social a cobrança vem em todas as classes, cada uma com suas peculiaridades. O importante é procurarmos conciliar a cobrança com o nosso próprio ser, se algo que é cobrado é bom para nós, porque não fazer? Por que não ver isso com bons olhos? Mas se a cobrança é só porque todo mundo faz e assim tem que ser, não esquenta a cabeça e se “lixe” para essa cobrança.

Quanto aos fatores biológicos podemos mentalizar um bom estado de espírito, e assim o alcançaremos, experimente sorrir, faça uma mentalização positiva. Quanto aos fatores sociais aproveite os bons conselhos e não se preocupe com aquilo que não servirá para nada em sua vida.

Olhe a natureza, observe que em condições das mais adversas, das mais estranhas à Vida ela ainda está ali florescendo e continuando seu processo…

Não quero terminar em aporia, pelo contrário quero lembrar que  a Felicidade está dentro de cada um de nós, ela deve ser buscada em nós mesmos não nos outros nem no mundo. Vou contar uma historinha: Um dia um homem viciado em cigarro procurava pela casa toda um fósforo para acender seu maldito cigarro, ele procurava na cozinha, nos quartos, no banheiro em tudo que era lugar. Depois já de procurar por um bom tempo ele pensa, “caramba não acho um fósforo aqui nesta casa será que vou ter que sair para comprar uma caixa de fósforos”, mas como estava sem luz e em uma escuridão tremenda, ele preferiu desistir de sair à rua e foi dormir, deitou na cama apagou a vela que estava em sua mão e dormiu.

É amigo leitor a felicidade está tão próxima da gente que agente não a enxerga a apagamos e vamos dormir…

Abraços do Benito Pepe

Uma das  maneiras para a felicidade evite a Gripe Suína (clique Aqui e veja esse texto)

Outra coisa que contribui para a felicidade,  Viva as estações do Ano! (clique aqui e veja esse texto)

Benito Pepe

Benito Pepe: Empresário há mais de 30 anos, Administrador, Filósofo, Astrônomo Amador, Colunista, Palestrante, Instrutor e Professor Universitário. Tem formação acadêmica na área de Administração com pós-graduações em: Administração estratégica de empresas; Marketing; Filosofia Contemporânea; e Filosofia Antiga. Publica Aqui, seus textos sobre Filosofia, Astronomia, Administração, Marketing, Religião, Assuntos da Atualidade, além de um Papo geral.

6 comentários em “O Que é a Felicidade?

  • em
    Permalink

    Benito
    O tema felicidade é muito instigante. É o que todos nós desejamos. Há um engano básico no entender da maioria do que seja a felicidade. Afinal a felicidade é um bem estar que transcende ao bem estar do corpo. Na maioria das vezes confunde-se a felicidade com bem estar. Não que esse último não seja importante e não ajude, porém estar feliz é um sentir-se pleno, não caber-se em si, ver o mundo cor de rosa, mesmo que o tempo esteja nublado ou chuvoso. A felicidade independe de fatores externos. É um sentimento sublime que tem como parceiro próximo o amor. E só aquele que tem amor tem felicidade. Outro equívoco, que é necessário registrar, é a busca desenfreada pela felicidade através da competição acirrada e selvagem não apenas com os demais mas pior ainda consigo mesmo.Ora, aí temos um paradoxo. Se para termos alguns momentos de felicidade, temos que lutar, percorrer caminhos árduos, então nos esquecemos a felicidade que podemos viver no dia a dia. Ela se encontra nas coisa mais simples, que não enxergamos mais, porque… estamos no caminho em busca da felicidade, e ela está do lado, mas como só olhamos para a frente, como se tivessemos antolhos, então ela nos foge a todo instante. É como se fosse uma miragem que está sempre cada vez mais distante. Então fica esta reflexão. Vamos viver hoje a felicidade que temos e não conhecemos ou fingimos não conhecer…
    Terenzio

  • em
    Permalink

    Caro Terenzio, seus comentário são sempre profundos. Não me cabe comentar nada mais a respeito, a não ser dizer, muito obrigado! A propósito, recomendo aos leitores deste site que façam uma releitura destas sábias palavras do Sr. Terenzio.

    Abraço do Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Fiquei mais feliz depois que li este texto…sou ricaaaa!!!rsrs
    Parabéns!!!
    Bjs!!!
    Rosi Candido

  • em
    Permalink

    Ok, Rosi Candido, obrigado pelo comentário. Na verdade muitos de nós somos felizes e não sabemos. É como a Saúde só se dá valor quando perde, ou seja só se nota que é saudável quando fica doente…

    Abraços do Benito Pepe

  • Pingback:| Benito Pepe

  • em
    Permalink

    Parabéns!
    Você é excelência.
    Benito Pepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.