A Relação entre o Apocalipse, a Escatologia Cristã e a Esperança

A Relação entre o Apocalipse, a Escatologia Cristã e a Esperança

Este texto que segue foi feito com base em estudos como: “A Literatura Apocalíptica e o Apocalipse de João”; em vídeos indicados e artigos (publico-os na bibliografia ao final da sequência deste artigo), além de entrevistas que foram feitas sobre o tema as quais seguem agora adiante. Assim desenvolvemos este assunto sobre o Apocalipse que, sem dúvida, é interessante, polêmico e provavelmente o mais complexo do Novo Testamento. Trataremos então da Relação entre o Apocalipse, a Escatologia Cristã e a Esperança.

Podemos dizer logo de início que uma das principais mensagens do Apocalipse é gerar Esperança. No entanto, talvez por desconhecimento, pelos simbolismos e pela dificuldade de interpretação, ela tem sido entendida de outra maneira e muitos sentem medo, pavor e nem mesmo se aproximam do Apocalipse.

Talvez pelo fato dos simbolismos, observamos também as diferentes maneiras de se interpretar o Apocalipse, notamos isso, tanto em nossos estudos, quanto nas entrevistas feitas. Tudo isso será abordado sucintamente neste artigo, começamos apresentando as entrevistas feitas.

Entrevistas

Seguem abaixo os resultados das pesquisas a fim de se ter uma noção de como as pessoas percebem o Apocalipse, ou seja, como ele é visto por elas.  Conforme as questões usadas na pesquisa:

  1. a) Em sua opinião, estamos nos aproximando do final dos tempos?
  2. b) Você já leu o Apocalipse? Se sim, qual sua impressão sobre este livro?
Entrevistado 1: MBF – Marcelo Bion de Freitas
  1. Em sua opinião, estamos nos aproximando do final dos tempos?

Se estamos vivendo no tempo do fim? Preciso lembrar que fui “Testemunha de Jeová” e já há 20 anos eles diziam na “Revista Sentinela” quais seriam os sinais dos últimos tempos. A gente sabe, não é? Está ali em Mateus 24 que haveria terremotos, está havendo. Outro sinal seria, que o amor da maioria esfriaria. Um exemplo recente foi o de uma “sobrinha” que levou o tio morto a um banco tentando sacar um empréstimo de R$ 17.000,00 Isso daí o maior exemplo de falta de amor que eu já vi na minha vida.  Muitos estão achando graça, já tem figurinhas, memes na Internet, e até isso já seria uma coisa abominável há alguns anos, e hoje em dia é motivo de chacota.

Então como eu falei, há 20 anos os “Testemunhas de Jeová” já enumeravam esses sinais e realmente acho que está até pior e está piorando dia a dia. Enfim quando eu vi este ataque da Palestina (Hamas) contra Israel, achei também que era um sinal, agora também que o Iran estrou na Guerra o negócio está tomando grandes proporções, embora o Estado de Israel conseguiu eliminar o ataque e parece que não morreu ninguém, senão Israel já teria contra-atacado e a coisa estaria mais feia, lembrando que Israel atacou a embaixada do Iran antes e talvez possa ficar zerada esta situação, a ver.

Portanto acredito que nós estamos vivendo o “tempo do fim” sem dúvida, por todos esses sinais que eu falei: terremotos, doenças, falta de amor entre as pessoas, mas como disse há 20 anos atrás eles já colocavam isso como sendo iminente, mas na verdade, mil anos para Deus é como se fosse um dia, então para a gente parece que está demorando, para Deus está no tempo Dele, é o tempo Kairós. Então estamos no tempo do fim Sim! Com certeza!

  1. Você já leu o Apocalipse? Se sim, qual sua impressão sobre este livro?

Sim, já li também quando era “Testemunha de Jeová”, eles têm um livro só sobre isso, que a gente estuda. O que eu acho desse livro o Apocalipse? O Apostolo João estava na Ilha de Patmos, estava lá preso e ele recebeu essa revelação por isso que o nome do livro é esse que significa revelação e profético, tem ali várias coisas inexplicáveis. Fera de sete cabeças, dez chifres esse negócio todo que tem uma aplicação só que eu aprendi através das “Testemunhas de Jeová” e até meu filho que continua lá falou sobre a profecia de Daniel que fala de uma estátua, que o pé é de barro, que vem uma pedra que lhe atinge nos pés, essa interpretação continua a mesma segundo ele que das sete potências, e a última potência (com pé de barro) é o Império Anglo-americano. Então é isso, acho que é um livro profético, um livro de revelação. Já li e também tenho muita fé nas escrituras.

 

Entrevistado 2: RBS
  1. Em sua opinião, estamos nos aproximando do final dos tempos?

Não! Não acredito no fim dos tempos. Eu acredito no fim das pessoas, as pessoas que vão ser o fim do tempo. Não o tempo.

  1. Você já leu o Apocalipse? Se sim, qual sua impressão sobre este livro?

Eu já li alguma coisa do Apocalipse, não li tudo, mas eu parei porque é muito pesado e quem não tem uma estrutura para assimilar o que está escrito não vai viver, então eu não li mais. Não que eu não tenha uma estrutura para assimilar o que está escrito, mas prefiro não ler mais.

 

Entrevistado 3: PBSJ
  1. Em sua opinião, estamos nos aproximando do final dos tempos?

Quanto a questão do fim dos tempos, eu não tenho dúvida com relação a isso uma vez que a palavra vai dizendo que no final dos tempos os povos irão estar mais egoísta, estaria havendo guerras e por aí vai, conflitos e tudo que a gente vê que é do lado do mal, vamos colocar assim. Isso se deve creio eu a falta de Deus principalmente e tem sido muito por este caminho uma vez que você vê tantos filhos que não tem uma referência de um pai, então acho que isso está muito acentuado e isso a medida que vai se crescendo vai se perdendo referência tanto da paternidade quanto de Deus no caso, então é um ciclo que não tem mais volta e não tem fim e só vai aumentando. Essas questões do individualismo e por aí vai as diversas coisas, Mateus 24,30 fala “Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem e todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória.” Então esse é o fim, quando chegar o fim é isso aí, o fim na verdade é o início para a gente que crê.

  1. Você já leu o Apocalipse? Se sim, qual sua impressão sobre este livro?

Quando eu comecei a ler realmente a Bíblia com mais intensidade, eu decidi: – vou ler a Bíblia toda agora. Só que eu comecei de uma forma um pouco diferente, fazendo a leitura de trás para frente, aí me pego com o Apocalipse aí vi que essa não era o caminho. Então eu peguei aqueles últimos livros da Bíblia aí fiz esse caminho mesmo só que eu pulei o Apocalipse pela questão da dificuldade da leitura, mas os demais livros eram bênção demais, ainda que eu conseguia com pouca leitura já tinha terminado um livro, então para mim era um êxtase. Então foi bom de mais eu ter feito dessa forma, só que acabou que eu não li o Apocalipse e fui só lendo pequenos trechos, passagens fazendo relação com os outros como Daniel, João e outros que tinham relação com o Apocalipse, e em estudos específicos também eu li um pedaço, então não posso dizer que eu li o Apocalipse na integra, pequei pequenas partes.

 

Entrevistado 4: CHA – Carlos Henrique Aquino
  1. Em sua opinião, estamos nos aproximando do final dos tempos?

Não!

  1. Você já leu o Apocalipse? Se sim, qual sua impressão sobre este livro?

Li o Apocalipse, mas não em sua plenitude. O Apocalipse é um grande e misterioso capítulo do livro Bíblia Sagrada.

Apesar de ser há muitos anos o livro mais lido do mundo, é uma grande obscuridade em sua magnitude.

Um ponto que recordo em Apocalipse é a respeito da chegada do Anticristo e do começo de uma das Guerras no Oriente Médio/e parte das terras sagradas.

Mas não sabemos quanto tempo irá durar. Não sabemos nem se de fato está em andamento. Grande abismo ainda nos separam das interpretações.

 

Comentários Iniciais

Começo este texto comentando sucintamente sobre um artigo que escrevi em 2009, portanto há 16 anos, com o título: A Previsão para o Fim do Mundo em 2012. Nesse artigo abordo não só essa “previsão” para o “fim do mundo” em 2012, mas lembro de tantas outras e diversas previsões que foram feitas em várias épocas e períodos da história da humanidade. Essa de 2012 é apenas uma das mais recentes. Este é, sem dúvida, um dos temas que mais intrigam a humanidade, será que teremos o fim do mundo? Que mundo será esse?

Ao se falar em “últimos dias” é bom lembrar que já vivemos os “últimos dias” desde o tempo de Jesus de Nazaré (ver Atos 2), mas vamos discorrer sobre a Revelação. Logo no início do Apocalipse de João, ele vai dizer em síntese e expressamente: Não tenha Medo! (Ap. 1,17) o que já deixa claro de imediato um dos objetivos dessa carta: a Esperança.

O termo apocalipse significa, tirar o véu (descortinar, desvelar, revelar), é bom lembrarmos também que a escatologia do apocalipse é diferente de uma escatologia de fim do mundo. Na verdade, o apocalipse para João, é tirar o véu, desvelar. O professor Márcio Vasconcellos em um de seus vídeos publicados no seu Canal no YouTube, chamado “Mitopoeia Cotidiana”, dá um exemplo de uma estátua que vai ser inaugurada e se mantém coberta até o dia da inauguração, de maneira que quando se tira o “pano que a cobre” (o véu), ou seja, se desvela e revela o que já estava ali. Em outras palavras, podemos dizer então que o apocalipse é um convite para se enxergar a história, mas a partir da lente divina.

Na sequência publicaremos: Alguns dos Símbolos no Apocalipse e seus significados.

Até lá…

OBS. Veja na última parte deste Artigo (vou publicar ainda) a Bibliografia Completa, inclusive link para os vídeos sobre o Apocalipse e assuntos afins.

Abraços, Benito Pepe

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Carlos Henrique Aquino
41 minutos atrás

Muito me honra e me envaidece saber que pude contribuir ao ler os comentários!
Sucessos a você

Rolar para cima
1
0
Deixe seu Comentário...x